A flor de Pandanus é uma das plantas mais exóticas. Ao mesmo tempo, suas características distintivas são a despretensão e a absoluta, não a capricho. A cultura é imerecidamente esquecida. No século passado, banheiras com uma linda coroa em forma de palma ficavam nas casas de muitas pessoas ricas, jardins de inverno decorados, residências campestres e casas de férias.
Agora, o pandanus interno é um hóspede raro em casas modernas. Gradualmente, a moda de tais plantas, introduzindo um chique especial no interior, volta novamente.
Os ancestrais do pandanus de flores de interior são originários de países tropicais. Arbustos altos (cerca de 15 metros) do gênero de plantas semelhantes a árvores da família Pandanova ainda adornam territórios quentes. Acima de tudo, a planta da vida selvagem é distribuída em Madagascar. Lá você pode encontrar mini-florestas de pandanus. Os Pandanus não têm medo de ar superaquecido, calor e solo pobre. Eles podem crescer até na praia, em terrenos montanhosos, em encostas vulcânicas.
Uma planta exótica irá decorar qualquer interior
À primeira vista, a planta se assemelha a chlorophytum, dracaena. O pandanus também possui placas de folhas finas alongadas que emergem de um caule em miniatura localizado próximo à zona basal. No entanto, o exot é distinguido por espinhos que emolduram as bordas das folhas. Cada espiga é afiada o suficiente. As folhas emergem do caule e são torcidas com um parafuso, espiral. Devido a esse recurso, a flor é chamada de árvore em espiral, uma palma em espiral.
Preste atenção! Apesar de o pandanus na natureza realmente se assemelhar a uma palmeira e poder ser chamado de pinheiro em espiral ou palmeira, ele não tem relação direta com as palmeiras.
Outra característica das plantas pandanus são as raízes aéreas. Eles aparecem em espécimes adultos. Saia do porta-malas.
Na natureza, o tronco pode secar e a árvore será mantida à custa dessas raízes, que agem como fortes suportes.
Folhas exóticas têm espinhos afiados
Pandanus pode ser mantido em casa? A resposta é sim. Em casa, a planta geralmente não cresce acima de 1,5 metro. Para apartamentos, certos tipos de pandanus são fornecidos. Entre os tipos mais populares:
- Veicha;
- Sander.
Veicha
Pandanus Veitch (Vicha) é amado pelos cultivadores de flores por sua aparência atraente. Folhas de uma planta em duas cores. O meio na forma de listras longas é esmeralda ou verde escuro. As bordas são branco-acinzentadas ou esbranquiçadas. Esta espécie é variada. Em áreas claras, pontos pontiagudos crescem nas bordas. Eles também são brilhantes.
A palma em espiral Pandanus Veitch acontece sem uma cor heterogênea. Mas os cultivadores de flores preferem a variedade variegada (polinésia).
Vicha tem um tronco encurtado e encorpado. É formado a partir dos restos de folhas em espiral secas. Esta espécie tem raízes aéreas visíveis à medida que cresce. Eles se parecem com palafitas.
Com bons cuidados em casa, o arbusto pode crescer até um metro de altura em alguns anos.
No total, Weichi sempre-verde caseiro cresce para 1,3-1,5 metros.
Sander
Sander é o oposto da cor de Veichi. Ela também tem chapas alongadas com um padrão. Mas a região longitudinal central da folha é bege claro ou branco-amarelado. As bordas são verde claro ou verde. Picos nas bordas também estão presentes. No entanto, ao contrário das numerosas agulhas afiadas de Vichy, os picos de Sander não são muitos e não são críticos.
Vista da lixadeira
Exot tem um cano curto. Mesmo nos trópicos, a planta pandanus da espécie Sander não é árvores com raízes de palafitas, mas arbustos agudos e exuberantes com folhagem longa e fina.
Informações adicionais. Ambos os tipos de palmeiras sempre-verdes com folhas espinhosas (Veitch, Sander) são fígados longos. No apartamento, eles encantam a família por pelo menos 30 a 40 anos.
Se em casa é quase impossível ver o florescimento dos exóticos, na natureza a planta floresce muito bem. A árvore neste período é decorada com espigas de numerosas pequenas inflorescências. As flores não têm periantos, mas há folhas de cobertura.
A planta é do mesmo sexo. Portanto, flores masculinas aparecem em um arbusto. Assemelham-se a espiguetas alongadas. Na fêmea, as inflorescências são espigas de milho em forma. A floração exótica é acompanhada por um delicado aroma frutado agradável.
As frutas lembram abacaxi. À medida que cresce, fica claro que a fruta tem características e se assemelha a um abacaxi apenas à distância.
A fertilidade é difícil para as frutas coletarem. Eles podem ser comparados com grãos de milho muito grandes.
Ilhas do Pacífico, Papua Nova Guiné não pode imaginar sua dieta sem frutos de pandanus. A fruta Pandanus fornece às pessoas vitaminas, aumenta a vitalidade e a saciedade. As frutas são cozidas, cozidas no fogo ou consumidas frescas. Vale ressaltar que não apenas os frutos são comestíveis na planta, mas também as partes inferiores da folhagem, inflorescências.
Fruta pandan
Alguns turistas acreditam que pandan é venenoso. Isto não é verdade. A fruta é comestível e incapaz de causar danos. Pelo contrário, o pandanus é bom.
Por exemplo:
- O óleo de semente tonifica o corpo, beneficia o sistema nervoso.
- O óleo é usado para eliminar enxaquecas, dores de cabeça.
- As folhas são adequadas para curar feridas, abcessos, doenças de pele.
- O mingau das folhas ajuda no tratamento de uma doença infecciosa como a hanseníase (hanseníase), etc.
O atendimento domiciliar Pandanus é fácil. Isso não significa que a planta não precise prestar atenção. O produtor deve saber que uma palmeira com folhas pontiagudas prefere a liberdade. Para ela, é necessário alocar uma esquina em uma área de pelo menos 1,5 metro quadrado. Se o apartamento for pequeno, então, à medida que as folhas crescem, as folhas longas interferem nos proprietários. Além disso, outros pontos de atendimento devem ser levados em consideração. Entre os quais estão:
- composição do solo, cobertura anual;
- esquema de rega, umidade do ar em casa;
- temperatura e iluminação ideais.
Composição do solo, cobertura anual
Solo comprado normalmente usado, marcado com "palmeiras". É permitido preparar o substrato você mesmo. Para fazer isso, misture o solo do relvado, o solo frondoso, a areia e o húmus. Cada ingrediente vem em quantidades iguais ao resto.
A alimentação anual ocorre durante quatro a cinco meses. Em abril, quando o arbusto sai do período adormecido, é alimentado com uma mistura mineral. Após 15 dias, produtos orgânicos são introduzidos. É permitido o uso de drogas que indiquem "para palmeiras, ficus". Como orgânicos, composto, húmus, folhas de chá, etc. são adequados.
Os fertilizantes são aplicados duas vezes em abril, maio, junho, julho e agosto. Em setembro, o procedimento é interrompido.
Importante! O pote de rosca com parafuso deve ser feito de materiais naturais. Sua altura é igual à sua largura. O recipiente deve ser pesado, estável, devido ao poder e peso especiais de uma planta exótica.
Rega, umidade no apartamento
O mato crescerá bem se for regado em tempo hábil. Devido à folhagem carnuda, a flor interna de pandanus adora umidade.
A rega é realizada a cada 5-7 dias. Água reservada é usada. A planta não deve ser regada com água fria.
Durante o período de descanso, a rega é realizada uma ou duas vezes por mês. O principal é impedir a secagem completa da mistura do solo.
O exot não deve ser pulverizado com água de um frasco de spray
A umidade ideal na casa é de 60 a 80%. Para fazer isso, é recomendável borrifar o ar próximo ao pandanus. Isso é feito no verão. Você pode colocar um recipiente de água ao lado da banheira. Ao evaporar, umedecerá o ar próximo à palmeira pandanus tropical. Você não pode irrigar a planta em si com água em spray. Neste caso, a umidade se acumula na folhagem. Por esse motivo, podem aparecer bolores ou doenças como a podridão.
Temperatura e iluminação ideais
O cuidado com o Pandanus também requer respeito às condições de temperatura.
Para um bom crescimento e saúde, a temperatura deve estar no nível de + 19 ... + 27 graus. Apesar de não ser caprichosa, a planta não sobreviverá se ficar mais fria em casa até +10 graus.
A iluminação para exóticos deve ser moderada. É bom em uma sala onde há um leve sombreamento. Pandanas não são mantidos em completa escuridão. Suas folhas, devido à falta de luz, perdem sua elasticidade, cor saturada.
Preste atenção! A planta de casa Pandanus precisa necessariamente de procedimentos de limpeza. A poeira se acumula nas lâminas das folhas. Toda semana, os contaminantes devem ser removidos com um pano levemente úmido, esponja. O chuveiro para a planta é contra-indicado, devido à possibilidade de deterioração.
Cuidar de um pandanus não é difícil, mas é importante monitorar constantemente seu bem-estar. Os problemas mais comuns são que a folhagem pode repentinamente começar a ficar amarela, secar. Pode haver várias razões para esse desenvolvimento. Entre eles estão:
- doenças
- invasão de pragas.
Doenças
A palma espiral interior é uma planta bastante resistente. Ela tem boa imunidade. No entanto, mesmo este exótico pode pegar uma doença, por exemplo, podridão das raízes. Quando as raízes se decompõem, a parte do solo sofre. Seca, fica amarelo, desbota. A podridão das raízes é um fungo. Ocorre devido ao alagamento do solo. O tratamento envolve o transplante em uma panela nova e a mudança para um regime de rega normal (uma vez a cada 5-7 dias).
Mais algumas razões para amarelar, secar a folhagem:
- encontrar banheiras sob luz forte;
- um excesso de cálcio no solo;
- deficiência de nutrientes;
- secagem do solo.
Invasão de pragas
Entre os parasitas que amam pandanus, destacam-se:
- insetos escamados;
- cochonilhas;
- carrapatos.
É por causa desses insetos que manchas amarelas aparecem na folhagem, ou as folhas ficam completamente amarelas, pois podem secar. Se os cochonilhas acabarem, uma flor esbranquiçada também é visível no tronco.
A invasão de pragas aparece por um motivo. Mesmo que o proprietário cuide cuidadosamente da amostra, os parasitas ainda podem aparecer. A principal razão para isso é ar muito seco em casa.
Para a luta usando drogas:
- Acarin;
- Fitoverm;
- Apollo
- Omight;
- Anticlesch e outros.
Folhagem que sofre de pragas
Entre as formas populares de se livrar dos parasitas está o tratamento de plantas com uma solução aquosa de sabão em pó.
A propagação de uma planta despretensiosa é melhor realizada na primavera, quando a natureza ganha vida. Entre as espécies reprodutoras que envolvem enraizamento, destacam-se:
- estacas;
- remoção de pontos de venda.
Estacas
As estacas devem ter pelo menos 18 a 23 cm de comprimento. Eles têm raízes aéreas. Esta parte lateral é cortada e imediatamente colocada no terreno preparado.
Recomendações para propagação por estacas:
- A parte aérea é separada da amostra materna com uma faca, esfregada com álcool.
- Um pote volumétrico está sendo preparado.
- A drenagem é apresentada na panela, mistura de solo para palmeiras ou solo de turfa misturado com areia.
- A alça é colocada no chão. As raízes não devem estar completamente no solo.
- Uma panela com um jovem pandanus é coberta em um pacote. É importante que exista uma temperatura de estufa - cerca de 30 graus. Todos os dias, o broto é aberto e arejado.
- Regado a cada 2 dias.
- O enraizamento ocorrerá em 50 a 80 dias.
Remoção de tomadas
Rosetas são formadas em abundância na planta mãe. A coleta ocorre quando a filha tem pelo menos 18 cm de comprimento.
Soquetes em vasos
Soquetes não fazem root imediatamente. É importante suportar 12 a 18 horas, para que as raízes estejam levemente secas. Depois eles são colocados em um pote de terra, como no caso de estacas. Abrigo também é obrigatório.
Sementes
Pandanus também pode ser propagado por sementes. Este método é adequado para o tipo Útil. As sementes são semeadas em um substrato de areia do rio e turfa de cavalo. O plantio é regado e coberto com um filme. Ar e água uma vez a cada 24 horas. Os brotos germinam em um mês. Após mais 40-80 dias, eles podem ser transplantados em recipientes separados.
Um pandanus sempre verde vai decorar um apartamento espaçoso. Mesmo um iniciante irá lidar com o seu cultivo. O cuidado com Pandanus implica simples. O principal é não expô-lo ao sol brilhante, não inundá-lo e não secá-lo, e também alimentá-lo a tempo.