Existem dois métodos principais para o plantio de mudas de framboesa: arbusto e trincheira. Eles têm suas próprias vantagens e características na preparação do solo. A escolha do método depende do destino (industrial ou doméstico), do tamanho da parcela e da preferência dos jardineiros.
Método de plantio de Bush
Este é o método mais comum e popular de plantar mudas de framboesa entre jardineiros. Ele recebeu esse nome por causa da própria tecnologia - o arbusto é colocado em um buraco pré-preparado com fertilizantes.
Etapas do plantio de arbustos
- Um poço de 50 por 50 cm é preparado.
- No fundo, havia 3-4 kg de composto. Em seguida, o solo é misturado com um fertilizante complexo contendo potássio, nitrogênio e fósforo e introduzido sob a raiz.
- As mudas são colocadas no centro do poço, a junção das raízes e do caule não deve penetrar profundamente no solo.
- O sistema radicular é coberto com solo pré-preparado, que é distribuído igualmente entre as raízes.
- A terra é compactada ao longo das bordas do poço, e um buraco para irrigação é feito perto das raízes.
- Após a rega abundante, a superfície do poço é coberta com turfa, serragem (vapor) e palha.
- O comprimento da muda é interrompido, não mais de 20 cm de altura do caule são deixados acima do poço.
Com o plantio correto das mudas e os cuidados necessários, no mesmo ano será possível colher a primeira safra em condições climáticas favoráveis.
Método de aterrissagem de vala
Esse método é indispensável para os envolvidos no cultivo industrial de framboesas e menos popular entre os jardineiros amadores comuns. Requer mais treinamento e uma área significativa do site.
Etapas de pouso
- Um local de pouso pré-preparado é limpo de folhas caídas e restos de plantas. Cavar valas com 45 cm de profundidade e 50 cm de largura.A distância entre valas paralelas deve ser de pelo menos 1,2 m.
- Se houver água subterrânea no local e houver risco de lavagem do solo, será necessária uma drenagem adicional. Para fazer isso, coloque tijolos vermelhos quebrados, galhos de árvores grossas ou argila expandida no fundo.
- Os fertilizantes (composto, adubo, húmus) são espalhados no fundo (ou no topo da camada de drenagem), que fornecerá às raízes das mudas os nutrientes necessários para a alta produtividade por 5 anos.
- A camada de fertilizante é coberta com 10 cm de solo (solo de jardim ou turfa).
- As mudas de framboesa são plantadas em trincheiras a uma distância de pelo menos 40 cm uma da outra.
- As raízes são endireitadas, distribuídas suavemente ao longo do fundo da vala e regadas.
- As mudas são cobertas com solo e abarrotam a camada superior da terra.
- A planta é parada, deixando não mais de 20 cm acima da superfície da vala.
- A camada superior das plantações é adubada.
O comprimento da vala depende do tamanho do site. O crescimento das mudas deve ser controlado, pois as framboesas não podem crescer em um determinado caminho. Nesse caso, as mudas devem ser desenterradas, direcionando-as na direção certa. Com o plantio certo, este ano você poderá obter a primeira colheita rica.