Os lírios são as verdadeiras rainhas do jardim. A variedade de cores, tamanhos, formas e aromas é incrível. A maioria das variedades é despretensiosa e se adapta bem ao clima da zona intermediária.
Alguns híbridos florescem mesmo em duras condições do norte. Para o lírio, o plantio e o cuidado ao ar livre têm várias diferenças em relação a outras plantas bulbosas.
Cultivo ao ar livre
Para obter flores grandes e saudáveis, você precisa conhecer as nuances do cultivo: desde a escolha das lâmpadas para ajudar no inverno.
Seleção de sementes
Você precisa começar a planejar um jardim da frente ou um canteiro de flores com lírios com uma variedade de variedades. Uma combinação harmoniosa de tamanho, altura e tempo de floração permitirá que você desfrute de um luxuoso jardim de flores durante todo o verão.
Variedades para plantio
A classificação botânica internacional distingue 9 grupos principais de lírios:
- Asiático, mais de 5 mil híbridos, resistentes ao inverno, despretensiosos. Flores sem sabor.
- Curly, cerca de 200 variedades. As inflorescências são elegantes, a forma é alongada, parecendo um castiçal inclinado para baixo.
- Branca de neve, apenas 20 variedades. Grande branco-fervido na cor, às vezes com delicadas faixas amarelas de pétalas com um aroma forte. Clima temperamental e exigente.
- Americana, tem 150 subespécies. Líderes em brilho, existem tons incríveis. Uma característica distintiva são as manchas escuras e contrastantes no interior do cálice.
- Flores longas, mais comuns entre os habitantes de estufas e viveiros. Muito sensível a infecções e parasitas. As inflorescências são longas, alongadas, inclinadas pelo núcleo ao solo.
- Variedades tubulares, amantes do calor, com grandes flores incrivelmente perfumadas.
- Oriental, o maior grupo varietal com mais de 1.000 subespécies. As plantas adoram o calor, os cuidados completos e exigem proteção cuidadosa contra doenças.
- Os híbridos interespecíficos são populares entre os jardineiros, pois combinam as vantagens de outros grupos. Os mais procurados são os híbridos LA, OT e LO. O lírio corola pode ter até 30 cm de diâmetro. Eles são frequentemente usados para destilação.
- As variedades naturais são geralmente inferiores aos familiares dos jardins em beleza e tamanho, mas desempenham um papel fundamental na obtenção de novas variedades.
Qualidade da lâmpada
Ao comprar, você precisa inspecionar meticulosamente as lâmpadas.
Os fracos e mimados não germinam, e as pessoas infectadas podem espalhar patógenos pelo jardim e causar problemas desagradáveis.
Ao escolher um lírio, você deve prestar atenção a:
- A lâmpada era firme ao toque, suculenta, sem vestígios de podridão, trauma, manchas pretas e manchas suaves. Se houver danos visíveis, as regras de transporte e armazenamento provavelmente foram violadas, o que significa que o risco de morte é grande.
- Pequenos brotos e raízes frescas e não secas eram visíveis. Tais plantas são mais viáveis. O tamanho do sistema radicular vivo deve ser de pelo menos 4-5 cm.
- O tamanho da cebola era o maior possível. O material de plantio de 14 cm de diâmetro fornecerá brotos poderosos e grandes inflorescências. O menor ganhará força um ou dois anos, e aqueles com diâmetro inferior a 3 cm florescerão apenas 2-3 anos após o plantio.
Cuidados devem ser tomados com material de broto alto. Provavelmente, essas lâmpadas não foram plantadas no solo e eles perderam um ciclo de vegetação. Após o enraizamento, eles começarão a crescer ativamente e não sobreviverão ao clima frio.
Regras de plantio para vários grupos varietais
Os ancestrais dos lírios decorativos de jardins cresceram originalmente em várias regiões do planeta: da Sibéria fria e severa à estepe da Ásia Central, nas regiões montanhosas do Cáucaso e no sopé tropical da Amazônia. Variedades modernas herdaram deles preferências pela acidez do solo, tamanho, tempo de vegetação e sensibilidade ao frio e doenças.
Para não se confundir com a escolha de um híbrido, você precisa conhecer seus recursos.
O grupo | Localização e solo | Tempo de pouso | Variedades populares |
Ásia | Uma área bem iluminada, sem águas subterrâneas próximas. Ele gosta de solos levemente ácidos e bem drenados, fertilizados com turfa ou húmus. É possível plantar variedades diferentes na forma de uma pirâmide, onde duendes de baixo nível estão localizados no nível inferior e tangos grandes estão localizados no nível superior. | Fim de agosto - começo de setembro |
|
Leste | Áreas livres, bem aquecidas e ensolaradas no lado sul e sudeste. Não deve haver plantas com um sistema radicular poderoso na vizinhança. O congestionamento de umidade não deve ser permitido, portanto, locais nas encostas são ideais. Solos frouxos, neutros ao pH, nos quais fertilizantes minerais, cinza, húmus, turfa e minerais são adicionados preliminarmente. | Agosto |
|
Tubular | Áreas bem iluminadas inacessíveis ao vento e correntes de ar. Terra solta, neutra ou ligeiramente alcalina fértil é adequada. | Fim de agosto - começo de setembro |
|
Encaracolado (Martagon) | Áreas de jardim espaçosas e luminosas, sem a ameaça de inundação. Precisa de solo arenoso ou argiloso, adicionalmente solto, com pH ligeiramente ácido e neutro. A planta é bastante grande, portanto, é mais adequada para plantações individuais. | Fim de agosto - começo de setembro |
|
Branca de Neve | Áreas quentes solares na parte sul do jardim de flores, bem protegidas do vento. Prefere solos férteis e gordurosos saturados com nitrogênio e potássio, bastante úmidos e soltos. Em setembro, a planta é cortada e a lâmpada é desenterrada para armazenamento no inverno. | Plantado na primavera após o final da geada. |
|
LA hybrid | Canteiros de flores bem iluminados e jardins da frente com solos arenosos e argilosos, facilitados pela areia do rio, turfa, húmus de folhas e cinzas. Ligeiramente ácido ou neutro. | De meados de setembro ao início de outubro |
|
Híbrido OT | O lado ensolarado do jardim, enquanto as flores devem ser colocadas de modo que os topos com inflorescências fiquem expostos ao sol e os caules da raiz estejam à sombra. Ele adora solos soltos, férteis e bem drenados. | Início de setembro |
|
Diretrizes gerais de localização
Plantar lírios mais frequentemente produzidos no outono, cerca de um mês antes da primeira geada. Este período é necessário para enraizar as lâmpadas no chão.
Se você plantar flores muito cedo, elas crescerão e morrerão com o início do tempo frio.
Na faixa do meio, as plantas são plantadas em campo aberto no início de setembro. Geralmente, os jardineiros do início de agosto começam a plantar canteiros de flores com lírios varietais e a separar o material de plantio. Assim, o período do final do verão - início do outono é considerado o melhor para a aquisição de plantas.
Um papel importante no planejamento de um jardim da frente e na escolha de um local para os lírios é desempenhado pela afiliação do grupo. Tubular, asiático e oriental são os melhores colocados nas áreas espaçosas e ensolaradas do jardim, e os encaracolados toleram sombra parcial.
Plantas com flores grandes são solistas. Eles podem ser colocados onde são necessários detalhes brilhantes, por exemplo, contra o fundo de gramíneas de tamanho decorativo. As variedades de flores pequenas devem ser plantadas em grupos.
Outra maneira comum de planejar um jardim de flores é piramidal, quando as plantas são colocadas em um escorregador de rastejantes e atrofiadas a gigantes com hastes longas.
Ideal para a maioria dos lírios são elevações e declives no setor sul e sudeste. E, do ponto de vista estético, e por motivos de cuidado, é melhor plantar flores ao longo das trilhas.
Para belezas de jardins, locais próximos a árvores ou arbustos com um grande sistema radicular, por exemplo, com dálias e peônias, não são adequados. Eles se sentem melhor na companhia de outras lâmpadas: tulipas, narcisos, açafrões.
Preparação do solo
Você precisa preparar um local para os lírios com antecedência. Para o plantio nos meses de outono, o canteiro é preparado entre junho e julho. Para a transferência de bulbos da primavera para o solo - no final de setembro ou no início de outubro.
Não importa em que mês as lâmpadas se enraízem, o solo é preparado de acordo com o seguinte esquema:
- Um balde de húmus, turfa ou composto apodrecido, 20 a 30 gramas de superfosfato, 200 gramas de cinza de madeira por metro quadrado estão espalhados uniformemente na superfície.
- Cavar até uma profundidade de 30-40 cm, girando e soltando as camadas.
- Depois disso, vários meses ocorrem os processos naturais de hidratação e fermentação de oligoelementos, para que o solo esteja completamente pronto para a estação de plantio.
Preparação do bulbo
O processamento de sementes é necessário para a prevenção de doenças e parasitas característicos dos lírios.
Se os bulbos e suas raízes estiverem secos, eles devem ser embebidos em água à temperatura ambiente por várias horas.
Depois disso, a reorganização é realizada por 20 minutos usando:
- uma solução rosa de permanganato de potássio;
- uma preparação preparada a partir de 2 g de malatião ou fundaçãoazol por litro de água;
- equipamento especial Maxim ou Vitaros para processamento de lâmpadas.
Não é necessário enxaguar as soluções desinfetantes, apenas seque um pouco à sombra.
Padrão de aterrissagem
A profundidade de imersão da lâmpada no solo é determinada pelo seu tamanho. Deve ser igual a pelo menos três diâmetros do tubérculo. Uma distância muito pequena da superfície pode estimular a aparência de várias camadas filhas, enquanto o lírio não floresce.
A distância entre as plantas deve ser de cerca de 30 centímetros. Para as variedades que dão vários pedúnculos ou têm brotos de diâmetro, é necessário mais espaço.
É aconselhável removê-los de outras plantas com pelo menos meio metro. Então o canteiro de flores ficará bonito, não pior do que nas fotos de revistas.
Instruções passo a passo
A ordem do plantio correto dos lírios depende de que tipo de material é usado para a reprodução.
Lâmpadas
Os poços da profundidade e largura exigidos são preparados em um local selecionado com uma pequena margem para a colocação confortável das raízes. Areia grossa é derramada no fundo do recesso, após o que a lâmpada é cuidadosamente montada com a brotação. Também é melhor borrifar um pouco com areia e depois cobri-lo com terra, compactar e molhá-lo.
Pãezinhos
Os botões das hastes amadurecem em meados de setembro. Depois que pequenas raízes aparecem nas bolas, elas são cuidadosamente removidas das estacas e colocadas na geladeira, a uma temperatura de +3 graus por mês para estratificação.
As lâmpadas são plantadas imediatamente em campo aberto a uma profundidade de cerca de 3 cm, a uma distância de pelo menos 10 cm uma da outra.
Após a rega, o canteiro deve ser coberto com uma camada de turfa ou folhas.
Sementes
A semente do lírio é colhida no outono. Após secagem e tratamento com fungicidas, pode ser imediatamente semeado no solo ou remoção de mudas.
O segundo método é preferível, pois você pode obter um número maior de plantas viáveis fortes. É melhor cultivar flores a partir de sementes em casa no final de fevereiro - início de março.
Passo a passo, obter mudas de lírio é a seguinte:
- Pegue um recipiente ou caixa com uma profundidade de cerca de 10 cm.
- Encha-o com o solo de uma mistura de areia, turfa e solo do jardim.
- Faça sulcos em meio centímetro.
- Despeje sementes desinfetadas.
- Cubra com primer e umedeça bem a pistola.
- Aguarde as mudas e cuide delas até que sejam transferidas para o campo aberto.
Os lírios jovens podem ser transplantados para o canteiro no final da primavera ou início do outono.