Qualquer animal deve ser cuidadosamente cuidado.
E o cuidado não é apenas na alimentação regular de ração e troca de roupa de cama, mas também no cuidado com a aparência do animal.
Aqui, por exemplo, o gado não precisa apenas lavar e limpar regularmente, mas também a tempo de realizar a poda dos cascos, bem como limpar os pés.
Afinal, os cascos da vaca são um para a vida.
Como realizar corretamente este procedimento, de modo a não prejudicar o animal?
Respostas às questões de interesse são dadas neste material.
Sabe-se que em vacas e touros, o casco, ou melhor, sua parede córnea, engrossa a cada mês e alonga em 6 a 8 mm. Quando o animal anda a maior parte do tempo pastando, esta trama é rapidamente apagada, e a forma do casco não muda.
No inverno, quando a vaca está inativa, a córnea não infectada pode engrossar demais, o que leva à deformação do casco, e é muito difícil corrigir esse defeito.
Se esta parte do corpo do animal não for colocada em ordem a tempo, então com o tempo esse chifre irá rachar, enrolar. Então a probabilidade aumenta dano dos tecidos moles pernas e patas de uma vaca.
Muitas vezes há casos de um processo purulento e inflamação.Então o animal começa a ficar muito mole.
Para não se machucar, a vaca começa a andar incorretamente, o que, por sua vez, leva à distribuição desigual do peso corporal nas articulações.
Informações gerais A condição do animal também se deteriora. A vaca fica difícil de andar, ela é ruim de comer, tenta não se levantar. Tudo isso se reflete na produção de leite.
Muitas vezes a quantidade de leite coletada dessa vaca é reduzida em um quarto, mas às vezes essa vaca pode não dar leite. É por estas razões que pelo menos duas vezes por ano para limpar e aparar os cascos.
Para aparar os cascos da vaca nas pernas da frente, você precisa de pelo menos duas pessoas.
O animal é firmemente amarrado com uma corda curta ao alimentador, um homem segura a perna dobrada na junta e o segundo corta e limpa o casco após a desinfecção. Se algum dano na pele tiver sido detectado, Feridas devem ser cuidadosamente processadas iodo ou alcatrão de bétula.
Com as patas traseiras, as coisas são ainda piores. Para aparar os cascos nessas extremidades, a vaca precisa ser jogada no chão, o que é difícil de fazer. Isso requer pelo menos 3 pessoas. Muitas vezes um animal é ferido quando é tentado cair no chão.
Hoje existem máquinas especiais nas quais os animais são fixos e o dano para as vacas é mínimo.
Mas e se você tiver uma vaca que precisa ser podada e limpa?
Existe uma técnica que permite que você, sozinho, conserte o animal e conduza todo o procedimento.
Para derrubar o animal, você precisará usar uma corda macia, porém forte, com 5-6 m de comprimento.Uma extremidade da corda deve ser amarrada no nível da junta de punção (acima do casco) da perna da frente no lado onde o gado deve ser preenchido.
Quando uma extremidade da corda é fixada, ela deve ser enrolada ao redor do animal abaixo das omoplatas nas costas e sob a barriga. A segunda extremidade deve ser fixada também ao nível da articulação, mas já da perna traseira e do mesmo lado. Aquele que cortará os cascos, deve se tornar do lado oposto do flanco.
O operador deve pegar a corda pela extremidade que fica perto da perna de trás, esticar levemente a parte que envolve o tronco e, ao mesmo tempo, bater levemente com a ponta do pé logo acima ou abaixo da articulação da perna onde a corda está presa.
A vaca será forçada a levantar esta perna. Além disso, o mais rápido possível, será necessário apertar esta perna o mais próximo possível do peito. Animal ficará em 3 extremidades.
Depois disso, você precisa segurar o máximo possível com essa mão a parte da corda que está esticada nas costas, e a segunda mão que você precisa amarrar frouxamente ao redor da extremidade traseira da perna e puxá-la para que a corda fique sob o corpo do animal. Assim, a vaca perderá o equilíbrio e terá que ficar exatamente do lado onde a primeira extremidade da corda é fixada.
A perna de trás se esticará involuntariamente.
Depois que a vaca se deitou, a extremidade livre de uma corda precisa de fixar-se em um nível de uma união de braço de uma perna traseira por um método de laço. Após a pilha, o acesso a ambas as patas traseiras e uma anterior será obtido.
A ninhada na qual o animal cairá deve ser macia para minimizar o risco de lesão.
Como ferramentas, você precisa de uma faca afiada, uma faca para cascos e tesouras especiais. Se você cortar seus cascos não na primeira vez, você pode tentar um cortador especial.
Para começar, você precisa comparar os cascos das patas. Para fazer isso, você precisa medir o comprimento de cada um da corola para o gancho. Nas patas traseiras, muitas vezes, o casco interno é menor e menor que o casco externo.
Nas pernas da frente, a situação é invertida. Se as garras forem muito compridas, então, com pinças especiais, é necessário remover as pontas crescidas, de modo que o comprimento da parede lateral anterior do gancho até a corola seja de 7,5 cm.
Você precisa começar com um casco mais alto. Primeiro você precisa trazer um plano de corte, que será perpendicular ao eixo do pé. Se a linha branca estiver visível, você está fazendo tudo corretamente. Também neste momento, você pode remover todas as falhas da sola. A espessura da sola como resultado deve ser de 3 a 5 mm.
Mesmo que houvesse alguns erros na forma de rachaduras, vale a pena terminar com a primeira etapa de corte.
Depois disso, você precisa aparar a segunda garra. Como resultado, o plano único deve ser perpendicular ao eixo do pé. Quando essa meta for alcançada, será possível remover toda a córnea desnecessária remanescente com a ajuda de uma faca ungulada. Ao mesmo tempo, você precisa formar um buraco (a inclinação entre os cascos).
Remova o tecido queratinizado da superfície lateral até que uma linha branca apareça em ambos os lados dos cascos.
Para verificar a exatidão do trabalho, você pode usar uma faca de casco.
Para fazer isso, você precisa cortar toda a superfície do casco.Se tudo for feito corretamente, mas a sola vai se encaixar confortavelmente contra o cabo da faca.
Além disso, depois de aparar, você pode usar um testador de buzina de casco especial que mede o ângulo entre a sola e a frente do casco, e também determina o quão bem o casco toca o solo.
Não se esqueça de limpar seu casco para sua vaca. Caso contrário, você pode simplesmente perder o animal.