Kallizia rastejando (folhas pequenas, repens) é uma planta de casa atraente, fácil de cultivar em um apartamento, escritório. Este artigo fornece uma descrição da flor callisia rasteira e informações sobre como cuidar dela.
Características botânicas
Kallizia é um nativo da família Evereline de Commeline perene. Não é de surpreender que o nome traduzido do grego signifique "beleza". A flor é caracterizada por trepadeiras rasteiras e eretas, que podem formar matas densas. A flor vem de regiões tropicais e subtropicais dos EUA.
Kallizia rastejando
Para informação! Às vezes, é confundido com tradescantia, porque eles têm características externas semelhantes.
Hoje kalliziya bem enraíza em casa. Na maioria das vezes, a callisia elegante, repens, perfumada e em forma de laly é cultivada. Perfumado não tem apenas propriedades decorativas, mas também cura. No entanto, não esqueça que a planta pode causar uma reação alérgica em humanos e animais.
A callisia repensa é caracterizada por um caule de 15 a 20 cm de comprimento, no qual folhas esféricas de coração de cor verde são formadas no topo e com um tom de vinho de baixo. Em tamanho, eles não têm mais que 3-4 cm.
Em casa, a callizia de folhas pequenas floresce raramente, mas se o processo ocorrer, as flores são brancas e lisas, embora tenham um cheiro agradável.
Como cuidar de callis em casa
A flor em si não é muito delicada, mas ainda existem certas condições que devem ser observadas para o cultivo adequado.
Seleção de assento
A escolha de um local é uma etapa bastante importante ao plantar uma planta. Para a callisia, é necessário que o local esteja bem iluminado, mas é melhor que a luz solar direta não caia. Pode ser um parapeito da janela se as janelas não estiverem do lado ensolarado, a profundidade da sala, a mesa, a prateleira for perpendicular à janela etc. É importante que a sala tenha boa circulação de ar.
Você não precisa selecionar um solo especial; por exemplo, você pode pegar um substrato para suculentas ou qualquer outro. No entanto, é importante que o solo seja leve. Você precisa regar regularmente e aumentar a quantidade de água durante o período primavera-verão, quando a temperatura do ar é muito alta.
Para informação! Além disso, a fertilização com fertilizantes minerais será benéfica, misturando-a em água para pulverização. O procedimento deve ser realizado de maio a setembro.
Se a planta cresceu muito e já não há espaço suficiente no vaso, ela deve ser transplantada. Isso pode ser feito de duas maneiras: transplante em um recipiente maior ou divida a planta em duas partes.
Não se esqueça de colher folhas amareladas ou secas, bem como caules danificados.
Calliza repens transplantado
Temperatura do ar
Para a callisia, uma temperatura de 20 a 25 ° C é a melhor, então no verão não há problemas. No inverno, pode ser difícil manter a temperatura, mas se não for inferior a 16 ° C, tudo ficará bem. Obviamente, a flor diminuirá seu crescimento, mas não desaparecerá.
Importante! A temperatura do ar pode variar, mas se isso acontecer abruptamente, a planta morrerá em breve.
Humidade do ar
A necessidade de água depende em grande parte da origem da planta. Como a Callisia é originária das regiões subtropicais e tropicais dos Estados Unidos, precisa de alta umidade. Para que esta planta se desenvolva corretamente, floresça e cheire, é necessário borrifá-la regularmente (de preferência todos os dias) e não deixar que o ar quente sopre, ou seja, não é recomendável colocar os vasos ao lado da bateria, aquecedor, fogão, etc.
Doenças e Pragas
As seguintes pragas e doenças podem destruir a flor.
Parasitas
Assim como as plantas em campo aberto e as plantas de interior, uma flor pode ser infectada por doenças ou sofrer de parasitas. Pragas domésticas são tripes, insetos, cochonilha, mosca branca, etc.
Para informação! Kallizia repens é mais atraído por ácaros, tripes e insetos.
Um ácaro é um ácaro microscópico que não pode ser visto a olho nu. No entanto, atacando a planta, ela deixa finas camadas de teias de aranha (geralmente no interior da folha). Parece que as folhas são polvilhadas com farinha. Para prevenção, é necessário pulverizar a planta com água.
Importante! A água deve estar fria.
Se a planta já estiver infectada, você precisará lavá-la no chuveiro e tratá-la com medicamentos. Para uso, eles são mais adequados: vertimec, fitoverm, agravertine, acarin e neoron.
Os tripes sugam parasitas que depositam ovos no tecido das folhas. Externamente, eles se parecem com uma mosca alongada, embora seja bastante problemático vê-la, mas as faixas - pontos secos de cor prateada que podem se transformar em uma mancha - a denunciam. Para a luta, use o actar (melhor), agravertino, acarina, faísca-bio, fitoverm.
A sarna é insetos sugadores que se alimentam da seiva celular. É fácil encontrá-los: tubérculos pequenos e brilhantes, semelhantes a gotas de cera congelada. Eles são fáceis de remover com um dedo ou esmagamento. Ao combater um parasita, é recomendável usar as mesmas drogas que contra tripes.
Embora a callisia seja bastante resistente a condições adversas, não se esqueça de sua partida, porque os parasitas geralmente infectam uma planta fraca e com baixa umidade. Se a planta estiver infectada, é necessário processar toda a coleção de flores; caso contrário, pode haver uma epidemia que levará à morte de muitas cópias.
Callizia com folhas pequenas
Doença
Callisia é caracterizada pelo problema da podridão das raízes e caules. Isso pode ocorrer devido à umidade permanente do coma de terra e à falta de boa drenagem. Para lutar, você precisa remover todas as peças danificadas e tratar as fatias com carvão picado. Você também precisa mudar o solo na panela. Se houver muitas lesões, é necessário realizar tratamento com fungicidas, por exemplo, lucro, bayleton, acrobata, rovral e oxicoma.
Possíveis dificuldades crescentes
Podem surgir problemas devido a cuidados inadequados. Podem ser doenças incomuns, por exemplo:
- descoloração atípica das folhas e sua queda. Para fazer isso, reduza a quantidade de água ao molhar;
- folhas de secagem. Para fazer isso, pelo contrário, é necessário aumentar a quantidade de água, mas não exagerar;
- um aumento na distância entre as folhas e o alongamento do caule indica um local pobre de crescimento;
- se eles fumam no apartamento / escritório, a callisia deve ser removida o mais longe possível; caso contrário, ela morrerá. A planta não tolera fumaça de tabaco.
Kallizia rastejando
Assim, a callisia não requer cuidados diligentes em casa. O principal é seguir as regras de cultivo, monitorar cuidadosamente a condição da flor e depois deleitará os olhos com sua aparência apresentável.