Lobelia subiu o que fazer a seguir

Pin
Send
Share
Send

Depois que a lobélia brota, seus brotos jovens e macios requerem cuidados especiais e cuidadosos. Se for negligenciada, quando plantada no solo, o arbusto ficará fraco, não florescerá com o tempo ou não florescerá, e, na pior das hipóteses, os brotos morrerão dentro de um dia.

Cuidados com mudas de Lobelia

É necessário levar em consideração todos os fatores que afetam o desenvolvimento da planta, pois, se pelo menos um não for levado em consideração, o jardineiro corre o risco de perder as mudas. A semeadura deve começar em fevereiro-março, no entanto, vale a pena considerar que, com as amostras de fevereiro, haverá muito mais problemas, enquanto elas florescerão não muito antes de março. 5-10 dias após a semeadura, as mudas já aparecem.

A luz

Após o surgimento das sementes de lobélia, é necessária uma fonte de luz adicional, plantada especialmente no inverno.

Lâmpadas fluorescentes são ótimas para isso. Se você não organizá-lo, os brotos serão frágeis e alongados. Mesmo na primavera, a iluminação artificial será extremamente útil. Assim, em março vale a pena cobrir adicionalmente as mudas por 4-5 horas diárias, e em abril - 2-3 horas. Iluminação difusa preferida. Vale a pena proteger a planta com gaze quando a luz solar forte cair sobre ela.

Rega

Mudas finas e frágeis de lobélia se agarram ao chão durante a rega tradicional e não conseguem mais subir. Você pode levantá-los cuidadosamente, mas seria mais prudente impedir a entrada de água nos caules e nas folhas. Tais medidas excluirão a possibilidade de doença da perna preta em uma planta jovem. Plantar com arbustos pode facilitar muito a rega. Usando uma ferramenta fina, faça furos no solo e encha a água com uma seringa. O solo pode absorver uniformemente e ser umedecido o suficiente, enquanto os caules frágeis da planta permanecerão intactos. Se o recipiente não for grande, a água pode ser dispensada da seringa ao longo da parede e o resultado será o mesmo. Tais medidas são relevantes apenas nas primeiras 2-3 semanas de cultivo, e as mudas crescerão mais fortes. É importante observar rega moderada, porque se houver muita água na panela, a planta ficará doente e a secagem excessiva do solo inibirá o desenvolvimento das mudas.

Escolha

Recomenda-se, preliminarmente, regar o recipiente com mudas, também é necessário umedecimento precoce e um novo recipiente com o solo. Depois, mergulhe as mudas, que já conseguiram crescer e adquirir um par de folhas. Geralmente eles têm pelo menos 1 mês de idade. O processo é realizado imediatamente para o grupo, para isso um arbusto é retirado com uma espátula de jardim e colocado em um copo. Com um crescimento denso de mudas - o solo é separado juntamente com mudas e plantado em um recipiente grande. Então você precisa preencher levemente a planta com o solo e compactá-la cuidadosamente. Após tal operação, o sol é contra-indicado por vários dias e será melhor deixá-lo na sombra, sem esquecer de regá-lo. A preparação Energen, diluída à taxa de 7 gotas por 1 litro de água, ajudará a se acostumar com a planta.

Beliscar

Quando as mudas já transplantadas são assimiladas e crescem alguns centímetros, elas devem ser cortadas. A opção mais fácil é cortar todos os topos com uma tesoura de uma só vez. O procedimento contribuirá para o desenvolvimento do sistema radicular e o crescimento denso da planta. Se você repetir esta operação várias vezes, um arbusto grande e saturado crescerá.

Top vestir

Lobelia com 1 mês de idade já precisa de fertilização com fertilizantes. Os universais são adequados, mas quando são introduzidos no solo, a concentração deve ser levada em consideração. Para lobelia jovem, a saturação deve ser 2-3 vezes menor que a recomendada para um adulto. Você pode aumentar a velocidade da germinação de mudas pulverizando o solo com soluções de medicamentos como: Zircão, Epin.

Têmpera

O endurecimento da planta é realizado 1-2 semanas antes de plantá-la no solo. A uma temperatura exterior não inferior a + 10 ° С, a flor pode ser retirada durante vários minutos.

Além disso, o tempo gasto no ar fresco está aumentando gradualmente. Por fim, a flor é deixada por um dia inteiro, sujeita à ausência de geada e chuva.

Dachnik adverte: erros devido aos quais morrem os brotos de lobelia

É importante não cometer erros ao cuidar de brotos jovens de lobelia:

  1. As mudas não sobreviverão à rega com um regador, pistola de pintura e métodos semelhantes. A melhor opção é derramar água no reservatório ou usar uma seringa.
  2. As mudas são exigentes em condições de temperatura. Então, mudanças bruscas e rascunhos são fatais para ela. No entanto, a sala com os brotos deve ser ventilada, para esse período é necessário colocar as mudas em outro local. Faixa de temperatura favorável para lobelia + 17 ... 18 ° C, juntamente com um alto teor de umidade no ar.
  3. O uso de pinças ou palitos de dente é permitido durante o mergulho, mas o processo pode ser atrasado e pode ser muito difícil para o jardineiro. Existe um método alternativo, não complicado: corte o “relvado” com uma ferramenta como uma colher em pequenas peças e coloque em pequenos recipientes separados, equipados com orifícios de drenagem. Não mergulhe antes de um mês após a emergência. Durante esse período, você não deve alimentar a planta.
  4. Antes de plantar mudas de lobelia em solo ácido, é melhor adicionar cinza de madeira, a farinha de dolomita também é adequada. A triagem do solo imediatamente antes de colocar as sementes não será deslocada.
  5. Quando as primeiras filmagens aparecem - você não precisa remover o filme com nitidez, é melhor esticar esse processo por vários dias, abrindo gradualmente a superfície. Caso contrário, a planta poderá morrer rapidamente.
  6. Após a remoção do filme, vale polvilhar o solo com solo arenoso com a adição de vermiculita. Tais medidas contribuem para uma cobertura confiável das raízes e impedem o alongamento excessivo da planta.
  7. Você pode desinfetar o chão para lobelia simplesmente segurando-o no frio ou assando no microondas. Substrato de solo leve e solto sem mistura de húmus é ideal.
  8. As caixas de mudas convencionais não são adequadas como um recipiente para lobelia; é ideal um recipiente de plástico raso e transparente com furos no fundo e nas laterais.

Apesar dos cuidados adequados, a lobelia geralmente tem uma perna preta. Para combater a doença, você pode usar:

  • 2 colheres de sopa de peróxido de hidrogênio (3%);
  • Carvão ativado em pó;
  • Solução de manganês de baixa concentração;
  • Areia calcificada de rio;
  • Solução de metronidazol (1 comprimido por 1 litro de água).

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: 10 plantas de SOL PLENO (Pode 2024).