Hydrangea é uma planta nativa do sul da Ásia e América do Norte. Esse representante da família Gortenziev foi trazido para a Europa da China em 1789 por Joseph Banks e se tornou uma flor decorativa popular entre os jardineiros.
Descrição do produto
A hortênsia é mais frequentemente representada por arbustos com até 3 m de altura. Também existem grandes trepadeiras capazes de crescer até 20 m, e pequenas árvores com características características do mato, como fortes ramificações.
A maioria das espécies são plantas decíduas, mas há representantes sempre verdes cultivados na faixa sul.
A hortênsia floresce na primavera e no outono, liberando grandes inflorescências arredondadas - panículas, escarpas com dois tipos de brotos: pequenas no meio, grandes nas bordas. Uma cúpula brilhante se forma e, com os devidos cuidados, permanece até o final de setembro. Quase todas as formas de espécies têm pétalas brancas como a neve, mas também são encontradas rosa, azul, vermelho e roxo. As folhas são em forma de coração, ligeiramente alongadas até o final, pontiagudas, de cor verde escura saturada com veias proeminentes. As bordas da placa da folha são serrilhadas e a superfície é áspera. A fruta é uma caixa que contém muitas pequenas sementes pretas.
Hortênsia paniculada, tipo árvore, folhas grandes e folhas de carvalho
A hortênsia é muito popular entre os criadores, portanto, no momento, várias espécies e variedades de arbustos foram criadas.
Ver | Descrição do produto | Inflorescências | Variedades |
Árvore | Arbusto compacto que atinge 300 cm e as hastes são retas, fortes. As folhas são largas, arredondadas, verde claro, com bordas serrilhadas e uma ponta pontiaguda, ligeiramente abaixada. O sistema radicular é bem desenvolvido, portanto a propagação vegetativa é característica da planta. Esta espécie é frequentemente usada no local como sebes. | Pequenas flores de 1,5 a 2 cm são colhidas em uma cúpula arredondada no topo do caule. A panícula de diâmetro atinge cerca de 15 cm e as pétalas são brilhantes e ovadas. A cor é branca ou bege. | Espírito invisível, Sterilis, Annabel, Grandiflora. |
Panícula | Uma árvore ramificada que cresce até 10.000 cm em estado selvagem ou um arbusto compacto de 500 cm de altura no local. Distribuído na China, Japão e sul de Sakhalin. As folhas são opostas, elipsoidais, com cerca de 12 cm, pontiagudas. O sistema radicular não é aprofundado. Na maioria das vezes propagados por camadas. Muitas variedades (por exemplo, Unique) são capazes de suportar geadas severas: até -34 ° C. | Paniculada, 20-25 cm, forma piramidal característica. Flores de dois tipos, pequenas - brancas ou acinzentadas; grande (até 2,5 cm) - estéril, com 4 pétalas rosa e bege. | Laço de Bruxelas, Dart's Little Dot, Limelig, Mathilda, Kyushu, Vanille Fraise, Único. Para a região de Moscou, as melhores variedades serão Bobo, Baunilha Frise, Fantasma, Limelight, Pinky Winky, Daruma, Wims Red. |
Folha grande | Arbusto com cerca de 400 cm de altura, geralmente plantado em parques e praças ou usado como planta de casa. As folhas verde-clara são levemente alongadas, vigorosas, ásperas, verde-clara. Os ramos são frágeis, dobram-se sob o peso das inflorescências. As raízes são suficientemente desenvolvidas para a vegetação. Baixa resistência ao gelo: até -18 ° C. | Difere na florescência abundante. Escudos com cerca de 10 a 15 cm de diâmetro. As flores são grandes, de 3 cm, no centro são brancas como a neve, com um tom rosa nas bordas. | Verão sem fim, Renata Steinger, Romance, Express, Nikko Blue. |
Dubolistnaya | Atinge 300 cm de altura, os caules são ramificados, elásticos, rígidos na base. As folhas têm uma forma característica, com grandes bordas esculpidas, que lembram carvalho, áspero, verde rico. Instável e mesmo com pequenas geadas podem morrer. Propagado por todos os meios, incluindo sementes. | Panículas compridas com pequenas flores brancas de 1,5 a 2 cm. No meio, os botões frutíferos têm um tom bege, com uma borda branca com um tom rosado. | Floribunda, diamante rosa, Tardiva, Rgaesokh. |
Cultivo de sementes
Um método de reprodução razoavelmente fácil e acessível, usado, regra geral, pelos criadores ao criar novas variedades, mas é bastante viável em casa. Embora esse método consuma muito tempo.
- Prepare um recipiente ou separe-os com orifícios de drenagem.
- Prepare o substrato a partir de turfa, terra de folha e areia 2: 4: 1. Você pode adicionar matéria orgânica, por exemplo - húmus, agulhas, serragem.
- A semeadura deve ser feita no outono.
- As sementes não devem ser enterradas, mas simplesmente polvilhadas por cima com uma pequena camada de solo.
- Umedeça o solo completamente. Recomenda-se pulverizar, não água, para não lavar as sementes.
- Cubra o recipiente com filme plástico ou vidro, que deve ser removido várias vezes ao dia para ventilação.
- Coloque os recipientes em um local quente e bem iluminado com temperaturas de + 14 ... +22 ° C.
- Umedeça o substrato enquanto seca.
- Quando os primeiros tiros aparecem, o abrigo deve ser removido.
- A coleta é realizada cerca de 2 vezes: durante o desenvolvimento dos lobos de cotilédone e no início da primavera.
- Nesse caso, a hortênsia pode ser transplantada em vasos individuais padrão (cerca de 7 cm de diâmetro).
- A planta deve ser endurecida, retirando-a no verão para uma área aberta em um local protegido da luz solar direta e do tempo.
- À noite, os vasos precisam ser trazidos de volta.
- Hortênsia deve ser cultivada em casa por cerca de 2 anos até amadurecer completamente.
- Os brotos emergentes devem ser cuidadosamente removidos para que não interfiram no desenvolvimento.
Mudas de hortênsia
Após 2 anos, as mudas precisam ser plantadas em campo aberto. É melhor realizar esse evento na primavera ou no outono antes do início de fortes geadas. A hortênsia deve ser colocada em um local bem iluminado, onde haja acesso à luz solar direta. Algumas espécies (por exemplo, semelhantes a árvores) podem crescer em áreas sombreadas. Para determinar se uma muda está pronta para o plantio, é simples: verifique se há vários ramos e folhas saudáveis no caule.
Também é necessário inspecionar a planta quanto a infecções, porque os arbustos infectados podem espalhar a doença para outras plantas. Mudas ainda fracas são mais vulneráveis a parasitas. Se forem encontradas pragas, caules e folhas devem ser pulverizados com inseticidas. Para uma formação completa, a hortênsia jovem deve ser fertilizada com cobertura mineral (fósforo ou potassa) na primavera e no inverno, abaixe ligeiramente a temperatura do ar: para cerca de + 12 ... +18 ° C.
Plantação de hortênsias ao ar livre
O plantio de hortênsias no local não é difícil, mas você deve seguir um determinado procedimento para a implementação de medidas relevantes:
- Primeiro você precisa remover cuidadosamente o solo das ervas daninhas e afrouxá-lo para que fique solto.
- A acidez deve ser neutra.
- O poço de aterrissagem deve ser cavado de forma a ter 2 vezes o comprimento da raiz do broto, devido ao caroço de terra.
- Entre os furos, é necessário deixar espaços da ordem de 100 cm.
- Perto da hortênsia, não é recomendável colocar árvores ou arbustos com raízes externas; caso contrário, os nutrientes serão distribuídos de maneira desigual e uma das plantas morrerá.
- Os orgânicos devem ser adicionados ao buraco: turfa, composto, húmus, serragem, agulhas, cinzas e fertilizantes minerais.
- Forneça drenagem para o fundo do poço, colocando poliestireno, tijolo quebrado ou casca de ovo lá.
- Antes do plantio, é necessário retirar o excesso de solo das mudas e nivelar o sistema radicular.
- Abaixe suavemente o orifício, enquanto agita suavemente a hortênsia para preencher a cavidade.
- Top também adiciona composto e húmus.
- Molhe completamente e compacte o substrato.
- Cubra o canteiro com cobertura morta, agulhas ou cinzas.
- Após um plantio bem-sucedido de uma muda, ela deve ser coberta do sol por 2-3 dias, para que a planta assuma mais rapidamente.
Cuidado de hortênsia ao ar livre
A hortênsia exige um cuidado adequado e atenção constante do jardineiro; portanto, certas regras devem ser seguidas ao cultivá-la.
Fator | Condição |
Localização / Iluminação | Os canteiros de flores com hortênsia devem estar localizados na parte sul ou sudoeste do local, e é necessário garantir o acesso direto da luz solar ao arbusto. Algumas espécies crescem confortavelmente sob um dossel ou em estufas. A hortênsia jovem é bastante sensível a correntes de ar, ventos fortes e precipitação (graus, precipitação), por isso deve ser coberta com piso com mau tempo. |
Solo | Não é necessário plantar um arbusto em solo argiloso ou substrato com alta acidez. O solo deve ser preparado, cuidadosamente limpo e eliminado de ervas daninhas indesejadas e sistemas residuais de raízes de outras plantas. Além disso, o solo no canteiro pode ser misturado com areia, cinza ou turfa para maior nutrição e saturação. Se o teor de hidrogênio for neutro, a cor das flores da hortênsia será bege ou branca, brotos azuis ou azuis florescerão em solo ácido. |
Rega | Hidratante e exigente. Até 50 litros duas vezes por semana é a norma para hortênsia. No entanto, a rega e a estagnação de água muito frequentes no solo podem causar a doença por podridão ou fungo; portanto, você deve sempre monitorar o nível da água no solo. A falta de umidade é manifestada pelo amarelecimento e pela morte de brotos jovens, folhas. |
Fertilizantes | O número mínimo de curativos é 2 (antes da floração e depois). A primeira da primavera, de abril a maio, uma solução de uréia: 20 g por 1 balde de água corrente. Cada arbusto adulto precisa de cerca de 3 desses baldes. O segundo deve ser realizado após a floração, ou seja, em setembro-outubro. Fertilizantes complexos contendo substâncias minerais, por exemplo, nitrogênio ou fósforo, são adequados para isso. No verão, você também pode alimentar o substrato com pasta, composto ou húmus. No entanto, vale lembrar que o curativo muito frequente afeta negativamente as hortênsias: os galhos podem quebrar, devido a inflorescências pesadas. |
Poda | Passe apenas 3-4 anos após o plantio. No início da primavera, antes que os botões se abram e novos brotos sejam formados, a hortênsia em forma de árvore é cortada primeiro. Deixa 3-4 brotos nas hastes e as peças removidas são usadas como estacas para reprodução. Outra espécie - hortênsia em panículas - é cortada em um terço, pois é mais restaurada e mais caprichosa às condições ambientais. Nas espécies de folhas grandes, apenas a cada 4 brotos são removidos. A poda não deve ser feita tão cedo, quando os brotos começam a se formar; caso contrário, o arbusto pode não sobreviver, a poda tardia também afeta negativamente: a planta fica sem suco e morre. |
Hortênsia após a floração
Após o final do período de floração ativa, são realizadas várias atividades para preparar o arbusto para o inverno:
- Mudas cultivadas em vasos são levadas para a sala isolada.
- Os arbustos no local são cortados cuidadosamente, removendo galhos secos, brotos e inflorescências.
- Depois, hidratam bem a hortênsia e cobrem o canteiro com cobertura vegetal para proteger o sistema radicular de geadas severas.
- O arbusto é coberto com piso ou filme e também cobre o solo com folhagem seca e uma espessa camada de agulhas.
Algumas espécies, como a paniculata, toleram bem o inverno sem abrigo adicional; no entanto, em áreas com clima frio e mudanças bruscas de temperatura, por exemplo, na Sibéria, o arbusto ainda deve receber piso. Nas regiões sul, uma hortênsia semelhante a uma árvore pode superar o inverno sem abrigo.
Inverno de hortênsia
Cubra a hortênsia para o inverno imediatamente após o início da primeira geada, o mais tardar em outubro. Se o arbusto é jovem, deve ser completamente coberto com solo seco. As plantas adultas devem ser levemente inclinadas para o chão, colocadas sobre o material de cobertura, lutrasil ou filme plástico comum, esmagando as bordas. Se a hortênsia for grande o suficiente e for impossível dobrar-se no solo, os brotos deverão ser amarrados juntos, envoltos em uma caldeira, para proteger da neve. Ao redor do arbusto, é necessário colocar uma armação feita de arame ou malha de metal para que ela suba acima da hortênsia em pelo menos 10 cm. O espaço entre o arbusto e a armação deve ser preenchido com folhagem seca, palha e adição de húmus.
Tal construção proporcionará às hortênsias um inverno quente e preservará as plantas até a primavera. Em abril-maio, após a neve derreter, a rede deve ser removida e o piso removido somente quando o clima quente é estável. O inverno adequado afetará positivamente a floração e a formação de novos rebentos.
Propagação por estacas
Esse método tem muitas vantagens: primeiro, o material é coletado durante a poda das plantas, o que facilita a adaptação adicional da hortênsia e, em segundo lugar, quase todas as mudas rapidamente se enraízam e começam a se desenvolver.
- Você deve deixar pelo menos 2 nós em cada ramificação.
- É importante que o corte superior seja reto e o corte inferior oblíquo.
- O tanque deve ser preparado com antecedência, fazendo orifícios de drenagem.
- A mistura do solo pode ser preparada de forma independente: misture turfa, areia e solo universal.
- Aprofundar a haste não mais do que 3-4 cm.
- Molhe bem e compacte o substrato, a serragem, a casca de madeira ou as agulhas.
- Acima, o recipiente deve ser coberto com filme plástico ou vidro, proporcionando hortênsia em condições de estufa.
- O solo deve sempre ser mantido úmido; é melhor pulverizar a partir de um frasco de spray.
- Além disso, os recipientes devem ser ventilados diariamente e colocados em um local bem iluminado e quente.
- Quando o sistema radicular é finalmente formado, as mudas podem ser plantadas no local.
- Isso deve ser feito na primavera, para que a jovem hortênsia tenha tempo para se adaptar e começar o inverno.