Calamondin - Citrus Home Care

Pin
Send
Share
Send

Uma boa alternativa para limões e laranjas é a calamondina. Mesmo um cultivador iniciante pode cuidar de uma planta, é despretensiosa e decorativa.

Kalamondin - o que é isso?

Citrofortunella (Calamondin) é uma planta também conhecida pelos cultivadores de flores apelidada de "Mandarim Interior" ou "Laranja Dourada". Este é um híbrido, seus "pais" eram mandarim e kumquat. Em cativeiro, a calamondina, que pode ser chamada de microcítrica, atinge uma altura de 0,6 a 1,5 m.

Kalamondin é uma opção adequada para quem quer cultivar algo incomum e exótico no peitoril da janela

Brotos acastanhados acastanhados muitas vezes ramificam, a coroa é densamente frondosa. As folhas são coriáceas, lisas, com 4-7 cm de comprimento, a ponta é pontuda e a veia central é pronunciada. Citrofortunella microcarpa ou citram calamondin é uma planta autopolinizante.

Importante! Você pode comer frutas de citrofortunela, já que a calamondina é comestível. Embora nem todos gostem de um gosto específico.

Os produtores domésticos cultivam diferentes variedades de calamondina:

  • Variegata - folhas verdes e brancas variadas;
  • Margarita Big - cítricos em forma de pêra;
  • Mayva - frutas doces quase sem sementes;
  • Tigre - folhas com uma borda dourada;
  • Peters - floração abundante e frutos muito ácidos;
  • Shikinari são os maiores e mais deliciosos cítricos.

A geléia é feita com frutas de calamondina e adicionada ao chá em vez de limão

Kalamondin - atendimento domiciliar

Árvore de tangerina - atendimento domiciliar

Cuidar da citrofortunela em casa é simples. O principal é criar um microclima ideal ou próximo para a planta.

ParâmetroRecomendações
LocalizaçãoPerto da janela de frente para leste, oeste. No verão - uma varanda envidraçada, varanda. A sala não deve ter correntes de ar ou entupimento.
IluminaçãoLuz brilhante, mas difusa, sem luz solar direta. A duração do horário de verão é de 8 a 10 horas. No inverno, é necessária iluminação adicional.
TemperaturaDurante a vegetação ativa - + 24 ... +28 ° C, durante o inverno - + 15 ... +18 ° C.
Humidade do arMínimo - 70%. Para manter o nível de umidade necessário, é necessário pulverizar calamondina diariamente, durante a floração - o ar próximo a ela, evitando gotículas nas pétalas.
SoloCompre substrato para frutas cítricas ou uma mistura de terra relvada, húmus e areia grossa (2: 1: 1).
PoteO diâmetro deve ser aproximadamente 1,5 vezes o pedaço de terra. Presença obrigatória de orifícios de drenagem e uma camada de argila expandida (3-4 cm) na parte inferior.

Importante! Para que a coroa da calamondina mantenha a forma esférica correta, é necessário girar o vaso em torno de seu eixo em 1-2 cm por dia.

Calamondine Care Nuances:

  • Rega. Kalamondin é cítrico, então a rega é muito importante para ele. O solo é umedecido secando 1-1,5 cm de profundidade. Normalmente - uma vez a cada 2-3 dias, no calor - diariamente. No inverno - menos frequentemente, a cada 8-12 dias. Os jovens Kalamondins toleram a deficiência de umidade pior que as plantas adultas.
  • Aplicação de fertilizantes. Para fazer isso, use curativos radiculares ou foliares (é recomendável alterná-los) com qualquer fertilizante para citros a cada 10 a 12 dias durante o período de vegetação ativa e mensalmente no inverno. Dilua o produto de acordo com as instruções.
  • Poda. A primeira vez que a formação da coroa é realizada quando a planta atinge uma altura de 0,25 m.O período ideal é fevereiro-abril, no verão - apenas poda sanitária. Você precisa limpar todos os brotos que violam claramente a forma esférica regular da coroa, quebrados, doentes ou danificados por insetos. A altura do caule de uma planta adulta é de 0,3 a 0,6 m. A configuração ideal da coroa para a calamondina é esparsa.

Calamondin requer rega regular e manutenção de alta umidade

Transplante de citrofortunela

Espargos - tipos e cuidados em casa

A primeira vez que a calamondina precisa ser transplantada 2-3 semanas após a compra. Além disso, para plantas jovens, o procedimento é realizado anualmente no final do período de dormência. Kalamondins com 5 anos ou mais são transplantados a cada 3 anos.

O algoritmo do procedimento:

  1. 2-3 horas antes do transplante, despeje bastante calamondina para facilitar a remoção do recipiente.
  2. Em uma panela nova, com um diâmetro de 5-8 cm maior que o anterior, despeje uma camada de drenagem, cerca de um terço, encha-a com substrato fresco.
  3. Remova cuidadosamente a planta do recipiente, mantendo os pedaços de solo intactos, se possível.
  4. Mova a citrofortunela para uma nova panela, adicione o solo, compactando-o gradualmente. O pescoço da raiz deve permanecer no mesmo nível de antes.
  5. Regue a planta abundantemente. Nas próximas 5 a 6 semanas, forneça uma proteção especialmente completa contra correntes de ar e luz solar direta.

Depois de comprar Calamondin, leva tempo para se adaptar

O calamondin comprado na loja precisa ter tempo para se adaptar; caso contrário, a planta poderá não sobreviver ao estresse associado às mudanças nas condições de vida e ao transplante simultâneo.

Importante! O transbordo para calamondina é o único método de transplante possível. Ele vive em simbiose com saprófitas, que se depositam nas raízes e ajudam a planta a absorver nutrientes do solo.

Quando e como a planta floresce e dá frutos

Tillandsia Anita - atendimento domiciliar

A floração de Calamondine é abundante, começa em maio e dura até o meio do verão. Flores em forma de estrela, com até 2,5 cm de diâmetro, brancas como a neve ou laticínios. Eles são coletados em inflorescências de 2-3, estão localizados nas axilas das folhas.

O cultivador de flores pode "ajudar" a calamondina com a polinização, o que aumenta as chances de colheita

Os frutos amadurecem em 3,5 a 4 meses. Eles se parecem com tangerinas em miniatura com um diâmetro de 3-4 cm e um peso de 10 a 12 G. A pele é fina e adocicada. A polpa tem gosto de limão levemente amargo, tem muitas sementes. Recomenda-se comer Kalamondins junto com a casca para "compensar" o ácido.

Importante! Para aumentar as chances de formação de ovários de frutas, é necessário polinizar transferindo o pólen de flor em flor com um pincel.

Métodos de criação

A propagação de calamondina por estacas é o método mais popular entre os jardineiros. Permite salvar características varietais da planta. Procedimento

  1. Em maio-junho, brotos apicais obliquamente cortados de 10 a 12 cm de comprimento com 3-4 internódios. Folhas meio cortadas.
  2. Polvilhe a fatia com qualquer estimulador de formação de raiz em pó ou mantenha-a em uma solução dessa preparação por 2-3 horas.
  3. Plante as mudas em um recipiente cheio de uma mistura úmida de turfa e areia (1: 1). Cubra com um saco plástico.
  4. Mova a "estufa" para um local com boa iluminação, garanta uma temperatura de pelo menos +25 ° C. À medida que o solo seca, rega as mudas, ventila as plantas diariamente, removendo a bolsa por 15 a 20 minutos.
  5. Após 4-6 semanas, as amostras nas quais novas folhas apareceram devem ser plantadas uma a uma em vasos de 2-3 litros. Para cuidar, como para plantas adultas.

Corte de calamondina - a maneira mais fácil e rápida de propagá-lo

Comparado às estacas, a propagação de calamondina pelas sementes raramente é praticada. Sua taxa de germinação é de 40 a 50%. Para suportar no futuro, a vacinação é necessária. Instruções passo a passo para propagar uma flor por sementes:

  1. Extraia sementes de frutas frescas maduras (não secas) e enxágue a polpa.
  2. Seque os ossos, guarde até março na geladeira em um recipiente com turfa molhada ou areia.
  3. No início da primavera, mergulhe as sementes em uma solução de qualquer bioestimulante por 2-3 dias.
  4. Plante em recipientes cheios de terra para mudas, aprofundando em 1,5-2 cm, despeje bem e cubra com vidro ou filme.
  5. Forneça uma temperatura de cerca de +28 ° C, menor aquecimento e escuridão. Pulverize o solo a cada 2-3 dias, remova diariamente o abrigo para ventilação.
  6. Quando as mudas aparecerem (depois de um mês e meio), transfira os recipientes para a luz, depois de mais 7 a 10 dias remova o abrigo.
  7. Com a aparência de quatro folhas verdadeiras, plante os Kalamondins em recipientes individuais.

Importante! A calamondina pode ser inoculada não apenas em suas mudas cultivadas a partir de sementes, mas também em outros cítricos. A idade mínima para estoque é de 2 anos.

Problemas ao cultivar Citrofortunella

Na maioria das vezes, os cultivadores de flores fazem a pergunta: o que fazer se a calamondina deixar cair folhas e galhos secos nela. Mas durante o seu cultivo, outros problemas são possíveis:

Descrição do problemaPossíveis razões e recomendações
As folhas ficam amarelas, secamTemperatura do ar elevada, baixa umidade, luz solar direta, rega rara. É necessário identificar e eliminar erros no atendimento.
A base do caule apodrece, manchas "molhadas" aparecem nas folhas e brotamExcesso de umidade combinado com baixa temperatura. Em casos avançados, a planta não pode mais ser salva. Se o problema for detectado em um estágio inicial de desenvolvimento - corte todas as folhas, galhos e tecidos afetados no tronco, otimize as condições de detenção, substitua a água de irrigação por 5-8 semanas por uma solução fraca de qualquer fungicida.
Os frutos caem sem amadurecerDeficiência de nutrientes, fertilizantes inadequados. Elimine erros de atendimento. Às vezes, a planta normaliza naturalmente a própria colheita.
A planta não floresceCondições de detenção inadequadas, na maioria das vezes - falta de luz, substrato inadequado, movimentos freqüentes do vaso sem motivo. Elimine erros de atendimento.
Descarta folhasRascunhos dentro de casa, regando com água fria. É necessário eliminar fatores negativos. Acontece que o motivo é o estresse natural causado pelo transplante, adaptação a novas condições após a compra.
Ataques de pragas (pulgões, moscas brancas, ácaros, insetos, escamas falsas)Pragas são visíveis a olho nu, é necessário inspecionar regularmente a planta. Tendo descoberto o problema - se possível, colete manualmente os insetos, trate a calamondina com espuma de sabão e depois com um inseticida ou acaricida adequado.
Doenças fúngicas (murcha de folhas, manchas nelas)Recomenda-se uma inspeção regular da planta - para que você possa identificar a doença em um estágio inicial. Todo o tecido danificado deve ser cortado, “feridas” polvilhadas com giz ou cinza esmagada, processando a planta e o solo com uma solução de qualquer fungicida 2-3 vezes.

Folhas amareladas da calamondina - isso geralmente é consequência dos erros do cultivador em cuidar dele

<

Kalamondin é uma planta cítrica exótica, "domesticada" com sucesso por jardineiros amadores. Calamondin é apreciado por seu apelo visual. Frutas comestíveis são um bom bônus.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: CALAMONDIN ORANGE Update : Best Indoor Citrus Plant. Miniature Orange - Part 2 (Abril 2024).