Regar manualmente uma casa de veraneio é sempre difícil, especialmente se sua área não é tão pequena. O sistema de irrigação no local resolverá um dos problemas mais prementes - gramados, canteiros de flores, canteiros sempre serão umedecidos adequadamente, e você não entenderá como é mais conveniente regar o jardim sem gastar muito esforço nele. Você terá a oportunidade de relaxar mais no país, sem perder tempo em horas de rega manual.
O que são sistemas de irrigação automática? Eles são divididos por aspersão e gotejamento. A operação do mecanismo depende dos indicadores dos sensores de umidade do ar - o sistema desliga durante a chuva, com o aumento da umidade. O sistema de irrigação funciona a cada hora, cada zona do jardim tem sua própria duração de irrigação, que você define.
Recursos do sistema de aspersão
O sistema de aspersão de rega automática irrigará o local de acordo com um determinado cronograma. O melhor momento para sua instalação é o outono, neste momento o risco de danificar as plantas é menor. O autowatering permitirá substituir mangueiras e baldes no jardim por pequenas fontes, graças às quais você pode cultivar um belo gramado uniforme, um luxuoso canteiro de flores. Com uma instalação correta e cuidadosamente pensada, todos os mecanismos ficam ocultos ou ocultos, para que a instalação não afete a aparência da paisagem. O sistema irá regar o jardim de acordo com o programa especificado e durante a sua ausência, e você não se preocupará com as condições das plantas.
O principal nesse sistema é o painel de controle do mecanismo - um minicomputador que gerencia de acordo com o programa selecionado. Ele desligará o sistema em tempo chuvoso, a bomba está no modo automático. O clima é monitorado por uma estação meteorológica portátil. O controle remoto pode ser instalado em casa e na rua, o programa é definido por um determinado período de tempo - o número de zonas de rega no jardim, o número de regas por dia é determinado.
Os tubos são conectados às válvulas solenóides, o controle remoto fornece às válvulas um comando para abrir ou fechar, para que a água seja fornecida às cabeças de irrigação. A rega do local é realizada por um aspersor (ou cabeça de rega). Os aspersores são instalados no subsolo quando o sistema está sob pressão, a rega é feita através de bocais retráteis.
Para regar uma área pequena, principalmente as cabeças dos ventiladores são usadas, elas também lidam bem com os canteiros de flores. Eles trabalham em um raio de cinco metros. Bicos especiais são feitos para as cabeças de rega, graças às quais é possível realizar regas radicais, regas a uma distância remota, etc.
Os aspersores rotativos não são menos comuns, estão equipados com um mecanismo de rotação circular e permitem regar grandes áreas, razão pela qual são usados principalmente em parques, para regar gramados de áreas esportivas, etc. Ao regar plantas jovens, grandes culturas, a zona das raízes dos arbustos, bicos e borbulhantes são usados.
A água é fornecida às cabeças de irrigação em diferentes ângulos, com diferentes forças, o resultado é irrigação direcionada ou irrigação com uma propagação de água a diferentes distâncias. Para ventiladores e aspersores rotativos, a intensidade da irrigação é diferente, portanto, eles não são instalados em uma zona. Se a irrigação não for realizada a partir do abastecimento de água, você precisará comprar uma estação de bombeamento.
Dica. Os sistemas de rega para casas de veraneio são produzidos por várias empresas hoje em dia, ao escolher, preste atenção à popularidade da empresa, às revisões, à qualidade do trabalho de instalação (e elas custam quase o mesmo que o sistema) e, é claro, uma garantia.
Suponha que você já tenha selecionado o sistema desejado. Antes de iniciar a instalação, você deve ter um plano de local, dendroplan (onde serão indicados os locais de plantio, suas variedades, variedades, localização no local), bem como o local da fonte da qual você levará água para irrigação, o local do ponto de energia.
Pense em onde colocar os aspersores, além das zonas principais, o que devem ser - isso pode cuidar de uma zona remota ou inacessível, uma zona próxima a trilhas, etc. O custo da instalação depende da consideração desses fatores.
Quando é o melhor momento para montar um sistema de abastecimento automático? É mais conveniente fazer isso quando você já preparou uma camada para semear gramados, plantou todas as plantas e fez caminhos. A instalação de alta qualidade garantirá a operação longa e bem-sucedida do seu sistema.
Gotejamento automático para um jardim e um local pequeno
Para muitos residentes de verão, essa opção é mais preferível - é muito econômico, instalar um sistema de irrigação por gotejamento será muito mais barato. Se o lote for pequeno, você não precisará regar vastas áreas; portanto, a irrigação por aspersão aqui, em geral, não é necessária.
Durante a irrigação por gotejamento, a água (que pode ser fornecida juntamente com os fertilizantes) é introduzida em pequenas doses na zona da raiz da planta. No inverno, o sistema não é desmontado, você só precisa limpar a tubulação com ar comprimido antes do início do período de inverno e iniciar o sistema após a conservação no inverno. O uso de mangueiras macias de plástico resistente ao gelo permite que você deixe o dispositivo durante o inverno, pois ele pode inverno tanto no solo quanto no campo aberto.
A rega gota a gota pode ser usada em qualquer lugar - no jardim, no jardim, em uma estufa ou em uma estufa. Se você conectar um controlador ao sistema, ele desligará a irrigação durante a chuva e, em geral, funcionará de acordo com um programa predeterminado, como em um sistema de aspersão de irrigação automático.
Artigo no tópico: Irrigação por gotejamento automática de um gramado: levamos água para áreas de difícil acesso
Um sistema de rega automática é conectado ao sistema de abastecimento de água apenas por um guindaste para encher o tanque; é uma estrutura autônoma que inclui uma bomba, tanque, automação, um sistema de divisórias e tubulações. Os especialistas selecionam o modelo da bomba e o volume do tanque, levando em consideração o volume do sistema. Mas você mesmo pode escolher os divisores e a automação - a escolha aqui depende da situação financeira e da frequência da manutenção do local.
Dica. Para que os conta-gotas não inundem as plantas, o tanque é instalado a uma altura baixa - até um metro e meio. É conveniente usar um barril de 150-200 litros, bem coberto com uma tampa.
Ao usar o sistema de irrigação por gotejamento, a economia de água para irrigação é de 50%. O método permite evitar queimaduras nas folhas das plantas, como às vezes acontece quando aspersão de irrigação na hora quente do dia. O risco de doenças de plantas com fungos, praga tardia é praticamente eliminada. Se necessário, você pode ajustar o grau de umidade do solo a qualquer momento.
O sistema é ideal para o cultivo de hortaliças; não foi por acaso que foi inventado nos anos 50 do século passado em Israel, um país com um clima quente e árido, quando havia uma escassez aguda de água. A capacidade de fazer a nutrição necessária com microelementos junto com a água, fertilizantes, permite coletar boas colheitas.
Os residentes de verão coletam sistemas de irrigação por gotejamento com as próprias mãos, mas se você não tiver confiança em suas habilidades, é melhor comprar um sistema pronto - é simples e confiável em manutenção e rapidamente se pagará.
O uso de sistemas de irrigação permite que as plantas estejam constantemente em condições favoráveis, tais mecanismos resolvem muitas tarefas muito importantes, permitindo que seu jardim fique bonito e bem cuidado, o jardim para dar excelentes colheitas e você terá mais tempo para desfrutar de umas férias relaxantes no seio da natureza.