Muitas vezes, em sacos com mudas de diferentes culturas vegetais, a marcação "F1" é encontrada. Nem todo mundo sabe o que isso significa. Oferecemos entender por que o fabricante indica essas informações.
Séries F1
A marcação F1 indica que você tem sementes híbridas, ou seja, variedades cruzadas artificialmente dos dois melhores representantes de culturas. A letra F apareceu na palavra latina "children" - filii, e o número 1 indica o número da geração.
Tais sementes recebem as melhores qualidades de seus "pais". Eles são caracterizados por quase 100% de germinação, excelente rendimento e resistência a muitas doenças. Mas essas qualidades não serão herdadas, e não há garantia de que os frutos da próxima geração sejam igualmente bons. Essa é a principal diferença entre as variedades híbridas e as naturalmente selecionadas, que formam suas características há anos e as passam de geração em geração.
Benefícios de sementes híbridas
- Resistente a muitas doenças.
- Eles dão um rendimento aumentado.
- Eles têm uma alta taxa de germinação.
- Não é sensível a temperaturas extremas.
- Eles toleram mergulhar e aterrissar bem.
- Eles são principalmente autopolinizados.
Devido ao fato de o procedimento de criação de sementes híbridas em escala industrial ser bastante caro, elas custam mais do que as espécies comuns. Mas seu plantio oferece uma garantia de excelente germinação de sementes e uma rica colheita de frutas suculentas e saudáveis.
Desvantagens das variedades F1
- O alto custo das sementes.
- A partir de frutos híbridos, é impossível obter sementes com as mesmas qualidades de seus ancestrais. Frutos cruzados dão o melhor para apenas uma geração da colheita.
- Plantas híbridas revelam suas propriedades apenas com cuidado suficiente.
- Apesar de os frutos das plantas híbridas serem bastante uniformes e atraentes externamente, serem armazenados por um longo período e bem transportados, seu sabor nem sempre é melhor que o das variedades naturais.
Cultivo de sementes híbridas
Para obter uma variedade de sementes híbridas, os criadores selecionam os melhores representantes de hortaliças. Por via de regra, a travessia é realizada manualmente. Os especialistas abordam a seleção dos "pais" com a máxima responsabilidade; o híbrido resultante extrairá deles apenas os melhores recursos dominantes; portanto, você precisa cruzar o maior número possível de propriedades úteis de variedades diferentes em uma.
Uma variedade, por exemplo, pode ser resistente a doenças ou mudanças de temperatura, e a outra possui um alto rendimento e um sabor brilhante da fruta. Como regra, os híbridos criados se tornarão ainda melhores.
A principal condição para obter um híbrido de qualidade é o uso de variedades autopolinizadoras.
Por vários meses, uma planta com estames removidos previamente é polinizada de maneira especial pelo pólen coletado de outra planta. Este trabalho é bastante responsável e minucioso; as variedades selecionadas são mantidas pelos fabricantes com a maior confidencialidade. Daí o alto custo das sementes criadas dessa maneira, chamadas "F1".