O gengibre é uma planta perene, pertence à família Ginger. São conhecidas mais de 140 espécies, a farmácia mais comum, também conhecida como medicinal ou comum.
Descrição da planta
A flor de gengibre pode ser decorativa e medicinal, que também é usada na culinária. A planta vem de lugares onde o clima tropical prevalece. Portanto, para maior conforto, é necessário fornecer alta umidade e calor.
Gengibre de florescência
Aparência
Ao discutir o gengibre, o que é, eles lembram principalmente sua raiz, semelhante à alcachofra de Jerusalém. Esta é uma planta tuberosa, geralmente chamada de pêra de barro. Muitos nem pensam na aparência de uma planta de gengibre.
Vistas decorativas são flores mais coloridas. O gengibre, usado na medicina e na culinária, não floresce em abundância a ponto de direcionar forças para formar rizomas poderosos. Por causa de sua semelhança, uma planta é comparada aos juncos. Mas seu talo não está coberto de escamas.
Floração
O gengibre floresce na primavera e no verão e, em casa, é uma ocorrência extremamente rara. Com cuidados adequados e condições confortáveis, as flores aparecem no terceiro ano de vida. A cor depende do tipo de representante exótico da flora. Os tons mais comuns:
- marrom;
- amarelo alaranjado;
- vermelhos.
Como é uma planta de gengibre:
- As inflorescências lembram orelhas formadas no topo do caule, a partir de folhas dobradas. Eles podem ser monofônicos ou combinar várias tonalidades;
- A forma das inflorescências é diversa. Eles se parecem com cones, lírios, peônias.
Preste atenção! O período de floração é acompanhado pela propagação de um aroma doce. Pode levar a reações alérgicas. Com o início do tempo frio, a floração termina.
Folhas
As folhas começam a crescer na raiz. Eles são estreitos e alcançam um comprimento de 20 centímetros, enquanto a planta em si pode crescer até dois metros. Nas extremidades, as folhas são pontudas, têm escamas.
Raiz
A raiz da planta está quase na superfície, na camada superior do solo. Um caule subterrâneo coberto de folhas costuma ser confundido com ele. No interior é amarelo e carnudo. O rizoma desenvolve e libera caules do solo. Eles posteriormente formam folhas e inflorescências.
Raiz
A raiz tem um sabor acentuado, em inglês soa como gengibre. A palavra tem um significado diferente - picante, que reflete totalmente a qualidade da planta.
Gengibre: vegetais ou frutas
Muitas vezes surge a pergunta: o que é gengibre, um vegetal ou uma fruta. De fato, não é um nem o outro. Ele tem um rizoma localizado no chão. Portanto, o gengibre não pode ser atribuído a frutas, geralmente crescendo em árvores. Também não pode ser chamado de fruta. Portanto, é geralmente aceito que esta é uma planta herbácea.
De onde vem o gengibre?
A Índia e o Sudeste Asiático são considerados a pátria do gengibre, de onde as flores se espalharam pelo mundo. Na Europa apareceu na Idade Média. Os habitantes da Ásia nos tempos antigos o usavam como tempero e remédio. Na China, usada em cerimônias, acreditava-se que a planta afugenta os maus espíritos.
Variedades e tipos para cultivo
Geralmente, a raiz de gengibre é leve, ligeiramente amarelada. Com o tempo, com armazenamento prolongado, escurece e fica marrom. No corte, é branco e depois fica amarelo. Há uma variedade caracterizada por uma cor avermelhada no corte. Mas essa é sua única característica, não afeta o sabor e a aparência da parte terrestre da planta.
Diferentes variedades diferem na cor das inflorescências. Eles podem ser:
- verde
- roxo
- amarelo com veias azuis.
As flores têm um cheiro diferente:
- uma laranja;
- grama recém-cortada;
- querosene.
A forma e o comprimento do rizoma são outra marca registrada. Existem diferentes hastes subterrâneas:
- parecendo um punho ou uma mão com os dedos abertos;
- redondo e achatado;
- alongado;
- com chifres.
Ginger Zerumbet
O gengibre Zerumbet é uma planta ornamental cujas inflorescências se assemelham a um cone. Suas escamas estão densamente fechadas. A princípio, são verdes, durante a floração ficam vermelhos brilhantes e adquirem uma tonalidade marrom. Neste momento, entre os flocos, você pode encontrar sementes usadas para reprodução.
A planta é popular, pois é considerada despretensiosa. Você pode crescer em casa e em campo aberto.
Ginger Zerumbet
Informações adicionais. Zerumbet tem propriedades úteis: nas flores, há um líquido que pode ser adicionado ao shampoo e à lavagem do cabelo.
Roxo de gengibre
Gengibre roxo também é chamado de Play. Difere do usual por ter um efeito de resfriamento. Portanto, é frequentemente usado na medicina como anestésico e anti-séptico.
A parte da raiz é amarela ou verde. Cresce principalmente na Índia e na Tailândia. No período de primavera-verão, as flores aparecem, elas podem ser brancas ou amarelas. Isso espalha um aroma agradável com uma nota de cânfora. O gengibre roxo é frequentemente adicionado ao óleo essencial, sendo benéfico para:
- dor nas articulações;
- ataques de asma;
- problemas intestinais;
- fadiga, insônia.
Gengibre branco
O gengibre branco também é chamado de bengali. Esta é uma variedade vegetal destinada ao comércio. A raiz é retirada do chão e limpa. Em seguida, é mantido por algum tempo em uma solução fraca de ácido sulfúrico. O objetivo do procedimento é tornar a raiz não tão nítida, que adquire suavidade e um aroma agradável.
Gengibre preto
O gengibre preto também é uma variedade de plantas comercial. Seu outro nome é "Barbados". Depois que as raízes são retiradas do solo, elas são vertidas com água fervente. Graças a esta ação, a raiz adquire um sabor ardente e pungente.
Gengibre rosa
Gengibre em conserva (queima) é vermelho. No corte da raiz fresca, o tom é cinza amarelado. Fica vermelho como resultado da ação do vinagre e do açúcar, com os quais a planta é misturada. Geralmente é servido com pratos de peixe para quebrar o sabor e passar para o próximo produto.
Restaurantes especializados em culinária japonesa sempre usam raiz em conserva ao servir seus pratos. Muitos serviços de entrega usam a planta em seu nome, por exemplo, "Ginger" em Zlatoust, "Ginger Southern" em Krasnaya Polyana.
Ginger Mioga
Mioga - gengibre japonês, é resistente ao gelo. Esta é a única planta da família Ginger que pode sobreviver a temperaturas abaixo de zero. Os habitantes do Japão apreciam os brotos que são usados na comida:
- ensopado, picles, conservar;
- adicione às sopas;
- usado como tempero.
Ginger Mioga
Gengibre medicinal
O gengibre é uma planta conhecida por suas propriedades medicinais. A inflorescência de um representante farmacêutico tropical da flora se assemelha a um caroço, chamado espigão. Na natureza, isso não ocorre. As flores são marrom-roxas ou amarelas. Na medicina, são utilizadas raízes de plantas que são desenterradas após a floração. Depois limpo e seco. Sua cor é branca e amarela, tem um aroma acentuado e um sabor ardente.
Propriedades curativas
O efeito positivo do gengibre no corpo é explicado por sua composição, é até chamado de médico de ouro. Contém óleos essenciais, vitaminas, aminoácidos, substâncias com efeito analgésico e anti-séptico.
O que cura o gengibre:
- tem um efeito laxante e colerético;
- ajuda a combater vermes;
- usado no calor como diaforético;
- estimula a circulação sanguínea;
- trata músculos, dores nas articulações e inflamação.
Também é usado para distúrbios nervosos, que são acompanhados por uma manifestação de agressão. Além disso, ajuda a restaurar a memória, melhora a atenção.
Importante! Ao usar medicamentos baseados na raiz de uma planta, mesmo que seja um óleo essencial, você deve consultar seu médico. Existem contra-indicações para o uso. Não é recomendado para uso durante a gravidez e lactação, bem como em crianças menores de 7 anos de idade.
Aplicação de Culinária
Uma planta em chamas é amplamente utilizada na culinária. A adição de vegetais de raiz aos pratos ajudará a revelar o sabor dos ingredientes restantes, o principal é usar o produto corretamente. Seu uso é possível em formas frescas, secas e em conserva. É adicionado total ou parcialmente. O pó é usado para fazer sopas, molhos, sobremesas.
Preste atenção! O gengibre fresco ralado é melhor adicionado aos pratos de carne e peixe. E faça isso 15 minutos antes de o prato estar pronto.
A massa é feita a partir de vegetais de raiz e adicionada ao amassar. Para preparar o molho, o gengibre deve ser derramado no final. Muitas sobremesas e bebidas não podem ficar sem queimar especiarias.
As bebidas são populares devido não apenas ao sabor original e ao efeito tônico, mas também contribuem para a perda de peso. Para fazer chá com gengibre, é necessário ralar uma colher de chá de raiz e preparar água fervente. O gengibre combina bem com o mel. O principal é lembrar que é adicionado no final quando a bebida esfria à temperatura ambiente. Caso contrário, o mel secretará agentes cancerígenos perigosos para o corpo. Uma fatia de limão é adicionada à bebida final.
Chá de gengibre
Limonada e kvass são feitos de raiz fresca. Você pode fazer uma sobremesa deliciosa, com a adição de frutas secas. Eles precisam ser cozidos adicionando qualquer tempero a gosto, por exemplo, cardamomo, canela, cravo.
Quais frutas secas a escolher depende das preferências:
- maçãs
- passas;
- damascos secos;
- ameixas secas
- datas.
Quando a massa, diluída em água, engrossa, é adicionada uma colher de chá de gengibre. Xarope vai bem com sorvete.
Açafrão e gengibre
Muitas vezes, ao preparar pratos, surge a questão: é o mesmo gengibre e açafrão, são especiarias intercambiáveis. As plantas pertencem à mesma família, para que você possa considerá-las parentes. Eles têm algumas semelhanças com relação à aparência e desenvolvimento. Açafrão também usa uma raiz. Mas o gosto dele não é tão ardente, é mais suave e agradável. Portanto, quando adicionado aos produtos durante o cozimento, você não pode ter medo de estragar o prato. Outra semelhança é o efeito de aquecimento que ambas as plantas têm.
Açafrão contém pigmentos corantes, até a raiz é amarela brilhante no corte. Portanto, é frequentemente usado na culinária para dar a sombra desejada. A cúrcuma também é valorizada na indústria leve e na medicina tradicional. Principalmente, combate infecções bacterianas e virais e é capaz de curar feridas.
Principais diferenças:
- gosto;
- a cor da raiz no corte.
Gengibre crescente em casa
Você pode cultivar gengibre a partir de uma raiz comprada em uma loja. O principal é que é fresco e flexível. Na raiz, os botões são visíveis que ajudarão a aparecer uma nova planta. Para acordar, você precisa colocar o material de plantio na água por algumas horas.
Preste atenção! Se parte da raiz é retirada e um corte é feito, a ferida deve ser tratada. Para isso, o carvão e uma solução fraca de permanganato de potássio são adequados.
A drenagem é colocada na panela, depois no solo preparado. Deve consistir em:
- areia;
- relva;
- húmus.
A raiz é aprofundada em 3 centímetros para que os rins fiquem no topo. É necessário regar a planta em abundância, os brotos aparecerão em 2-3 semanas.
Crescendo em casa
É importante fornecer à flor condições confortáveis:
- pulverize periodicamente para criar alta umidade;
- proteger da luz solar direta;
- água dependendo da temperatura, aumente a frequência da umidade em climas quentes e evite secar o solo;
- depois que as folhas murcharem, remova-as e retire a raiz, descasque e seque, se necessário, armazene a uma temperatura de cerca de 4 graus.
O cuidado depende do objetivo do gengibre. Se adquirido para a floração, como planta ornamental, em casa, você precisa seguir regras simples:
- não remova o rizoma depois que as folhas estiverem murchas;
- raramente regava no inverno, proporcionando paz à planta;
- na primavera, para alimentar e aumentar a rega;
- use uma panela pequena para limitar o crescimento radicular.
O gengibre é uma planta que possui propriedades decorativas e é amplamente utilizada na medicina e na culinária. A flor vem de um clima tropical, pode ser mantida em casa, proporcionando calor e criando alta umidade.