Stephanotis (Stephanotis) - sempre-verde liana de florescência bonita da família Dovnovnye. Planta perene apareceu na ilha de Madagascar. Na natureza, encontrado nas florestas tropicais da China, Malásia. Stefanotis cresce rapidamente, a cada ano aumentando em 60 cm o comprimento dos brotos encaracolados. Na natureza, eles podem atingir 6 m, em casa não crescem mais de 1 m. A planta floresce em maio e inflorescências brancas como a de um guarda-chuva destacam-se contra o fundo de folhas de couro verde escuro durante todo o verão. flores Às vezes, a floração é repetida em setembro.
O tubo de estame da flor é coroado como uma coroa com 5 pétalas. Cada um deles se assemelha à orelha de um porco. Comparação com o animal deu o nome principal da flor. A palavra stefanotis tem raízes gregas e se traduz como "coroa de orelhas". O aroma delicado e a forma de estrela das flores lembram jasmim. Associações e origem da planta influenciaram o surgimento de outro nome para o stefanotis - jasmim Madagascar.
Taxa média de crescimento, até 60 cm por ano. | |
Floresce do final da primavera ao início do outono, contra o fundo de folhas de couro verde-escuro, destacando-se as inflorescências de flores brancas como guarda-chuva | |
A planta é cultivada com pouca dificuldade. | |
Planta perene. |
Sinais se stefanotis está em casa
Foto de Stefanotis no interiorStefanotis é uma planta que causa sinais conflitantes. Acredita-se que se na casa onde a menina mora, colocar uma flor, ela nunca se casará. Ao mesmo tempo, muitas noivas, andando pelo corredor, decoram o penteado com stephanotis e o incluem em seu elegante buquê. Alivia a tensão interna, melhora a situação na casa, trazendo paz e harmonia para ela. Uma flor perfumada evoca emoções positivas, torna as pessoas fechadas mais abertas.
Características de crescer em casa. Brevemente
Manter o stefanotis em casa nem sempre é fácil, mas você precisa tentar tornar a planta confortável em casa. As condições ideais de existência são:
Temperatura | No inverno, + 14 - 16 ° C, no verão - + 16 - 25 ° C. |
Humidade do ar | Alta; no verão eles pulverizam até 4 vezes por semana, coloque em uma panela com pedras umedecidas. |
Iluminação | Um local bem iluminado, idealmente na janela leste; com brilhantes raios diretos do sol eles sombream; na janela norte, acenda a luz de fundo. |
Rega | No verão - até 3 vezes em 7 dias e no inverno - uma vez em 1, 5 semanas; use a água morna estabelecida. |
Solo | Solo universal para flores ou eles mesmos são preparados a partir de relva, areia, turfa (1 parte cada) e 2 partes de solo frondoso. |
Fertilizantes e fertilizantes | Desde o início de março, até 3 vezes por mês, é usado o fertilizante mineral líquido para flores domésticas, diluído 2 vezes. |
Transplante | Plantas jovens (até 2 anos) são transplantadas 2 vezes durante o ano; adultos - de 2 a 5 anos - todos os anos na primavera; nas plantas mais velhas, apenas a camada superficial do solo é alterada. |
Reprodução | Semeando ou enraizando estacas apicais laterais do ano passado. |
Ao decidir obter uma flor, é preciso levar em consideração as peculiaridades do cultivo de stefanotis. Para causar floração abundante, no inverno, quando novos brotos são colocados, a planta é colocada em um local fresco e raramente regada. Na primavera, a temperatura do conteúdo aumenta gradualmente. A sala é ventilada regularmente, mas mantenha-se afastado de correntes de ar.
A flor é cultivada em um suporte confiável ou como uma planta ampel em uma cesta pendurada. O corte de brotos fracos é realizado regularmente, os ramos laterais alongados são encurtados em 1/3. Após a formação dos brotos, a planta é tratada com cuidado especial, não reorganize-o, caso contrário os brotos cairão.
Cuidar de stefanotis em casa. Em detalhe
Não é fácil cultivar uma flor stefanotis em casa. Uma planta tropical plantada em uma panela está tentando se adaptar ao ar seco e a condições de pouca luz na sala. Isso nem sempre é bem sucedido. O florista deve conhecer as preferências da flor e criar condições ideais para ela, para que se mostre em toda a sua glória.
Floração
O florescimento de stephanotis é um fenômeno contínuo. Se a planta passou o inverno em uma sala fria, a rega foi moderada, pode florescer por um longo tempo, espalhando um aroma agradável por todo o apartamento. Normalmente, o stefanotis caseiro floresce em maio e floresce durante o verão. Com bom atendimento, uma segunda onda de floração é observada em setembro.
Estreladas pequenas flores formando inflorescências de guarda-chuva podem ser brancas, creme, violeta, amarelo. Corolas de cinco pétalas em forma de funil causam uma semelhança com flores de jasmim. Floresce apenas quando suas raízes cobrem completamente a forragem de terra, em um recipiente espaçoso que a planta pode não florescer.
Modo de temperatura
Observar o regime de temperatura é importante para o bem-estar da planta e seu florescimento. No inverno, o stefanotis em casa é mantido a uma temperatura de + 14 - 16 ° C. Neste momento, novos botões de flores são colocados; se a temperatura for mais alta, a floração poderá não ocorrer.
O jasmim interno é separado das baterias ou são instalados protetores térmicos. No verão, a planta é confortável a + 16 - 25 ° C, ele não gosta de superaquecer. Em dias quentes e durante a estação de aquecimento, é importante monitorar a umidade na sala. Ela deve ser alta.
A planta é protegida contra correntes de ar e uma forte queda de temperatura.
Pulverização
Stephanotis em casa não tolera baixa umidade. A pulverização ajuda a planta a sobreviver no calor. No verão, a flor é pulverizada até 4 vezes por semana. Você pode alternar a pulverização da planta e o espaço ao seu redor durante o dia.
Um vaso de flores é colocado em uma panela com pedras umedecidas. Use umidificadores. Um jarro aberto de água é colocado próximo à planta. No inverno, você pode fazer sem pulverizar ou gastá-lo com menos frequência.
Iluminação
Para que os stephanotis floresçam e se sintam bem, o atendimento domiciliar recomenda prestar muita atenção à iluminação da sala. Uma planta tropical adora iluminação difusa. A falta de luz afeta sua aparência, crescimento e floração. Nas janelas voltadas para o norte, a liana receberá pouca luz.
Para compensar sua falha, você precisa de uma luz de fundo. No lado sul, a flor terá que ser sombreada para protegê-la da luz solar agressiva. A planta receberá a quantidade ideal de luz em uma janela voltada para o leste ou oeste. No tempo nublado, no inverno e no outono, vale a pena incluir os fitolamps.
Rega
A planta é higrófila, mas a rega deve ser moderada. Na primavera e no verão, é regada até 3 vezes por semana, no outono e inverno - 1 vez em 1, 5 semanas. Entre a rega, a camada superior do substrato deve secar um pouco. O excesso de umidade levará à podridão das raízes, a morte da flor. Por falta, as folhas começam a secar, as pragas aparecerão.
Stefanotis é exigente em qualidade da água. Como outras plantas, prefere água morna bem defendida. Mas você não pode regá-lo com água fresca o tempo todo: inibe o crescimento, diminui o tom da planta, o que afeta imediatamente sua aparência. Portanto, uma vez por mês, a água para irrigação é acidificada com ácido cítrico ou suco (0, 2 g ou 3-5 gotas por litro de água).
Pote
Quando a liana é propagada, os brotos enraizados são plantados em vasos pequenos, cujo diâmetro é de 5 cm e, no futuro, o vaso é selecionado, dado o tamanho da flor. O diâmetro de cada nova panela é aumentado em cerca de 2 cm em comparação com o diâmetro da anterior.
As plantas adultas são plantadas em vasos com um diâmetro de 15 a 20 cm. Ao comprar um vaso para stephanotis, devemos lembrar que em um vaso muito espaçoso a planta pode não florescer.
Deve haver um orifício de drenagem no fundo da panela.
Solo
O solo do stefanotis pode ser comprado ou fabricado por você mesmo. O principal é o solo deve ser úmido e respirável. Um importante indicador da qualidade do solo é sua friabilidade, acidez neutra ou fraca.
Para preparar a mistura do solo, tome solo de grama, decíduo e húmus em partes iguais. A mistura é melhorada com areia ou perlita, musgo triturado, pedaços de tijolo são adicionados.
Fertilizantes e fertilizantes
A fertilização e a fertilização são úteis para o crescimento e a floração das plantas. Eles começam a se alimentar desde o início de março, quando o período de descanso termina. Até três vezes por mês use fertilizante líquido universal para plantas com flores em casa, diluído 2 vezes.
Quando os primeiros brotos aparecem, a dose de fertilizantes nitrogenados é reduzida, enquanto os fertilizantes de potássio e fósforo aumentam.
Stefanotis é alimentado até meados de outubro, após o que ele começa a se preparar para a hibernação.
Transplante
O transplante de Stefanotis é realizado regularmente. A frequência dos transplantes depende da idade da flor. Plantas jovens - até 2 anos de idade - são transplantadas duas vezes por ano; adultos - todos os anos. Um caso com mais de 5 anos não é transplantado, apenas o solo superficial é substituído. Ao transplantar, eles tentam não danificar o caroço de terra.
Portanto, para proteger a planta do estresse adicional, ela é cuidadosamente transferida para uma nova panela. Se as raízes forem danificadas acidentalmente, reduza a quantidade de rega e um estimulante de raiz será adicionado à água. As flores danificadas são pulverizadas com mais frequência. Uma planta transplantada com novo solo recebe um suprimento de nutrientes, que serão consumidos em 2 a 3 semanas.
Neste momento, a alimentação não é realizada; Stefanotis não é transplantado durante a floração. O suco da planta causa alergias, então você precisa trabalhar com cuidado, usando luvas.
Poda
No início da primavera, quando o período de latência termina, a poda é realizada. A poda ajuda a rejuvenescer a planta, mudar sua forma, manter seu efeito decorativo. O caule principal não é perturbado, apenas os rebentos laterais são cortados - 1/3 do seu comprimento.
Se você não calcular e aparar mais, vai doer por muito tempo. Ramos fracos e alongados são removidos. Se a poda for feita qualitativamente, inflorescências exuberantes aparecerão nos brotos atualizados.
Decoração Stephanotis
Stefanotis é uma videira lindamente florescente. No ambiente natural, uma planta se desenvolve completamente somente quando seus longos brotos se estendem para cima, rastejando para vizinhos poderosos - árvores, arbustos. Trancando com confiança as plantas próximas, o stefanotis se sente bem, o que é confirmado por brotos frondosos e floração exuberante. Se não houver apoio por perto, os brotos caem sem vida, ficam amarelos e morrem.
Depois de comprar uma planta, o cultivador de flores deve cuidar de um suporte vertical estável, ao longo do qual tenderá para cima. A opção mais aceitável é uma armação lindamente curva, feita de arame ou uma haste de metal fina. É bom se o suporte for alto e tridimensional.
O design é colocado em um recipiente com uma flor, aprofundado o máximo possível, para que fique firme. Então, ordenadamente e lindamente, eles se envolvem em torno da videira, organizando os brotos ao seu gosto. Ao tocar com a forma de um suporte, você pode criar composições florais decorativas, especialmente interessantes durante o florescimento da planta.
Período de descanso
Em stephanotis, o período de descanso dura de meados de novembro a meados de fevereiro. A planta neste momento é mantida a + 14 - 16 ° C e umidade moderada para se preparar para uma boa floração.
A cobertura de meados de outubro é suspensa para não drenar a flor. Na segunda quinzena de fevereiro, a alimentação é gradualmente retomada, a planta está gradualmente acostumada à luz e ao calor mais intensos.
Reprodução
A reprodução de stefanotis em condições ambientes é realizada pelo método vegetativo (estacas) e semeadura.
Stefanotis crescente a partir de sementes
Talvez, se você compra sementes em uma loja, elas raramente amadurecem em casa.
- Após o processamento em uma solução de permanganato de potássio, as sementes são semeadas em uma mistura de areia e turfa a uma profundidade de 1 cm.
- Água de um frasco de spray.
- Polvilhe com o solo e deixe em vidro a + 21 ° C para germinar.
- Após 14 dias, quando brotos amigáveis aparecem, o vidro é removido.
- Quando 2 folhas verdadeiras aparecem, as plantas são transplantadas para vasos separados.
Propagação de stefanotis por estacas
Eles são usados com mais frequência, porque esse método não é apenas eficaz, mas também rápido.
- Para fazer o enraizamento, use estacas apicais com 3 a 4 folhas.
- Depois de manter por várias horas em uma solução do estimulador a formação das raízes, o pedúnculo é colocado em uma mistura de areia e turfa, aprofundando em 2 cm.
- A muda é coberta com um filme ou um copo de plástico, fazendo vários furos para que a planta "respire".
- Após cerca de 30 dias, as raízes aparecerão.
- Alguns dias depois, quando as estacas se enraízam, são plantadas no chão.
- Enquanto a planta cria raízes, é mantida em um local sombreado.
Stefanotis é sempre propagado no início da primavera, independentemente do método escolhido. Quando propagada por estacas, será possível preservar as características varietais da planta.
Doenças e Pragas
Com cuidado, a planta cresce saudável, mas às vezes doenças e pragas caem no stefanotis. Isso é notado em sintomas externos que estragam a aparência da planta:
- pétalas e botões desmoronar - pouca luz, gotículas de água ao pulverizar, secar o solo, mover a panela durante a floração (mudar para um local iluminado; cuidadosamente regar e pulverizar; despeje bastante água; não mude a posição da panela durante a floração);
- folhas murchar e escurecer - a planta está fria (reorganize em um local quente);
- crescendo lentamente - falta de nutrientes (ração);
- folhas stefanotis fica amarelo - regar com água dura, pouca luz, frio para a planta, estagnação de umidade na panela (água para irrigação para defender, adicionar 0,2 g de ácido cítrico ou 3-5 gotas de suco de limão em 0,5 l de água; reorganizar em um local quente e brilhante; fazer alguns plantas de drenagem no fundo da panela);
- botões de flores torção - rega insuficiente (regue abundantemente, depois ajuste a rega);
- amarelo-manchas marrons nas folhas - excesso de luz brilhante (sombreie os raios do meio-dia ou reorganize-o em um local menos iluminado);
- manchas pálidas nas folhas - pouca luz (reorganize em um local mais claro);
Muitos jardineiros se preocupam com stefanotis. não floresce. Isso pode ser devido a vários motivos:
- período de descanso indevidamente organizado - no inverno estava quente, muita luz, a flor era alimentada e abundantemente ou frequentemente regada;
- flores e brotos são jogados fora - durante a floração, os stephanotis foram rearranjados, voltados para a luz do outro lado;
- floração deficiente - pouca luz ou nutrientes;
- transplante durante a floração - duplo estresse para a planta;
- panela espaçosa - para a floração, as raízes devem cobrir completamente um pedaço de terra.
Pragas incluem pulgões, ácaros, insetos, cochonilhas. A planta afetada é tratada com um inseticida.
Tipos de stephanotis domésticos com fotos e nomes
15 espécies são conhecidas. Apenas uma espécie é totalmente cultivada - o stefanotis floresce abundantemente.
Stephanotis floração (Stephanotis floribunda)
Também chamada de flor encerada. Videira perene crescendo até 5 metros ou mais. Grande (pode atingir o tamanho de uma palma humana). as folhas densas e brilhantes são de cor verde. Floresce exuberantemente com flores tubulares brancas ou creme perfumadas. Corollas consistem em 5 pétalas, podem atingir 5 cm de diâmetro. As flores são reunidas em cachos soltos. Em uma sessão, até 7 botões podem crescer.
Stephanotis floração abundante variegada (Stephanotis floribunda variegada)
Uma variedade de stefanotis floresce abundantemente. As pontas das folhas verdes são lisas. Pontos e listras verdes, amarelos e brancos claros destacam-se contra o fundo verde da placa da folha.
Stefanotis ainda é raramente encontrado em apartamentos: ao escolher uma planta, os cultivadores de flores são contidos por seu caráter caprichoso. Mas todas as dificuldades de cultivo e tarefas serão recompensadas com flores luxuosas e aroma sofisticado de um hóspede dos trópicos.
Agora lendo:
- Jasmine - crescer e cuidar de casa, foto
- Kolumneya - atendimento domiciliar, reprodução, foto
- Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Coleus - plantio e cuidados em casa, espécies e variedades fotográficas
- Hoya - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas