A fisostegia das flores pertence a plantas perenes pouco exigentes e elegantes do país. Brotos de flores com botões de luxo são impressionantes. A Virgin Physostegia, que geralmente é cultivada por jardineiros, é ideal para canteiros de flores, apreciando as flores brilhantes dispostas em fileiras verticalmente.
Descrição da Physiostegia
A cultura perene herbácea pertence à família de Labret, ou Yasnotkovy. O gênero possui de 3 a 12 espécies (de acordo com várias fontes). Altura tetraédrica haste vertical é de 0,6 a 1 m.
Em julho, formam-se inflorescências de 30 centímetros de espigão. Depois de um certo tempo, flores brancas como a neve, rosadas ou lilás florescem.
O período de decoratividade, que começa em julho e continua até a chegada do outono, é de 35 a 50 dias.
Ideal para decoração de jardim
O amadurecimento das sementes nos níveis mais baixos, que desapareceram, é acompanhado pela abertura de botões na parte apical. Frutas são pequenas nozes. Cultura refere-se a plantas de mel. Tem um aroma agradável que atrai abelhas para a horta.
Interessante! Na natureza, a cultura cresce no continente norte-americano.
A palavra traduzida do grego significa uma bolha - de um copo de flores inchado. Essa propriedade é refletida em outro nome - uma cabeça de cobra falsa. Jardineiros crescem em canteiros abertos apenas a Virgin Physostegia, outras espécies são de crescimento selvagem. A flor se apaixonou por residentes de verão, a cultura não exige cuidados.
Physostegia - uma excelente planta de mel
Variedades e variedades
Virginia adorna canteiros de flores antes do início do tempo frio. As seguintes variedades estão em demanda entre os floristas:
- Physostegia virgin physostegia virginiana alba. A altura dos arbustos da fisiostegia de Alba atinge 0,8 m e as flores são de cor branca. As folhas da fisiostegia são brancas com dentículos nas bordas, no meio - liso.
- Physiostegia variegate. A planta pertence a variedades variegadas incomuns. Deixa Variegates rico em verde no meio, com uma borda branca em volta da borda. As flores têm uma cor rosa. Physiega Variegata cresce até 1 m Uma característica distintiva dos brotos de Variegata é a resistência ao alojamento.
- Fisostegia variegada. Uma característica distintiva da flor é a folhagem verde intensa, com uma borda branca nas bordas. A coloração das flores é lilás-rosada.
- A rainha rosa. A flor cresce para 0,7 M. As flores têm um tom rosado.
- Physostegia physostegia Rosea. A flor cresce até 0,6 m e possui pequenas flores rosa ou lilás claras. O pico da fisiostegia decorativa rosa ocorre em julho-agosto.
- Physostegia Crystal peak white. Em uma cultura com inflorescências brancas como a neve, o crescimento de um arbusto é de 40 a 45 cm, propaga-se facilmente por semeadura e sementes e floresce durante o cultivo no primeiro ano.
Charme branco como a neve Crystal Peak White
- Physiostegia Neve de verão. A altura do arbusto é de 110 cm, as flores são brancas como a neve. A flor precisa ser nutrida e caules de liga.
Tecnologia agrícola
Aterragem de fisiostegia em solo não protegido
Se você deseja criar uma fisiostegia, as mudas são plantadas em canteiros na última década de maio ou no início de junho. Uma flor despretensiosa é cultivada em um canteiro iluminado pelo sol. Penumbra também é adequado. Ele gosta de umidade, friabilidade e enriquecimento de húmus no solo. Arenitos, barros ou chernozems são os mais adequados.
Plantio de mudas - com um intervalo de 25 cm.O rizoma da fisiostegia é agressivo: cresce rapidamente e desloca outras culturas do jardim de flores.
Para evitar efeitos negativos, limitadores estão instalados. As flores são plantadas em solo aberto em um recipiente que limita o desenvolvimento de rizomas: apenas um balde ou panela velha sem fundo, um pedaço de cano.
Precauções de segurança
Os pratos são enterrados de forma que a espessura do solo seja igual a 20 a 50 mm do topo da panela aos leitos. Os jardineiros costumam cavar cercas de madeira ou metal ao longo do perímetro do jardim, fragmentos de ardósia e plástico, enterrados pelo menos 30 cm no chão.
Semeando fisiostegia em canteiros abertos
A colocação do material de plantio é realizada antes do inverno ou início da primavera. O método de mudas afeta a resistência das flores.
Cultivo de mudas
O plantio de sementes cai na primeira década de março:
- são semeadas em caixas ou cassetes individuais com solo nutritivo frouxo, enterradas por 1 cm, cobertas com vidro ou polietileno por cima;
- a germinação das sementes é realizada em uma sala quente, com boa iluminação e ventilação, regada regularmente;
- brotos estão esperando, após 2 semanas, retire o vidro ou polietileno;
Tecnologia de mudas
- mudas protegem de correntes de ar, raios diretos do sol, o solo é periodicamente solto;
- ao formar 2 folhas reais, afine as mudas, deixando um intervalo de 10 cm entre as mudas ou mergulhe em vasos;
- transferidos para o jardim no final da primavera, 14 dias antes do plantio, as mudas são endurecidas, as mudas são realizadas durante o dia, à sombra da horta.
Molhar e afrouxar o solo
Hidratação regular é uma obrigação, especialmente durante a onda de calor. Um torrão de terra indicará a necessidade de rega. O alagamento é evitado para evitar o desenvolvimento de infecções por fungos.
É útil soltar o solo após a irrigação e a chuva. Jardineiros experientes simplificam o cuidado com a colheita, polvilhe camas de cobertura morta.
Recarga e transplante
Se o solo é rico em nutrientes, eles alimentam a fisiostegia 1 vez durante a estação de crescimento. É apenas a fertilização mineral complexa certa. Fertilize a planta antes da floração, combinando com a rega.
Curativo para fisiostegia
A cultura assume uma aparência espetacular no segundo ou terceiro ano de cultivo. Sem transplante, uma flor é cultivada por um período máximo de 5 anos.
Os arbustos são removidos do solo, separados e enviados de volta ao canteiro no outono ou na primavera.
O transplante de fisostegia e seus cuidados não diferem do plantio inicial. Hidratação abundante será necessária para a planta transplantada. Recomenda-se a cobertura do jardim.
Poda
As plantas são adequadas para o corte. Lindos buquês saem de caules floridos. Para a decoração, adicione espigas de cereal ou folhagem. Corte os brotos, deixando tocos altos. Com o advento do outono, as hastes murchas são eliminadas pela coleta de sementes. A circuncisão da parte do solo da fisiostegia é realizada inteiramente durante o inverno.
Pragas e doenças de plantas
Uma característica distintiva da flor é a resistência a pragas e doenças. Embora às vezes possa haver problemas.
A fisiostegia geralmente ataca os pulgões. Parasitas sugam sucos de plantas. Como resultado, o amarelecimento da flor, deixando cair os botões. Lutar contra insetos nocivos com inseticidas e produtos biológicos:
- Actara;
- Spark
- Actellik;
- Fufanon;
- Fitoverm.
Fitoverm - um remédio confiável para pulgões
A planta sofre das seguintes doenças:
- Ferrugem. A doença é sinalizada por um revestimento de folhagem e brotos com inclusões convexas marrom-amareladas de vários tamanhos. Os lençóis começam a girar, ficam amarelos, secam, as flores caem. A doença é confrontada por: Altazol e Atlant, Bactofit e Topaz.
- Oídio. Um revestimento esbranquiçado nas folhas, manchas marrons são sintomas da doença. Ocorre secagem gradual das folhas, queda de flores, interrupção do crescimento das culturas. Os medicamentos ajudarão: Hom, mistura de Bordeaux, Oksikhom, Topázio.
- Podridão cinzenta. O verão chuvoso provoca o desenvolvimento do fungo. Nas filmagens na área basal há um revestimento cinza. Em seguida, as folhas e inflorescências são infectadas. Se os primeiros sintomas da doença são detectados, os arbustos são pulverizados com Topsin, Fitosporin.
- Podridão da raiz. A violação das regras de atendimento cria uma infecção. As folhas são deformadas, desbotam, secam.
Como se preparar para o inverno
A alta resistência do inverno à fisiostegia leva à rejeição da cultura de abrigos em países e regiões com clima quente:
- Moldova;
- no sul da Rússia;
- Ucrânia.
Em áreas com clima frio, a planta reduz os caules de 20 a 50 cm acima do solo. As hastes são cortadas no outono até a base.
Em seguida, o solo é coberto com turfa. As folhas secas também são usadas junto com a serragem. Para abrigo, use ramos de abeto.
Período de floração e cuidados após
Physostegia floração é a altura do verão, leva 1,5 meses. As sementes da planta são pretas, com nervuras. O tempo ventoso é a razão da auto-semeadura da fisiostegia. Setembro é o momento certo para coletar sementes. Eles são secos em uma sala bem ventilada e guardada para armazenamento.
Material de semente
Métodos de criação
Estacas
O estoque de plantio é preparado na primavera ou no verão. Estocados por estacas até a fisostegia de floração. Você precisará de brotos de 10 a 12 cm de comprimento e cada botão precisará de 2 botões, no mínimo.
Corte da fisiostegia
As mudas são plantadas em caixas com areia umedecida. Recipiente colocado em sombra parcial. Os brotos são enviados para o inverno esfriar. Na primavera, transferido para um canteiro de flores.
Camadas e divisão do mato
Camadas educadas são fixadas com suportes especiais no chão. A escavação e o transplante são feitos quando eles crescem durante o ano. O arbusto é dividido na primavera até a fisostegia florescer ou desaparecer.
Interessante! Os residentes do verão praticam a separação do mato durante a floração. A taxa de sobrevivência dos delenoks é boa, mas será necessário cortar as inflorescências.
Divisão rizoma
A fisostegia é propagada no outono, dividindo o rizoma até que ocorra geada. Um arbusto é escavado do solo, dividido em segmentos separados, plantados em um canteiro permanente.
Conselhos! Quando uma flor é propagada por camadas, dividindo um arbusto e rizoma, a terra perto das plantas é umedecida constantemente, mas não em excesso.
Uso em jardinagem decorativa
As flores são indispensáveis no projeto da paisagem. A fisostegia branca parece espetacular em plantações de grupo se vários tons são compostos. Eles fazem o seu desembarque ao longo das cercas, arbustos ornamentais, faz fronteira com os caminhos. Vai bem com culturas como:
- flox e camomila;
- dálias e equináceas;
- lírios e tremoços.
As colheitas altas ficam ótimas em estandes individuais, no meio do jardim ou no fundo. O White Alba é plantado no centro de canteiros redondos, com descontos e cordas mistas. Eles distinguem jardins de infância e gramados com uma fisiostegia.
Parece vantajoso em composição com árvores e arbustos de coníferas: thuja e abeto, pinheiro anão e zimbro, cipreste. Variedades brancas de fisiostegia são harmoniosas em arranjo com rosas vermelhas.
Interessante! Uma flor é uma excelente decoração para zonas próximas a reservatórios artificiais: lagoas, fontes.
Physostegia em uma decoração de jardim
Physostegia é uma excelente solução para decorar uma casa de verão. A descrição dos recursos de flores e cuidados ajudará os iniciantes a decorar o site e apreciar sua beleza.