Peperomia: descrição, tipos, atendimento domiciliar + erros

Pin
Send
Share
Send

Peperomia é um gênero de ervas perenes pertencentes à família da pimenta. O próprio nome de peperomia fala de parentesco: pepero - pimenta, omos - semelhante.

Descrição do produto

Peperomia é uma planta herbácea com uma altura de 15 cm a meio metro com folhas carnudas. A cor da folhagem pode ser de vários tons, com listras ou manchas, bem como sem elas. Peperomia floresce na primavera - no início do verão, no final da floração, pequenos frutos secos são formados.

O gênero é muito grande: de acordo com alguns relatos, inclui cerca de 1.500 espécies. Representantes selvagens da natureza crescem à sombra das florestas tropicais da América e da Ásia.

Tipos de Peperomia

Peperomia é uma planta ampel, por isso é frequentemente usada para criar composições complexas e decoradores são muito apreciados. Existem muitas espécies e variedades decorativas.

O mais popular deles:

VerDescrição do produto
Enrugado (enrugado)Planta pequena e compacta (cresce até 10 cm) com folhas de veludo em forma de coração. Eles estão enrugados, com veias marrons nos dois lados. Existem variedades com folhagem vermelha. Uma das variedades mais populares é a Lillian caperata.
Melancia (prata)Uma planta quase sem hastes. Folhas brilhantes e carnudas são anexadas a estacas longas (10-12 cm). A cor é verde com listras claras, lembra a cor das melancias, pelas quais a flor recebeu seu segundo nome.
TupolatePlanta de até 30 cm de altura, com largas folhas verde-escuras, carnuda, lisa e muito densa. Não floresce. As variedades mais populares: variegate, alba. Entre si diferem na coloração de folhas.
AveludadoCresce até 50 cm.Um tronco pubescente marrom escuro, também sai com mais frequência. A forma da folha é alongada, oval com veias mais claras.
De folhas redondas (monolítica, rotundifolia)Ampel espécies de folhas pequenas. Brotos rastejantes de cor marrom claro são cobertos com pequenas folhas redondas de cor verde brilhante. Esta espécie não tem período de descanso no ciclo.
ClublikeArbusto alto na vertical. Característica: cor brilhante das folhas. No centro, eles são verde escuro, mais perto da borda a cor pode ser vermelha, rosa, amarela ou roxa.
FrondosoPlanta de ampel com folhas duras e alongadas. As folhas são coriáceas, verde escuro.
Folha de magnóliaNomeado devido à semelhança de folhas com magnólia. As hastes rosadas e grossas atingem uma altura de até 40 cm. De formas variadas, folhas com uma borda amarela brilhante.
Formão (dolabriformis)Uma planta baixa (até meio metro) com folhas carnudas incomuns que se assemelham a vagens de ervilha. O tronco e a folhagem são verde-claro. As variedades mais populares: feijão feliz, ferreira, nivalis.
Rastejamento (Prostratum, Rastejamento, Skandens)Epífito. As folhas são pequenas, de formato arredondado, localizadas em estacas curtas. A cor é verde escuro com uma borda mais clara.
Cabeça (glabela)Visão ampélica. Brotos caídos ou rastejantes de até 20 cm de comprimento, cobertos com folhas redondas e carnudas de cor verde brilhante.
RossoArbusto baixo e compacto. Não floresce. A folha tem uma cor diferente: na parte superior da placa, a cor é verde e, na parte inferior - bordô.
WhorledAparência suculenta e ampelosa. Brotos caídos com grandes folhas de cor verde-acinzentada. Folhas de fixação com espiral.
GrisalhoNa natureza, cresce em encostas rochosas no Brasil. As folhas suculentas são cobertas com pequenos pelos prateados.
GravidadeUma planta baixa com folhas carnudas e brilhantes. A parte de baixo é bordô e a parte superior é verde. Suculenta.
Várias folhas (polibotry, reindrop)Uma espécie rara, as folhas parecem nenúfares. Altura do arbusto de 20 a 50 cm.

Recentemente, o Peperomia Mix apareceu em lojas de flores. Esta não é uma variedade como tal, mas um conjunto de variedades em miniatura plantadas em um recipiente.

O que você precisa saber sobre cuidados com peperomia em casa

Peperomia é despretensiosa, mas deve-se ter em mente:

  • Variedades variegadas gostam mais de luz, uniformemente verdes, mais confortáveis ​​à sombra parcial ou sob iluminação artificial. Quanto mais escura a cor da folha, mais a peperomia gosta da sombra.
  • Todas as espécies (exceto felpudas) possuem alta umidade do ar de cerca de 50%.
  • Rascunhos mal tolerados.
  • Cresce bem na cozinha.
  • Devido à tendência das raízes apodrecerem, você não pode molhar a panela.

Cuidado sazonal: mesa

ParâmetrosPrimavera verãoInverno de outono
LocalizaçãoJanela voltada para oeste ou leste. Requer proteção contra a luz solar escaldante. No inverno, variedades variegadas podem ser reorganizadas nas janelas do sul, caso contrário, elas machucam devido à falta de luz.
Temperatura+20 ... +24 ° C+18 ... +20 ° C
IluminaçãoDependendo da variedade de plantas.
RegaModerado, concentre-se em secar o solo.
Fertilizantes2 vezes por mêsUma vez por mes

A planta é muito resistente a flutuações de temperatura. Se a panela estiver na janela, no inverno é melhor colocar um aquecedor debaixo dela.

Apesar de sua origem tropical, a peperomia não é exigente na pulverização. Muitas vezes, eles são necessários apenas em climas quentes. Variedades com folhas carnudas e brilhantes, como limpar com um disco molhado.

Necessidades do solo, adubação

A complexidade do atendimento domiciliar está na seleção do solo. Na maioria das vezes, diferentes composições são adequadas para diferentes tipos de peperomia. A base para cada classe deve ser substrato de argila. A composição do solo deve ser neutra, em qualidade próxima às misturas para ficus ou palmeira. A acidez é baixa ou neutra.

Para a peperomia, a mistura do solo deve ser respirável e solta. Algumas variedades são melhor plantadas em hidroponia.

É suficiente fertilizar a cada duas semanas na primavera e no verão e uma vez por mês na estação fria. Quaisquer fertilizantes minerais são adequados, enquanto a dosagem deve ser reduzida em 2 vezes. As raízes da peperomia são muito sensíveis, portanto, a cobertura é introduzida apenas com a rega preliminar.

Rega

Esta planta é adaptada para a vida com baixa umidade do solo, portanto a rega deve ser moderada. Você precisa se concentrar nas condições do solo, regar apenas com uma camada superior seca (pelo menos 3 cm). No verão, é cerca de 1 vez em 10 dias no inverno, 1 vez em 2-3 semanas. A água deve ser macia e mais quente que a temperatura ambiente. Depois de algum tempo, é imprescindível drenar o excesso de fluido do poço.

Transplante

A frequência do transplante depende da idade e do tipo. Todos os anos, apenas plantas jovens de até 3 anos. Folhas grandes - não mais que uma vez a cada dois anos, folhas pequenas - uma vez por ano. O momento mais adequado é a primavera.

A partir da peperomia, é fácil entender que chegou a hora do transplante: a planta pára de crescer e as raízes crescem pelos orifícios de drenagem.

O sistema radicular desta flor é pequeno, por isso vale a pena escolher uma pequena. O novo recipiente deve exceder o diâmetro antigo em cerca de 1,5 vezes. Como as raízes da peperomia crescem lentamente, é indesejável um vaso grande demais, e os altos de cerâmica são adequados. Ao transplantar, é muito importante fornecer uma boa drenagem. Uma camada de pelo menos 6 cm Depois de segurar o recipiente por 2 semanas à sombra parcial. Quando a planta sair, retorne-a ao seu lugar habitual.

Reprodução

A reprodução desta planta é realizada das seguintes maneiras:

  • generativo (semeado);
  • estacas;
  • separação do mato durante o transplante.

Método generativo

Aplicável a espécies floridas. As sementes maduras são armazenadas em um local fresco e escuro até a primavera. Procedimento

  • preparação do solo (uma mistura de areia grossa e substrato universal);
  • coloque o solo em um recipiente raso, galpão;
  • espalhe as sementes na superfície e polvilhe com uma pequena camada de terra;
  • cubra com vidro ou filme e coloque em um local claro e quente. Se possível, forneça aquecimento;
  • ar diário por 5 minutos;
  • ao secar o solo para pulverizar;
  • ao formar 2 folhas adultas para plantar.

Estacas

As estacas podem ser frondosas e do caule. A vantagem deste método é que a planta se enraíza em qualquer época do ano. Ao escolher uma alça, vale a pena prestar atenção à presença de pontos de crescimento, quanto mais houver, maiores serão as chances de enraizamento.

Importante: Para a propagação, mesmo uma folha de uma planta adulta é adequada.

Os talheres são colocados em água morna ou areia molhada. Ao usar água, a haste é imersa não mais que 3-5 mm, caso contrário, a deterioração começará. Para acelerar o processo, o recipiente é coberto com vidro ou filme. Em média, leva cerca de um mês para fazer o root. Propagação por estacas

Divisão Bush

O mato é dividido apenas com um transplante de planta planejado. O procedimento é o mesmo do habitual, apenas a divisão do sistema raiz é adicionada. É melhor fazer isso com uma faca afiada, cortar as seções com carvão.

Pragas e erros no crescimento da peperomia

Sinais externos nas folhasRazãoMétodos de tratamento
O aparecimento de manchas marrons, amareladas.Excesso de fertilizante.Transplante com uma substituição completa do solo.
Bordas escuras.Baixa temperatura ou calado.Mudar para um local mais adequado.
Preguiçoso.Muita luz.Sombreie ou mude para outro local.
Crescimentos na parte inferior.Estouro.Transplante com substituição completa do solo.
Planta lenta na luz normal.Apodrecimento das raízes.Transplante em um novo solo com tratamento preliminar das raízes (enxágüe, remova áreas danificadas, trate com carvão).
Curvatura, falta de crescimento em uma planta comprada recentemente.Vírus anão.A doença não é tratada.
Teia de aranha.TickTrate com inseticida, aumente a umidade.
Revestimento branco.Verme.Limpe as áreas danificadas com um algodão embebido em álcool. Substitua o solo.
Caindo.Passe de rega.Mude o horário da rega.
Caindo no inverno.Baixa temperaturaMova a flor para um lugar mais quente, isole a panela.
O aparecimento de locais mortos, inchaço nas raízes.Nematóides.Banho de água quente de 30 minutos (+40 ° C); tratar com inseticida.
Crescimentos planos (e no caule).Shield.Trate com álcool ou inseticidas com sabão.

O Sr. Dachnik explica: os benefícios ou malefícios da peperomia

Esta flor não é apenas bonita, mas também útil. Suas folhas produzem uma substância especial que mata estreptococos e estafilococos. Os cientistas provaram que, se estiver presente na sala, o número de bactérias no ar é reduzido em 50-70%, o que é especialmente útil em quartos de crianças. E, de acordo com superstições populares, a peperomia é uma "flor do amor", faz com que as pessoas queiram cuidar dos entes queridos e protegê-los. Há um sinal claro: a peperomia apareceu em casa - aguarde boas mudanças na vida.

Pin
Send
Share
Send