O Coleus é uma planta da família de roupas claras; no povo, também é chamado de "urtiga" devido à semelhança externa. As folhas têm um formato de coração e uma cor diferente, podendo combinar vários tons ao mesmo tempo: verde, bordô, amarelo e vermelho. Há um grande número de suas variedades (mais de 1000), as mais comuns - Blume, Black Dragon, Hybrid, Wizard. Ao comprar uma planta em uma loja, é necessário prestar atenção à presença de brotos, deve haver mais de uma, bem como a ausência de uma flor, caso contrário, pode haver problemas em seu conteúdo.
Características do cultivo de Coleus
O Coleus é considerado uma excelente planta ornamental; mantê-lo em casa não é difícil. Bem adequado para iniciantes. Devido ao método simples de propagação, bem como à semelhança da cor heterogênea das folhas, também é chamado de “cróton dos pobres”.
Condições de cultivo em casa Coleus
A tabela mostra os requisitos básicos necessários para o crescimento das flores.
Indicadores | Descrição do produto |
Iluminação | Evite a luz solar direta, no verão é melhor levar para fora (varanda). |
Temperatura ideal | No verão, +18 ° C, no inverno +12 ° C. |
Rega | Primavera-outono - água abundante e morna, enquanto é necessário controlar a secura da camada superior da panela. No inverno - moderado, não deixe o solo secar. |
Umidade | A pulverização alta e constante das folhas é necessária. No inverno, o local ideal para a planta é a cozinha, onde durante esse período as condições são as melhores. |
Solo | Despretensioso, qualquer mistura de solo é adequada, minerais são adicionados, se necessário. |
Com a falta de luz, a planta começa a crescer rapidamente para cima e perde a folhagem, e seu excesso leva a atrofia e perda de saturação na cor. Portanto, é muito importante monitorar o suprimento correto de luz. Também importante é o regime de temperatura - a flor reage muito acentuadamente às suas diferenças. O teor de nitrogênio no solo aumenta a saturação na cor.
A umidade pode ser aumentada configurando-se um tanque cheio de argila expandida molhada ao lado da panela.
Top vestir
Durante um forte crescimento, floração (primavera-verão), você precisa adicionar fertilizante ao solo, a melhor opção é o potássio, uma vez por semana é suficiente. Graças a isso, a cor da folhagem se tornará visivelmente mais brilhante e mais atraente. No inverno, a introdução de minerais é reduzida para uma vez por mês e contribui 2 vezes menos.
Transplante de colo
Esse processo ocorre na primavera após a compressão. A acidez do solo preparado deve estar na faixa de 6-7 pH. No entanto, ele não precisa ser movido repetidamente, porque seu sistema radicular é pouco desenvolvido.
A planta é considerada anual, mas sujeita a certas condições, pode crescer por mais de um ano, apenas será necessário alterar periodicamente o solo e, se o vaso ficar pequeno, replante. Ao mesmo tempo, é necessário olhar cuidadosamente para as raízes ruins (deterioradas ou mortas), o máximo possível para remover a terra antiga.
Poda de Coleus
A flor deve ser exposta a este procedimento sistematicamente. Podemos distinguir os seguintes motivos para sua realização:
- a melhor formação de galhos, o que posteriormente leva à criação de um grande arbusto (produzido meio mês após um mergulho);
- plantio por estacas (corte de brotos mais velhos);
- crescimento reduzido (corte a parte superior, fazendo com que ela cresça em largura e não em altura, dando esplendor à planta);
- o corte de cabelo planejado (eles fazem as flores com mais de um ano, cortam todos os brotos, deixando apenas 2-3 brotos);
- modelagem, decoração (cortada do mato formado).
Criação de Coleus
Esse processo é muito fácil, sua taxa de germinação é de 100%. Para evitar a perda de sofisticação das folhas, é propagada por sementes (mergulho) e estacas (método vegetativo).
A semeadura, de tamanho pequeno, ocorre na primavera em pequenas xícaras de argila (placas), deitadas no fundo previamente preparadas com substrato de turfa e despejando um pouco de areia por cima. Os primeiros brotos aparecem somente após duas semanas, após o que são transplantados em pequenas caixas com um intervalo de 2 × 2 cm, enquanto o solo deve ser combinado: folhas, turfa, relva, areia.
É aconselhável incluir uma camada de drenagem (você pode usar argila expandida pequena ou pequenos pedaços de tijolo quebrado) para evitar a estagnação da água.
Após a formação de 1-2 folhas, a planta é transplantada uma a uma em vasos com uma altura de 7 cm e a composição da terra não muda. Depois de um mês, é transferido para vasos maiores (9 a 11 cm). A fim de aumentar o número de ramos no coleus, é realizada a pinça, ou seja, o corte de brotos apicais. Seis meses depois, brotos cultivados podem ser usados para decorar um quarto ou um canteiro de flores.
As estacas começam no final do inverno (fevereiro) e terminam em maio. Uma parte especialmente separada, com aproximadamente 10 cm de comprimento, é plantada em caixas de distribuição. O aparecimento das raízes já é observado no dia 8-12. Depois disso, ele é transferido para um vaso de 9 cm de altura, o método mais fácil e confiável, no entanto, ao plantar sementes, o número de mudas será maior.
O conteúdo da planta fornece rega oportuna e iluminação de alta qualidade.
Flores de Coleus
Floresce no início da primavera e até o outono. Suas flores são pequenas em tamanho branco, podem sombrear em azul. As inflorescências parciais estão localizadas no eixo principal do caule, devido ao qual são comparadas com orelhas complexas. Devido ao fato de que a floração toma toda a seiva da planta, suas flores são geralmente cortadas para não estragar a folhagem.
Problemas ao cultivar Coleus
Ao manter a planta, pequenas dificuldades podem surgir, listadas na tabela.
Os problemas | Razões |
Crescimento lento. | Falta de fertilizantes úteis. |
Perda de folhagem. | Baixa temperatura, calado. |
Folhas desbotadas. | Falta de luz. |
Rotting da haste de baixo. | Falta de uma camada de drenagem no solo. |
As pontas da folhagem ficam marrons. | Humidade insuficiente, falta de rega. |
Existem pontos. | Estar sob luz solar direta. |
Torcendo as folhas. | Infecção por parasitas. |
A planta não é considerada venenosa, segura, mesmo que engolida. Os insetos podem causar danos: pulgões, moscas-brancas, ácaros, escarpas. Eles aparecem no ar interno muito seco. Se forem encontradas pragas, as áreas afetadas são cortadas e a própria flor é tratada com um inseticida.
O residente do Sr. Summer aconselha: ações úteis para o cultivo de coleus
Seguindo uma série de recomendações simples, a planta não causará dificuldades nos cuidados:
- O melhor lugar para isso é o peitoril da janela, no lado leste ou oeste.
- É necessário esconder a planta da exposição direta ao sol. Esse padrão é observado: quanto mais luz recebe, mais folhas ganha.
- Água ideal para irrigação - assentada e em temperatura ambiente.
- No inverno, é melhor afastar a flor das baterias, uma boa solução seria transferi-la para a cozinha. Se a sala tiver uma temperatura alta, o número de regas deve ser aumentado.
- No caso de uma longa ausência de água na panela, o coleus secará, mas pode ser rapidamente trazido de volta à vida com rega e pulverização abundantes.
- Ficará ótimo em um círculo de plantas monocromáticas.
- Ao plantar, é necessário ser guiado pelo tempo de maturação - leva cerca de 5 meses para obter uma flor de cor saturada brilhante.
- É muito sensível à transfusão, portanto, é necessário ter um cuidado especial ao molhá-la.
O Coleus é uma flor interior despretensiosa, que faz com que seus cuidados em casa sejam o mais conveniente possível e não causa dificuldades especiais.