Ácaro em plantas de interior: métodos de controle

Pin
Send
Share
Send

Um ácaro é um parasita microscópico de 0,5-1 mm. Estabelece-se em colônias em plantas de interior, interferindo no seu desenvolvimento normal. Os insetos preferem estar perto das raízes, no solo, nos caules e folhas. Hoje, existem várias drogas eficazes e métodos alternativos para o controle de pragas.

O perigo dos ácaros para plantas de interior

O carrapato é uma ameaça devido à nutrição dos sucos das plantas. Os adultos perfuram as hastes com probóscide e injetam enzimas especiais que destroem os cloroplastos das células.

Quando a amostra afetada está suficientemente esgotada, a colônia de pragas se muda para uma mais saudável. Com alta probabilidade, pode-se dizer que os insetos encontrados em uma flor já se estabeleceram em todos os vasos em pé no parapeito da janela.

Sinais da aparência de um ácaro em plantas de interior

Devido ao pequeno tamanho do ácaro, é quase impossível ver sem óculos ou uma lupa. Os insetos se escondem bem na parte de trás das lâminas das folhas ou apenas pedaços de terra. Indivíduos adultos têm imitação - mesclam-se aos verdes, com tons de cores semelhantes. As fêmeas do inverno são mais fáceis de reconhecer, elas têm um tom avermelhado.

Os principais sinais do aparecimento de carrapatos são:

  • Perfurações simples leves em placas de folhas que podem ser vistas à luz. No início, não há muitos, mas o número está aumentando gradualmente. Com o tempo, os focos crescem e se fundem em grandes manchas marrons pronunciadas.
  • Os verdes perdem sua cor natural: tornam-se amarelos, cinzentos, adquirem tons de bronze ou vermelho.
  • As folhas mudam: cachos, deformações ocorrem. O mesmo se aplica aos botões.
  • Pára o crescimento e o desenvolvimento. A fotossíntese é prejudicada, as células deixam de funcionar adequadamente e absorvem os nutrientes.
  • Nos estágios posteriores, uma rede de teias de aranha finas e pouco visíveis aos olhos. Às vezes é possível vê-los apenas com um grande acúmulo de pragas ou em uma planta completamente seca.

Primeiro de tudo, é necessário procurar peles que os indivíduos adultos derramam após a muda. São grãos brancos, semelhantes à caspa, localizados no interior da folha. Nos estágios iniciais, uma teia aparece entre as veias e você só pode vê-la com uma lupa.

Quando severamente afetada por pragas, a planta parece doente, letárgica, perde sua coroa verde e pode morrer.

Causas de ácaros em plantas de interior

Os floristas que cultivam um grande número de espécies diferentes de flora em janelas ou varandas, mais cedo ou mais tarde, encontrarão ataques de carrapatos. Conhecendo os pré-requisitos para a ocorrência de parasitas em casa, é possível evitar o aparecimento de infecções secundárias.

Pode haver várias razões para a abundância de carrapatos:

  • Uma nova fábrica de uma loja ou tirada de amigos. É melhor manter o espécime recém-chegado separadamente na quarentena por 1-2 semanas.
  • Janela aberta. Os moradores dos andares inferiores estão em maior risco, para os quais uma colônia de pragas pode chegar da árvore mais próxima. Em risco estão as flores localizadas em galerias não vitrificadas. Uma pessoa pode dar um carrapato nas roupas ou nas solas dos sapatos.
  • Substrato contaminado adquirido em uma loja. Outra opção é o solo retirado de um canteiro para transplante.
  • Banheiras e paletes longos não utilizados.
  • Estação de aquecimento no inverno. No tempo frio, as fêmeas hibernam e se tornam inativas até que ocorram condições favoráveis. Os ovos podem ficar em diapausa por até 5 anos.

O produtor precisa realizar uma inspeção diária das plantas domésticas, porque, com baixa umidade e alta temperatura do ar, a população de carrapatos aumenta acentuadamente. A fêmea, apesar da vida útil curta, consegue depositar 150-200 ovos em 2-3 semanas, cujo tempo de maturação é de 1-3 dias.

Plantas de interior mais suscetíveis à infecção por ácaros

Todas as espécies deste inseto podem viver em quase qualquer planta doméstica. No entanto, o ácaro tem preferências individuais e geralmente ataca famílias de plantas como:

  • costura;
  • aroid
  • frutas cítricas;
  • araruta.

Métodos de controle de ácaros: regras gerais

Lutar contra o parasita deve ser consistente e metódico. Na ausência de pulverização sistêmica, a praga se torna resistente a substâncias tóxicas, continua a se multiplicar e destruir as flores.

As regras gerais de tratamento são as seguintes:

  • Se forem encontrados carrapatos, todas as plantas em pé no parapeito da janela devem ser pulverizadas e com infecção grave em toda a casa.
  • Chapas danificadas e secas devem ser removidas e descartadas.
  • Realize procedimentos de água sob o chuveiro para flores de interior, temperatura da água permitida + 40 ... +48 ° C. Para aqueles casos em que a água é contra-indicada, um banho de vapor é adequado. No banheiro, abra uma torneira quente e, pelo contrário, feche a porta, deixando as panelas por pelo menos 15 a 20 minutos. Repita essas etapas a cada 3-5 dias.
  • Desinfetar os paletes com água fervente.
  • Trate as folhas e regue o solo com a preparação selecionada de acordo com as instruções.
  • Aumentar a concentração de veneno, colocando e amarrando um saco plástico ao redor de uma amostra infectada, sem esquecer de remover o recipiente de um local ensolarado.
  • Limpe a superfície da panela, janela, peitoril da janela, moldura e vidro com álcool.
  • Para destruir os parasitas, repita o tratamento 2 vezes após 6 dias, troque o medicamento ou use remédios populares adicionais.

As medidas de primeiros socorros dependem do grau de dano causado pelos ácaros. Se houver poucas pessoas, você poderá removê-las mecanicamente: limpe as folhas com um pano umedecido em água quente com sabão. Com um pequeno número de parasitas adultos e suas larvas, o tratamento com decocções de plantas, legumes e flores com fortes aromas ajudará. Com uma lesão suficiente, é melhor usar produtos biológicos e, se uma linha de aranha aparecer e a coroa verde começar a desmoronar, será necessário um agente químico.

Após derrotar o carrapato, a planta deve ser transplantada para um novo recipiente, substituindo completamente o substrato, e o sistema radicular deve ser tratado com produtos biológicos protetores.

Químico

Ao usar medicamentos deste grupo, é importante observar rigorosamente a dosagem e o número de tratamentos, de acordo com as instruções em anexo. Os produtos químicos que destroem os carrapatos são divididos em dois grupos:

  • acaricidas de insetos;
  • acaricidas.

Para um tratamento eficaz com uma praga, alternativas com diferentes componentes na composição devem ser alternadas. Muitas ferramentas deixam de cumprir sua função após o reprocessamento.

Se você precisar usar produtos químicos, siga algumas regras simples, mas importantes:

  • Durante o uso, use roupas de mangas compridas, luvas e um chapéu para proteger a pele e os cabelos. O melhor lugar para pulverizar produtos químicos é uma varanda, varanda.
  • Para flores de interior, escolha produtos com uma classe de toxicidade 3-4. Substâncias altamente tóxicas são adequadas apenas para plantas externas.
  • Em caso de infecção grave, é necessário realizar não um, mas 4 tratamentos com um intervalo de 5-7 dias.

Exemplos de produtos químicos e seu uso são apresentados na tabela:

Título

Tempo de proteção (dias)

Funcionalidades

Akarin8-15Ajuda após 48 horas. Adequado para rosas, violetas e orquídeas.
Aktara14Não possui um odor desagradável, mas é considerado ineficaz contra carrapatos.
ActellicTóxico, é melhor pulverizar na rua. Mantenha fora do chão.
Anti-tick7-9Diferentes tipos de pragas prevalecem.
Apollo60-90Esteriliza adultos.
Bi-5821Evita o surgimento de novas colônias de parasitas.
Nissoran50O efeito é visível após 11 dias.
Neoron10-40Pode ser usado em qualquer umidade e temperatura do ar.
Omight 30 e 5714Disponível em diferentes dosagens.
Oberon20-25Destrói todos os estágios dos insetos: ovos, larvas, fêmeas adultas, exceto machos.
Sunmight30-35O impacto na alvenaria é mínimo.
Skelt80-85A morte por pragas ocorre em uma semana. Requer pulverização repetida após 8 dias.
Fitoverm20Baixa toxicidade, mas é necessário novo tratamento.

Devido ao fato de todos os carrapatos terem estrutura semelhante, os cultivadores de flores usam drogas usadas na medicina veterinária para tratar animais, por exemplo, o Neostomozan.

Para a eficácia do tratamento, é melhor alternar o uso de acaricidas e procedimentos de água. Plantas em banheiras grandes, bem como espécimes com folhas retorcidas ou uma coroa densa e encaracolada, por exemplo, ficus, é melhor mergulhar em um balde com meios diluídos e verdes por 1-2 minutos.

Às vezes, nos fóruns, eles sugerem o uso de diclorvos. Isso não deve ser feito, o remédio não ajuda contra carrapatos, mas quando pulverizado em um apartamento, prejudica a saúde humana.

Remédios populares

Eles são usados ​​nos estágios iniciais da doença, quando as pragas são quase imperceptíveis, mas as teias de aranha e as folhas em decomposição não aparecem. Exemplos de receitas são apresentados na tabela:

Ingrediente

Quantidade (g por 1 litro de água)

Receita

Alho50Insista 5 dias. Dilua a solução final na proporção de 1: 1.
Casca de cebola20
Álcool, Vodka3Limpe as verduras com um cotonete. O método é adequado para plantas com lâminas de folhas densas.
Sabão (bórico, alcatrão, sulfúrico)20-25Adicione algumas gotas de amônia.
Raízes de dente de leão30Pique finamente, coloque em um local escuro por 1-2 dias.
Calêndula250Despeje flores frescas ou secas em água fervente.
Cyclamen1-2 pcs.Cozinhe os tubérculos picados por 30-40 minutos. Deixe esfriar. Repita após 5 dias
Camomila officinalis100Moer, suportar 12-16 horas.

Uma descrição detalhada da lesão e métodos de combate aos ácaros em plantas de interior específicas

Algumas plantas são afetadas por carrapatos mais rapidamente que outras. Cada flor tem suas próprias características no tratamento, sabendo que você pode se livrar rapidamente de uma colônia de pragas, sem causar danos ainda maiores.

Orquídea

A peculiaridade do cuidado com as flores é que ele não pode ser absorvido em soluções e deve ser protegido da estagnação da umidade nas axilas das folhas. Após o tratamento por excesso de água, as orquídeas podem ficar doentes com diferentes tipos de podridão. Para eliminar esse problema, você deve mergulhar a flor, junto com a panela, no acaricida diluído em água e depois secar completamente umedecendo com guardanapos dobrados em forma de cone.

Você também pode realizar tratamento com medicamentos suaves: Acarin ou Fitoverm. Após a casca ou o substrato secarem completamente, o medicamento Fitosporin-m pode ser adicionado ao líquido de irrigação na proporção de: 5 g por 500 ml.

Rose

As rosas mais frequentemente do que outras flores sofrem ataques de carrapatos e precisam de proteção especial e ações preventivas obrigatórias.

Ao primeiro sinal de infecção, a flor deve ser lavada com água a uma temperatura de + 45 ... +55 ° C, adicionando sabão em pó e embrulhada em um saco plástico por 24 horas. Depois de um tempo, enxágüe novamente sob um banho quente, depois pulverize com infusão de alho e, se houver muitos carrapatos, use Neoron.

Bálsamo

Esta planta também atrai parasitas devido a folhas e caules carnudos. O bálsamo danificado precisa de poda, pode ser feito no outono ou no inverno. As partes restantes devem ser bem lavadas e tratadas com Sunmight.

Se a infecção apareceu na primavera ou no verão, a flor pode ser tratada com espuma de sabão e depois com um inseticida. Todas as ações devem ser repetidas após 3-5 dias. Se a colônia de carrapatos for muito grande, é melhor descartar a amostra doente.

Ficus

Para proteger o ficus de pragas, é necessária a pulverização periódica de verduras. Se forem encontrados parasitas na planta, limpe as folhas com um pano com sabão e cubra com polietileno por um dia. Depois de lavar com água morna e pulverizar com tintura divorciada de flores de calêndula em álcool.

Violeta

A violeta não tolera líquidos nas folhas; portanto, os procedimentos com água são contra-indicados. É necessário inspecionar a flor e remover as verduras danificadas e, em seguida, realizar 2 pulverizações com Fitoverm em intervalos de 10 dias.

Dracaena

Para se livrar do carrapato, as placas de folha de dracaena podem ser lavadas no chuveiro usando sabão doméstico ou alcatrão. Se vários desses tratamentos não produzirem resultados, você pode tentar remédios populares ou produtos químicos suaves, por exemplo, Fitoverm. Como medida preventiva, pode ser tratado com sabão verde.

Antúrio

Se forem encontrados carrapatos, a planta deve ser lavada com água morna e espuma com sabão. Em seguida, faça uma inspeção completa das folhas e corte fortemente infectado. Retire o antúrio da panela, remova as partes danificadas das raízes e transplante, adicionando um substrato fresco. Você pode executar um tratamento adicional com o Acarin. Se esse tratamento não der resultados, são utilizadas preparações químicas, por exemplo, Bi-58.

O Sr. Dachnik recomenda: prevenção da infecção de plantas de interior com um ácaro

Para preservar as flores, minimizar o risco de infecção e não desperdiçar energia no tratamento, é melhor executar as seguintes medidas preventivas:

  • Tenha cuidado ao comprar novas plantas ou replantar as existentes.
  • Verifique regularmente se há parasitas.
  • Desinfetar o substrato, argila expandida para drenagem, adquirida na loja, com uma solução de permanganato de potássio ou calcina em uma assadeira (bucha de cozimento) no forno por 40 minutos a uma temperatura de +180 ° C. Outra maneira de cozinhar a terra em uma peneira com uma camada de gaze em banho-maria por 20 a 90 minutos. Após os procedimentos, é importante adicionar levedura ou outro fertilizante bacteriano.
  • Trate com fungicidas especiais, como Fitosporina, Alerina, Ágata, Bactofit.
  • Realize quarentena de 2 a 3 semanas para os recém-chegados.
  • Organize um banho periódico para os verdes.
  • Umedeça o ar pulverizando de um frasco de spray; no entanto, é melhor comprar um umidificador.

Um ácaro é uma praga perigosa que danifica uma variedade de plantas de interior e causa problemas para os jardineiros. No entanto, observando regras simples, executando ações preventivas e conduzindo um tratamento sistemático e consistente, os riscos de infecção podem ser minimizados.

Pin
Send
Share
Send