Nephrolepis

Pin
Send
Share
Send

Foto de nefrolepis em uma panela

Nephrolepis (Nephrolepis) - uma planta antiga, herbácea e perene das samambaias dos géneros, amplamente cultivada na floricultura de interior da primeira metade do século XIX, como uma cultura folhosa decorativa. O local de nascimento dos nefrolépticos são os trópicos e subtropicais úmidos do sul da Ásia. Está crescendo ativamente ao longo do ano, pode dobrar o volume de massa verde durante o ano, praticamente sem período de dormência.

Possui um sistema radicular bem desenvolvido, sobre o qual é formada uma poderosa roseta de folhas de peciolato curtas, pinadas e complexas, com até 70 cm de comprimento.Vários tipos de samambaia nephrolepis têm diferentes graus e formas de dissecção de segmentos de lâminas foliares e uma altura de 50 cm a um metro ou mais.

Crescendo rápido. Em um ano, pode aumentar em 2-3 vezes.
Nephrolepis não floresce.
Planta fácil de cultivar
Planta perene

Propriedades úteis dos nefrolépticos

A samambaia de Nefrolepis é valorizada por sua bela aparência e efeito benéfico no microclima de instalações residenciais e industriais:

  • absorve formaldeídos, tolueno, que liberam materiais poliméricos no acabamento;
  • prejudicial aos micróbios, possui propriedades fitonidas e antibacterianas;
  • aumenta a imunidade e o desempenho humano, normaliza o estado psicológico e o nível de pressão arterial;
  • reduz o nível de ruído;
  • aumenta a umidade do ar.

As pessoas acreditam que os nefrolepis têm um tremendo poder, capaz de harmonizar a energia do mundo externo e o estado interno de uma pessoa, extingue a energia negativa. Desperta as forças latentes do corpo, estimula a divulgação de habilidades, melhora as relações familiares.

Características dos cuidados com nefrolépicos em casa. Brevemente

TemperaturaO nível ideal é de +18 a + 25 ° С sem correntes de ar.
Humidade do arPrefere umidade de 60% e acima.
IluminaçãoEle tolera sombreamento fraco, mas com uma falta significativa de luz perde sua atratividade.
RegaÉ necessário manter a umidade moderada do solo, ajustando a quantidade de rega, dependendo da estação.
SoloPara nefrolepis, ele deve ter uma reação neutra ou ligeiramente ácida e uma estrutura leve e frouxa.
Fertilizantes e fertilizantesDurante o período de crescimento ativo, eles se alimentam pelo menos duas semanas depois.
TransplanteÉ difícil tolerar, mas precisa de pelo menos menos de 2-3 anos depois.
ReproduçãoNephrolepis é propagado em casa com mais frequência, dividindo o mato, enraizando os brotos, menos frequentemente por tubérculos e esporos.
Recursos crescentesAs samambaias são colocadas em vasos bem fixos, em suportes e prateleiras estáveis. No verão, eles tomam ar fresco em locais sombreados.

Nefrolepis: atendimento domiciliar. Em detalhe

Para que a planta sempre tenha uma aparência saudável, você precisa fazer alguns esforços.

Floração

Muitas espécies de samambaia são conhecidas, todas elas se reproduzem por esporos e nenhuma delas floresce.

Uma flor de samambaia que floresce por um instante uma vez por ano é uma lenda popular bonita.

Modo de temperatura

A planta se sente bem em uma ampla faixa de temperatura, mas você não deve permitir uma redução abaixo de + 12 ° C, para não provocar o desenvolvimento de doenças.

A temperatura de + 25 ° C a + 30 ° C é bastante favorável ao desenvolvimento com umidade ideal. Realize regularmente a aeração.

Pulverização

As condições ideais sob as quais os nefrolépios caseiros têm uma aparência atraente são calor e alta umidade. A pulverização permite não apenas manter a umidade, mas também limpa a poeira e melhora a respiração. Em clima quente, o procedimento é quase diariamente. Em baixas temperaturas do ar, a pulverização é reduzida.

Nephrolepis Lighting

Diferentes tipos impõem certos requisitos às condições de iluminação. Para os nefrolépios em casa, um leve sombreamento é melhor que o sol quando folhas podem ser danificadas.

Os locais mais favoráveis ​​para os nefrolépticos estão nas profundezas de salas bem iluminadas, do lado das janelas, nos peitoris das janelas ao norte.

No inverno, com falta de luz natural, os vasos são reorganizados mais perto das janelas ou usam luz artificial adicional.

É aconselhável virar o pote periodicamente em direção à luz em lados diferentes para formar um arbusto uniforme.

Molhar Nephrolepis

É necessário manter constantemente o solo úmido. Nefrolepis samambaia em condições de ambiente é regada sob a raiz, despejada de água em uma panela ou colocar uma panela nela.

Ao mesmo tempo, a umidade do solo e as condições do poço são monitoradas constantemente, evitando o excesso de água. O número de irrigações varia de 2 a 3 vezes por semana em clima quente, até 1 vez - em clima frio.

A rega e a pulverização de samambaias com água fria e não sedimentada não são permitidas.

Nephrolepis Hygiene

Cuidar de nefrolepis em casa envolve a pulverização periódica sob o chuveiro de todo o arbusto, impedindo a entrada de água na panela. O procedimento permite limpar as folhas de poeira, melhorar a respiração, saturar os brotos com a umidade.

Pote de Nephrolepis

O pote é melhor escolher largo, mas não muito profundo, já que o sistema radicular tem uma ocorrência superficial. O tamanho do contêiner deve corresponder ao volume do sistema raiz. Um pré-requisito é a presença de um orifício de drenagem.

Panelas de plástico retêm melhor a umidade, enquanto panelas de cerâmica melhoram a troca de ar. Ambos são adequados para o cultivo de samambaias.

Solo de Nephrolepis

Solos leves e soltos com pH de 5,0-6,0 (neutro) são os preferidos, proporcionando bom metabolismo do ar e da água. Para a composição do solo, turfa, jardim e terra de coníferas podem ser misturados em partes iguais. Ou pegue terra decídua, areia e turfa na proporção de 4: 1: 1.

Turfa pura também é adequada. Para 1 kg de substrato, recomenda-se adicionar 5 g de farinha de osso e um pouco de carvão.

Fertilizantes e fertilizantes

Como cobertura, use soluções de fertilizantes orgânicos ou minerais para plantas decíduas ornamentais em baixas concentrações (2,0 - 2,5 g por 1 litro de água). Eles se alimentam do início da primavera ao outono em 12 a 14 dias. Entre dezembro e fevereiro, a cobertura não é recomendada.

Transplante de nefrolepis

A fim de desenvolver o sistema radicular e melhorar a nutrição, plantas jovens são transplantadas anualmente, adultos - após 2 - 3 anos. É melhor realizar o trabalho no início da primavera, mas se a condição da planta piorar, você poderá transplantá-la em outro período.

O volume da capacidade é aumentado proporcionalmente ao crescimento do sistema radicular. O nefrolépio caseiro reage dolorosamente ao transplante e pode perder várias folhas.

Ao plantar no solo, o pescoço da raiz não é enterrado.

Poda

A planta é inspecionada regularmente, danificada, seca e mostrando sinais de folhas e brotos de doenças são removidos.

Se estiver de férias

Nephrolepis durará duas ou até três semanas sem cuidados diários, se a preparação for realizada corretamente. Uma samambaia bem regada é colocada em uma bandeja com argila expandida úmida e também é derramada na superfície do solo. Deixe a panela em um local claro, sem acesso ao sol. Para não criar situações estressantes para a planta, é melhor levar vizinhos ou amigos aos cuidados.

Nephrolepis crescente a partir de esporos

A propagação de esporos é um processo demorado que é mais frequentemente usado no trabalho de criação. Os esporos são raspados da parte inferior da folha e secos. O miniteplice está organizado da seguinte maneira:

  • um tijolo é colocado em um recipiente de tamanho adequado;
  • turfa molhada é derramada sobre o tijolo;
  • água destilada (cerca de 5 cm) é vertida no recipiente;
  • esporos de porcas;
  • cubra com vidro ou filme.

Antes da germinação, eles são mantidos a uma umidade e temperatura favoráveis ​​não inferiores a + 20 ° C, mantendo constantemente o nível da água. Mudas transplantadas que atingiram uma altura de 5 cm.

Propagação de nefrolepis por rebentos

Brotos sem folhas são usados ​​para enraizar. Um pote de terra é colocado próximo ao arbusto-mãe. Um broto sem folhas e pubescente é trazido a ele, preso ao chão e pressionado com um grampo de cabelo ou arame. Eles monitoram a umidade do solo até que as mudas se enraízem e cresçam, e depois cortam a brotação do arbusto adulto.

Propagação de nefrolépios por divisão do mato

O rizoma coberto de vegetação é cuidadosamente dividido em partes, deixando um ponto de crescimento para cada uma. Para o enxerto, a parte separada é plantada em um recipiente preparado, um abrigo é feito de polietileno. Eles são mantidos em um local quente e claro até que as mudas comecem a crescer.

Para nefrolépios cardíacos, é adequado um método para propagar tubérculos. Tubérculos jovens ou estolões são cobertos com numerosas escamas brancas ou prateadas e germinam rapidamente após o plantio.

Doenças e Pragas

A violação das condições de cultivo, a rega, a temperatura, a iluminação afeta imediatamente a condição da samambaia e pode levar à sua morte:

  • Folhas ou pontas das folhas nephrolepis secar - umidade insuficiente do ar e do solo.
  • Folhas nephrolepis torcer e cair com danos aos pulgões, rega insuficiente e baixa temperatura.
  • As bases das folhas ficam amarelas e morrem com uma doença do sistema radicular ou alta temperatura.
  • Manchas marrons nas extremidades das folhas nefrolepis é uma consequência da antracnose causada por excesso de umidade ou baixa temperatura, quando afetada por insetos escamados.
  • Fica amarelo e redefine segmentos com envelhecimento natural, rega excessiva ou presença de pragas.
  • Nephrolepis empalideceu e não cresceu - deficiências nutricionais, baixo volume do solo ou doença dos nematóides radiculares.
  • As folhas ficam desbotadas e letárgicas. - excesso de luz solar.

A samambaia é danificada por tolos brancos, mealybug de raiz mealy, ácaro, pulgões, tripes.

Tipos de nefrolépticos domésticos com fotos e nomes

Nephrolepis elevado (Nephrolepis exaltata)

Possui uma roseta de folhas longas (70 cm ou mais), grandes e de folhas curtas. Segmentos, como as próprias folhas, têm uma forma lanceolada e emplumada. A cor é verde claro. A estrutura das folhas é pinada, elas são curvas para o fundo. As folhas estão enrugadas, serrilhadas. As bordas dos segmentos são cobertas por duas fileiras de porcas arredondadas, nas quais os esporos amadurecem. Do rizoma crescem brotos longos e escamosos que não têm folhas, capazes de enraizar. Precisa de boa iluminação.

A espécie é o ancestral de variedades com folhas de várias formas complexas:

Boston

Tem vayi mais curto, mais largo e ereto. Variedade anã. Segmentos de até 7 cm de comprimento e mais de 1 cm de largura. Folhas fortemente dissecadas, onduladas nas bordas.

Teddy Junior

A variedade é distinguida por folhas onduladas e exuberantes de forma complexa. Variedade decorativa muito bonita.

Rooseveltin

Uma planta adulta tem largura, não muito tempo vai, os segmentos são direcionados em lados diferentes.

Nephrolepis do coração (Nephrolepis cordifolia)

Possui um arranjo denso de segmentos que se sobrepõem e possuem uma vedação característica. As folhas praticamente não dobram, olham verticalmente para cima e têm uma forma arredondada. Os estolões subterrâneos têm crescimentos tuberosos que armazenam água e são usados ​​para reprodução. Ele tolera ar interno seco e sombreamento fraco.

Agora lendo:

  • Philodendron - atendimento domiciliar, espécies com fotos e nomes
  • Katarantus - plantio, cultivo e cuidados em casa, foto
  • Aeschinanthus - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Maranta - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Clerodendrum - cuidados domiciliares, reprodução, foto de espécie

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Boston fern care - Nephrolepis exaltata care (Novembro 2024).