Os melhores projetos de estufa do tipo faça você mesmo

Pin
Send
Share
Send

Estufa - um design indispensável em qualquer jardim. Permite proteger mudas, verduras e colheitas precoces da geada, proporcionando uma colheita abundante, mesmo em clima frio. A construção pode ter várias formas e tamanhos, portanto, não será difícil buscá-la em qualquer local, de forma que ela se encaixe harmoniosamente e não ocupe a área útil. Em lojas especializadas, esse design não é barato. Não é necessário gastar muito dinheiro com isso, porque você pode fazer uma estufa com suas próprias mãos e economizar.

Localização no site

Antes de prosseguir para a construção da estufa, você precisa determinar sua localização. Especialmente se for estacionário, não portátil. O tamanho, a forma e a quantidade de material usado dependem da escolha do local.

Ao escolher um território para uma estufa, o seguinte deve ser considerado:

  • A plotagem é pré-alinhada. O design não pode ser instalado em uma inclinação. Quando houver tocos, obstáculos e outras obstruções, eles precisarão ser removidos antes da construção da estufa.
  • As culturas precisam de luz solar. Portanto, é impossível construir um abrigo quente à sombra. Isso afetará adversamente o desenvolvimento de mudas e mais frutificação.
  • Na estufa terá que realizar trabalhos agrícolas. Portanto, é necessário que seja fácil acessar o inventário para que ele se abra com calma.
  • Recomenda-se construir a estrutura de leste a oeste. Graças a isso, as plantas receberão luz solar máxima. Quando é necessário que isso ocorra apenas de manhã e à noite, as estruturas devem ser instaladas na direção de norte a sul. Isso fornecerá proteção contra o sol do meio-dia.
  • Se você planeja cultivar constantemente tomates ou pepinos na estufa, é recomendável instalar outro próximo a ela. Isso se deve ao fato de que essas culturas precisam ser transplantadas anualmente para um novo local. Graças à presença da segunda estufa, será possível trocar de lugar a cada ano. Quando não há espaço para tantas estruturas, você pode criar suas mini versões.

Informações úteis! É melhor fazer a construção no meio da primavera. Não há mais neve e as plantas ainda não têm tempo para entrar em pleno crescimento. Você pode, é claro, construir estufas a qualquer momento, exceto no inverno (o trabalho será complicado pelo solo frio e congelado).

Tipos de Estufas

As variedades mais confiáveis ​​e convenientes de viveiros que você pode criar:

FotoConstrução civil
Caixa de pão. Abre de acordo com o princípio da caixa de pão, daí o nome. É conveniente que a tampa não caia, não precise de apoios.
Arqueado. Esquema simples e orçamentário da estufa. Os arcos estão presos no chão, cobertos com um filme, em vão. Fácil de montar e desmontar sem habilidades especiais. Para a fabricação, os tubos podem ser usados ​​após a dobra.
Garrafa térmica. A estufa é escavada no chão. Existe apenas uma tampa na superfície para acesso às plantas e ventilação. Graças a isso, o calor é melhor armazenado no interior.
Borboleta. Formas de um arco ou casa. A peculiaridade é que as duas portas articuladas para fora se assemelham a asas. O acesso é fornecido pelos dois lados e as portas podem ser feitas de policarbonato.
Lodge (empena). As placas são unidas na crista. Eles são cobertos com um filme ou material de cobertura. Essa variedade é rápida e fácil de instalar, pode ser portátil, mas não possui boa estabilidade. Portanto, é mais frequentemente usado como um abrigo temporário.
Única inclinação. O design se assemelha a um baú com uma tampa plana. Para ventilar sob o teto, coloque adereços.

As variedades listadas podem ser atualizadas adicionando elementos adicionais.

O mais importante é pensar em todo o esquema em etapas.

Informações úteis! No sótão e no celeiro, você pode encontrar muitas coisas antigas perfeitas para criar uma estufa. Por exemplo, caixilhos de janelas, camas velhas, perfis de drywall, polipropileno ou alumínio e muito mais. Só é necessário ativar a imaginação para descobrir como abrigar plantas delas sem investir dinheiro nela.

Considere os materiais mais populares para armações e abrigos. E também, abaixo, estão as instruções passo a passo sobre como fazer uma estufa com suas próprias mãos a partir de vários materiais.

Estruturas para estufas

Na fabricação do quadro de estufas, você pode usar diferentes materiais:

  • De metal. Durável e durável, mas pesado. Para a construção de uma estufa a partir de reforço, são necessárias ferramentas especiais (para soldar peças de metal). O material se presta à ferrugem, mas isso pode ser corrigido galvanizando-o. Se a estrutura cair (por exemplo, de um tubo profissional), esmague as plantas.
  • Árvore, PVC, aglomerado. Para criar essa estrutura é fácil, são necessárias apenas habilidades básicas de construção. Estruturas de madeira feitas de madeira devem ser cobertas com compostos especiais para que eles não obtenham erros.
  • Plástico, propileno. Leve e durável. Dobra-se bem, a partir dele você pode criar estruturas de várias formas. Se uma estufa plástica cair nas lavouras, nada lhes acontecerá. A desvantagem é que não suporta carga, dobras e trincas.

Atenção! Para criar uma estufa, cantos de móveis, parafusos, braçadeiras, etc. também serão necessários. Você pode fazer portas com maçanetas.

Estufa de bricolage a partir de tubos (pró-propileno, perfil, metal-plástico): instruções passo a passo

Tendo determinado a localização, compreendendo o tamanho que você precisa de uma estufa. Tendo feito sua imagem esquemática no papel, é necessário transferir a marcação para o chão.

O segundo estágio após a marcação é a criação de uma fundação de madeira - a base da estufa. Para fazer isso, pegue as placas do tamanho certo, prenda-as com cantos e parafusos. Acontece um único desenho na forma de um retângulo. A terra é derramada lá, com base no cálculo da altura do tabuleiro, no perímetro da estrutura.

O processo de instalação e correção de arcos passo a passo

Como instalar e corrigir arcos com suas próprias mãos em etapas

Foto do processoExplicações
Para garantir a estabilidade da base nos cantos entre as placas, obstrua um pedaço de reforço.
Os tubos são cortados cerca de 70-80 cm, são instalados a uma distância de 50 cm um do outro, tentando posicioná-los opostos para que não haja distorções.
Tubos do comprimento selecionado são inseridos no reforço.
Fixar com braçadeiras e parafusos nas placas.
Para estabilidade do projeto do arco, eles são conectados a um tubo longitudinal, fixando-o com conexões em forma de cruz especiais.

Nas seções sobre a estufa de policarbonato, fixando o filme e a fiação, você pode ver como anexar qualquer um desses materiais a esse tipo de estufa.

Estufa de tábuas de madeira: instruções passo a passo

Nesse caso, a árvore atuará como quadro e o filme será o material de cobertura.

Foto do processoExplicações
Como cozinhamos tábuas, é melhor tratá-las previamente com um anti-séptico, para que não apodreçam e sirvam por mais tempo.
Montamos a base, prendendo as placas com parafusos, cantos ao longo do perímetro.
Marque a distância em que colocaremos os pinos. Depende do comprimento da estufa. Geralmente após 40-70 cm.

Martelamos com estacas de marreta, 5 × 5 cm, 50 cm de comprimento, no chão a uma profundidade de pelo menos 10 cm.

Também os prendemos com parafusos na base.

Tomamos tiras de 5 × 2 cm de tamanho, o comprimento igual à distância entre as barras opostas. Nós os consertamos.

Esticamos as cordas entre as tiras para que o filme não caia.

A seguir, consideraremos materiais que podem ser usados ​​para cobrir estufas e como fazê-lo.

Materiais para estufas

Os melhores projetos de estufa são feitos de policarbonato, janelas com vidros duplos e polietileno de baixa pressão (HDPE). Eles são baratos e podem até ser jogados em algum lugar do celeiro (por exemplo, caixilhos de janelas). Considere as características dos materiais:

ParâmetrosPolicarbonato

De vidro

Filme (PND)

Complexidade e peso da instalaçãoMaterial leve e autoportante. Ao escolher, você pode reduzir o número de partes da estrutura, sem criar uma base.É um material pesado, que requer uma estrutura e uma base fortes.O material mais leve apresentado. Pode até ser levado pelo vento, por isso precisa ser anexado ao quadro.
Período operacionalTem uma longa vida útil de 20 a 25 anos. Os fabricantes geralmente oferecem uma garantia de 10 anos. O material em si é um elemento da estrutura de suporte. Após a instalação, ele não se deforma ou deforma.Vai durar muito tempo se estiver protegido de granizo, neve, etc. Essa estufa pode ser colocada sob um dossel.Tem um curto período operacional (máximo de 2 a 3 anos). O polietileno se deteriora quando exposto à luz solar.
Isolamento acústicoTem uma estrutura de favo de mel. Graças a isso, o barulho do vento é abafado.Se for ruim instalar uma estufa de vidro, o calado penetrará no interior, o vidro tocará e chacoalhará.Praticamente sem barulho. Com um vento forte, o filme começa a farfalhar fortemente.
EstéticaParece muito moderno e atraente. Até certo ponto, pode até se tornar a decoração do site.Com instalação de alta qualidade, parece muito esteticamente agradável.Parece esteticamente agradável apenas no começo, depois começa a se deteriorar e queimar sob o sol.
SegurançaNão quebra nem racha quando é derrubado ou atingido. Mais forte, mas ao mesmo tempo mais leve que o vidro.Se o vidro quebrar, ele pode ser ferido. Portanto, durante a instalação, é recomendável cuidar do equipamento de segurança (luvas de borracha, sapatos apertados, etc.).Completamente seguro.
CuidadoO pó acumulado é quase invisível. Se desejado, pode ser lavado com água comum de uma mangueira.Após a chuva, faixas lamacentas podem permanecer na superfície. Eliminá-los somente ao usar detergentes especiais.Este material não deve ser lavado com contaminação porque permanecerá manchas que impedem a penetração da luz solar.
Microclima dentroEvita a perda de calor, devido à qual o efeito estufa é criado. O condensado resultante flui pelas paredes sem cair nas plantas. Ele transmite e espalha bem a luz.Mantém o calor pior que o policarbonato. Ele transmite bem os raios, mas não os espalha. Se o vidro é de baixa qualidade, pode funcionar como uma lupa, o que é prejudicial para as culturas, porque queimaduras solares aparecerão.O novo material retém bem o calor e transmite o sol. No entanto, na próxima temporada, torna-se mais fino e nublado.

Spunbond também é frequentemente usado. É um material de cobertura respirável. Boa permeabilidade e umidade do oxigênio. Não fica molhado nem libera calor. Corte com tesoura, lavável.

Spanbond

Anteriormente, já considerávamos quadros para estufas e agora veremos como consertar os materiais sobre os quais falamos na tabela.

Estufa de policarbonato: instruções passo a passo sobre como anexar material a diferentes estruturas

Considere montar policarbonato em vários modelos.

Montagem de policarbonato em uma estrutura de metal

A armação de metal deve consistir em vigas e vigas. Como não possui saliências, não será difícil fixar a tela nela. A distância entre as vigas deve ser igual à largura das folhas de policarbonato.

O processo passo a passo de anexar policarbonato celular a uma estrutura metálica usando perfis (clique na imagem à esquerda para aumentá-la):

Materiais e esquemasManual de instruções
Juntas de borracha auto-adesivas são colocadas em vigas de metal. Se você tem uma estufa pequena, não pode usá-las.
Eles pegam perfis especiais para policarbonato, anexam-na à grade de metal com parafusos auto-atarraxantes e arruelas térmicas.
As folhas de policarbonato protegem contra a umidade, insetos e sujeira da entrada nas células com uma película de vedação colada nas extremidades. Perfurado na parte inferior, selado na parte superior.
Em seguida, as folhas são inseridas nos perfis e encaixadas.

Não se esqueça de remover a película protetora do policarbonato.

Fixação de policarbonato em estruturas de plástico ou madeira

Fazemos a construção como descrito acima. Então, de acordo com o tamanho das distâncias entre as vigas, recortamos chapas de policarbonato.

Importante: O policarbonato celular é cortado com uma faca afiada ou uma serra circular. Deve ser estritamente fixado no local de trabalho. Estas são condições necessárias para não esmagar os reforços.

As extremidades das folhas são coladas com uma fita especial para proteção.

Em seguida, fixamos as folhas na estrutura:

FotoO processo

As folhas são colocadas na estrutura, de modo a ultrapassar a moldura em cerca de 3 cm e fazer furos para fixadores com uma furadeira elétrica.

As arruelas são colocadas nos orifícios obtidos e depois nos poços térmicos. Tudo isso é parafusado usando uma chave de fenda.

O passo de fixação depende da espessura do policarbonato (é melhor usar 6-8 mm), das dimensões da folha cortada. É aproximadamente igual a 30-50 cm e fica atrás da borda em pelo menos 5 cm.

Estufa de caixilharia: instruções passo a passo

IlustraçãoDescrição do produto
Processar pedras de amolar de madeira com anti-séptico ou mástique para proteção contra insetos e cáries.
No local marcado embaixo da estufa, colocamos a base do tijolo sobre a argamassa de concreto (você não pode fazer isso, basta fazer uma cama de pedra britada.
A partir das barras de madeira processadas de acordo com o tamanho dos nossos quadros, montamos um quadro para uma estufa. O design resultante é colocado sobre uma base de pó ou alvenaria.
Inserimos caixilhos de janelas em uma estrutura de madeira. Loops e parafusos conectam-nos. Prendemos uma alça na borda do quadro, que fica mais perto do fundo, para elevar os quadros, se inicialmente não estavam.

Fixando o filme em diferentes tipos de quadro

Já sabemos que os wireframes podem ser diferentes. Considere como anexar um filme a vários materiais.

Moldura de madeira

O filme é montado em uma moldura de madeira das seguintes maneiras:

IlustraçãoManeiras
Você pode usar um grampeador, mas para reduzir o avanço do filme, vale a pena fazer uma gaxeta, por exemplo - corte a fita de linóleo velho ou de qualquer outro material forte. É melhor usar um filme reforçado para que ele dure mais, mesmo quando perfurado por pregos durante a fixação.
Você pode consertar o filme usando um trilho pregado pelas extremidades. O primeiro método envolve fixar o filme, ou seja, perfurá-lo, nas laterais e no telhado. Com a ajuda de trilhos, corrigimos apenas pelas extremidades.

Se o filme não for reforçado, ele estará mais exposto a avanços nos pontos de fixação. O método de rack (segundo) reduz a incidência de danos ao filme.

Tubos de metal e PVC

Para fixar o filme em tubos de plástico, são necessárias braçadeiras especiais. Eles podem ser comprados em lojas especiais, não são caros.

Os clipes podem ser feitos por você. Os tubos de plástico são cortados e a lateral dos mesmos tubos de plástico é cortada na lateral. Para não rasgar o filme, as bordas dos grampos improvisados ​​são retificadas.

Se forem utilizados clipes de metal, uma junta de qualquer material é colocada sob eles para que não estrague o filme quando aquecido ao sol.

Utilizado para fixação em clipes de papelaria de quadros estreitos.

Montagem Spunbond

Para spanbond, um quadro feito de tubos de plástico é mais adequado. Nós examinamos isso acima.

Depois de fazer a estrutura, ela é coberta com material de cobertura, o palmo é puxado, pressionado no chão por qualquer meio à mão (tijolos, tábuas).

Essa estufa é adequada para pepinos, tomates, berinjela, pimentão e outros vegetais.

Às vezes, as calhas costuradas são feitas em spunbond, onde os tubos de PVC são inseridos e somente então são presos à estrutura.

Vários projetos são feitos sob snubond, dependendo da aplicação. Por exemplo, para flores, a estrutura dos tubos de plástico é feita em círculo ou trapézio.

Não esqueça O material de cobertura é colocado com o lado áspero para cima.

Às vezes, o spanbond é preso com clipes de papel, mas deixam marcas enferrujadas no material, o que reduz sua vida útil.

Pin
Send
Share
Send