Gaylardia é uma planta herbácea perene, mais frequentemente cultivada em campo aberto. Brilhantes, ardentes flores vermelhas ou gaillardia são a decoração do jardim. É pouco exigente para as condições de cultivo, sobrevive bem no solo, raramente fica doente. Esta é uma planta ideal para jardineiros preguiçosos.
Descrição botânica
No gênero Gaylardia (família Astrov), existem 28 espécies de plantas, entre as quais gramíneas e arbustos anuais, bienais e perenes. O local de nascimento da flor é a América.
Híbrido de Gaylardiya
Na maioria das variedades perenes, o caule atinge uma altura de 1 metro. As folhas são verde-claras, alongadas, flores de cores variadas. Uma parte das pétalas é vermelha (rosa escura) e a segunda é amarela. Nesse caso, a sequência de alternância do padrão depende do tipo. As bordas das pétalas são serrilhadas, o núcleo da flor é marrom, mas seu centro é verde. As pétalas estão dispostas em 2 linhas. A raiz é alongada, o caule é pubescente.
Interessante! Externamente, a flor Gaylardia tem muito em comum com as variedades cultivadas de camomila, mas geralmente não atinge a altura característica desta flor.
Tipos e variedades de gaillardia perenes e anuais: espinhosos e outros
Visualmente difícil de distinguir entre variedades híbridas, perenes e anuais entre si, elas são muito semelhantes. Mas mais de 7 a 9 variedades de Gailardia são perenes, o que simplifica a tarefa de um cultivador iniciante. Essas variedades: gaillardia variedades Lorenziana, gaillardia variedades de flores grandes, Gaillaria lorenziana, variedades goblin, Arizona San, Sunshine, tons, âmbar.
Gaillardia híbrido (Gaillardia hybrida)
Os ancestrais desta espécie são os gaylardia selvagens norte-americanos. É cultivada como uma planta bicolor de dois anos, mas algumas variedades germinam e florescem por 3-4 anos após o plantio. Os brotos atingem uma altura de 1,2 metros, bem e profundamente enraizados. As flores de Gailardia hybrida são vermelho-amarelo brilhante, o caule e as folhas são pubescentes. Floresce no início de julho e floresce até as primeiras geadas de setembro.
Gaillardia bonita (Gaillardia pulchella)
Outro nome - "Krasava", é um anual de tamanho médio, cuja haste se estende até uma altura de 40 a cerca de 60 cm, é resistente, coberto com cotões quase invisíveis. O comprimento das folhas é de 10 a 12 cm e as flores de Gailardia são lindamente pintadas nas cores lilás, amarela e escura, podendo ser simples, felpudas ou semi-duplas. Floresce de julho a setembro.
Lanceolato ou sem corte (Gaillardia lanceolata)
Gaillardia lanceolada é um arbusto pequeno, com até 50 cm de altura, as hastes são retas, as folhas são oblongas, verde claro e com poeira cinza. Os pedúnculos na parte superior são cobertos com um grande número de cotões. A cor das pétalas pode ser diferente, existem arbustos dessa variedade com flores amarelas, vermelhas-amarelas, vermelhas-alaranjadas e roxas.
Gaylardia Arizona Red Shades
Resistente ao inverno, bem tolerante com o calor do verão no mato. A altura das gaillardia do Arizona é em média de 30 a 35 cm, as flores são grandes (12 cm) de vermelho terracota, as folhas são verde-escuras. Floresce em junho e não para de florescer até setembro.
Importante! Esta variedade Gaillardia anual pode ser uma excelente decoração para o parapeito da janela oriental ou para a varanda aberta.
Planta no verão
Gaillardia spinosa
Guillardia spinosa - perene, com até 0,75 m de altura, com brotos verticais dobrados na parte inferior. As folhas são alongadas, pubescentes, as bordas são sólidas ou serrilhadas, a placa da folha é lanceolada ou oval. O diâmetro das flores perenes de gaillardia do acanto é de 10 a 12 cm, as flores centrais são tubulares, na maioria das vezes são amarelas, mas existem tons vermelho, vermelho-amarelo, vermelho puro e outros tons.
Gaylardia Burgundy
O amplo arbusto do Gaillardia burgundi precisa de apoio. Hastes eretas, folhas longo verde escuro, suave. Flores grandes - 12-14 cm de diâmetro, pétalas de uma cor vinho tinto brilhante. Floresce em junho-julho.
Uso em paisagismo e combinação com outras cores
Gailardia, cujo plantio e cuidado a longo prazo são descritos abaixo, é frequentemente usado no projeto paisagístico. A planta parece ótima cercada por margaridas brancas, ásteres e outras flores do jardim. Os arbustos são compactos, não crescem e não interferem com outras plantas no jardim.
Algumas variedades de gaillardia parecem mais flores silvestres do que flores cultivadas, para que possam ser plantadas próximas a essas plantas:
- flores;
- sinos;
- malmequeres;
- acônitos;
- delfínios;
- ervas não florescentes;
- variedades subdimensionadas de girassol.
Os arbustos podem ser plantados em cestas de vime, cercadas com cercas intrincadas, colocadas em caixas de madeira. Variedades de baixo crescimento podem ser plantadas em canteiros de flores (especialmente a variedade Gaillardia de kayold) e em colinas alpinas.
Bairro com outras plantas
Preparação de gailardia perene para plantio em campo aberto
O transplante e o plantio de novas gaillardias adultas em campo aberto são realizados na primavera - por volta de abril ou no outono - no final de setembro. Ao cultivar gaillardia a partir de sementes, quando plantá-lo de uma panela no solo, você pode determinar o número de folhas. Três ou quatro são suficientes para que a planta seja reconhecida como viável e pronta para uma mudança de cenário.
As mudas são plantadas no solo a partir de vasos em agosto-setembro. Na primavera, é melhor não fazê-lo. O local de pouso é limpo de ervas daninhas, desenterrado e fertilizado com uma mistura de fertilizantes.
Em uma parcela de fertilizante, uma área de 1 quadrado. m) saindo:
- 1 balde de composto;
- um punhado de superfosfato;
- 2 punhados de cinza de madeira desgastada.
Importante! Pouco antes do plantio, os gaillardia não são mais fertilizados e regados. Porém, para remover com segurança a planta do recipiente em que está localizada, ela é abundantemente regada e até derramada em água.
Como plantar esta linda flor
Gailardia é plantada no chão de manhã ou à noite após o pôr do sol. Procedimento
- Um buraco é feito no chão, com uma profundidade de 30 a 40 cm, dependendo do tamanho do sistema radicular, se houver poucas raízes, o buraco poderá ser pequeno.
- Encha o buraco com água.
- Fertilizar.
- Aguarde até que a água seja absorvida.
- Plantado no centro do buraco com antecedência no centro da planta retirado anteriormente do vaso.
- Adormecer com a terra.
Importante! Se o arbusto estiver se espalhando, vários pinos podem ser presos nas proximidades e uma planta anexada a eles. Isso salvará os gaillardia de danos durante o vento e a chuva.
Umidade excessiva - reduzindo o número de pedúnculos
Crescendo semeando sementes no chão
As sementes de Gailardia são colhidas depois que a planta desbotou completamente e até secou um pouco. Os botões secos são cuidadosamente cortados com uma tesoura e colocados em um saco de linho. Ele fica em contato com a natureza, mas não sob luz solar direta, e fica nessa posição por uma a duas semanas. Durante esse período, as sementes devem ser secas, amadurecidas e dessecadas das caixas que as mantêm pela raiz.
As sementes são plantadas em caixas em fevereiro e março. O plantio direto no solo é feito no final do outono, mas antes de fortes geadas ou na primavera - no final de abril - maio, assim que a temperatura do ar estiver acima de 15 a 17 graus. O tempo de pouso depende das condições climáticas de uma região específica. Antes da semeadura, o solo é pré-fertilizado com areia e cinza de madeira.
Gailardia é semeada em longos sulcos, aprofundados com um helicóptero ou em buracos. Os primeiros brotos devem aparecer antes de 1,5 a 2 semanas. Após o desembarque, os poços podem ser regados, mas com cuidado, tomando cuidado para que a água não lave as sementes do solo.
Importante! A distância entre os poços com as sementes ou as próprias sementes deve ser de pelo menos 35 cm; caso contrário, você terá que lidar com o desbaste e o transplante de plantas jovens.
Propagação vegetativa
As plantas lenhosas se reproduzem de várias maneiras:
- dividindo o mato;
- estacas;
- estratificação;
- filhos de raiz;
- vacinado.
Gailardia é propagado exclusivamente dividindo o mato ou enraizando o caule.
Dividindo o mato
A maneira mais fácil de propagar gaillardia, dividindo o arbusto adulto em vários arbustos pequenos. Isso permite não apenas obter novas plantas, mas também atualizar as antigas. Um arbusto de tamanho médio pode ser dividido em 3-4 partes. O jardineiro que fez isso no outono receberá vários arbustos crescidos e prontos para a floração na primavera.
Você pode propagar dividindo o arbusto na primavera, mas nesse caso, a planta atualizada e os arbustos jovens podem não florescer. Com este método de reprodução, o principal é não danificar as raízes e manter sua quantidade suficiente para o pleno crescimento da flor. Após o plantio no solo, as plantas jovens são abundantemente regadas.
Estacas
Na primavera (março-abril) são cortadas estacas de 5 a 10 cm de comprimento e, para enraizar as estacas, colocam-nas em um copo de água por 1 dia, após o que as plantam em uma panela com solo fértil ou uma caixa. Esta não é uma maneira muito conveniente e confiável de obter mudas jovens, uma vez que não mais da metade de todas as mudas plantadas no solo cria raízes.
Solo para plantas
Gailardia cresce bem em qualquer solo leve, mas não tolera solos ácidos. Se a terra é muito ácida, a planta é pouco desenvolvida, não floresce, é quase impossível se propagar e enraizar. Além disso, a flor não gosta de solos excessivamente úmidos; portanto, os arbustos são plantados longe das plantas que amam a umidade e precisam de rega abundante e regular.
Qualquer solo é adequado, mas é melhor tomar a terra para plantar na floresta ou despejar um pouco de solo preto no buraco.
Seleção do site
Gailardia é plantada em áreas bem iluminadas e livres de ervas daninhas. A luz é um requisito essencial, tendo cumprido o que você pode contar com abundante floração e crescimento. Os arbustos não devem ser obscurecidos por outras plantas, caso contrário a Gaillaria, cujo plantio e cuidados devem ser realizados corretamente, morrerá.
O melhor de tudo é que a gaillardia, cuja flor pode ser usada para criar um lindo buquê, fica nas colinas. Se não houver oportunidade de plantá-lo em uma colina, uma drenagem é colocada em cada buraco antes de plantar uma flor lá. Isso protegerá a planta dos efeitos negativos de grandes quantidades de umidade.
Frequência de rega e requisitos de qualidade da água
As plantas jovens geralmente são regadas - mesmo uma vez por dia, se o verão estiver seco. Cerca de 1,5-2 litros de água são derramados sob um arbusto. Regado à noite ou de manhã cedo antes do nascer do sol. A água é retirada do barril, onde deve ser deixada em repouso por 1-2 dias. É melhor evitar a água fria da torneira. A água da chuva também é adequada para irrigação.
Importante! Despeje diretamente no buraco sob a raiz. Para fazer isso, use uma caneca ou jarra comum; é melhor não usar um regador, pois a água não deve cair nas folhas.
Preparações de inverno
No final de setembro, toda a parte aérea da planta é cortada até a raiz, deixando colunas com mais de 3 a 5 cm de altura.A poda ajuda a prolongar a vida do arbusto, após o qual a gailardia floresce mais abundantemente, os brotos que apareceram no ano seguinte após o procedimento são maiores em diâmetro, mais brilhantes, como o todo arbusto como um todo.
Gaylardiya tolera bem o inverno. Porém, as perenes jovens antes do frio intenso precisam ser cobertas com patas de coníferas, matagal, turfa, feno ou palha, materiais de revestimento não tecido que possam manter a temperatura do ar necessária para a planta.
Doenças e Pragas Anuais de Gaillardia
Gaylardia está frequentemente doente. Cuidados inadequados contribuem para o desenvolvimento de doenças e o aparecimento de pragas - plantando na sombra, rega abundante e prematura. O pior de tudo são as plantas nos verões chuvosos e frios.
Mosca branca
Na maioria das vezes, a gaillardia deve ser tratada para essas doenças:
- Podridão cinzenta. As folhas inferiores escurecem, dobram em um tubo e secam. Se esse sintoma desagradável da doença for deixado sem vigilância, a parte superior do mato e os brotos são igualmente esperados. Eventualmente, a gaillardia morrerá. Inseticidas são usados para combater a podridão cinzenta. Partes danificadas das plantas são removidas regularmente.
- Ferrugem branca. O principal sintoma da doença é um revestimento branco nas folhas. Ele pode aparecer nos dois lados primeiro na forma de uma pequena mancha, mas gradualmente se espalha por toda a folha, mudando a cor para marrom. A princípio, parece bolor, mas à medida que a doença se espalha, o bolor assume a forma de algodão.
- Oídio As folhas são cobertas com uma placa branca semelhante a farinha. A razão para o desenvolvimento da doença é a rega frequente e a presença de um grande número de ervas daninhas no local.
Eles combatem doenças pulverizando flores com fungicidas como o Topázio. "Strobi", "Maxim". Jardineiros experientes também recomendam o uso de vários agentes biológicos, como "Abiga Peak", "Alirin B".
Pulgões
Plantas enfraquecidas são freqüentemente afetadas por pulgões e moscas-brancas. A solução de urtiga ajuda a lidar com os pulgões; as plantas infectadas são pulverizadas com eles cerca de 1-2 vezes por semana. As moscas brancas ajudam a se livrar de Tanrek ou Fitoferm.
Gaylardia é uma bela planta com flores, que pode ser encontrada em residências particulares e nas estradas. Cresce rapidamente, propaga-se bem, inclusive sementes, e agrada com flores longas e abundantes, de julho a final de setembro. Se a gaillardia for tratada adequadamente, ela quase não estará doente e os fungicidas a protegerão de maneira confiável de pulgões e outras pragas. Gailardia de florescência - decoração de qualquer jardim.