Orquídea dendrobium é uma planta exótica com poderosos brotos suculentos e belas flores perfumadas. A planta adapta-se muito facilmente às condições domésticas.
Cuidar desta orquídea não é difícil. Orquídea dendrobium é uma planta de casa, ruim para transplantes freqüentes. Como realizar corretamente este procedimento sem prejudicar uma planta macia, você aprenderá em nosso artigo. Além disso, você pode assistir a um vídeo útil sobre este tópico.
Quando é necessário transplantar uma flor?
Um transplante é uma parte importante do cuidado de uma planta. Pode parecer que a terra ainda é bastante adequada para o cultivo de dendrobium de orquídea, mas talvez ela já tenha perdido suas propriedades úteis. Ou seja, permeabilidade ao ar, acidez, equilíbrio de sais. Muitas vezes acontece que em consequência da rega e fertilização frequente, o solo fica denso. Portanto, as raízes da flor vêm com cada vez menos e menos ar.
Quando a rega com água da torneira aumenta gradualmente o substrato ph, como resultado da orquídea, o dendrobium deixa de receber elementos úteis do ambiente. E as raízes também se deterioram completamente devido ao acúmulo de sais de potássio e fosfórico.Dadas todas estas sutilezas, é necessário transplantar a fábrica 1 vez durante 2-3 anos, às vezes é possível e mais muitas vezes.
Além disso, a planta precisa ser transplantada se as raízes forem muito expandidas e o substrato for deslocado da panela. É necessário replantar uma flor quando a podridão ou as pragas aparecem.
Depois de comprar orquídeas dendrobium na loja, o transplante deve ser feito imediatamente após a floraçãoou no primeiro ano após a compra. O substrato em que a planta está na loja não é adequado para cultivar uma flor em casa. A melhor época para transplantar o dendrobium é a primavera. É a primavera que considera o período do começo de um novo crescimento de uma fábrica. Neste momento, novos brotos e raízes aparecem.
Em que casos pode ser prejudicial?
O transplante é um estresse para o dendrobium das orquídeas. Não o transplante durante o resto e durante o resto.
Métodos básicos
- Transbordo. Adequado no caso em que o sistema radicular da orquídea cresce fortemente, as raízes não são danificadas, a flor em si é saudável, o substrato é adequado para o cultivo. Este método permite que você salve um torrão de terra, enquanto que a adaptação de orquídeas é menos dolorosa.
- Transplante. Este método consiste na limpeza completa das raízes do substrato.
Como escolher um pote?
- Dendrobium orquídea deve ser plantada em blocos especiais, cestas de orquídeas ou vasos.
- Os potes devem ser escolhidos de barro ou plástico. Os potes de argila são preferíveis, porque podem fornecer à planta a estabilidade necessária contra a capotagem.
- O tamanho do pote deve ser escolhido de acordo com o tamanho do sistema radicular. Raízes devem entrar no pote em silêncio.
Ao abaixar as raízes no pote, ao redor das bordas, deixe cerca de 2 cm de espaço livre. Certifique-se de colocar a drenagem no fundo da panela. A drenagem pode servir como seixos, argila expandida ou poliestireno. A camada de drenagem deve ter pelo menos 3 centímetros.
Seleção correta do solo
Uma característica do dendrobium orquídea é a habitação não no chão, mas a existência. Anexando aos troncos, raízes e galhos de árvores.
A maneira mais simples é comprar terras na loja. Você pode preparar o solo você mesmo. Para fazer isso, é necessário deslocar a casca de árvores coníferas, pequena argila expandida, musgo esmagado, fibras de coco, carvão vegetal e turfa fina.Se o substrato for preparado de forma independente, ele deve ser desinfetado. Ou ferver no fogo por cerca de 3-4 minutos. Ou despeje água fervente por 10 minutos. A água deve então ser drenada. E seque a terra.
Passo a passo sobre como transplantar
- Extração do pote. Se o pote é feito de plástico. Antes de extrair o dendrobium da orquídea da panela, certifique-se de esmagar as paredes com as mãos. Devido a isso, o substrato será mais adequado. Em seguida, você precisa puxar a flor com cuidado da panela. Para facilitar a tarefa, você pode colocar uma flor em uma panela em um recipiente com água, o que ajudará as raízes a se molharem. Se você não puxar o mesmo, precisará quebrar ou cortar o pote.Atenção: O sistema radicular da flor pode ser muito fortemente desenvolvido, as raízes se entrelaçam, isso vai complicar o processo de transplante, pois será muito difícil se livrar do substrato. A planta enfraquecida é muito mais fácil de replantar, facilmente sairá do vaso.
- Lavagem e eliminação de raízes de substratos excedentes. É necessário remover a casca do rizoma de orquídeas dendrobium. A limpeza é bem simples.Em uma bacia com água morna é necessário colocar uma orquídea durante 15-20 minutos. Durante esse tempo, o substrato fica molhado. Depois disso já é possível mexer e desembaraçar as raízes com a ajuda dos dedos. Este procedimento é realizado na água, de modo a não danificar as raízes. A água suja deve ser lavada. Se houver lugares difíceis de alcançar, você pode usar o chuveiro. Não tente limpar todas as raízes da casca velha. Se as partículas da casca estiverem mal separadas das raízes, você não poderá tocá-las.
- Exame de raiz e remoção de processos doentes. O sistema radicular limpo é fácil de inspecionar. É necessário remover todas as partes podres e secas. Se houver áreas danificadas nas raízes, elas devem ser cortadas. Você pode usar uma faca ou tesoura para isso. Certifique-se de desinfetá-los com álcool ou de demiti-los, para que a planta não fique doente. Locais de fatias precisam ser tratados com carvão vegetal ou carvão ativado. O sistema radicular saudável do dendrobium das orquídeas é firme e durável. Não tendo um vazio. A cor das raízes é branca ou verde.
- Secando a planta após a lavagem. Recomenda-se que a raiz tratada do dendrobium orquídea seque por duas horas à temperatura ambiente.A melhor opção é lavar à noite, depois a secagem pode ser feita a noite toda e, pela manhã, você pode fazer o transplante.
- Movendo-se para uma nova capacidade. Recomenda-se para derramar lascas de casca de pinheiro na panela na camada de drenagem. O dendrobium da orquídea deve ser colocado em uma panela no meio. Além disso, é necessário cobrir as raízes da planta com casca, pseudobulbos devem permanecer na superfície. Se a planta já é grande, você pode amarrar varas de madeira para a estabilidade. Remova os adereços é somente quando a planta está enraizada.
- Rega. A primeira rega deve ser feita durante o transplante da flor, a fim de sujar o solo. Deve-se notar que, se o substrato não estiver seco, ou estiver seco por não mais que 2 horas, ele deve ser irrigado não antes de 2-4 para depois do transplante. Água para irrigação deve ser limpa, temperatura ambiente, você pode um pouco mais. Se este requisito não for respeitado, as raízes podem estar corrompidas.
Recomendamos assistir a um vídeo sobre o transplante correto de dendrobium:
O que não pode ser feito durante o procedimento?
- Em nenhum caso as fatias da planta podem ser tratadas com vegetação. Com álcool ou iodo.As substâncias contidas nessas soluções elevam os capilares e drenam os tecidos saudáveis.
- Você não pode cortar os pedúnculos. A planta em si deve se livrar das partes mortas.
- Ao transplantar, deve-se ter cuidado para garantir que as raízes não estejam entrelaçadas.
Fotos
Na foto abaixo você pode admirar o dendrobium orquídea.
Problemas possíveis
O sistema radicular do dendrobium é muito frágil, por isso é facilmente suscetível a pragas. Ao plantar, você precisa olhar com muito cuidado as raízes para a presença de doenças e pragas.
Vale a pena observar as folhas do dendrobium das orquídeas. Se as folhas são verdes, então as condições de crescimento são confortáveis. Se eles são "pálidos" - você precisa movê-lo para outro lugar, talvez a luz seja muito brilhante para ele, pode até haver queimaduras nas folhas. Se as folhas ficaram escuras ou amarelas - é necessário adicionar iluminação.
Cuidados posteriores
Depois de transplantar orquídeas dendrobium, é necessário fornecer condições favoráveis.A iluminação não deve ser brilhante. Sob a influência da luz solar direta, a planta pode superaquecer e queimar.
A temperatura do ar é de preferência de 20 a 22 graus. Muitas vezes é necessário regar a planta, mas não permitir a estagnação da água na panela.
O curativo superior deve ser realizado durante o período de crescimento ativo. A umidade na sala deve ser de 60 a 70%.
Sugerimos assistir a um vídeo sobre cuidados com flores:
Conclusão
Orquídea dendrobium precisa de um ambiente confortável. Se você seguir todas as regras de namoro para a planta, você pode admirar por muito tempo esta flor brilhante e perfumada.