Lixar o gramado: necessidade, tempo e regras

Pin
Send
Share
Send

Lixar um gramado é de grande benefício, além de cortar, regar, arejar e escarificar. Contribui para um melhor desenvolvimento do sistema radicular das plantas, ajuda na regeneração. Para alcançar um resultado efetivo, é importante executar o procedimento corretamente. Vamos descobrir que tipo de manipulação é, a que horas e como é realizada, como escolher areia, se há contra-indicações para o processo.

Jateamento de areia: descrição e finalidade

Lixar - revestir a superfície do solo com uma espessa camada de areia (não mais de 5 mm).

Sua tarefa é melhorar as propriedades físicas e químicas do solo.

Tem os seguintes efeitos benéficos:

  • melhora a transmitância e a leveza (misturas de oxigênio, líquido e nutrientes
  • mais fácil chegar às raízes das plantas);
  • amolece a camada superior em solos argilosos;
  • cria um ambiente ideal para o crescimento das plantas;
  • evita a estagnação de fluidos no substrato devido à estrutura porosa da areia, como resultado, a probabilidade de fungos e infecções por fungos é reduzida;
  • preenche vazios, nivela a superfície da terra;
  • torna o solo superficial mais elástico.

Graças ao lixamento, o gramado mantém uma aparência atraente durante toda a temporada.

Termos para lixar o gramado

É melhor fazer isso três vezes por ano. O primeiro lixamento é realizado no final de março ou início de abril, após escarificação e superação. O segundo no verão. O terceiro é o mês de setembro.

Se não houver tempo suficiente, o procedimento deve ser realizado pelo menos uma vez por temporada, de preferência na segunda década de agosto a início de setembro ou no início do outono após a aeração (arejamento, saturação da terra com oxigênio) e escarificação (eliminação de detritos vegetais da superfície do solo). Graças a essas manipulações, o solo se torna leve e solto. Como resultado, a areia penetra sem impedimentos até as raízes. Se você não preencher os vazios após a aeração, o procedimento não trará nenhum resultado.

Preparação do gramado para lixar

Atividades preparatórias passo a passo:

  1. Alguns dias antes do processo principal, regue o território, adicione misturas de nutrientes. Por exemplo, um curativo complexo de argamassa (20-40 g por 10 litros de água). Isso ajudará a não exagerar o solo, evitar fungos e reduzir o efeito estressante nas plantas como resultado do lixamento. Recomenda-se que o procedimento seja realizado em tempo nublado.
  2. Após dois dias, seque as camadas da superfície. Para grandes áreas, ventiladores de jardim (sopradores de vento) e chicotes são usados ​​para derrubar o orvalho. Se o local tiver uma área pequena, a manipulação pode ser realizada manualmente: varra a vassoura com uma pilha macia.
  3. Realize a verticulação (penteando o feltro). A essência do procedimento é remover resíduos orgânicos a uma profundidade de 25 a 30 mm. Em uma área pequena, a manipulação pode ser feita manualmente: pentear o gramado com um ancinho de jardim, realizar a limpeza final com um soprador de vento de turbina e uma escova de gramado. Se a área do site for impressionante, é aconselhável usar dispositivos especiais - escarificadores. Eles cortam e eliminam o feltro, além de soltar o chão.
  4. Semeie em áreas vazias (carecas). Recomenda-se a compra de um espalhador especializado para não atropelar o território.
  5. Na última etapa, introduza misturas complexas em grânulos ou produtos que contenham cálcio.

Areia para lixar o gramado

Use areia do rio com grãos de 500 a 800 mícrons. Pode ser misturado com outros componentes que executam suas próprias tarefas:

  • turfa e composto enriquecem a terra com nutrientes;
  • argila destina-se a um substrato arenoso claro, melhora sua estrutura;
  • é adicionado giz em pó para normalizar o pH em solos muito ácidos (isso substitui a calagem do gramado);
  • fertilizantes minerais secos têm um efeito positivo no desenvolvimento de plantas de gramado.

Em vez de areia, o zeólito também é usado. Tem uma origem natural, extraída de rochas. Tem as seguintes vantagens:

  • melhora as características estruturais do substrato, contribui para um melhor enraizamento das mudas e mudas;
  • liga a água durante a precipitação, dá-a em tempo seco;
    É um anti-séptico, pelo qual impede a ocorrência de várias lesões infecciosas;
  • afeta favoravelmente a troca iônica, liga substâncias benéficas e, se necessário, cede ao solo.

Você pode preparar uma mistura de areia projetada especificamente para o gramado. Consiste em areia fina e peneirada, sulfato de amônio e sulfato de ferro. O segundo componente pode ser comprado em uma loja de fertilizantes. O sulfato de ferro é extraído do sulfato de cobre, secando em fogo baixo até um tom acinzentado, moendo até o estado de pó. É importante observar uma proporção de 5: 3: 2.

Processo de lixamento

Por 100 metros quadrados m precisa de cerca de 300-500 kg de areia em sua forma pura ou misturada com outros componentes. Apare e seque o gramado.

Espalhe areia com uma pá, espalhe uniformemente com um ancinho. É aconselhável usar equipamento especializado se o território for grande. Por exemplo, gritters. Estes são dispositivos com discos espalhadores e escovas rotativas. Graças a esta técnica, a areia é espalhada de maneira mais uniforme.

Quando você não precisa lixar

Em todos os casos, não é aconselhável lixar. Às vezes, a manipulação pode ser prejudicial.

O procedimento não deve ser realizado quando o gramado é colocado em solo muito arenoso e seco ou em uma colina.

Um substrato muito solto absorve rapidamente a água após a rega. Isso causa falta de umidade. Se você lixar uma ladeira, ele "sairá". Como resultado, você precisa criar um gramado novamente.

Em resumo, podemos concluir que o lixamento é um procedimento obrigatório, o que facilita muito a preservação da atratividade do gramado. Recomenda-se produzi-lo pelo menos uma vez por ano. Deve-se ter em mente que a manipulação nem sempre pode ser feita. Em alguns casos, não só não será benéfico, mas também será prejudicial.

Pin
Send
Share
Send