Gramado laminado: aplicação, passo a passo, preços

Pin
Send
Share
Send

O gramado é um elemento do projeto paisagístico que confere à trama uma aparência nobre. Anteriormente, para obter um suculento tapete de vegetação, o território alocado era semeado com misturas especiais de ervas. Este método não é racional: requer investimento financeiro significativo, esforço e tempo. Hoje você pode usar um gramado em rolo. Os chamados tapetes de grama criados em viveiros. O revestimento é cultivado por 2-3 anos. Os rolos acabados são transportados em paletes. Leva apenas algumas horas para colocar o gramado. Segundo especialistas, esse método tecnológico é o mais eficaz de todos os disponíveis.

Descrição do Roll Lawn

Gramado enrolado - uma cobertura de grama madura cultivada usando uma estrutura de planta solta ou uma malha de fibras artificiais. O substrato ajuda a formar um gramado, a manter a integridade durante o transporte nas baías. A grama é cultivada em viveiros, em campos especiais.

Após 2 a 3 anos de crescimento, a camada de grama com um substrato estrutural é cortada, enrolada em rolos, conveniente para transporte e venda. Semear grama através de equipamentos especiais. Graças a ele, as sementes durante o plantio estão próximas umas das outras. Como resultado, o fabricante recebe um suporte de grama denso sem defeitos visíveis. As plantas são selecionadas, com foco no terreno, resistência ao gelo, resistência a doenças e condições de alta temperatura. As juntas são claramente visíveis no revestimento do rolo após a colocação. A mistura de plantio de sementes é selecionada para cada tipo de gramado.

O gramado cultivado é cortado após o desenvolvimento do sistema radicular. Após a remoção, o revestimento pode ser armazenado por 24 horas. Quanto mais tempo se passa, pior a grama se enraíza em um novo local.

Um rolo de tamanho padrão possui os seguintes parâmetros:

  • largura - 0,4 m;
  • área - 0,8 m²;
  • espessura - de 15 a 20 mm;
  • comprimento - 2 m.

O formato das placas da grama especial e moída atinge 5x8 m. A espessura da camada do relvado é de até 2 cm, o tapete verde é de 6-7 cm.

As tiras trançadas são entregues no ponto de venda via baias.

Vantagens e desvantagens de um gramado laminado

A relva enrolada é uma maneira tecnológica e rápida de embelezar. Deitar com a fase preparatória leva várias horas.

O substrato de grama cresce até a camada fértil em uma estação.

Um gramado em rolo tem lados positivo e negativo. O primeiro inclui:

  • facilidade de uso;
  • resistência a baixas temperaturas;
  • falta de problemas com a limpeza da cobertura da grama;
  • aparência atraente;
  • pouco exigente para as condições de crescimento.

O cuidado do gramado não leva muito tempo. As atividades agrícolas obrigatórias incluem apenas rega regular e cobertura.

Um gramado cultivado em um substrato sintético é apreciado por sua boa taxa de sobrevivência. Os defeitos são possíveis apenas com a compra de revestimentos sobre rolos e imaturos, em um ano, eles são muito vulneráveis.

É aconselhável comprar tapetes de dois anos de idade, pois são resistentes ao atropelamento, não exigem umidade, são resistentes às geadas russas e têm cores vivas.

Fabricantes de gramados laminados para consumidores em massa cultivam variedades universais de gramíneas: capim-azul, vários tipos de festuca, pastagem de ryegas. Outras variedades de cereais e mariposas são raras.

As esteiras verdes, devido ao denso sistema radicular, deslocam as ervas daninhas, impedem que elas se desenvolvam.

O gramado é fácil de cuidar. A rega abundante é necessária apenas durante o enraizamento. O reparo não leva muito tempo, basta substituir o fragmento danificado por um novo.

Esse revestimento pode ser aplicado se o território pessoal não diferir em uma superfície plana. Um bônus adicional do gramado cortado é sua capacidade de ocultar defeitos de alívio.

É colocado em qualquer terreno inclinado, rochoso. Eles emitem plataformas de nível, telhados, espaço sob escadas, varandas.

Para cobrir, você não precisa criar uma camada grossa de solo. Os rolos podem ser colocados em geotêxteis, cobertos com uma fina camada de solo (5 cm). Cresce para uma mistura de areia com baixo teor de húmus (não mais que ¼). Com esta instalação, o risco de entupimento de ervas selvagens é minimizado.

O empilhamento é realizado do início da primavera ao final do outono.

O revestimento pode ter qualquer forma: cubra-os com troncos de árvores, canteiros de flores. O gramado enrolado enraíza-se bem em encostas, colinas alpinas, em zonas de parque, no ambiente urbano.

Muitos são atraídos pelo resultado rápido: a maioria dos tipos de relva laminada é explorada uma semana após a postura.

A densidade uniforme do gramado é criada por semeadoras. Máquinas automáticas colocam sementes a uma distância fixa. Coberturas de grama não são propensas à formação de inchaços, manchas carecas. Linhas de grama se formam em uma direção. O gramado parece arrumado, decorativo.

O único aspecto negativo é considerar alto custo. Comprar cobertura de grama para todo o território doméstico custará uma quantia muito impressionante. Portanto, muitos jardineiros colocam um gramado enrolado apenas em áreas que atraem mais atenção. Na área restante, a grama é plantada da maneira usual. Os custos de material, esforço físico e tempo serão recompensados ​​nos próximos 2-3 meses.

Tipos de gramado de rolo

Os gramados laminados se distinguem por:

  • finalidade pretendida;
  • composição de sementes;
  • no substrato.

Finalidade pretendida:

  • Parterre são distinguidos pela impecabilidade, olhar de veludo. Eles são considerados elite. Eles não andam sobre eles; os animais não podem ser deixados na grama. Qualquer carga dinâmica é proibida. Estes revestimentos são tratados com um cortador de grama grande. Eles são cultivados na camada de chernozem, fibras de turfa (peneiras) são usadas para a formação estrutural da formação.
  • Os jardins universais, comuns ou paisagísticos projetados para caminhadas, são cuidados despretensiosos, resistentes a cargas regulares. As principais vantagens de tais gramados são que eles podem ser usados ​​em terrenos difíceis com declives e planícies. Crescido em grades com solos argilosos. Ao plantar, são utilizadas sementes de plantas que não precisam de rega abundante e muita luz solar. As gramíneas são semeadas com densidade máxima para formar uma relva forte.
  • Esportes super-resistentes não têm medo de uma carga pesada, a grama após o esmagamento deve retornar rapidamente à sua posição original. Coberturas de esportes são colocadas em campos de golfe, parques infantis, estradas, zonas de pedestres em um ambiente urbano. Os suportes de grama para quadras de tênis e futebol são diferenciados separadamente, são formados em uma drenagem especial, diferenciados pela grama baixa, são semeados em redes de alta densidade.

As gramíneas artificiais são classificadas pela composição da mistura de sementes, que depende da finalidade pretendida.

Composição das sementes:

  • Para gramados de elite no solo, a base da mistura é a festuca vermelha. Forma um forte relvado verde escuro de densidade uniforme, de estrutura de folhas finas. Cresce bem após o corte.
  • Para o gramado decorativo, é usada a grama do prado. É despretensioso iluminar-se. Forma uma cobertura elástica, densa e uniforme. Resistente à geada, atropelamento, estresse mecânico.
  • Para universal, uma mistura de três ervas é preparada: bluegrass, azevém, festuca. O gramado se enraíza em qualquer solo, resistente ao envelhecimento, ao estresse mecânico. Resistente ao frio, forma uma cobertura elástica.
  • Para esportes, a base da mistura é o azevém, o bluegrass é adicionado até 35%. O suporte de grama aveludada não é propenso a pisar, caracterizado pela elasticidade, força. Cresce apenas em solos suaves, adora iluminação.

Existem dois tipos de substratos para o cultivo de um gramado enrolado; uma mistura de grama é semeada:

  • em uma grade de agrofibra, coberta com uma camada de solo 2 cm;
  • em uma mistura de turfa e solo preto, corte 1,5 cm de espessura.

O rolo chernozem é mais bem adaptado às novas condições; é cultivado há pelo menos 2 anos. A malha é mais resistente ao transporte, está pronta para venda em 2 meses.

Preços de laminado

O custo depende diretamente de qual dos grupos acima o produto pertence. De particular importância são as plantas que formam um tapete verde.

VariedadeComposição das sementes (nome da cultura,% de conteúdo)FuncionalidadesPreço para 1 m², esfregar.
EconomiaPrado Bluegrass / 100Despretensioso, sem necessidade de cuidados especiais, resistente a condições climáticas e pisoteios.

Aparência despretensiosa.

100
PadrãoPrado Bluegrass 4 variedades, as principais variedades Kentucky Bluegrass: Granit, Blu Velvet, Langara, Starburst em proporções iguais.Despretensioso, cresce bem em áreas ensolaradas, resistentes ao gelo e ao calor, o corte de cabelo é realizado uma vez por mês, e a cobertura é feita a cada seis meses.

Não é resistente a intenso estresse mecânico.

120
Elite (Shade-Hardy)Prado de capim, variedades: Everest / 15, Bluechip plus / 15, NuGlade / 20, Impact / 20. (última seleção).
Festuca vermelha, grau Audubon / 30.
Gramado de alta qualidade para cantos sombreados do jardim. Resistente a doenças, seca, alta umidade, geada, não exigente em cortar a grama (uma vez a cada dois meses).

Ele não gosta de cargas mecânicas e precisa de aeração.

135
UniversalFestuca vermelha: Audubon / 20;
Bluegrass: Impact / 40, Everest / 40. (Variedades caracterizadas por tolerância à seca e à sombra).
Decorativo, resistente ao estresse mecânico. Adapta-se rapidamente a qualquer solo, sol ou sombra parcial, resistente aos caprichos do clima, não sofre pisadas. Com um corte de cabelo curto, é possível usar como playground para crianças.145
Parterre (rei da elite)Festuca vermelha (mistura de grama) / 45;
Bosque de carvalhos Bluegrass / 25;
Azevém perene (mistura de grama) / 30.
Decorativo.

Ele não gosta de tempo seco, solos à base de ácido. Exigente de regar e cortar (2 vezes por semana, não deve exceder 5 cm). A necessidade de fertilização contínua com fertilizantes nitrogenados.

150
EsportesFestuca vermelha: Audubon / 30;
Pradaria de capim: Bluechip plus / 30, Impact / 20, NuGlade / 20. (Variedades capazes de suportar tráfego intenso).
Projetado para jogos intensos. Resistente a condições climáticas adversas.170

Quanto maior a categoria do rolo (nota), menos ervas daninhas nela.

O custo de um rolo é determinado com base na área do gramado cortado.

Regras para escolher um gramado em rolo para o site

Ao escolher o material para cobrir o gramado da frente, não é recomendável esquecer as características de cada tipo.

Um gramado padrão pode ser instalado sem a ajuda de especialistas.

A tela universal é considerada um gramado premium, o que sem dúvida afeta seu valor. Isso pode ser explicado pela falta de necessidade de processamento regular da cobertura da grama.

Antes de comprar um tapete verde, você precisa calcular quantos rolos são necessários. Para fazer isso, você deve:

  • Determine a área do território alocado para o gramado.
  • Adicione 5% do indicador obtido se o site for plano ou 10% se houver defeitos.
  • Calcule o número de compartimentos, considerando que a área de um rolo padrão é de 0,8 m².

Ao fazer cálculos, não se deve esquecer os descontos, caminhos e curvas planejados. Como resultado de seu registro, ocorrerá um aumento de resíduos.

Verificando a qualidade do gramado

Antes de comprar um rolo, é recomendável implantar, inspecione. Para escolher um revestimento de qualidade, você deve prestar atenção a fatores como comprimento, largura e área. O peso médio da baía é de 25 kg. O rolo deve ser "tecido" a partir de plantas cujas hastes e brotos atingem 7 cm. A espessura da camada do sistema radicular de 2 ou mais cm indica a qualidade do material.

É necessário garantir que as regras de tecnologia agrícola, tecnologia de corte (sem arrancar) e corte sejam respeitadas. A condição de grama e grama é determinada fazendo um corte lateral.

O que procurar:

  • a integridade da placa do relvado e da relva é mantida, para que não haja cortes, bordas desiguais desiguais, manchas carecas;
  • a presença de ervas daninhas, a camada de grama deve ser uniforme;
  • a cor da grama, com armazenamento prolongado, os verdes dentro da baía ficam rígidos, escuros, mucosos;
  • a cor das raízes, a teia de aranha deve ser branca; o amarelo indica armazenamento a longo prazo;
  • ao lado, verifique a espessura do gramado.

É possível verificar se a tecnologia de cultivo foi seguida pela inspeção do revestimento em forma desenrolada.

A espessura idêntica do reservatório em ambos os lados indica que a relva é feita em total conformidade com os padrões exigidos.

Dúvidas sobre isso surgem se:

  • além da grama do gramado, as ervas daninhas estão presentes no rolo;
  • a fatia não é uniforme;
  • em algumas partes da grama simplesmente não há;
  • o sistema raiz não é desenvolvido.

Você pode verificar o último puxando a borda do lençol em sua direção. Depois de colocar esse material, aparecem problemas com o enxerto. Quanto menos espaço livre entre as raízes, melhor.

Colocando um gramado de rolo

Você pode cuidar do gramado ou fornecê-lo a profissionais

Faça você mesmo

Ao comprar rolos, você deve cuidar da compra de estoque. O jardineiro precisará de dispositivos como um rolo de grama, um ancinho adequado, um cortador, um carrinho de mão.

Tudo começa com a preparação.

A necessidade de processamento urgente do local se deve ao fato de que os rolos terão que ser colocados no mesmo dia em que são entregues. Para obter um revestimento uniforme, a colocação deve ser feita de cada vez

A sobrevivência depende de quão bem preparada a terra é.

Nesta fase, proceda da seguinte forma:

  • Limpa a área de detritos e ervas daninhas. É aconselhável derramar o solo com herbicidas para sua destruição. A segunda opção - colocação de geotêxteis no cultivo de grama. Sob o tecido denso, as raízes das ervas daninhas são extintas.
  • Cavar a terra, ao mesmo tempo se livrando das raízes descobertas.
  • Crie um sistema de drenagem. Cascalho e areia são derramados camada por camada no poço formado após a remoção da camada fértil. Após a calcinação, o solo colhido volta ao seu lugar e, nas zonas úmidas, os furos são perfurados no solo e a mistura é despejada neles.
  • Resta apenas nivelar a superfície, concentrando-se na altura total. Para não se enganar, o fio é amarrado a pinos cavados nos cantos da trama. Para isso, leve em consideração a localização das marcas feitas com antecedência. Assim, eles não apenas se livram do excesso de umidade no local, mas também o nivelam. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer a inclinação que impede a estagnação do líquido.
  • O solo é bem enrolado com rolos especiais. Em seguida, são colocados o sistema de rega automático e a rede das toupeiras.
  • Então eles começam a deitar.
  • É aconselhável conduzi-lo no outono ou primavera, em clima seco e fresco.

O procedimento não é difícil. Eles começam a colocar onde os rolos foram colocados. Isso evitará a destruição do sistema radicular, perda de tempo e aparência atraente.

Coloque os rolos para que, depois de nivelar as placas, não seja necessário pisar na grama.

Se for necessário movimento, o tapete de grama é coberto com escudos de madeira compensada, para que a carga seja distribuída uniformemente.

As placas são melhor distribuídas em um padrão quadriculado, então o revestimento parecerá uniforme.

Eles pressionam a grama não com as mãos, mas com tábuas largas. A colocação é feita de ponta a ponta, sem intervalos e sobreposições. As extremidades do local são cobertas com uma mistura de solo.

Deve-se lembrar que:

  • a tira deve ser desenrolada em linha reta;
  • é estritamente proibido girar, dobrar e torcer o rolo;
  • o excesso deve ser removido com uma faca afiada;
  • as linhas adjacentes não devem coincidir com as juntas;
  • discrepâncias não podem ter mais de 1,5 cm;
  • guarnições com comprimento inferior a 1 m devem ser colocadas no meio;
  • para rolar a primeira linha, é permitido usar um calçadão;
  • as costuras devem ser revestidas com uma mistura especial.

Profissionais, preços

Se você solicitar trabalho de profissionais, eles custarão os seguintes preços:

  • Acabamento do solo e postura - 150 rublos 1 m².
  • Terraplenagem em rublos por 1 m²: cultivo - 30, remoção de ervas daninhas com ancinho - 15, nivelamento e compactação - 25.
  • Sistema de drenagem - 1400 rublos. medidor de corrida.

Dentro de 2 semanas após a criação, o gramado deve ser regado (de 10 a 20 litros por 1 m²). A camada do solo não deve permanecer seca. Caso contrário, o enraizamento no sistema raiz levará muito tempo. Para irrigação, é melhor usar aspersores automáticos. Fonte: www.autopoliv-gazon.ru

Os fertilizantes devem ser selecionados, levando em consideração as características do solo e a época do ano. No outono, será necessário fósforo-potássio, no verão - nitrogênio.

Após o plantio, não devemos esquecer as ervas daninhas. Quanto mais cedo a erva for colhida, menos o próprio gramado sofrerá. O primeiro corte de cabelo pode ser feito um mês após o penteado.

A roçada deve ser removida imediatamente. Para que o gramado fique bem no inverno, a altura da cobertura da grama não deve exceder 4 cm, e as folhas e detritos caídos da cobertura devem ser removidos. O gramado deve ser penteado regularmente com um ancinho.

Jardineiros experientes polvilham a grama pelo menos uma vez por ano com uma composição feita de solo, areia e turfa (lixar).

Pin
Send
Share
Send