Orchid Dendrobium - cuidados e reprodução em casa, foto

Pin
Send
Share
Send

Dendrobium (Dendrobium) - despretensiosa, bela orquídea com flores. Espécies epífitas com folhas lanceoladas e flores grandes e espetaculares de uma ampla variedade de cores. Apesar da grande variedade de espécies, todas elas têm uma coisa em comum - a base tubular das flores.

Dependendo da espécie, a altura da planta pode variar de 20 a 30 cm a 1 metro. Homeland orquídea dendrobium úmida floresta tropical da Tailândia, Malásia e Sri Lanka.

Veja também como cultivar orquídeas como vanda e paphiopedilum.

A taxa de crescimento é alta. Todos os anos, um novo pseudobulbo cresce para 70 cm.
Floresce no verão com os devidos cuidados.
A planta é fácil de cultivar. Uma das orquídeas mais fáceis de cultivar.
É uma planta perene.

Dendrobium: atendimento domiciliar. Brevemente

O dendrobium das orquídeas em casa exige uma adesão estrita às regras de cuidados:

Modo de temperaturaNo verão de 15-30 °, no inverno de 15-20 °.
Humidade do arA criação de condições especiais não requer.
IluminaçãoRequer muita luz do sol.
RegaSubstrato solto especial para orquídeas à base de casca.
Solo para dendrobium de orquídeasSolo leve, permeável e nutritivo.
Fertilizantes e fertilizantesDurante o período de crescimento intensivo, fertilizantes especiais para orquídeas.
Transplante de orquídeaÀ medida que cresce, na primavera.
Reprodução de DendrobiumDividindo plantas crescidas. Estacas e crianças.
Características do cultivo de orquídeasPara reservar botões de flores, é necessária uma diferença entre as temperaturas diurna e noturna.

Cuidar de dendrobium em casa. Em detalhe

Cuidar de um dendrobium de orquídea em casa não pode ser chamado de complicado, mas ainda tem vários recursos.

Dendrobium de orquídea com floração

Dendrobium floresce após um curto período de dormência. Os pedúnculos aparecem apenas em lâmpadas com 2-3 anos de idade. A duração total do período de floração é de 2-3 semanas. O número de cores depende diretamente da temperatura e intensidade da luz durante o período de descanso.

Após a floração, os bulbos antigos não são cortados. Eles devem secar naturalmente. Nesse caso, os nutrientes acumulados neles absorvem os demais brotos.

Novas variedades de dendrobiums podem florescer sem um período inativo. O processo de envelhecimento e a formação de bulbos neles continua no inverno. O principal é fornecer à planta a iluminação necessária.

Modo de temperatura

O dendrobium de orquídea em casa se desenvolve bem em temperatura ambiente comum. Ao mesmo tempo, é desejável que ela forneça uma diferença entre a temperatura diurna e noturna. A baixa temperatura durante a noite promove o amadurecimento dos brotos e a colocação de botões de flores.

Pulverização

Todas as variedades modernas de dendrobiums são perfeitamente adaptadas ao nível habitual de umidade das instalações residenciais. Portanto, não é necessário pulverizá-los.

Iluminação

A planta de orquídea dendrobium em casa requer iluminação intensa. Variedades com flores de cor escura são especialmente exigentes no nível de iluminação. No outono e inverno, as janelas do sul são mais adequadas para o dendrobium.

No verão, a planta deve ser reorganizada no lado leste ou oeste.

Regando dendrobium orquídea

A rega do dendrobium é realizada por imersão. Para isso, a panela é colocada em um copo de água morna por 15 a 20 minutos. A água de irrigação deve ser depositada ou filtrada antes do uso. Uma vez por mês, a rega é substituída por um banho quente.

A frequência da rega depende da temperatura ambiente. No verão, a planta é regada com muito mais frequência, no inverno é muito rara. Se a orquídea é mantida no frio, a rega é completamente interrompida. No caso de rugas severas, a lâmpada é simplesmente pulverizada com água morna. Em geral, entre as regas, o substrato na panela deve secar completamente.

Pote de orquídea Dendrobium

Para as orquídeas jovens, são escolhidos pequenos vasos transparentes de plástico. Para evitar que as plantas tombem, várias pedras são colocadas no fundo. Vasos pesados ​​de cerâmica são adequados para o plantio de amostras grandes e cobertas de vegetação.

Solo

Dendrobium orquídea em casa é cultivada em um substrato de casca e musgo. A mistura do solo é preparada na proporção de 1 parte de musgo triturado por 1 parte da casca, além de uma pequena quantidade de pedaços de carvão e turfa. Antes do plantio, o substrato deve ser derramado com água fervente.

Fertilizantes e fertilizantes

Para alimentar o dendrobium, fertilizantes especiais para orquídeas são usados. Eles são introduzidos na forma de soluções a cada 3 ou 4 irrigação. Se necessário, você também pode usar a pulverização foliar. Durante a dormência, os fertilizantes não são usados.

Dendrobium de orquídea de transplante

O transplante da orquídea dendrobium é realizado após a secagem dos pedúnculos no momento em que a planta começa a crescer rapidamente. A necessidade de transplante é determinada pelo estado do substrato. Se se decompor, ficar salgado ou aparecer mofo na superfície, a planta deverá ser transplantada.

Durante o transplante, preste atenção ao estado do sistema radicular. Todas as áreas apodrecidas e enegrecidas das raízes devem ser cortadas em tecidos saudáveis. Os locais de corte formados são necessariamente polvilhados com pó de carvão ou canela. Em alguns casos, após o processamento das raízes, a planta pode precisar de um vaso menor.

Após o transplante, a planta não é regada por uma semana.

Poda

O dendrobium não precisa de poda especial. Conforme necessário, caules e folhas completamente secos são removidos da planta.

Período de descanso

Para a colocação em massa de botões de flores, a planta precisa de um período inativo. Para isso, após o término do crescimento, o dendrobium é transferido para condições secas à noite a uma temperatura não superior a + 15-18 °. Nesse caso, a planta deve estar necessariamente bem iluminada. Em tais condições, a flor é mantida por pelo menos 1,5 meses.

Durante esse período, o dendrobium não é regado. Para evitar o enrugamento da lâmpada, os brotos são pulverizados 1-2 vezes por semana com água fria previamente assentada.

Reprodução do dendrobium da orquídea dividindo o arbusto

Espécimes fortemente cobertos de dendrobios durante o transplante podem ser divididos em várias partes. Cada um deles deve ter pelo menos três lâmpadas saudáveis ​​e bem desenvolvidas. Em alguns casos, é permitido deixar menos brotos. Mas essas plantas, em regra, criam raízes por muito mais tempo.

As fatias formadas após a divisão são necessariamente secas e processadas com pó de carvão ou uma solução fraca de verde brilhante. Delenki plantado em um substrato para plantas adultas. Durante a primeira semana, eles são pulverizados apenas. No futuro, eles são regados gradualmente e com muito cuidado. O regime de rega normal é retomado somente quando as plantas começam a crescer.

Após 2-3 semanas do plantio, eles podem ser alimentados com fertilizantes especiais para orquídeas.

Reprodução de estacas de orquídeas dendrobium

Em casa, as estacas podem ser usadas para reprodução. Eles são cortados de brotos amadurecidos, mas ainda não florescendo. Para a reprodução, pseudobulbos desbotados, nos quais restavam rins adormecidos, também são adequados. Se a sessão for muito longa, é cortada em vários pedaços com cerca de 10 cm de comprimento. Todas as seções formadas durante esse processo devem ser processadas. Se uma sessão de pequeno comprimento é utilizada na sua totalidade.

Pacotes com musgo úmido são preparados para enraizamento. Estacas preparadas são colocadas nelas. Depois disso, as bolsas são suspensas em um local quente e bem iluminado. Depois de algumas semanas, as crianças começam a desenvolver pseudobulbos. Assim que as plantas jovens formam os brotos das raízes, elas são cuidadosamente separadas.

Para plantar, as crianças usam pequenas estufas com substrato para plantas adultas. A alta umidade promove o desenvolvimento acelerado das raízes. A desvantagem deste método de propagação é que as plantas assim obtidas florescem não antes de 3-4 anos.

Reprodução de dendrobium de orquídea por crianças

Nos pseudobulbos do dendrobium, as crianças se formam periodicamente. Eles podem ser usados ​​para reprodução. As crianças são separadas depois que as raízes das raízes começam a se desenvolver nelas. Em média, leva cerca de um ano. Usando uma faca afiada, eles são cortados com um pequeno pedaço da haste mãe ou separados com um movimento de torção. As fatias resultantes devem ser secas por várias horas e depois processadas com uma solução de verde brilhante.

As crianças com raízes bem desenvolvidas são plantadas em vasos pequenos com o substrato usual para dendrobiums. Os primeiros dias não são regados, mas apenas pulverizados. No futuro, eles não precisam criar condições especiais; os cuidados habituais são suficientes. Tais plantas, se cultivadas adequadamente, podem florescer no próximo ano.

Doenças e Pragas

Devido a erros no tratamento, uma orquídea pode sofrer de várias doenças:

  • Dendrobium não floresce. A falta de floração é mais frequentemente associada a iluminação insuficiente ou falta de dormência. Para corrigir a situação, a planta deve ser reorganizada em um local mais leve e garantir o regime de temperatura correto.
  • As raízes apodrecem. Na maioria das vezes, é uma consequência de rega excessiva. O substrato entre as regas deve secar.
  • As folhas do dendrobium perderam o turgor e ficaram lentas. A planta provavelmente sofre com a falta de umidade e alta temperatura. No calor, a orquídea deve ser regada sem esperar que o substrato seque completamente.
  • As folhas de Dendrobium ficam amarelas. O motivo pode estar na superabundância de fertilizantes. Ao aplicar a cobertura, é necessário seguir rigorosamente as normas recomendadas.
  • As folhas são pálidas e claras. A planta carece de cálcio e magnésio. Para eliminar o déficit, é recomendável aplicar fertilizantes apropriados.
  • Manchas marrons nas folhas do dendrobium. A planta sofria de luz solar direta ou temperatura muito alta. As orquídeas devem ser reorganizadas à sombra parcial ou criar uma sombra do sol.
  • As pontas das folhas de dendrobium estão secas. Na maioria das vezes, esse fenômeno ocorre quando o ar está muito seco ou se a panela com a planta está localizada ao lado da bateria de aquecimento.

Das pragas, o dendrobium afeta com mais freqüência: ácaro, mosca branca, pulgão, insetos escamados. Para combatê-los, é necessário o uso de preparações especiais de inseticidas.

Tipos de dendrobium orquídea em casa com fotos e nomes

Na floricultura de interior, as seguintes espécies são mais comuns:

Dendrobium nobre (Dendrobium nobile)

Grandes espécies epífitas. Caracteriza-se por hastes densas e articuladas, com constrições na região de entrenós de até 70 cm de altura, e as folhas são dispostas em duas fileiras. A vida útil total das hastes não excede 2 anos. Os pedúnculos são curtos, aparecem nas sessões do ano passado. Consistem em 2-4 flores coloridas com um lábio virado característico.

Dendrobium phalaenopsis (Dendrobium phalaenopsis)

Visão ampla com folhas lanceoladas localizadas no topo de brotos carnudos. O caule é curvado, com até 60 cm de comprimento, e as flores são colhidas em pincéis grandes e caídos. Sua cor varia de rosa pálido a framboesa profunda. Nesse caso, o lábio é sempre pintado com mais intensidade. Com bom cuidado, a duração do período de floração pode ser de até seis meses. A espécie é cultivada como uma colheita industrial para produzir cortes de alta qualidade.

Dendrobium densamente colorido (Dendrobium densiflorum)

Vista com hastes de forma tetraédrica, cobertas com vaginas membranosas. A parte superior dos brotos é coroada com 3-4 folhas lanceoladas. As inflorescências consistem em muitas flores coletadas em grandes pincéis caídos. O comprimento dos pincéis pode chegar a 30 cm com o número de cores acima de 50 peças. O tamanho das flores tem cerca de 5 cm de diâmetro, a cor é amarela brilhante com uma faixa laranja ao longo da borda do lábio.

Na cultura ambiente, os híbridos de dendrobium derivados das espécies descritas acima também foram amplamente utilizados:

Poeira estelar de Dendrobium

Apreciado por sua cor vermelho-laranja original com listras marrons.

Dendrobium Dorrigo 'Glicínias'

Tem hastes interessantes semelhantes a juncos.

Dendrobium formidável

Foi obtido cruzando D. formnsum e D. infundibulum.

Dendrobium Red Fair 'Akebono'

Um híbrido de cores vivas com uma cor de lábio contrastante.

Agora lendo:

  • Cymbidium - atendimento domiciliar, espécies fotográficas, transplante e reprodução
  • Orchid Wanda - crescendo e cuidando de casa, foto
  • Cattleya Orchid - atendimento domiciliar, transplante, espécies e variedades fotográficas
  • Brugmansia - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Paphiopedilum - atendimento domiciliar, foto

Pin
Send
Share
Send