Crocosmia: plantio e cuidado em campo aberto

Pin
Send
Share
Send

Croskomia ou gladíolo japonês (montbrecia) é uma planta perene da família bulbosa. A tradução do nome do grego significa cheiro de açafrão. Esta flor incrivelmente bela tem caules altos (1-1,5 m), intensamente localizados, com grandes ramificações. Seu cheiro pode ser confundido com açafrão. A aparência do caule com brotos é semelhante ao gladíolo, que se refere a seus parentes, bem como íris com açafrão.

Pequenas flores (4 cm), com a forma de um funil, podem ser observadas por um longo período de tempo: do meio do verão à metade do outono. Todos os jardineiros tendem a ter alguma planta incomum, mas a montbrecia não serve com muita frequência para esses fins. Os requisitos de cuidados e manutenção não são muitos. Ao cultivar crocosmia em campo aberto, é necessário observar certas técnicas agrícolas, que permitirão que você tenha essa linda flor em sua horta. Com ele, você pode criar belas composições de design original.

Descrição e características de crocosmia

Uma planta nativa da África do Sul é a crocosmia. Existem muitas variedades, mas a variedade Lúcifer, que se distingue por uma cor vermelha brilhante e um pedúnculo alto, é mais popular. Entre os amantes dos jardineiros, existem vários nomes culturais, mas na maioria das vezes eles usam montbrecia, tritonium e gladíolo japonês. As flores secas emitem um aroma leve e agradável de açafrão.

Plantas tropicais perenes da família Iris propagadas por bulbos. Folhas longas e elegantes têm forma xifóide, crescem até 60 cm de comprimento. Estrutura ondulada com faixas longitudinais. Localização espalhando cachos. Um pedúnculo alto e fino cresce até 1 metro. Na parte superior da parte aérea, há uma inflorescência de orelhas, numerando até 40 botões, que se abrem gradualmente de baixo para cima.

A variedade de variedades demonstra variações nas cores das pétalas, do amarelo claro ao vermelho tijolo. Cada flor, em expansão, atinge 5 cm de diâmetro.

Crocosmia é freqüentemente confundida com frésia devido à semelhança das hastes ou com um lírio - na forma de uma flor.

Os primeiros brotos começam a abrir no meio do verão e continuam a deliciar o jardineiro até a geada. A fruta é uma caixa redonda cheia de sementes bastante grandes, marrom saturado.

Tipos de Crocosmia

Na natureza, o montbrecia é representado por mais de 55 espécies, apenas uma pequena parte é cultivada. Considere o mais comum deles.

Massonorum

É altamente resistente ao frio, ideal para o cultivo nas regiões norte. Arbusto de baixo crescimento com 0,6-0,8 cm de altura com folhas em forma de espada de estrutura nervurada. A haste do pedúnculo cresce para cima e no início da inflorescência gira horizontalmente, ou seja, paralela ao solo.

Dourado

Pedigree de espécies, foi ele quem foi trazido dos trópicos da África do Sul. O tempo de floração é setembro. As flores, dependendo da variedade, podem ser pintadas em tons de laranja, amarelo e vermelho.

Potsa

Cresce em solos pantanosos do continente africano. No jardim, áreas sombreadas com solo pouco seco são escolhidas. As folhas da planta são finas e lisas, as flores são pequenas.

Pânico

Um arbusto de um metro e meio de altura na base é decorado com um punhado de folhas onduladas de um tom verde claro. Inflorescências compactas de cor laranja brilhante aparecem na segunda quinzena de junho. Esta espécie é a mais antiga de todos os membros da família.

Comum

Um dos primeiros híbridos de jardim criados no final do século XIX. A altura da planta atinge um metro. A tonalidade verde clara é composta por pratos verticais, estreitos e elegantes. A inflorescência inclui pequenos brotos em forma de funil. Os primeiros pincéis aparecem no meio do verão.

Variedades e usos populares no design de jardins

Crocosmia é popular entre os amantes e paisagistas. Inflorescências arejadas de tons claros adornam canteiros de flores em quase todos os locais, para que o trabalho dos criadores não pare. Até o momento, mais de 400 variedades foram criadas.

Considere o melhor deles:

Grau

Altura cmDescrição do produto

Aplicação

Emily Mackenzie60Arbusto atrofiado.

As flores são laranja-tijolo com um ponto brilhante no centro.

Utilizado em composições de grupo em canteiros mistos. É combinado com culturas floridas a partir do final do verão.
Lúcifer150Grau resistente ao gelo.

Grandes flores vermelho-sangue são merecidamente reconhecidas como uma das mais bonitas.

Corte, usado em buquês e no design de exteriores como plantas de fundo.
George Davidson70As suculentas flores amarelo-âmbar são atraentes contra um fundo de vegetação escura.Ideal para composições de mesa.
Rei vermelho90Botões de tonalidade vermelho-laranja com um meio brilhante.Crescido como planta de casa.
Spitfire60Inflorescência laranja em uma haste delicada.Nos jardins e nos peitoris das janelas.
Rainha tangerina120Crescido em canteiros de flores.

Dada a floração longa e a cor brilhante dos botões, a cultura é amplamente utilizada para o design de composições externas. Como regra, o arbusto é plantado em segundo plano, onde a parte verde inferior serve de segundo plano, e as inflorescências nas pernas elegantes dão ar e completude ao design.

O Sr. Summer residente recomenda: uma combinação de crocosmia com outras plantas

Culturas perenes altas são ótimas como vizinhas. Entre eles, podemos distinguir especialmente Rudbeckia, Clérigo, Catnip, Veronica, Rogers.

A composição combinada de arbustos perenes é coletada levando em consideração o tempo de floração e de modo a agradar aos olhos com o esplendor e o brilho das cores. Os híbridos modernos de variedades demonstram uma variedade que permite criar canteiros apenas a partir da crocosmia.

Para o paisagismo, a flor é indispensável. Ele se mostrou bem em cascatas de paredes decorando rachaduras e partes degradadas de edifícios. O arbusto é amplamente utilizado na decoração de lagoas artificiais.

Métodos de cultivo

Como todas as plantas desta família, a croskomia pode ser cultivada usando dois caminhos: a partir de sementes ou de bulbos. O primeiro método de reprodução é bastante longo, porque O tempo desde o plantio até o aparecimento das primeiras flores leva cerca de 3 anos. A segunda maneira é mais curta em cerca de um ano, porque você não precisa esperar até que a lâmpada se forme.

Cultivo de sementes de Crocosmia

Este método não é complicado e está disponível para quase todos. A principal condição é a observância de uma determinada ordem:

  • Prepare pratos adequados: pequenos copos de plástico ou recipientes especiais. Eles devem ter orifícios de drenagem.
  • Pegue o solo necessário (compre ou crie você mesmo). Composição: relva, húmus, turfa e areia grossa. Proporção 2: 1: 1: 1.
  • Encha o tanque: a primeira camada é argila expandida, o restante é o solo acabado.
  • Estimule o crescimento das sementes colocando-as em uma solução especial. Secos e prensados ​​não profundamente no solo.
  • Molhe a superfície e cubra com um filme. Eles colocam onde é quente e leve.
  • Ventile constantemente e hidrate enquanto seca.
  • Remova o material de cobertura quando aparecerem brotos.
  • Plantado em uma tigela separada na presença de 3 folhas.
  • Temperado antes de plantar no jardim, levando periodicamente ao ar.

Cultivo em bulbo de crocosmia

As lâmpadas são plantadas no meio da primavera, após a probabilidade de geadas desaparecerem diretamente no solo. Temperatura do solo +10 ° C É necessário seguir esta ordem:

  • Separe as lâmpadas das crianças e coloque-as no fogo por um tempo.
  • Mergulhado em uma solução de manganês antes do plantio. A profundidade de penetração no solo é de 4-5 cm.
  • Deixe entre as lâmpadas 12 cm.

Você pode modificar ligeiramente este procedimento. No início da primavera, coloque as lâmpadas em vasos e coloque-as perto da janela. Plantada no jardim após o surgimento dos brotos. Nesse caso, a floração começará mais rápido.

Plantio de mudas e bulbos de crocosmia em campo aberto

Transplante diretamente para o jardim no meio da primavera. É aconselhável preparar o local com antecedência, no outono. São adicionados 2 baldes de húmus, 100 g de cal hidratada, 40 g de superfosfato, 20 g de cloreto de potássio por m2. Na primavera, 30 g de fertilizantes nitrogenados por m2 devem ser aplicados. Padrão de aterrissagem 10x10 cm e a mesma profundidade. A distância pode ser reduzida se você usar lâmpadas muito pequenas. Cada poço da planta é coberto, regado e coberto para se acostumar às novas condições.

Cuidados com o crocosmo em campo aberto

Não é difícil cuidar da crocosmia, mas para que ela dê florescimento abundante, algumas regras devem ser observadas:

  • Regado semanalmente, mas sem transfusão. No período quente, ainda mais frequentemente. Solte o solo e remova as ervas daninhas após a chuva passada.
  • Fertilize 2 vezes por mês com produtos orgânicos (você pode dissolver o verbasco em água 1:10) e fertilização mineral. Contribua com eles alternadamente. Durante o crescimento, recomenda-se usar mais nitrogênio e durante a floração - potássio.

Preparando-se para o inverno

Se o inverno estiver frio na área onde a crocosmia é criada, é aconselhável desenterrar a lâmpada durante esse período. Geralmente eles fazem isso no final de outubro, para que esteja totalmente maduro. Depois disso, é seco em ambientes fechados a + 10 ° C e com bom acesso ao ar. São armazenados no inverno da mesma maneira que os bulbos de gladíolos, a uma temperatura de + 3 ... +7 ° C e umidade de 70%, proporcionando troca de ar suficiente no porão, espalhados em caixas e cobertos de musgo ou areia.

Se o inverno é ameno, não é possível desenterrar as lâmpadas, mas é preciso cobri-las com uma camada de cobertura vegetal e adicionar aparas ou folhagem seca por cima.

Se as áreas estiverem quentes, basta coletar folhas secas e preenchê-las com flores. Top coberto com um filme. Eles limpam após geadas e as chapas do ano passado são cortadas no chão.

Pragas e doenças

Plantio e cuidados adequados, alta resistência a doenças contribuem para o crescimento de plantas saudáveis. Se você não seguir as regras de detenção, a crocosmia pode ser infectada com algumas doenças.

O problema

Razões

Medidas corretivas

As plantas mudam, ficam amarelas e perdem as folhas.A derrota do fungo. FusariumEles observam a rotação de culturas, desinfetam o solo e as ferramentas e queimam plantas doentes.
Um revestimento felpudo aparece.Podridão cinzenta. É transportado pelo vento, chuva, insetos ou durante o armazenamento. Plantio espesso. Alta umidade.As plantações são afinadas, tratadas com soluções especiais. Lâmpadas desenterradas olham através e os pacientes destroem.
As folhas ficam amarelas.Doença viral - grama. Distribua plantas circadianas.Não pode ser tratado. Remova as plantas infectadas e pulverize com fungicidas.
Aparência está mudando. Manchas nas folhas.Os ursos comem cornel.Definir armadilhas.

Tripes e ácaros sugam a seiva das plantas.

Resolver em um período de seca.

Eles são tratados com preparações especiais. As folhas são lavadas com água e sabão.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: ANIMAIS NO CAMPO l PLANTAS TÓXICAS PODEM MATAR GADO (Novembro 2024).