Cientistas de todo o mundo estão intrigados com a criação de medicamentos protetores progressivos para várias culturas. Constantemente nesta área novas e novas descobertas estão sendo feitas. Todos os anos os pesticidas estão se tornando mais eficazes, e seu impacto negativo no meio ambiente está diminuindo gradualmente. Uma das preparações da nova geração é o fungicida "Merpan", que é projetado para proteger as macieiras.
- Composição e forma de lançamento
- Benefícios
- Princípio de funcionamento
- Como preparar uma solução de trabalho
- Quando e como processar: instrução
- Toxicidade e medidas de segurança
- Condições de armazenamento
Composição e forma de lançamento
A principal substância ativa é o captan. Seu conteúdo na preparação é de 800 g / kg. Esta substância pertence ao contato com pesticidas, que, por sua vez, pertencem à classe química das ftalimidas.
A preparação é apresentada sob a forma de grânulos dispersáveis em água. É mais frequentemente embalado em sacos de polietileno de 5 kg.
Benefícios
A droga para a proteção de macieiras "Merpan" tem um número de vantagens inegáveis sobre outros fungicidas.
- Tem uma ampla gama de efeitos.
- Tem um efeito curativo dentro de 36 horas após a aplicação do medicamento.
- Altos indicadores de efeitos preventivos são notados quando se aplica o fungicida "Merpan".
- Relativamente seguro para insetos, pássaros e abelhas.
- Começa a agir imediatamente após a pulverização, sob condições climáticas favoráveis, a proteção é mantida por 14 dias.
- É caracterizada por fitotoxicidade mínima, decompõe-se completamente no solo e não representa um perigo para as culturas futuras.
- O surgimento de resistência de microorganismos patogênicos ao fungicida é impossível devido a um mecanismo único de ação.
- É capaz de proteger a folhagem e os frutos das macieiras.
- Protege as maçãs mesmo após a maturação e recolha. Note-se que a fruta processada com este fungicida é melhor mantida.
- Compatível com muitos pesticidas.
- Área ilimitada de uso.
Princípio de funcionamento
"Merpan" refere-se a um amplo espectro de fungicidas, baseia-se em três etapas principais. Em primeiro lugar, quando o contato com a folhagem e frutas, os processos metabólicos de microorganismos patogênicos são violados, que posteriormente leva à sua morte e exclui o aparecimento de resistência à droga neles.
Como preparar uma solução de trabalho
Primeiro você precisa fazer uma base ou licor mãe. Para a sua preparação, a quantidade medida de grânulos é dissolvida em 2 litros de água num recipiente separado. A mistura é agitada até estar completamente dissolvida.
Em seguida, é necessário inspecionar o tanque de pulverização, se ele estiver limpo e em funcionamento, é preenchido com água. No tanque cheio, despeje a solução resultante e várias vezes lave a embalagem na qual ela foi preparada.
Quando e como processar: instrução
O tratamento com "Merpan" é realizado no início da manhã ou no final da tarde. O fungicida, de acordo com as instruções de uso, pode ser usado durante toda a estação de crescimento, mas deve-se ter em mente que a pulverização final de macieiras precisa ser realizada por 30 dias da colheita.
É desejável processar jardins a uma temperatura do ar de + 14-16 ° C, e a velocidade do vento não deve ser superior a 4 m / s. Em média, 1,5-2 litros da preparação são usados para processar 1 hectare de jardim, ou seja, é necessário preparar 900-1600 litros de uma solução de trabalho por 1 ha.
Polvilhe macieiras quando os primeiros sintomas da doença aparecem e repita o procedimento em 1-2 semanas.
Toxicidade e medidas de segurança
O fungicida é caracterizado como moderadamente perigoso. Pode ser perigoso para peixes e outros habitantes aquáticos, portanto seu uso na zona sanitária de reservatórios não é recomendado.
O uso de agentes de proteção para pulverização de árvores é obrigatório, uma vez que o medicamento é classificado como toxicidade de Classe 3.
Condições de armazenamento
Armazenar "Merpan" em lojas especializadas de pesticidas em embalagens hermeticamente fechadas. A temperatura do ar em tais salas pode variar de -5 a +40 ° C. Não é recomendado armazenar o fungicida a alta altitude.
É necessário ter cuidado para que a embalagem não receba luz solar direta. O armazém no qual o produto é armazenado deve estar seco.
Apesar do fato de que o fungicida é mais freqüentemente usado para proteger e tratar macieiras, também é usado para combater fungos na soja, uvas e morangos. A eficácia desta ferramenta já foi avaliada por muitos agrários que a utilizam com sucesso em jardins e campos.