Aeroponia faça você mesmo: coletamos uma rica colheita diretamente do ar

Pin
Send
Share
Send

O cultivo de plantas sem fundamento é uma tecnologia relativamente nova, mas amplamente usada, que permite que você desfrute literalmente do fruto de uma colheita rica. De fato, de acordo com os cientistas, a intensidade do desenvolvimento das plantas depende diretamente do volume de acesso aéreo às raízes. A aeroponia de bricolage é uma ótima oportunidade para cultivar plantas sem poeira, sujeira e, ao mesmo tempo, resolver problemas de pragas e esgotamento do solo dessa maneira.

O princípio de funcionamento das instalações aeropônicas

Se tomarmos como base o método de nutrição das raízes, existem dois tipos de sistemas:

  • Tanques em que as raízes das plantas são mergulhadas em um terço em soluções nutricionais para aeroponia.
  • Sistemas que pulverizam os sistemas radiculares das plantas em intervalos predeterminados.

Devido à alternância da exposição às raízes de uma nuvem de partículas finas com nutrientes e ar enriquecido, as plantas se desenvolvem muito mais rapidamente, encantando os olhos com uma profusão de cores durante a floração e uma colheita rica.

Os sistemas aeropônicos são projetados para maximizar a saturação do sistema radicular com oxigênio e nutrientes

Os sistemas do primeiro método de execução são destinados ao uso doméstico.

O equipamento compacto inclui controladores e sensores eletrônicos que suportam condições ideais para o crescimento e desenvolvimento da planta

As unidades aeropônicas da segunda modalidade são mais amplamente usadas em uma escala de produção.

Os sistemas são construídos de tal maneira que a parte superior da planta esteja localizada nas prateleiras e o sistema radicular esteja em um recipiente fechado no qual o ambiente de ar necessário

Aeroponia em casa e no país: vantagens e desvantagens

O segredo da popularidade da tecnologia moderna para o cultivo de plantas em detrimento das tradicionais está em várias vantagens significativas, sendo as principais:

  • Economia de espaço. Grandes áreas não são necessárias para instalar sistemas aeropônicos. Instalações compactas podem ser colocadas em racks verticais, criando composições de plantas em vários níveis e economizando espaço.
  • Criando condições ideais para o cultivo de plantas. A instalação permite fornecer oxigênio e nutrientes ao sistema radicular das plantas, estimulando sua intensidade de desenvolvimento e frutificação rica. As raízes das plantas cultivadas em aeroponia são cobertas com uma “penugem” de cabelos que absorvem umidade, o que aumenta sua capacidade de saturar com oxigênio e aumenta a disponibilidade de nutrientes.
  • Fácil de manter. Tanto a parte aérea das plantas quanto o sistema radicular são convenientes para o levantamento. Isso permite que você avalie a condição a qualquer momento e identifique oportunamente e remova as peças doentes. A tecnologia do cuidado em si consiste apenas em regular o regime de iluminação e nutrição, levando em consideração o período de vegetação das plantações e a época do ano.

Como um estoque de reserva não é fornecido nas plantas, com a interrupção do trabalho, as raízes das plantas começam a secar rapidamente, o que leva a uma perda de rendimento. Portanto, é aconselhável prever métodos para fornecer fonte de alimentação de backup automática e a presença de filtros no sistema de solução de alimentação.

Uma vulnerabilidade dos sistemas aeropônicos é sua suscetibilidade a falhas no temporizador e a falta de energia.

Salada visual crescendo em aeroponia:

Montagem de sistema aeropônico de 6 plantas

Para criar um sistema aeropônico com suas próprias mãos, você precisará preparar uma grande capacidade. As próprias plantas serão colocadas em seis vasos de diâmetros menores.

Para isso, você pode comprar um vaso de 70 litros, que servirá de reservatório para as raízes.

Cobrimos o tanque grande com uma tampa, na qual primeiro cortamos os orifícios para colocar os vasos. Como material para a fabricação da capa, você pode usar uma folha de PVC com resistência suficiente e maior resistência à umidade. Você pode comprá-lo em qualquer loja de ferragens.

Em uma folha, medimos um círculo cujo diâmetro corresponde ao diâmetro da parte superior de uma panela grande. Pelo mesmo princípio, planejamos a colocação e o círculo de círculos para fazer furos e organizar seis potes pequenos. Corte a circunferência da tampa e os orifícios para vasos pequenos usando um quebra-cabeças.

Para transformar pequenos potes em reservatórios hidráulicos, é necessário usar pequenas “furos” nas paredes e no fundo dos produtos usando um ferro de solda

O design está pronto. Resta equipá-lo com um sistema de pulverização. Para fazer isso, você precisa comprar ou preparar:

  • A bomba para fontes internas a 2500 l / h;
  • Plataforma giratória para regar o gramado;
  • Um pedaço de metal plástico em 50 cm;
  • 2 adaptadores para plástico de metal.

Instalamos um adaptador na bomba, fixamos nela uma placa de metal-plástico, cuja outra extremidade também é conectada ao prato giratório por meio de um adaptador.

Instalamos o sistema na parte inferior do tanque. Devido ao fato de o cata-vento ter um ângulo de inclinação diferente do suprimento de jato, sempre podemos ajustar sua colocação mais conveniente

Instalamos uma plataforma giratória com uma bomba na parte inferior do recipiente no qual a solução é derramada e a cobrimos com uma tampa. Tubos de drenagem convencionais podem ser usados ​​como bujões. O sistema está pronto para operação, resta conectá-lo à fonte de alimentação e ajustar o ângulo de fornecimento e dispersão dos jatos nos potes.

Você pode consertar as plantas em vasos usando uma pinça macia, que pode ser feita simplesmente com espuma sintética repelente à água. As soluções nutricionais podem ser adquiridas prontas em lojas especializadas em jardinagem. Eles incluem potássio, fósforo, magnésio, nitrogênio e outros oligoelementos necessários para o crescimento das plantas.

Pin
Send
Share
Send