Gloxinia - propagação por folha e tubérculo em casa

Pin
Send
Share
Send

A planta perene de floração indoor gloxinia, cuja reprodução pode ser realizada em casa, é uma flor bastante popular. Folhas macias com um cotão perceptível são uma característica distintiva deste representante da flora. Pétalas de flores aveludadas em forma de funil vêm de uma cor branca pura a quase preta, mas os princípios para a criação de diferentes variedades de gloxinia são completamente os mesmos.

Criação de gloxinia em casa

Qualquer produtor iniciante pode fazer gloxinia em casa, pois é uma planta despretensiosa. A flor não precisa de cuidados requintados. É por isso que resta apenas descobrir como a gloxinia se propaga, para que outra bela flor apareça na casa.

Gloxinia Flowers

Para que uma planta agrade a família com uma bela floração, é necessário criar boas condições de crescimento para ela. Isso também é necessário para a formação de raízes mais rápida e bem-sucedida.

Como o transplante, a gloxinia deve ser plantada no final da primavera ou início do verão. Isso permitirá que as mudas se enraízem melhor até o outono chegar, durante o qual a flor entra em estado adormecido.

  • Iluminação

A flor é fotofílica, mas isso não significa que você pode simplesmente colocar um vaso de plantas no peitoril da janela e não se preocupar com isso. A luz solar direta pode deixar queimaduras nas delicadas folhas da gloxinia. A luz precisa ser espalhada e é recomendável escolher janelas voltadas para oeste e leste do apartamento.

Como iluminação adicional, você pode usar lâmpadas fluorescentes, das quais o broto não poderá se queimar. Pela aparência da gloxinia, você pode determinar se produz luz suficiente ou não. Se as folhas de cor verde escura são horizontais, está tudo bem.

Preste atenção!No verão, a duração do horário de verão varia entre 12 e 13 horas e, portanto, as folhas podem começar a ficar amarelas na flor, diminuir e enrolar. Isso sugere que há muita luz para a planta e, portanto, vale a pena colocar o vaso de flores em um local sombreado.

Gloxinia no peitoril da janela

  • Umidade

A umidade ideal do ar para a gloxinia é de 50%. Na maioria das vezes, nas casas flutua em torno desse nível e, portanto, não é necessário executar medidas adicionais para umidificação.

  • Temperatura

A temperatura em uma sala com uma flor crescente na estação quente deve ser de cerca de 20 graus. A partir da própria fábrica, é possível determinar se as condições são boas.

Em altas temperaturas, as folhas começam a subir, à medida que a umidade evapora em um volume menor. Caso contrário, as folhas caem.

Importante!No outono, o período de descanso começa e, portanto, a temperatura deve ser gradualmente reduzida para +10 graus. Obviamente, as pessoas não podem viver nessas condições, o que significa que você precisa mover a flor escolhendo uma adega ou porão para o inverno.

Preparação para reprodução

Não pense que cuidados especiais são necessários apenas para plantas caprichosas. Para que a gloxinia floresça, ela também precisa de um bom substrato e capacidade. Dependendo da quantidade de componentes minerais que entram no sistema radicular, a flor pode parecer diferente.

Como preparar o terreno

Gloxinia flor - propagação em casa

O solo para o cultivo de flores pode ser fabricado de forma independente ou adquirido especializado na loja. É recomendável escolher um substrato para violetas. Se foi decidido usar a versão inicial, você pode fazê-lo misturando os seguintes componentes:

  • 2 partes de terra de folha;
  • 2 partes de turfa;
  • 1 parte de perlita, vermiculita ou areia de rio.

Informações adicionais!Esta flor não gosta de substrato ácido e, portanto, vale a pena adicionar carvão à composição preparada, que não apenas regulará a acidez, mas também absorverá o excesso de umidade.

Fazendo gloxinia primer

Tamanho do tanque de flores

A capacidade é selecionada dependendo do tamanho do tubérculo da planta: o diâmetro do vaso deve ser 3-4 cm maior. Não escolha recipientes profundos.

Métodos de propagação da gloxinia em casa

Descrição - cuidados domiciliários, propagação por folhas e estacas

Nem todo mundo sabe como propagar a gloxinia, embora praticamente qualquer um dos métodos conhecidos possa ser usado. É preferível plantar uma flor por métodos vegetativos, mas as sementes também podem ser plantadas.

Como crescer a partir de um pedaço de folha

A maneira mais simples e popular de cultivar gloxinia em casa é procriando a partir de uma folha. Os cultivadores iniciantes podem não estar cientes desse método de propagação de flores, mas para uma planta doméstica essa é a opção mais segura. Portanto, vale a pena aprender a propagar gloxinia com uma folha em casa.

As folhas devem ser colhidas na primavera, jovens. Existem várias maneiras de propagar uma flor usando esse método. Você pode enraizar as folhas na água. Para isso, vale a pena colocar o material no todo ou em parte na água. O fluido deve ser trocado diariamente para fresco. Após o aparecimento das raízes, você pode plantar um broto no solo.

Propagação de folhas

No entanto, o enraizamento pode ser contornado através da água e imediatamente plantado em um substrato. Para fazer isso, corte as folhas para que o comprimento dos pecíolos seja de pelo menos 2 cm. Em seguida, proceda de acordo com o seguinte plano:

  1. Faça orifícios de drenagem em copos plásticos, preencha o solo preparado e umedeça.
  2. Para processar uma fatia usando um intensificador de formação de raiz (para esse fim, o Kornevin é mais frequentemente usado).
  3. Plante a folha no solo em um ângulo de 45 graus, aprofundando pela metade do pecíolo.
  4. Cubra o recipiente com filme ou vidro, coloque em um local quente onde a temperatura do ar não caia abaixo de +18 graus.
  5. Uma vez por dia, vale a pena arejar uma estufa caseira, pois seca, vale umedecer o solo.

Na folha, as crianças começarão a se formar em cerca de 1,5 a 2 meses. Eles podem aparecer em qualquer lugar, precisam ser cuidadosamente cortados e plantados para criar raízes em um recipiente individual.

Propagação passo a passo de uma flor por sementes

Propagar uma flor com sementes está longe de ser fácil. As sementes de Gloxinia são muito pequenas e, portanto, é difícil escolher um bom material de plantio. Vale a pena seguir as instruções passo a passo para este método de melhoramento de plantas:

  1. Prepare um recipiente para mudas com antecedência e encha-o com terra.
  2. Espalhe as sementes na superfície do substrato, tentando distribuí-las uniformemente.
  3. Pulverize com água de um frasco de spray.
  4. Cubra com vidro ou polietileno, coloque em um local quente onde a temperatura seja de pelo menos +22 graus.

2-3 semanas após o plantio, os primeiros brotos devem aparecer. Quando 2 folhas aparecem nos brotos, vale a pena mergulhar em recipientes separados.

Propagação de sementes

Propagação de tubérculos passo a passo

Diluir a gloxinia dividindo o tubérculo é bastante simples, se bem cortado. No entanto, muitas vezes os cultivadores de flores podem não ser capazes de lidar com essa tarefa, pelo que existe o risco de perder completamente a flor inteira.

Se não houver autoconfiança, é recomendável escolher outro método de reprodução da gloxinia, por exemplo, por folha. No entanto, se você quiser usar esse método, faça o seguinte:

  1. Você precisa selecionar os tubérculos cujo tamanho seja superior a 6 cm e devem aparecer pelo menos três sessões.
  2. Desinfete as ferramentas, afie-as se necessário.
  3. Corte o tubérculo em várias partes para que haja um rim em cada dividendo.
  4. Trate as fatias com verde brilhante ou carvão, seco.
  5. Processe seções secas com uma pequena quantidade de var.
  6. Coloque a drenagem e o substrato no fundo dos recipientes.
  7. Umedeça o solo e plante a planta para que os brotos fiquem no nível do solo.

Não é necessário regar o delenki com muita frequência. Para umedecer o solo, é recomendável usar um método de rega diferente: recomenda-se que os recipientes sejam colocados na água. Quando o sistema radicular enche completamente o recipiente, vale a pena transplantar as plantas em vasos individuais.

Propagação por divisão de tubérculos

Propagação por estacas

Plantar estacas de folhas é tão simples quanto plantar gloxinia com uma folha. Para isso, vale a pena usar as estacas de folhagem jovem. Recomenda-se plantá-los em pastilhas de turfa e adicionar ao solo uma quantidade suficiente de estimulantes do crescimento.

Após o aparecimento dos brotos, eles devem ser transferidos para um local claro e umedecer regularmente o substrato da pistola.

Informações adicionais!Para cortar a gloxinia, é melhor coletar material de plantio de alta qualidade, para o qual é necessário separar a veia central com um pecíolo da folha.

Como propagar um pedúnculo

Este método de propagação de plantas não é adequado para todos os tipos de gloxinia. Apenas variedades simples são recomendadas para procriar com um pedúnculo. O procedimento é o seguinte:

  • Os pedúnculos devem ser cortados com um comprimento que não exceda 7 cm.
  • Eles podem estar enraizados na água e no solo.

Para fazer o enraizamento na água, é necessário derramar cerca de 1 cm de água no fundo do copo e colocar o pedúnculo lá. Ao plantar no solo, é necessário cobrir o recipiente com papel alumínio e obter as mudas prontas alguns meses após o plantio.

Propagação do pedúnculo

Como cuidar de brotos

Gloxinia de sementes em casa - como e quando semear

A rega deve ser feita quando o solo começar a secar. Os copos de plantio devem ter orifícios de drenagem para remover o excesso de umidade. A água não deve estagnar nos recipientes, pois nesse solo as raízes apodrecem mais rápido do que crescem.

Informações adicionais!Se as moscas aparecerem acima dos vasos, vale a pena começar a ligar o fumigador para assustá-los.

O curativo de baixa concentração é aplicado 2 meses após o desembarque. Este procedimento é recomendado à noite ou em um dia nublado.

Possíveis erros de reprodução

A reprodução da gloxinia é um exercício relativamente fácil, mas em alguns casos alguns problemas podem surgir se algumas recomendações para torcer e cuidar dos brotos não forem seguidas.

Com a rega inadequada, uma pequena quantidade de iluminação, baixas temperaturas, as raízes podem apodrecer. Uma coisa semelhante pode acontecer com eles devido à infecção por microorganismos patogênicos. As folhas podem começar a murchar se não receberem umidade suficiente, mas o mesmo pode acontecer devido à sua abundância.

Existem muitas maneiras de propagar a gloxinia, qual escolher, decidir por cada produtor pessoalmente. O mais simples e seguro para a planta é um método de criação com uma folha.

Pin
Send
Share
Send