Nas últimas décadas do século passado, a ciência da reprodução ainda não foi tão desenvolvida quanto é hoje. Prova disso é a framboesa da seleção siberiana Vera, que apareceu no final dos anos 80 do século passado. Essa é uma variedade precoce e de alto rendimento, mas algumas de suas outras características são bastante modestas. Para entender o que é a framboesa Vera, você precisa conhecê-la melhor.
História crescente
A framboesa Vera (forma híbrida do título de trabalho 2-541) foi obtida no Território de Altai no Instituto de Pesquisa Siberiano de Horticultura, em homenagem a M.A. Lisavenko cruzando variedades conhecidas: (Kaliningrad x Kuzmin News) x Barnaul. A variedade foi criada em 1985, incluída no registro de realizações de criação da Federação Russa em 1989, dividida na região da Terra Negra Central, nas regiões de Volga-Vyatka e na Sibéria Ocidental. Em outras regiões, Vera não é generalizada e, em seus "locais de origem", não é amplamente utilizada.
Descrição e características de framboesas Vera
Uma variedade de amadurecimento precoce. As framboesas florescem na segunda década de junho, e as bagas começam a amadurecer cerca de um mês após a floração, em meados de julho.
O arbusto tem poder de crescimento médio, semi-espalhamento. A altura máxima de tiro é de 1,8 m. As hastes são eretas com uma ponta curvada, flexível, dobrando-se facilmente ao chão sem quebrar. Os brotos são densamente cobertos de folhas e numerosos picos finos e macios de comprimento médio. A capacidade de filmar a formação é moderada.
As bagas são pequenas e médias - pesando 1,8-2,7 gramas de roxo. A forma deles é estúpida. A desossa dos drupes é frágil, o que leva a uma violação da integridade das bagas durante a coleta e o transporte. A portabilidade do produto é baixa.
O sabor é agridoce, comum, sem tons de sobremesa, recebeu uma pontuação de 3,5 pontos. O objetivo dos produtos é técnico.
A produtividade é alta (89-129 kg / ha) e estável; 1,6-2,0 kg de frutas podem ser removidos de um arbusto com muito cuidado. O amadurecimento das bagas permite coletar cerca de 70% da colheita na primeira colheita.
A resistência ao gelo é baixa, os brotos congelam e precisam de abrigo. A variedade não é tolerante à seca.
A fé é instável para manchas roxas. Sobre imunidade a outras doenças na descrição não é mencionado. A resistência ao atirar na vesícula é uma grande vantagem da variedade, pois essa praga pode causar grandes danos às framboesas.
Vantagens e desvantagens da variedade
A framboesa Vera tem várias vantagens, como:
- amadurecimento precoce;
- alta produtividade;
- bagas não caem dos arbustos;
- pontas finas e macias (não interfira na colheita);
- brotos flexíveis que são fáceis de inclinar para abrigo durante o inverno;
- resistência a danos causados por galhas de galha.
Variedades também têm desvantagens, aqui está uma lista delas:
- baixa resistência ao gelo, os arbustos precisam de abrigo para o inverno;
- instabilidade à seca;
- qualidades de sabor insuficientemente altas de bagas para consumo fresco;
- drupas fracamente desossadas;
- pouca transportabilidade;
- instabilidade para manchas roxas.
As vantagens mais significativas da framboesa Vera são a alta produtividade e o amadurecimento precoce, mas suas desvantagens significativas, como baixa comercialização de produtos e resistência insuficiente, tornam Vera pouco atraente para os jardineiros. Eles podem não ter qualquer razão para aturar suas deficiências em prol das vantagens existentes.
Características do plantio e cultivo
A framboesa Vera não requer nenhuma tecnologia agrícola especial e é cultivada da mesma maneira que a maioria das variedades de framboesas da seleção doméstica. Existem poucas características ao cultivar essa variedade, mas você precisa saber sobre elas.
Aterragem
Ao plantar variedades de Vera, elas atendem aos requisitos padrão, como em qualquer outra framboesa. Escolha um local ensolarado e aberto. O melhor solo é o barro fértil ou leve, com uma estrutura permeável ao ar e à água. As framboesas não crescem em solos ácidos e pantanosos.
O esquema de plantio de Vera é escolhido dependendo da área da framboesa. Se planejadas plantações únicas, você pode aplicar um esquema de arbusto, colocando as plantas a uma distância de 1 a 1,5 metros. Em uma área grande, você pode usar o esquema de fita (60-70x1,5 m).
Framboesas podem ser plantadas na primavera e no outono. Os caroços de plantio devem ter pelo menos 40x40x40 cm, são temperados com uma mistura de húmus ou composto com fertilizantes de potássio e fósforo. Os solos preenchidos com o solo após o plantio são cobertos com materiais orgânicos.
Cuidado
O corte dos brotos prolíficos, a remoção dos brotos e a liga dos arbustos é realizada como de costume nas framboesas, que dão frutos em brotos de dois anos de idade. Como Vera não é resistente ao gelo e congela, atenção especial deve ser dada ao abrigo durante o inverno. Existem várias regras que você deve seguir ao preparar framboesas para o inverno:
- As hastes são dobradas com antecedência, o melhor de tudo no final de setembro. Se você fizer isso pouco antes da geada, os brotos podem se romper.
- Antes de preparar framboesas para o inverno, todas as folhas restantes são removidas dos brotos.
- Pegue um punhado de hastes (você pode amarrá-los) e amarre uma pedra com pelo menos 1 kg ou qualquer outra carga. Outra opção para fixar brotos pode ser prendê-los com ganchos no chão ou amarrar os topos dos brotos na base dos arbustos adjacentes com laços.
- Ao cultivar framboesas em uma treliça, você pode amarrá-lo ao fio inferior, enquanto a altura das hastes dobradas não deve exceder 25 cm.
- Se os invernos não estiverem nevados, é melhor cobrir os brotos preparados com agrofibra. Para fazer isso, você pode usar molduras de madeira ou metal.
A framboesa Vera não é resistente à seca e requer uma quantidade suficiente de umidade durante a estação de crescimento. É especialmente importante regar as plantas durante a colocação e o enchimento das bagas. A rega pode ser feita por aspersão (de uma mangueira), ao longo de sulcos ou por método de gotejamento. Ao usar sistemas de irrigação por gotejamento, a água é fornecida diretamente sob as raízes e os caules e frutos permanecem secos. Isso permite manter a umidade necessária do solo e, ao mesmo tempo, evitar a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de doenças fúngicas. Antes do início do tempo frio, a rega antes do inverno é obrigatória.
Para aumentar a produtividade, Vera é tradicionalmente alimentada 2-3 vezes por estação. Como qualquer outra framboesa, Vera precisa mais de nitrogênio (mas apenas na primeira metade do verão). O maior efeito é observado com o uso de fertilizantes orgânicos líquidos na forma de infusões de esterco de aves (1 litro diluído em 20 litros de água) ou esterco de vaca (1 litro por 10 litros de água). Faça 3-5 l de uma das soluções por 1 m2. Na ausência de fertilizantes orgânicos, a ureia pode ser usada como cobertura. E também durante o período de frutificação, adubos de potássio e fósforo são adicionados.
Vídeo: abrigo de framboesa para o inverno
Doenças e Pragas
A descrição da variedade não indica o grau de resistência a doenças e pragas. Portanto, muito provavelmente, existe o risco de derrotar as framboesas Vera, as doenças e pragas mais comuns.
Prevenção de manchas roxas e outras lesões
A variedade é caracterizada pela suscetibilidade à mancha roxa, portanto vale a pena considerar esta doença com mais detalhes. A mancha roxa é uma doença fúngica causada pelo patógeno Didymella applanata Sacc., Portanto, a doença tem um segundo nome - didimella. Os sintomas da doença aparecem em brotações anuais nos locais de fixação das folhas na forma de manchas marrom-lilás, que subsequentemente crescem e circundam todo o caule. Necrose aparece nas folhas, pecíolos e galhos de frutas, o que leva à secagem dos órgãos afetados.
As medidas de controle agrotécnico se resumem à destruição de detritos de plantas infectadas, afinamento oportuno das plantações, irrigação ideal sem excesso de umidade. Dos produtos químicos, a pulverização com 1% de fluido Bordeaux no início da primavera é eficaz. Após os brotos atingirem 20 cm, antes da floração e imediatamente após, o cloreto de cobre (3-4 g / l) ou o líquido Bordeaux é usado para o processamento.
Para prevenir a infecção por outras doenças, as seguintes medidas serão oportunas o suficiente:
- Proteção do sistema radicular contra danos mecânicos (você não pode cavar fundo e soltar o solo sob os arbustos).
- Cultivo de framboesas em um só lugar há mais de 7 anos. Retorne aos sites antigos não antes de 3-4 anos.
- Corte e destruição oportuna de brotos esterilizados, danificados e infectados.
- Controle de ervas daninhas.
- Use para reprodução apenas material de plantio saudável.
- Oportuna luta contra os pulgões que transmitem doenças virais.
- Não deixe a umidade estagnar nas framboesas.
- Pulverize as plantas com um dos produtos químicos (1% Bordeaux líquido, cloreto de cobre, Khom, Abiga-Peak) no início da primavera, antes da floração e após a colheita.
Vídeo: como lidar com manchas roxas
Na descrição da variedade, é indicada sua resistência apenas ao mosquito da galha. Muito provavelmente, as pragas restantes da planta podem ser afetadas em condições adversas. Portanto, é melhor conhecer os representantes mais comuns com antecedência.
Tabela: Possíveis pragas de framboesa Vera
NOME DA PRAGA | CAUSAR DANOS | MEDIDAS DE LUTA |
---|---|---|
Gorgulho de framboesa e morango | No início da floração, coloca ovos dentro dos brotos e roe o pedúnculo. Os botões caem ou murcham permanecem pendurados no pedúnculo. | 5-6 dias antes da floração e após a colheita, pulverizado com medicamentos Alatar, Fufanon, Inta-Vir ou Iskra-M, Actellik |
Besouro de framboesa | Durante a extensão dos brotos come-los, bem como danificar folhas e flores. Põe ovos em ovários jovens. Durante os períodos de invasão em massa, eles podem destruir até 30% dos brotos e flores de framboesa. | |
Pulgão de framboesa | Propagado intensivamente em locais sombreados. Estabelece-se no final de brotos e inflorescências. Folhas danificadas enrolam, galhos torcem, flores secam. Carrega doenças virais | |
Ácaro aranha | Aparece em clima seco e quente, suga o suco das folhas e as trança com teias de aranha. Manchas brancas aparecem nas folhas, secam e caem. Na estação seca, as perdas de safra podem chegar a 70%. | A rega oportuna em uma seca e a destruição das folhas afetadas são medidas preventivas. Para combater o carrapato, use Fufanon, Akreks, Actellik e outros inseticidas. |
Galeria de fotos: As pragas de framboesa mais comuns
- Gorgulho de framboesa e morango danifica os brotos e atormenta o pedúnculo
- Besouro de framboesa come brotos e põe ovos em ovários jovens
- O pulgão da framboesa se instala nas pontas dos brotos e folhas e suga o suco deles
- Um ácaro se alimenta de folhas e as trança com teias de aranha
A framboesa Vera não é discutida nos fóruns dos jardineiros; não há comentários sobre ela. A variedade está longe do padrão e, talvez, por esse motivo não seja popular. Atualmente, muitas variedades novas que melhoraram o desempenho foram criadas. Provavelmente, a framboesa Vera não resiste à concorrência com elas e está sendo gradualmente espremida das framboesas russas. Vera é uma framboesa comum do jardim. A variedade é frutífera, mas nas condições das regiões em que está localizada, não possui resistência suficiente, exige muito esforço no cultivo e não difere em produtos de alta qualidade. Portanto, provavelmente, framboesa Vera - esta é a história da seleção doméstica.