Flor do miosótis: cultivo e cuidados

Pin
Send
Share
Send

Uma flor discreta com pétalas de azul celeste - o miosótis latino é chamado Myosotis, que significa "orelha de rato".

Muitas lendas e crenças populares estão associadas a ele na maioria dos países do mundo. Eles estão unidos por um significado comum - uma planta da antiguidade é considerada um símbolo de fidelidade, boa memória.

Alpine-me-not-alpine e outras espécies

As pessoas costumam chamar a flor também de "prigozhitsa", "peixinho". Parece discreto: arbustos de 10 a 40 cm de altura, com caules altamente ramificados e muitas folhas sésseis coroadas com pequenos escudos de inflorescências. As flores das variedades de jardim são pequenas (mas muito maiores que as silvestres), geralmente com 5-7 mm de diâmetro, azul, rosa ou branco com um núcleo amarelo brilhante como o sol.

A floração começa no primeiro terço do verão e termina em julho. As espécies não cultivadas continuam a abrir brotos para o frio.

Um representante da família Burachnikov é cultivado como um, dois ou perene. Mas até o final da terceira temporada, as hastes da planta são excessivamente esticadas, o número de flores diminui. O plantio é rejuvenescido com a remoção dos antigos, semeando uma nova geração.

Os cientistas têm mais de 50 tipos de miosótis que crescem em todos os cantos da Terra, onde há muita umidade, às vezes em pântanos. Os mais comuns entre os cultivadores de flores são:

  1. Alpino, vivendo nas montanhas do meio do Cáucaso, nos Cárpatos, nos Alpes, em Altai, no sul dos Urais. A altura da planta é de cerca de 15 cm, as pétalas são de cor azul escuro saturada, as folhas são verde claro. Sob luz forte, a duração da floração é de cerca de 2 meses. Nos jardins das planícies da Rússia, é cultivada uma variedade de jardins especialmente criados. Os jardineiros são populares com a música azul escura alta, o índigo de 15 centímetros, a rosilva anã rosa e os bebês exuberantes azul-claros Victoria.
  2. O pântano, em estado selvagem, cresce ao longo das margens dos pântanos e lagoas. A espécie distingue-se por flores grandes - até 12 mm de diâmetro, caules muito longos. A corola é azul ou rosa. Turíngia é valorizada por suas flores azuis escuras, quase azuis.
  3. Campo crescendo em quase todos os locais abertos, onde o solo retém a umidade por um longo tempo. Hastes de altura média, pétalas pequenas, azuis.
  4. Forest, um amante de matagais sombrios. Planta alta que floresce profusamente com flores cor de rosa, azuis ou azuis. As variedades Miro, Roggli, Magnum são populares.
  5. Arranjo florido, originário da Suíça. Grandes corolas florescem profusamente em hastes de 30 centímetros. Entre os cultivadores domésticos, a variedade Blau Grasmuk é comum.

Nos jardins também existem formas cultivadas de miosótis perfumados, Sakhalin, Lazistan, agradáveis ​​e outros tipos.

Variedades híbridas são os resultados do trabalho dos criadores. A cor das pétalas, dependendo da variedade, é do suave ao azul profundo.

Plantar miosótis

A maioria das variedades de mulheres prefere lugares ligeiramente sombreados, alguns preferem uma sombra completa. A exceção são as variedades de campo e alpinas, que florescem ativamente apenas em áreas bem iluminadas.

As flores não têm requisitos sérios para o solo: solo moderadamente fértil com boa aeração, a estagnação da água é indesejável. Os miosótis são plantados no jardim de uma de duas maneiras, diretamente por sementes em um canteiro de flores ou mudas.

Sementeira de primavera em campo aberto

Quando o solo aquece bem, é afrouxado, são adicionados turfa ou húmus. Após 2-3 semanas, cavar novamente, nivelar.

Pequenos furos são preparados para a semeadura a uma distância de 10 cm um do outro. As sementes plantadas são cobertas por uma fina camada de terra, coberta de polietileno por cima. As fotos aparecem após 2 semanas. As mudas são afinadas para proporcionar condições de crescimento confortáveis.

Sementeira de outono para mudas

Passe no início do inverno. As caixas de mudas são preenchidas com um substrato de um terço da areia lavada do rio e dois terços da terra desinfetada. As sementes são espalhadas na superfície do solo, levemente pressionadas, levemente polvilhadas com terra.

Em seguida, as culturas são umedecidas através de um frasco de spray. Os primeiros brotos aparecem até o final da primeira semana. Quando os primeiros 2-3 folhetos verdadeiros são formados, as mudas são transplantadas em xícaras separadas e colocadas até a primavera em uma estufa não aquecida. Quando a neve derrete, os copos com mudas são transferidos para uma sala moderadamente quente. As mudas são plantadas em canteiros em abril. A maioria das plantas já formou brotos a essa altura.

Condições de cultivo do miosótis

O peixinho é despretensioso, não requer condições especiais. Uma quantidade suficiente de luz e sombra, rega moderada, cobertura rara e medidas para proteger contra pragas e doenças não levam muito tempo e estão disponíveis para os cultivadores iniciantes.

Rega

A irrigação é necessária 2 vezes por semana para o cultivo de flores em áreas ensolaradas e abertas, slides alpinos. Os habitantes de cantos sombreados são regados uma vez por semana, desde que não haja chuvas naturais.

//www.youtube.com/watch?v=3zfgmVR0Dc0

Para reduzir as tarefas, os miosótis geralmente são plantados na companhia de plantas de jardim que obscurecem o solo de maneira confiável.

Top vestir

Em solo excessivamente fértil, o prigozhitsa começa a engordar - para aumentar apenas a massa foliar. Portanto, os fertilizantes devem ser manuseados com extrema cautela. Durante a temporada, basta adicionar turfa ou húmus duas vezes - na primavera e no outono e, imediatamente após a floração, despeje complexos minerais líquidos.

Outras atividades de assistência

Produtores experientes recomendam regularmente, pelo menos a cada 10 a 15 dias, afrouxar o solo para que nutrientes e oxigênio fluam sem impedimentos para as raízes.

As ervas daninhas não precisam de capina - um poderoso sistema radicular afoga as ervas daninhas que tentam sair do solo.

Não há necessidade de preparar flores para o inverno. As raízes toleram fortes geadas, mesmo sem cobertura de neve. Às vezes, os moradores do verão simplesmente plantam uma camada fina de folhas secas.

Criação de miosótis

Todos os métodos tradicionais são adequados para a propagação: o uso de sementes, estacas, dividindo o mato.

Sementes

Colhidas à medida que amadurecem. Após a secagem, são despejados em um saco de tecido e armazenados até a semeadura, mas não mais que 3 anos. Você pode plantar imediatamente sementes frescas em canteiros e canteiros. No entanto, deve-se lembrar que as formas híbridas de caracteres varietais do miosótis não são transmitidas, se propagadas dessa maneira.

Às vezes, os residentes de verão nem se importam em coletar sementes - uma mulher bonita cresce semeando-se perfeitamente. Na primavera, arbustos jovens são cuidadosamente escavados e plantados no lugar certo.

Divisão Bush

A melhor maneira de aumentar o número de formas híbridas. O procedimento é permitido em qualquer estação quente, o sistema radicular resistente, sem divisão de transferência de danos, e cria raízes facilmente em um novo local.

Os arbustos são desenterrados, cuidadosamente divididos em várias partes. Cada dividendo é plantado em um buraco preparado.

Estacas

Também usado para a propagação de miosótis híbridos e varietais altamente decorativos. No final da floração, os brotos apicais são cortados com uma faca afiada e desinfetada. São plantadas imediatamente, cobertas com recipientes transparentes de polietileno ou vidro. A rega é realizada com muito cuidado: as estacas são água extremamente prejudicial nas folhas. Para fazer os arbustos se ramificarem, aperte-os 1-2 cm.

Com esse método de propagação, os minnels florescem no mesmo ano. Mas para o inverno, eles precisam ser cobertos com galhos de abeto ou fibra de fibra.

Pragas e doenças do miosótis

As flores são altamente resistentes a doenças. Rega excessiva pode ser a única causa da lesão.

O solo alagado é um ambiente favorável para o desenvolvimento de infecções por fungos - oídio, podridão radicular, podridão cinzenta. Se aparecerem sinais da doença nas folhas e caules, eles são tratados com qualquer fungicida (vitríolo, HOM, Skor, Fitosporin e outros).

Para evitar um surto de infecção, monitore a densidade do plantio, afinando oportunamente as plantas. A secagem do solo ou estagnação prolongada de umidade sob as flores também é evitada.

As pragas também não atacam ativamente os miosótis, o que facilita muito o cuidado deles. Os inseticidas são usados ​​apenas quando são detectados parasitas ou no caso de uma invasão maciça da área.

Residente de Mr. Summer informa: miosótis - médico do trato respiratório

Além da decoração despretensiosa, o prigogitsu é apreciado pelas propriedades curativas conhecidas desde os tempos antigos. A medicina tradicional usa a planta como hemostática, anti-inflamatória e expectorante. O tratamento da bronquite, algumas formas de tuberculose e lesões pulmonares complementam efetivamente a flor modesta.

As matérias-primas para a preparação de compostos medicinais são preparadas durante a floração. Use toda a parte aérea - caules, folhas, inflorescências. A secagem é realizada à sombra em uma sala ventilada ou sob um dossel, onde não há correntes de ar. Em seguida, as matérias-primas são trituradas, armazenadas por até um ano em recipientes de vidro, cerâmica ou sacos de papel.

Ao preparar flores de miosótis para fins medicinais, leve em consideração que as formas varietais e híbridas não são adequadas para esses fins.

As espécies de campo e floresta são consideradas as melhores matérias-primas, idealmente para o cultivo selvagem. Algumas receitas folclóricas usando ervas miosótis:

  1. Para bronquite, tosse residual, febre, 3 colheres de sopa de matérias-primas secas são derramadas com um copo de água fervente. Insista a hora e depois filtre. Beba uma colher de sopa três vezes ao dia após as refeições.
  2. O chá preparado com miosótis (1: 1) ajuda na asma, dores de estômago ou intestinos e doenças renais.
  3. Uma decocção de duas colheres de chá de grama seca em um copo de água ajuda na impotência.
  4. O suco fresco de folhas e caules é usado como auxílio no tratamento de lesões malignas da cavidade oral.
  5. As partes verdes cortadas em pasta são um excelente agente hemostático e cicatrizante. A massa é aplicada a feridas abertas, queimaduras, áreas congeladas.

Os cientistas não revelaram contra-indicações ao uso de decocções medicinais e infusões de miosótis. Mas mulheres grávidas ou lactantes, bem como pessoas que sofrem de alergias, devem primeiro consultar um médico.

Algumas donas de casa usam flores delicadas para fins culinários. Por exemplo, eles assam açúcar e decoram bolos cerimoniais - bolos ou doces. Ou congelado em água para coquetéis.

Pin
Send
Share
Send