Tanto nas dependências dos escritórios quanto nos apartamentos, há um lugar para dracaenas. Eles são bonitos, variados em forma e cor e cabem facilmente no interior. Mas a aparência dessas plantas depende dos cuidados corretos para elas.
Imagens de dracen
Admirar a dracaena é um prazer! Não surpreende que os cultivadores de flores tenham prazer em fotografar suas plantas e postar essas fotos na Internet.
Galeria de fotos: Tipos de Dracaena
- Dracaena cultivada após poda
- Dracaena cultivada do topo da cabeça
- Canto "infantil" para dracaenas
Regras de crescimento
Dracaena é uma planta despretensiosa. Mas existem certas nuances de seu transplante e desenvolvimento, que devem ser consideradas antes de iniciar a reprodução.
Também será um material útil sobre como cultivar Drazen Sander: //diz-cafe.com/rastenija/bambuk-komnatnoe-rastenie-uhod.html
Iluminação
Um local próximo a uma janela com boa iluminação, sem luz solar direta e correntes de ar, é ideal para essas plantas.
Temperatura ideal
A planta se desenvolverá bem a uma temperatura de 18 a 24 graus no verão, não inferior a 12 graus no inverno, sem mudanças bruscas. No verão, pode ser retirado para o ar fresco.
Humidade do ar
Os dracaenas são confortáveis com umidade moderada e alta, por isso é útil borrifá-los, limpar as folhas e agradar com um banho quente.
Rega
Dracaena precisa de uma umidade constante constante do solo, mas sem alagamento, caso contrário as raízes podem apodrecer. No verão, regada quando o solo seca. No inverno, regava com muito menos frequência (cerca de 1 vez em 2 meses), mas não permite que a terra seque completamente. O solo é levemente afrouxado entre as regas, para que o ar penetre nas raízes. A água requer temperatura ambiente regular.
Top vestir
No período de abril a agosto, a cada 2 semanas eles são alimentados com fertilizantes para flores de interior, adicionados à água para irrigação, e a alimentação é limitada; no inverno eles quase não são alimentados. Caso contrário, o período de descanso será violado, o que levará ao esgotamento da dracaena.
Reprodução
Para propagar independentemente a dracaena, várias regras devem ser observadas, leia sobre isso: //diz-cafe.com/rastenija/dratsena-razmnozhenie-v-domashnih-usloviyah.html
A propagação vegetativa de todos os tipos de dracaena é realizada usando pedaços do tronco, camadas, estacas apicais.
Poda
A poda é feita para melhorar a ramificação e dar formas originais, cortando a parte superior da parte aérea. Logo abaixo do corte do espessamento apareceu, os brotos começarão a se desenvolver.
Transplante de enxerto
Um transplante é chamado de substituição completa da terra durante o transplante, com a possível transferência da planta para outro recipiente. Esta é uma ferramenta eficaz para dar nova força à planta.
A base para a decisão de transplantar é a seguinte:
- em dracaena, todo o vaso é ocupado por raízes. Isso é evidenciado pelo fato de que a água durante a irrigação quase não é absorvida, as raízes se projetam acima da superfície. Para jovens dracaena, essa condição ocorre uma vez por ano e para adultos uma vez a cada 5 anos;
- A dracaena cresce mal, as folhas mudam de cor, o que indica um possível mal-estar nas raízes ou no solo.
Seleção do pote
A nova panela deve ser 2 cm mais larga do que antes. Um marco também é o seguinte: para plantas com 40 cm de altura, você precisa de um vaso com um diâmetro de pelo menos 15 cm e vasos de cerâmica e plástico são adequados. Se a base para o transplante for a necessidade de simplesmente substituir o solo, o vaso pode ser o mesmo, mas deve ser desinfetado. Deve haver orifícios no fundo da panela para drenar o excesso de água.
O vaso original pode ser criado de forma independente: //diz-cafe.com/dekor/dekorirovanie-cvetochnyx-gorshkov-svoimi-rukami.html
A terra
O vaso é preenchido com nova terra, pois elementos nocivos à planta podem se acumular na terra anterior. Você pode usar as composições compradas para flores de palmeiras em ambientes fechados. Mas é mais barato e mais útil preparar você mesmo a mistura: 3 partes de terra, 1 parte de húmus, 1 parte de areia de rio, 1 parte de terra de folha. O solo deve estar levemente úmido. Você pode verificar a umidade ideal apertando um pouco de terra na palma da sua mão. O caroço deve desmoronar quando tocado.
Tempo de transplante
O melhor momento para o transplante é o final do inverno - no início da primavera, ele pode ser transplantado até agosto. Nos meses restantes, é melhor não tocar nas plantas.
Transbordo de dracaena
O transbordo é um tipo de transplante quando uma planta é retirada de um vaso com um pedaço de terra e, sem tocar nas raízes, é transferida (reorganizada) para um novo vaso maior. Os vazios são preenchidos com terra preparada.
Este método é usado no outono (se necessário) se as condições da planta forem boas e a substituição da terra não for necessária. O transbordo é mais suave para a planta, por isso pode ser usado várias vezes ao ano.
Apresenta transplante após a compra
Se houver comentários sobre a aparência da dracaena, ou se a capacidade e o solo não inspiram confiança, a planta é transplantada imediatamente com a substituição da panela e do solo. Se a planta é divertida e o vaso não é ruim, é melhor não ferir a dracaena desnecessariamente, mas depois de um mês para transplantá-la por transbordo.
Transplante de dracaena grande
Dracaena grande é melhor não transplantar, a menos que seja absolutamente necessário, pois elas se enraízam com dificuldade e a transferência de uma árvore enorme consome muito tempo. É melhor soltar cuidadosamente a camada superior do solo umedecido (cerca de 4 cm) uma vez por ano, tomando cuidado para não tocar as raízes, selecione-a e substitua-a por um novo solo.
Cuidados com transplantes
Após o transplante, a planta sofre um estresse severo, leva tempo para o sistema radicular se acostumar com as novas condições, para que novas raízes comecem a se formar. A primeira rega é abundante. O excesso de água, umedecendo todo o pedaço de terra, deve se acumular em uma panela. As dracaenas transplantadas são regadas com pouca frequência, porque o sistema radicular ainda não trançou um pedaço de terra e a água é lentamente absorvida e evaporada.
A próxima rega é realizada após a camada superior de um coma de terra secar (2-3 cm). Após 10 dias, você pode dar um único estimulador para a formação das raízes "Kornevin" (1 grama / litro de água). A planta é colocada em um local sombreado por uma semana, pulverizada para evitar ressecamento. Depois disso, o cuidado com as plantas se torna padrão.
Capacidade de combinar transplante com poda
O transplante e a poda são estressantes para as plantas. Ao transplantar, a dracaena cresce novas raízes; ao ser podada, as raízes existentes trabalham para formar novos rebentos. Combinar esses procedimentos desnecessariamente não deve ser.
A necessidade de tais ações surge se for necessário preservar a dracaena doente. É cortado e transplantado para um novo solo. Isso só pode ser feito na primavera do crescimento ativo. A coroa viva está enraizada.
Também será um material útil na luta contra doenças e pragas de dracaena: //diz-cafe.com/rastenija/bolezni-i-vrediteli-draceny-kak-raspoznat-problemu-i-borotsya-s-nej.html
Galeria de fotos: estágios do transplante de dracaena
- A planta está em um estágio ativo de crescimento e requer transplante, pois as raízes estão lotadas
- O novo pote deve ser maior que o antigo
- Certifique-se de adicionar drenagem antes de encher o solo.
- Dracaena transplantada: o colar da raiz deve estar no nível do solo
Instruções passo a passo para transplantar dracen
Para obter uma planta saudável e viável como resultado do transplante, proceda de acordo com o seguinte algoritmo:
- Dracaena regou abundantemente no dia anterior ao transplante.
- Escolha uma panela de tamanho adequado.
- No fundo da panela preparada, despeje a drenagem (argila expandida ou pedrinhas).
- Despeje uma fina camada de terra. Hidratar ligeiramente.
- Regue a dracaena um dia antes do transplante.
- Remova com cuidado do recipiente antigo tocando no recipiente ou cortando-o.
- Limpamos as raízes do chão, tentando não machucá-las. Cortamos raízes podres.
- Hidratar as raízes.
- Colocamos a dracaena no centro da panela, despejamos a terra, sacudimos a planta e socamos um pouco.
- O solo deve cobrir todas as raízes da dracaena e ficar abaixo da borda do tanque em cerca de 3 cm, o colo da raiz deve estar no nível do solo.
- Regue a planta abundantemente.
- Despeje a terra se as raízes estiverem nuas.
- Você pode preenchê-lo com drenagem ou musgo.
As estacas enraizadas de dracaena são plantadas em um padrão semelhante, excluindo a lavagem das raízes. Se o talo estiver enraizado no chão, o pedaço de terra poderá ser salvo.
Possíveis problemas
Um transplante pode causar danos à dracaena se ela precisar de rega no momento do transplante ou tiver sido apenas regada.
Nas primeiras 2 semanas, a planta tenta se adaptar a novas condições, portanto, pode diminuir e perder folhas. Mas se a planta continuar sofrendo, é necessário analisar:
- se não houver excesso de umidade - verifique se o orifício de drenagem está bloqueado;
- se houver secagem - verifique a umidade do solo na parede da panela;
- O ar na sala está muito seco?
Dracaena pode ser ajudada ajustando o regime de rega e irrigação, criando um microclima - cobrindo a planta por uma semana com um saco plástico com perfuração. Pode ser pulverizado com estimulador de crescimento de zircão (2 gotas por 200 ml). Se a planta continuar a morrer, repita todo o processo de transplante.
Às vezes, a dracaena é confundida com outra planta da família dracaena - a cordilina. Você pode distingui-los pelas raízes. Na dracaena são alaranjados, na cordilina são brancos. Cordilin forma muitos rebentos basais.
Delicie a dracaena com os devidos cuidados - e isso lhe dará prazer em beleza.