Plumeria ou frangipani é uma planta de casa da família Kutrovy. É uma árvore tropical com até dois metros de altura. As folhas lisas, largas e com um final agudo caem e crescem novamente a cada ano. O sistema radicular é desenvolvido, ocupa todo o vaso.
É apreciado por flores exóticas de tons fascinantes de rosa, roxo, amarelo e branco, que também têm um cheiro delicado. Nas ilhas tropicais, são feitas grinaldas e guirlandas, encontrando-as com turistas. Bali e Laos consideram um símbolo nacional. Desde os tempos antigos, em maias, ele era reconhecido como um símbolo erótico e sexual. E na Índia, a plumeria é reverenciada como a "Árvore da Vida", a favorita de Krishna.
Condições da flor da casa
Esta é uma planta bastante caprichosa e, para sua manutenção, é necessário garantir que as condições da sala sejam adequadas.
Iluminação
O Plumeria é muito fotófilo e é capaz de tolerar a luz solar direta o dia todo. Pode ser colocado com segurança nos peitoris das janelas sul. Sem receber luz suficiente, a planta não floresce.
Temperatura
Frangipani adora quartos aconchegantes. No verão, ela prefere uma temperatura de + 25 ... +30 ° C, no inverno ela se sente bem à temperatura ambiente - mas não inferior a +17 ° C. Na estação quente, você pode retirá-lo ao ar livre, mas não se esqueça de um local protegido do vento - a planta não tolera correntes de ar.
Humidade do ar
A Plumeria, acostumada aos trópicos úmidos, é exigente no ar interno.
Sua umidade deve ser de pelo menos 40%.
Tipos principais
Como planta de casa, os cultivadores de flores usam três tipos principais: branco, vermelho e sem corte.
Plumeria branca (Plumeria alba)
Em sua terra natal, nas Antilhas, uma plumeria branca pode crescer até 10 metros. Folhas longas e estreitas, com bordas elevadas, são cobertas com uma pilha leve com o verso. Pequenas, pouco mais de dois centímetros, flores brancas com um centro amarelo brilhante.
Plumeria vermelha (Plumeria rubra)
Esta é uma planta sul-americana atrofiada. As folhas são mais arredondadas que a alba e maiores - crescem até 50 cm de comprimento, também têm o dobro do tamanho e florescem nas inflorescências de várias flores.
A descrição do esquema de cores é ampla: muitos tons de vermelho, rosa, roxo e amarelo; também há brancos. Especialmente popular é a variedade Pink Pearl, com finas pétalas rosa escuras, um centro amarelo e linhas retas características vermelhas divergindo da base das pétalas.
Plumeria sem corte (Plumeria obtusa)
Esta variedade africana é caracterizada pelo baixo crescimento, grandes flores brancas (até 10 cm) e muito odorosas e pela ausência de um período adormecido - a planta não despeja a folhagem no inverno.
Assistência Domiciliar para Plumeria
Sujeito a condições adequadas de detenção, o frangipani não exige muito cuidado.
Rega
Regue a planta com água macia e sedimentada por pelo menos 24 horas. No inverno, a rega é necessária com menos frequência e no verão - com mais frequência, mas, de qualquer forma, vale a pena monitorar a condição do solo.
Não deve secar nem a umidade excessiva.
A abundância de rega também depende da quantidade de luz solar - é necessária mais água em dias nublados do que em dias ensolarados.
Hidratante
Para manter a umidade necessária, recomenda-se que o plumeria seja pulverizado regularmente a partir da pistola. Nesse caso, a água utilizada é a mesma da irrigação - decantada e macia.
Durante a floração, a pulverização é proibida - as flores não toleram gotas de umidade nas pétalas. Nesses casos, a hidratação pode ser alcançada colocando musgo fresco ou argila expandida derramada em água em uma panela ao redor da panela.
Fertilizantes
Os fertilizantes são aplicados ao solo junto com a água para irrigação. Na primavera, quando a plumeria adquire folhagem fresca, é fertilizada com complexos minerais para flores algumas vezes por mês.
No verão, os fertilizantes com fósforo são conectados e, no outono, a frequência de alimentação é reduzida. No inverno, durante a dormência, a alimentação não é necessária.
Período de descanso
No inverno, a plumeria inicia um período de descanso, quando perde a folhagem e entra em hibernação. Dura cerca de um mês, dependendo da variedade de plantas, após o que o crescimento ativo da vegetação jovem começa novamente. Durante este período, deve ser regada raramente e com uma pequena quantidade de água sem fertilizantes, e as folhas que caem devem ser removidas em tempo hábil.
Recursos de transplante
Plantas jovens requerem transplante a cada ano, adultos - duas vezes menos. Este procedimento é realizado no início da primavera:
- A nova panela deve ser vários centímetros maior que a antiga e ter orifícios de drenagem.
- Raízes muito longas podem ser cortadas, se necessário.
- Recomenda-se preparar o solo a partir de uma mistura de duas partes de solo com grama e uma parte de turfa, húmus e areia.
- Sob o solo, você precisa colocar argila expandida ou cascalho com uma camada a 20% da profundidade da panela. É útil adicionar cascas de ovos picadas.
Reprodução
Em casa, a reprodução da plumeria é realizada por sementes e estacas. No primeiro método, a aparência da planta pode diferir da mãe, e as primeiras flores aparecem 2-3 anos após o plantio. As estacas garantem a segurança dos caracteres varietais e a floração ocorre em cerca de um ano.
Sementes
As sementes antes do plantio são pré-embebidas em uma solução estimulante do crescimento, colocadas em um tecido úmido e mantidas por 24 horas em local quente, umedecendo periodicamente o tecido com uma pistola de pintura.
O solo para semeadura é coletado na mesma composição que para o transplante. É derramado em vasos de seis centímetros com orifícios de drenagem.
A semente é colocada no chão para que o peixe-leão permaneça acima do solo. Após uma rega cuidadosa, a panela é coberta com papel alumínio e enviada para um local quente. Duas vezes por dia, as colheitas são ao ar.
Leva uma semana ou duas para cultivar os primeiros brotos.
É importante, após a germinação, ajudar a planta a se livrar do peixe-leão - o restante da semente. Para fazer isso, a pele seca do winglet é pré-encharcada e, em seguida, removida suavemente do broto com uma pinça.
Depois que o caule atinge uma altura de 6 centímetros, é hora de prosseguir para o primeiro transplante.
A panela deve ter vários centímetros de diâmetro e ter orifícios. A drenagem adormece no fundo. O broto é transplantado para um novo local com um caroço de terra.
Estacas
As estacas são cortadas depois que a planta sai do período adormecido, no início da primavera. A fatia deve ser oblíqua. É imediatamente umedecido com água, em seguida, um estimulador do crescimento radicular.
A panela é preenchida com três camadas de solo: mistura da terra + perlita + mistura da terra. Os talheres são colocados em uma panela em ângulo reto, de modo que sua extremidade fique na camada intermediária de perlita. A panela é colocada em um local muito quente (não inferior a +25 ° C) e o local mais iluminado. Em dias nublados, é fornecida iluminação fluorescente adicional.
A rega deve ser feita com cuidado, aumentando gradualmente a quantidade de água.
O enraizamento ocorre após 2-3 meses. Folhetos jovens que aparecem nas estacas revelarão seu sucesso.
Cuidado
Plumeria é uma planta venenosa. Deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais de estimação. Suco tóxico em contato com a pele causa irritação.
Se isso aconteceu, por exemplo, ao cortar estacas, lave imediatamente a área afetada com água corrente.
Residente do Sr. Summer adverte: pragas e doenças
Frangipani raramente fica doente ou é atacado por pragas - o veneno presente no suco a protege disso. Mas os cultivadores de flores ainda podem encontrar vários problemas.
Descrição do problema | Possíveis razões | Solução |
No inverno, as folhas caem rapidamente. | Período de descanso. | Não há necessidade de fazer nada - este é um fenômeno natural. Nesse momento, a planta precisa de ar mais fresco, rega mais rara e menos abundante. |
O crescimento parou, a folhagem fica amarela e cresce amarela. | Falta de umidade no solo. | Aumentar a rega. |
As folhas ficam amarelas, o cheiro de podridão apareceu. | Excesso de umidade no solo. | Pare de regar até que o solo esteja completamente seco e continue com menos frequência e em doses menores. |
O crescimento parou, os ramos se tornam mais finos e mais longos, a floração não ocorre. | Falta de luz. | Forneça à planta luz solar mais direta ou use uma lâmpada especial. |
Pequenos pontos amarelos ou marrons apareceram nas folhas. | Infecção por fungos. | Spray fungicida. |
As folhas perdem a cor, pequenas manchas brancas aparecem nelas, às vezes teias de aranha. | A derrota da única praga que parasita a plumeria é o ácaro. | Use inseticidas especializados. Para evitar reinfestação, mantenha a umidade do ar no nível necessário. |