Tricirtis em campo aberto

Pin
Send
Share
Send

Tritsirtis é uma planta herbácea perene com flores da grande família Liliaceae, das quais existem cerca de 20 espécies, a maioria delas de crescimento silvestre e algumas cultivadas em jardins. Essas flores requintadas lembram orquídeas, mas são muito mais despretensiosas nos cuidados.

Em grego, a palavra tricirtis é lida como “três tubérculos” - recebeu esse nome devido ao fato de esta flor ter três nectários. A planta vem de países do leste, mais frequentemente encontrados no Himalaia e no Japão. Como flores no jardim, as tricirtis crescem desde o século IX, mas só obtêm grande popularidade no século XX.

Nomes de Tricirtis

Tricirtis tem mais três nomes:

  • Nas Filipinas, esta bela flor é chamada de "lírio-sapo", pois os habitantes locais usam seu suco como isca quando caçam sapos comidos.
  • No Japão, é chamado de "cuco" por causa da cor colorida, remanescente da plumagem deste pássaro.
  • Na Europa, é chamada de "orquídea de jardim" por causa da forma interessante e original desta flor elegante, que, embora externamente não seja semelhante a uma orquídea, mas lembra muito sua beleza e características.

Descrição de Tricirtis

Tritsirtis - refere-se a plantas decorativas e florais despretensiosas. Cresce em locais sombreados na floresta, adora solo úmido e turfoso. Ele tolera um período seco, mas os invernos gelados são um teste muito severo para ele.

O sistema raiz não é profundo, bem desenvolvido, capaz de se recuperar. A haste é reta (ramificada), cilíndrica, fina, com uma altura de 60 a 100 cm, às vezes mais.

Folhas sem caules, torça os caules ao longo de todo o comprimento. Sua forma é oval ou alongada (em forma de cinto). O comprimento pode ser de até 15 cm, a largura de até 5 cm.Flores grandes têm a forma de um funil, podem ser localizadas uma de cada vez ou coletadas em inflorescências. Sua cor é brilhante, pode ser monofônica (branca, rosa, bege, roxa, azul) ou com pontos escuros, na maioria das vezes roxos.

No outono, aparecem frutas com sementes pretas ou marrons, que estão em cápsulas oblongas.

Muitas espécies de flores silvestres desta flor são encontradas em florestas remotas da zona subtropical. Portanto, até hoje, os botânicos estão encontrando novas amostras desconhecidas anteriormente.

Os tipos mais comuns e resistentes ao inverno de tricirtis

Na aparência, diferentes variedades de tricirtis não são muito diferentes.

Eles são divididos em vários grupos com características características comuns. A maioria deles gosta de calor, e também são encontradas variedades resistentes ao inverno.

VerDescrição do produto
Amarelo (Tricyrtis flava)

(resistente ao gelo)

As hastes são retas, às vezes também ramificadas, com altura de 25 a 50 cm e as flores são amarelas monofônicas ou salpicadas, localizadas no topo das hastes, coletadas em inflorescências de várias peças.
Peludo (Tricyrtis pilosa)Atinge 60-70 cm, as flores são brancas como a neve com manchas roxas. Raramente é cultivada como planta cultivada.
Hirta de pêlo curto (Tricyrtis hirta) (resistente ao inverno)Originalmente dos subtropicais japoneses. Na maioria das vezes, é cultivada por jardineiros, porque é resistente mesmo em condições climáticas difíceis. As hastes são ramificadas, com pouca pubescência, altura de 40 a 80 cm, e as folhas são ovais, inclinadas. As flores Hirta são relativamente pequenas, pétalas brancas com pontos roxos. Existem vários botões nas inflorescências e um no topo do caule. As raízes crescem rapidamente em brotos horizontais subterrâneos.
Beleza escura de pernas escurasAs flores são pequenas, principalmente de cor escura saturada (framboesa, roxa), existem pontos de luz.
Formosa (linda, taiwanesa) (Tricyrtis formosana)As flores são diferentes - branco, lilás, rosa com pontos bordô ou marrons. As hastes de até 80 cm de altura são peludas, com folhas ovais. Uma das variedades mais despretensiosas.
Beleza RoxaPlantas dessa variedade não são altas, suas folhas são coriáceas. As flores são brancas com manchas roxas, as pétalas estão meio fundidas.
Folha larga (Tricyrtis latifolia) (inverno resistente)A variedade mais resistente ao gelo. Hastes de até 60 cm As flores são branco-esverdeadas, coletadas em inflorescências.
Folha larga (nascer do sol amarelo) (resistente)As flores são amarelas com manchas marrons. Hastes de até 80 cm, folhas ovadas e coriáceas.

Aterragem de tricirtis

Apesar de essas plantas serem bastante resistentes, nas regiões onde as geadas do início do outono são constantes, o período de floração será curto. Como ocorre na segunda metade do verão e as principais quedas no outono, continua até ficar quente. É possível prolongar a floração apenas com o plantio da banheira.

Eles pousam em terreno aberto, onde setembro é bastante quente.

Escolhendo um local para aterrissar em campo aberto

É melhor plantar essas plantas em locais onde a maior parte do dia é de sombra parcial, ao lado de árvores.

Um ótimo lugar para eles é um jardim com árvores altas. Eles adoram solo solto da floresta com húmus de folhas, turfeiras e chernozem.

Não tolere estagnação da água nas raízes, correntes de ar. Portanto, a área sob eles deve ser selecionada protegida do vento, bem como com iluminação suficiente durante a tarde.

Métodos de criação

Você pode propagar tricirtis:

  • Semente no chão. A semeadura é realizada no outono, apenas as recém-colhidas são adequadas (as sementes do ano passado têm baixa germinação). Você pode plantá-lo na primavera, mas antes de semear, é necessário recuperar as sementes, mantendo-as na geladeira na prateleira inferior por três semanas. O método de plantar sementes é ineficaz.
  • Mudas. As sementes tratadas com estimulantes do crescimento são plantadas em vasos de turfa em fevereiro. Transplantado no solo quando um clima quente e constante é estabelecido na primavera. A floração ocorre em 1-2 anos.
  • Divisão de rizomas. No outono ou primavera, com uma pá, uma parte da raiz com um processo é separada e plantada em outro local. Essa aterrissagem dá o melhor resultado. As plantas criam raízes bem, florescendo mais rápido.
  • Estacas. No início da primavera, as estacas radiculares são adequadas, no verão - você pode pegar o caule. Os locais de corte são tratados com estimulantes de crescimento (Kornevin) e os cortes são plantados no solo. As raízes germinam e fortalecem dentro de um mês.

Crescer e cuidar de tricirtis

Com a escolha certa do local, todas as outras preocupações com esta planta se resumem a:

  • rega regular - o cultivo é possível mesmo em áreas áridas, mas desde que o solo ao redor da planta esteja sempre úmido;
  • capina, afrouxando o solo (recomendado após cada rega);
  • cobertura (húmus, turfa, fertilizantes minerais são adequados, mas o estrume fresco não pode ser usado);
  • Remoção de flores secas e danificadas.

Como Tritsirtis tolera o inverno

Nas condições climáticas da zona do meio, onde costumam ocorrer geadas severas, essas plantas devem ser cobertas durante o inverno. Caso contrário, os rizomas congelarão.

Para abrigo, é usada agrofibra ou uma camada grossa de turfa. Espécies como o amarelo não requerem proteção contra gelo.

Os rebentos jovens são suscetíveis a altas temperaturas e não devem sobreaquecer. Portanto, no início da primavera, quando já está esquentando, é necessário remover o isolamento.

O solo pode ser protegido contra superaquecimento por cobertura com uma casca de pinheiro.

Pragas e doenças de tricirtis

Tritsirtis são bastante resistentes a pragas. Na maioria das vezes, eles desaparecem devido à rega abundante em solo duro, quando a água estagna e as raízes apodrecem. Para evitar que isso aconteça, é necessário fazer uma boa drenagem de cascalho, galhos e areia sob o canteiro.

O perigo é representado por caracóis e lesmas, que comem folhas até buracos. A cobertura de casca de ovo triturada e casca de árvore pode proteger contra eles - eles interferem no movimento dessas pragas.

O Tritsirtisy não exige muito cuidado ao plantar e cuidar em campo aberto. Essas plantas podem decorar qualquer paisagem pessoal. Tritsirtis fica melhor em plantações em grupo. Eles são bem plantados perto de lagoas, próximo a arbustos e árvores ornamentais. Para aqueles que têm pouco tempo para tarefas constantes com a melhoria dos canteiros, essas plantas perenes são um verdadeiro achado.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: TRYCIRTIS HIRTA E FORMOSANA LILIUM (Abril 2024).