Crie bebidas com sabor e aroma excepcionais, uma tarefa emocionante e minuciosa. Fazer vinho de uva caseiro levará vários meses. Eles estudam receitas, observam a tecnologia de produção e, como resultado, deliciam os hóspedes com uma bebida nobre.
Uvas para vinho
Fazer um vinho aromático com o sabor esperado é um objetivo bem-vindo, mesmo para iniciantes em vinificação. É ideal usar variedades técnicas com cachos densos de tamanho médio, consistindo de bagas pequenas com alto teor de açúcar:
- Sauvignon 25-30%;
- Noz-moscada até 27%;
- Saperavi (Pridonye) 23-25%;
- Cabernet 20-22%.
Os seguintes exemplos de ciência de melhoramento atendem aos requisitos exigidos e são simples em tecnologia agrícola:
- Amizade;
- Cristal;
- Gota de orvalho;
- Regente;
- Stepnyak;
- Platovsky;
- Festival.
Variedades de variedades de mesa não dão o buquê certo de vinho e, portanto, é melhor plantar arbustos de Chardonnay, Riesling, Merlot, Pinot Noir, Dove.
Nos pátios particulares, o cultivo da Moldávia, Lydia, Isabella é generalizado. Bons vinhos são feitos a partir dessas variedades com a adição de mais açúcar e água.
O vinho de Isabella tem um aroma muito reconhecível e sabor adstringente. A mistura de variedades Isabella e Lydia dá um resultado interessante.
O vinho tinto da Moldávia é útil, mas com a adição de ervas e especiarias, você pode experimentar um produto incomum. Um travesseiro com cravo em uma garrafa de bebida adicionará sabor. Nós o colocamos em um barril com flores de sabugueiro e folhas de hortelã e pegamos o famoso vinho Moselle.
Preparação de frutas para processamento
Você pode obter vinhos com gostos diferentes, até mesmo colhendo uvas de um arbusto. As condições climáticas e o tempo de colheita são a base de um bom produto doméstico.
Os vinhos de mesa são obtidos a partir de bagas que apenas começaram a amadurecer.
As bebidas de sobremesa são boas em grupos maduros e até levemente secos. Os vinhos doces devem preferencialmente ser feitos a partir de frutos de moscatel. Sua força dependerá diretamente do número de dias ensolarados que tornam as uvas especialmente doces. A invasão das vespas informará sobre o teor máximo de açúcar das bagas.
O tempo ensolarado e seco é o melhor momento para colher uvas.
Os cachos podem ser cortados do mato a partir do momento em que amadurecem e até o início da primeira geada. Baixas temperaturas matam a microflora, e isso afeta negativamente a fermentação do mosto. A chuva longa também lava o fermento do vinho, para que eles tentem coletar apenas pincéis secos. Bagas verdes ou podres são removidas. Se você deixar pequenos galhos e cordilheiras, o sabor do vinho será amargo e azedo. É melhor não pegar as bagas caídas, elas vão dar um gostinho da terra.
Bagas classificadas devem ser processadas o mais rápido possível. A uva não deve ser lavada antes de triturar. Você pode usar equipamentos especiais ou um moedor de carne para preparar a polpa. A semente da uva permanecerá intacta se você amassar as uvas com as mãos. Se o volume de matérias-primas for grande, você poderá fazê-lo na bacia, usando botas de borracha limpas.
Eles só lavam uvas quando usados nos processos de fermentação de uma levedura especial com levedura de alta qualidade.
Preparação para fazer vinho em casa
Antes da colheita, é necessário um número de trabalhos preparatórios. Estocar pratos para obter polpa e armazenar o mosto. Deve ser feito de materiais que não entrem em reações químicas com ácidos e suco de álcool - são esmaltados, argila, madeira ou vidro. O uso de plástico de qualidade alimentar não é muito desejável.
Os barris de madeira são limpos, lavados com bicarbonato de sódio e fumigados com enxofre. Para obter o vinho Moselle, eles são servidos com decocção de sabugueiro e hortelã e mantidos até a madeira ficar saturada com o aroma das ervas.
Um recipiente ideal seria garrafas de vidro de 10 a 20 l. Eles são acessíveis e podem ser comprados em muitas lojas de ferragens ou encomendados on-line. O recipiente é cuidadosamente lavado com bicarbonato de cálcio, lavado com água corrente, seco por vários dias ao sol para tratamento UV
Uma ampla gama de equipamentos para a produção de celulose: prensas de vinho, espremedores, trituradores especiais. É importante que as partes metálicas dos dispositivos sejam feitas de aço inoxidável. O contato entre suco de uva e superfícies de cobre ou chumbo é excluído. É desejável limitar a duração da interação com outros produtos metálicos, preservando o sabor do mosto.
Força do açúcar e do vinho
A doçura do mosto é determinada por um hidrômetro e a força do vinho com um medidor de álcool. Em casa, usam o método organoléptico: provam. Para um processo de fermentação bem sucedido, o suco não deve ser muito doce. O teor de açúcar recomendado no mosto está na faixa de 15 a 20%. No primeiro mês, a cada 3-4 dias, experimentam o mosto e, se for ácido, adicione açúcar.
É produzido em alguns litros de suco especialmente fundido e depois devolvido à garrafa. Normalmente, 10 litros de suco são 0,5 kg de açúcar. O teor proporcional de álcool e o açúcar do vinho caseiro são apresentados na tabela:
Vinho | O teor alcoólico,% | Teor de açúcar,% |
Seco | 8-10 | 0-0,3 |
Semisweet | 10-13 | 5-8 |
Doce | 16 | 12-18 |
Licor | 12-17 | 20-30 |
Fortificado | 16-18 | 7-10 |
Tipos de vinho de uvas
A variedade de variedades de vinha permite criar bebidas para todos os gostos. Delicado, leve ou azedo, brilhante em sabor e cor, os vinhos vão decorar qualquer festa. Cabernet
Seco
A variedade de mesa Isabella é adequada para fazer vinhos saudáveis e saborosos. O seu teor de açúcar de 15-20% é adequado para a produção de vinho seco sem adição de açúcar. O mosto de glicose e frutose como resultado da atividade do fermento de vinho é transformado em álcool. Como resultado, obtemos um produto com um teor de açúcar de 0 a 0,3%. Resta apreciar a cor agradável e o sabor delicado da bebida.
Semisweet
Este vinho é preferido por um aroma agradável e delicado e sabor característico. O conteúdo moderado de açúcar e álcool serve como razão para escolhê-lo para um banquete.
Doce
Um bom vinho é obtido a partir de uvas azuis com alto teor de açúcar, como a Moldávia. Sua acidez não é superior a 0,8%. No estágio de fermentação, são adicionados de 50 a 100 g de açúcar granulado por litro de suco. Antes de enviar para a maturação, o enólogo regula a doçura de uma bebida caseira, com base em suas sensações gustativas.
Fortificado
O processo de fermentação nesta categoria de vinhos é interrompido pela adição de álcool. A mistura de mosto de uvas com sucos de frutas e bagas permite obter os seguintes tipos de vinho caseiro - porto, xerez, vermute. A força necessária da bebida é obtida adicionando açúcar em porções ao mosto e vodka (álcool) para fixação. Isabella
Proporções:
- 6 kg de uvas;
- 0,6 kg de açúcar para fermentação;
- Etanol a 100 g / l.
Receita de vinho de uva
Seguir as recomendações dos profissionais ajudará a evitar erros na tomada da bebida desejada.
A primeira etapa: celulose
O recipiente preparado é preenchido com baga triturada em 2/3 do seu volume. Durante a fermentação, a polpa é saturada com dióxido de carbono e aumenta em volume. A mistura diária evitará o acúmulo do material do vinho.
A banheira com a polpa está bem amarrada com um pano de algodão. Esta medida irá proteger contra todos os tipos de insetos.
É importante observar o regime de temperatura da fermentação inicial: + 18 ... +23 ° C. O processo de fermentação pode ocorrer muito lentamente ou parar completamente se a temperatura cair abaixo dos +18 ° C recomendados. Exceder o limiar superior ameaça transformar o vinho em vinagre, como resultado de reações oxidativas excessivamente violentas.
Segunda Etapa: Erva
Após 3-5 dias, é hora de espremer o bolo. Pode ser armazenado para fazer vodka de chachi - uva. Garrafas limpas e esterilizadas são cheias com suco não clarificado em 70%. Instale um obturador de água. O dióxido de carbono é um produto da fermentação. É removido através de um tubo abaixado em um jarro de água. Se uma tampa especial for usada, as bolhas de gás passam pelos orifícios e pela camada de água. Use com sucesso uma luva de borracha. É conveniente determinar a conclusão da evolução do gás a partir dele. Forneça firmeza envolvendo as juntas com o frasco com fita adesiva.
O vinho semi-acabado é drenado periodicamente do precipitado. Verifique a doçura do mosto e adicione açúcar para prolongar a vida útil do fermento.
A fermentação rápida dos vinhos tintos ocorre a uma temperatura de + 20 ... +25 ° C, para brancos + 12 ... +18 ° C. A fermentação do mosto é realizada com uma trava de água e dura 3-4 meses. O vinho é clarificado e o sedimento aparece no fundo da garrafa. Portanto, uma vez por mês eles enchem demais, enquanto saturam o produto com oxigênio. Antes de enviar o vinho para amadurecimento e envelhecimento, adicione açúcar pela última vez, de acordo com os gostos do fabricante.
Estágio Três: Regulamento da Fortaleza
Inicialmente, 1% de açúcar fornece 0,5% de álcool no produto final. Portanto, a força e doçura desejadas do vinho são alcançadas pela introdução em porções de açúcar. Durante a fermentação, o fungo processa glicose e frutose em álcool.
A produção de vinho seco ocorre sem açúcar adicional. A força da bebida dependerá do teor inicial de açúcar das uvas colhidas.
Os vinhos doces têm uma porcentagem maior de álcool em sua composição. O açúcar é adicionado durante a fermentação. Sua quantidade é calculada dependendo do resultado desejado.
Quarto passo: sedimentação
A formação de sedimentos no fundo da garrafa com uma espessura de 2-5 cm indica que é hora de derramar o vinho novo. O recipiente do mosto é gentilmente elevado a uma elevação. É conveniente colocar a garrafa cheia sobre a mesa e a segunda vazia na cadeira. O chamado sifão é baixado para o mosto - uma mangueira transparente de silicone de pequeno diâmetro ou o mesmo tubo. Segurando uma extremidade do tubo a alguns centímetros do sedimento, através da segunda, o material do vinho é puxado pela boca para si mesmo. Então, com um movimento brusco, a mangueira é movida para o gargalo do recipiente receptor. É conveniente transfundir vinho juntos. Uma pessoa segura um tubo e seu parceiro inclina cuidadosamente a garrafa ou reorganiza recipientes menores.
A remoção oportuna do sedimento evita o aparecimento de um odor desagradável e amargura. Esta operação é realizada antes de adicionar açúcar e antes de engarrafar.
O tipo final de vinho ainda não está formado, portanto ainda não é completamente transparente. Se a bebida permanecer turva após o amadurecimento no porão, ela será esclarecida com gelatina ou clara de ovo. Às vezes, é usado carvão ativado pulverizado em pó.
Último passo: esterilização
Existem duas abordagens para concluir os processos de fermentação.
Alguns fabricantes preferem o curso natural de uma etapa tão importante. As garrafas são colocadas em um porão ou outro quarto escuro. Eles instalam fechaduras de água. O vinho é mantido por 2-3 meses a uma temperatura baixa e constante.
O segundo método permite clarear a bebida. O envelhecimento subsequente de alta qualidade é acompanhado por um sabor suave e aveludado e um aroma agradável. Para isso, esterilize as garrafas com o produto semi-acabado da seguinte maneira:
- Garrafas de vinho são colocadas no recipiente. Eles são embrulhados em pano e cobertos com rolhas de cortiça. Despeje a água no nível dos "ombros" e comece a aquecê-la. Um termômetro é colocado em uma das garrafas.
- Num "banho de água", a temperatura do material do vinho é aumentada para +60 ° C. A morte do fermento para completamente o processo de fermentação. O dióxido de carbono escapa e o recipiente é selado.
- Os frascos esterilizados esfriam à temperatura ambiente e os armazenam em um ambiente fresco e escuro.
Engarrafamento e armazenamento de vinho
O vinho é filtrado antes do engarrafamento. Faça isso à escolha através de flanela, papel de seda ou filtros de papel. Se uma operação tecnológica de esclarecimento artificial foi realizada, será suficiente.
Garrafas de vinho especiais são lavadas com uma solução de refrigerante e bem enxaguadas. Recipientes de vidro escuro protegem o produto da exposição à luz solar. Para rolhas, use bujões longos. Eles permanecerão resilientes e fecharão o pescoço firmemente se o frasco for armazenado em uma posição inclinada. Despeje o vinho em um recipiente para que 1-2 cm de ar cheguem à cortiça. O colo do vaso é selado com cera para reter aromas.
Uma adega fresca e seca é um bom lugar para guardar uma bebida. A temperatura ambiente ideal é de +8 ° C, é adequada para vinhos brancos e tintos.
A preservação do sabor é possível até 5 anos, sujeito às condições recomendadas.
Geléia de vinho
Em casa, você pode beber um vinho com outras matérias-primas. Use qualquer geléia: cereja, framboesa, groselha. A força do vinho será semelhante às amostras de uvas semidoces: 10-13%. Execute os mesmos passos de cozimento. No papel do fermento de vinho, as passas são usadas. Proporções de ingredientes:
- 3 litros de geléia velha;
- 50-300 gramas de açúcar;
- Passas de 300 gr;
- 3 litros de água.
Conteúdo calórico e benefícios do vinho caseiro
A bebida mágica contém:
- vitaminas B1, B2, C, P;
- oligoelementos Ca, K, Mg, Na;
- proteínas, aminoácidos, peptídeos, carboidratos, glicose, frutose;
- ácidos minerais (tartárico, málico, salicílico).
Portanto, o consumo moderado de vinho tem um efeito benéfico no cérebro. Abaixa a pressão sanguínea e o colesterol. As paredes dos vasos sanguíneos se fortalecem, os coágulos sanguíneos se resolvem e a função cardíaca é estimulada. O trato digestivo funciona mais ativamente. A introdução à dieta do vinho impede a deposição de sais e fortalece os ossos, destrói a microflora patogênica no corpo. A bebida favorece um bom sono e relaxamento, melhora a função pulmonar. Na forma quente, eles são usados para tratar resfriados.
100 ml de vinho contêm 80 kcal.
Dose diária admissível de vinho (em ml):
- homens - 300-350;
- mulheres -150.