Nativo de Madagascar - a flor Kalanchoe, pertencente ao gênero de suculentas, há muito se enraíza nos peitoris das janelas dos apartamentos russos. Tem uma cor bonita e abundante, e também é famosa por suas propriedades curativas no resfriado comum e em outras doenças respiratórias. Toda a variedade de espécies de Kalanchoe deve ser considerada ao cuidar dele. É absolutamente simples e inclui rega, mantendo a temperatura ideal e a cobertura. Os procedimentos de cuidados obrigatórios incluem o corte.
Causas da poda de Kalanchoe
Uma das características do Kalanchoe é o rápido crescimento de brotos. Se você não se importa com a flor, ela começa a se esticar, o arbusto assume uma forma completamente imperfeita.
Kalanchoe - uma flor popular e bonita
Além de formar uma coroa arredondada clássica de boa aparência, poda de Kalanchoe necessário pelos seguintes motivos:
- atualização e rejuvenescimento de brotos antigos, já pouco atraentes, derrubando as folhas inferiores;
- estímulo a um novo crescimento como resultado da distribuição uniforme de suco de vegetais em todas as partes da planta;
- livrar-se de pragas de insetos e outros parasitas após o processamento inicial da flor;
- dando a força da folhagem e alguma carnalidade, bem como excelente prevenção de várias doenças de plantas.
Rebentos cortados de Kalanchoe
Preste atenção! Antes de executar o procedimento, é necessário determinar a variedade de Kalanchoe, já que algumas delas (por exemplo, espécies híbridas com flores de vermelho brilhante, amarelo ou branco, Kalanchoe Blossfeld) são difíceis de tolerar a poda de brotos, elas precisam apenas ser ligeiramente paradas por cima.
Quando posso cortar?
A questão do momento correto de aparar Kalanchoe é muito importante, porque a saúde de um animal de estimação verde depende muito disso. Os cultivadores de flores proíbem categoricamente a operação no inverno, porque, a partir de novembro, a flor entra em estado de hibernação - descanso. É necessário pegar um segmento desde o final do inverno até o início da floração de Kalanchoe, que ocorre no final da primavera. Em nenhum caso você deve tocar em uma planta com flores, mesmo que precise cortar um pouco a coroa. A planta pode perder seus caules e ficar doente. Tem que esperar até o momento da floração.
A melhor hora do dia para a poda é de manhã cedo ou à noite, após o pôr do sol.
Após o transplante, a planta não pode ser podada; é necessário dar tempo para se adaptar, cerca de meio mês. Você também deve esperar de 10 a 15 dias após a destruição total das pragas na flor doente ou afetada.
Informações adicionais. Para a operação, você precisa usar uma faca de papelaria desinfetada (ou tesouras de jardim), rasgar folhas e brotos manualmente pode provocar doenças das flores e seu murchamento rápido.
Faca de papelaria - a melhor ferramenta para aparar Kalanchoe
É possível cortar na primavera
O melhor período para podar o mato de Kalanchoe é o meio da primavera. O final de março, todo o mês de abril e o início de maio são perfeitos para diferentes tipos de poda. No entanto, é muito importante garantir que a planta neste momento não comece mais a lançar pedúnculos e florescer. Quando um novo arbusto é plantado, o caule e o ápice se estendem ativamente para cima, por isso é necessário beliscar um pouco, sem esperar que a folhagem completa cresça. Esta operação dará a Kalanchoe uma aparência agradável "redonda".
Tipos de aparar
Kalanchoe pode ser circuncidado para vários propósitos e níveis de intensidade.
Inicial
Seu conteúdo consiste em imediatamente após o plantio da flor em um novo local após o transplante, cortar (beliscar) algumas das folhas superiores, bem no topo de cada broto. Após um curto período de tempo, novos brotos com folhagem aparecerão neste local.
Importante! Este tipo de poda é uma das respostas para a questão de como formar uma linda coroa de Kalanchoe, que será distribuída uniformemente por toda a planta.
Beliscar inicial do ápice
Passe um mês após o despertar do fluxo de seiva. Após a poda e até que surjam novos rebentos, não é recomendável colocar um vaso de flores no lado iluminado da janela, pois o excesso de luz do sol provocará um novo alongamento dos rebentos e a perda da forma da coroa desejada.
Preventivo
Quando a planta já tiver enraizado o suficiente, a poda deve ser realizada periodicamente para manter uma aparência agradável da coroa da flor. Você pode repetir até atingir a forma desejada. O procedimento pode ser realizado assim que folhas jovens aparecerem.
Como podar profilaticamente Kalanchoe? A parte superior feia e fraca é cortada sem piedade, cada novo rebento que cresce nos seios das folhas é beliscado quando aparecem duas ou três folhas superiores. Ao mesmo tempo, toda a folhagem estragada e brotos quebrados são cortados - isso ajuda a proteger a planta contra danos por podridão.
Preste atenção! Não tenha medo de que sua flor favorita dói ao ser podada. Esta planta é muito resistente, sobreviverá facilmente e sem dor às podas mais radicais.
A última poda preventiva do ano é realizada no final de novembro, sendo aconselhável manter o vaso com a planta na janela sul. No inverno, a temperatura do ar recomendada perto da flor é de 10 a 15 graus.
Para rejuvenescer profilaticamente Kalanchoe, as partes mortas antigas são gradualmente removidas, brotos cortados a partir do topo (não mais que 10 cm de comprimento) são usados como estacas de propagação - colocadas em um copo com água, elas liberam raízes facilmente.
O processo de corte de estacas
Após a floração
Não se esqueça de tal evento, como a poda de Kalanchoe após a floração, também é chamada de poda de limpeza. Primeiro de tudo, você precisa examinar cuidadosamente o "animal de estimação verde" para botões desbotados.
Preste atenção! Todos os caules de flores murchas devem ser removidos completamente, "sob a raiz", caso contrário, a podridão pode se espalhar, o que destruirá a planta.
O segundo estágio é o corte de duas ou três folhas extremas em cada haste. A circuncisão é recomendada pela manhã, antes do início do calor do meio-dia. Devido à remoção oportuna de partes desbotadas de Kalanchoe, novos brotos e pedúnculos aparecem. Após o procedimento, a planta deve ser deixada sozinha por um tempo.
Poda em casa
Todo produtor amador pode lidar com os cuidados de Kalanchoe em casa durante a floração e a poda. Só é necessário determinar corretamente a variedade da flor e seguir as regras relevantes. Por exemplo, espécies híbridas de Kalanchoe em casa são muito caprichosas e delicadas, então você precisa podá-las com muito cuidado. Por exemplo, Kalanchoe Degremono - uma planta memorável com folhagem verde-acinzentada exuberante e brotos jovens, você também precisa visitar periodicamente com tesouras ou podadoras.
Formação de Bush
A poda realizada corretamente permite criar um belo arbusto que agrada aos olhos com suas formas perfeitas. O mesmo procedimento cria condições favoráveis para seu crescimento ativo adicional e floração abundante. Graças à remoção do excesso de brotos e folhagem, o suco vegetal é distribuído uniformemente por toda a flor, o que a torna mais saudável, mais suculenta e mais resistente a doenças e danos causados por fungos e pragas de insetos. Kalanchoe se torna forte, resiliente e esteticamente muito agradável.
Preste atenção! Ao formar um arbusto, você deve monitorar constantemente o surgimento de novos rebentos e removê-los em tempo hábil.
Após um mergulho, um par de folhas de cada caule ou circuncisão de toda a parte superior da flor coberta de vegetação, a planta recupera os sentidos em um mês e meio. Por fim, o resultado de todos os esforços deve ser um bom arbusto esférico de Kalanchoe.
Poda de floração exuberante
Para a maioria dos cultivadores de flores, além da forma da planta, sua floração abundante é importante. Normalmente, a planta agrada aos proprietários com suas flores durante o final da primavera. No entanto, se o crescimento da massa verde continuar sem a ejeção dos pedúnculos, vale a pena realizar uma poda especial, que ativa a formação de brotos e seu rápido florescimento. Além disso, a abundância de luz contribui para a floração exuberante (afinal, os brotos no Kalanchoe são formados apenas durante o dia sob luz intensa). A regra principal deste procedimento é impedir que os pedicelos se sequem completamente. Eles devem ser arrancados imediatamente após a flor murchar. Então, em vez das partes cortadas da flor, novos brotos aparecerão, assim como brotos com folhagem.
Bush Kalanchoe depois aparas de poda deve descansar nas seguintes condições:
- regar não mais do que uma vez a cada duas semanas;
- a localização do vaso com a planta em local escuro, na completa ausência de luz solar direta;
- ar frio - não superior a 16 graus.
Kalanchoe com flores exuberantes
Como se segue, tendo descansado, Kalanchoe deve começar a crescer ativamente e lançar flores exuberantes.
Kalanchoe se tornou uma das plantas de interior mais populares nos últimos anos, mais de duzentas de suas variedades são conhecidas, mas apenas algumas delas são adaptadas às condições domésticas. Além das propriedades medicinais, possui altas qualidades decorativas, sobretudo cor abundante. Cuidar dessa flor é bastante simples, um dos procedimentos importantes para o cuidado é a poda periódica de folhas e brotos extras. Conselhos sobre como podar Kalanchoe para formar um arbusto ou obter uma flor exuberante com competência e eficiência podem ser obtidos com os cultivadores de flores.