Ácaro em mudas: causas e tratamento

Pin
Send
Share
Send

Cada jardineiro deve conhecer as pragas que afetam as culturas por ele cultivadas, a fim de detectá-las a tempo e realizar o tratamento necessário. Os mais perigosos são o ácaro da aranha ou o tetranquídeo, que pode destruir as plantas jovens e adultas, seus frutos.

O perigo de ácaros para mudas

Ele representa uma séria ameaça para brotos jovens e emergentes. Nesse caso, a morte ocorre mesmo mantendo as condições ideais de crescimento (criando o microclima necessário). Mudas de tomate sensível, pimentão, repolho, berinjela desaparecem com o menor ataque de pragas, por isso é muito importante realizar o tratamento necessário em tempo hábil, com meios eficazes para salvar as plantas e impedir a propagação da lesão.

Mudas de plantas mais frequentemente afetadas por ácaros

Cada indivíduo deste parasita suga o conteúdo das principais células do tecido. Ela não pode comer suco, porque O tamanho pequeno das mandíbulas não permite que você chegue aos vasos do xilema (tecido condutor de água das plantas), ao longo do qual ele se move. Os danos causados ​​por um carrapato levam à formação de manchas de células mortas do parênquima, que gradualmente se expandem e eventualmente cobrem a folha inteira. Eles diferem na cor: marrom, amarelo ou branco opaco.

O exame externo cria a opinião de que a planta foi atingida por uma doença viral ou fúngica, porque pragas não são visíveis. Eles vivem na parte inferior das folhas.

Cair e murchar já ocorrem com uma infecção significativa por carrapatos, quando já é bastante difícil lidar com eles. Os insetos se reproduzem muito rapidamente e em meio mês por m2 haverá várias centenas de indivíduos. As condições criadas pelos jardineiros para o cultivo de mudas são ótimas para os tetraniquídeos, portanto a morte ocorre muito rapidamente.

Todos os tipos de ácaros são considerados perigosos, mas os mais maliciosos serão: comuns, vermelhos e de dois pontos.

Este parasita não escolhe a planta na qual é melhor se instalar. Seu tamanho pequeno não permite que ele viaje, então a comida mais próxima é a comida. Diferentes tipos de mudas têm diferentes resistências ao ataque de carrapatos:

  • abobrinha, abóboras - levemente afetadas;
  • tomate, outros pretinha são especialmente suscetíveis;
  • repolho jovem, brotos de morangos e pepinos - sofrem muito;
  • resistente a guarda-chuva e cebola, mas raramente são cultivadas dessa maneira;
  • mudas de árvores frutíferas e arbustos - com muita frequência.

Assim, podemos dizer que os tetraniquídeos são encontrados em quase toda parte.

Causas de infecções de plantas

Os ácaros podem destruir todas as plantas cultivadas no país, na estufa e em casa. Ele é muito despretensioso e pode morar onde quiser. A propagação ativa é observada durante todo o tempo quente. Invernos nas camadas superiores do solo, nas folhas caídas e não morrem no gelo. Pode ser transportado pelo vento.

A criação de condições favoráveis ​​(fertilização com fertilizantes nitrogenados, rega insuficiente, temperaturas acima de +25 ° C) contribui para a sua reprodução ativa. Não será possível proteger completamente as plantas contra infecções, portanto, medidas preventivas devem ser tomadas e os doentes devem ser destruídos.

Tipo de planta afetada

No primeiro momento, é impossível determinar o que exatamente o carrapato depositou nas mudas. Seu tamanho pequeno permite que você se esconda bem; portanto, é necessário considerar as plantas periodicamente com uma lupa, especialmente a parte inferior das folhas. O tetraniquídeo tem uma cor verde pálido a marrom.

O aparecimento de manchas incolores nas folhas, teias de aranha, amarelecimento, desenvolvimento lento - um sinal da presença de carrapatos.

Maneiras de combater o ácaro da aranha

Existem vários métodos de controle que serão ideais para várias condições: mecânica, folclórica, biológica (não aplicável em casa) e química. A defesa começa com o primeiro método, depois prossegue para o segundo e, no final, é pulverizada com preparações especiais se um resultado positivo não tiver sido obtido.

Mecânico

Estas são as maneiras mais fáceis:

  • Pressione com os dedos ou com o apagador. Se as mudas tiverem um pequeno número de folhas, isso é possível, embora isso leve algum tempo. Ao cultivar mais de 50 arbustos, o aplicativo será inadequado.
  • Lave com água. Existe o risco de danificar ou inundar a planta, por isso é tecnicamente difícil de executar.

Folk

Métodos razoavelmente acessíveis e seguros. Eles não afetam a vegetação, combatem larvas e adultos. A desvantagem será baixa eficiência (com infecção em massa) e uso frequente (1-2 vezes por semana).

Os ingredientesFuncionalidadesAplicação / PulverizaçãoObtendo
Sabão, água.Um filme protetor é criado. A praga une suas patas, o que impede que se mova.Use uma pistola ou pistola. Toda semana para prevenção. Quando infectado a cada 3 dias.Esfregou um ralador grosso, completamente dissolvido em água morna.
Álcool, vodka.Queima a capa do ácaro, assusta o cheiro.Aplique nas folhas e caules.Alto teor na mistura.
Cola, Pepsi.A maneira mais eficaz, mas cara para grandes áreas.Para prevenção com um intervalo de 7 dias, enquanto houver uma ameaça.Abra para remover bolhas.
Especiarias: pimenta vermelha e preta, canela e mostarda, tintura de alho.Afasta o odor.Duas vezes por semana.Misture em proporções iguais. Tintura: o alho é derramado com água fria por um dia.
Malmequeres.Não tolere aroma.Spray. Plantado nos corredores.Infusão: meio balde de planta em 10 litros de água. São adicionados 40 g de sabão.

Químico

Métodos muito bons e eficazes. O uso de inseticidas com prazo de validade vencido também dá um efeito positivo. É o suficiente para comprar fundos baratos.

DrogaFuncionalidadesAplicação / Pulverização
FitovermDecompõe-se rapidamente, não penetra na planta, não se acumula. Baixa taxa de consumo. Paralisa a praga. Larvas não morrem.Diluído em água. Use adesivos especiais. Precisa repetir 3-4 vezes.
KarbofosUm poderoso inseticida baseado em malathion. Afeta apenas em contato com o parasita. Não pode ser utilizado durante a floração para que os insetos benéficos não morram.Hidratação abundante com a solução preparada a uma temperatura de +15 ° C.
DitoxA substância ativa é o dimetoato. Refere-se a compostos organofosforados. Não lavado pela chuva. Causa paralisia.1-2 vezes ao longo da temporada.
Karate ZeonUm medicamento inovador à base de lambda-cygalotrin. Afeta outros invertebrados.Composição fresca de manhã. Desenvolvido completamente. Norma, dependendo do número de pragas.
KinfosTipo intestinal de contato. Contém 2 tipos de pesticidas. Tem grande eficiência.Eles processam toda a planta uniformemente em tempo seco.
ClipperA composição possui um composto da classe dos piretróides - bifetrina. Funciona rapidamente.Durante a estação de crescimento para prevenção. Não é perigoso para humanos e animais.

Dachnik aconselha: medidas preventivas para prevenir a infecção de mudas com ácaros

Esta praga pode se tornar uma fonte de doenças infecciosas. A web o protege durante a pulverização, portanto, você deve removê-lo antes do procedimento. Ela dá abrigo a outros parasitas. Combater a infecção é sempre mais difícil do que evitá-la.

Existem vários métodos usados ​​para fins preventivos:

  • Desinfecção: solo e sementes. Você pode congelar ou vaporizar o solo, aplicar preparações biológicas.
  • Pulverização: com água ou água e sabão. Como o carrapato não tolera umidade, o processamento a cada 7 dias será uma maneira eficaz.
  • Capina e coleta de lixo. Procedimento obrigatório, porque as pragas hibernam nelas.
  • Afrouxando. Impede o desenvolvimento de parasitas dos ovos.
  • Inspeção Realizado constantemente a tempo de detectar e tomar as medidas de controle necessárias.

Pin
Send
Share
Send