Como proteger malmequeres de ácaros e outras pragas e doenças?

Pin
Send
Share
Send

Uma das plantas ornamentais mais populares são malmequeres. Arbustos compactos, florescendo luxuriantemente durante todo o verão com flores laranja ou vermelhas, são encontrados em parques, becos e jardins.

Cheiro específico de malmequeres assusta muitos insetos, mas há pragas que vivem e se alimentam de flores. Proteger o canteiro ajudará as receitas e produtos químicos das pessoas. No artigo, vamos considerar como tratar flores de ácaros, pulgões e outros insetos, e como tratar doenças.

Resumidamente sobre a planta

Plantas anuais e perenes da família de asteróides na Rússia são chamadas de "malmequeres". O nome científico é tagetes. Na Europa, flores apareceram no século 16, chegando no Velho Mundo da América nos navios dos conquistadores. Durante os séculos de trabalho, os criadores trouxeram cerca de 60 variedades e híbridos de malmequeres. Floração longa e despretensão da planta tornou popular entre os jardineiros.

Malmequeres são arbustos com um caule ereto, folhas dissecadas pinnately de vários tons de inflorescências verdes e brilhantes. Altura da cultura de 20 a 100 cm. Na floricultura ornamental, três tipos principais de tagetes são cultivados:

  • rejeitado;
  • ereto;
  • de folhas finas.

Variedades de malmequeres com crisântemo, flores duplas e meio duplas são derivadas. A cor dos híbridos pode ser branca, amarela, laranja, vermelha ou bicolor.

Informação Algumas variedades de malmequeres são usadas na culinária e na medicina.

Doenças e seu tratamento

Cuidar de malmequeres é simples, mas em violação das recomendações sobre a densidade do plantio e a quantidade de umidade, as flores são afetadas por infecções fúngicas.

Perna preta

O problema mais comum das mudas de tahetesa é o aparecimento de manchas escuras na parte inferior do caule. Esta é uma lesão fúngica chamada perna negra.

As plantas doentes são destruídas. Mudas saudáveis ​​são transplantadas para outro solo, pré-tratadas com fungicida.

Para prevenir doenças, as sementes da planta e do solo antes do plantio são tratadas com um fungicida, um produto químico que destrói o fungo.

Podridão radicular

Problemas com as raízes são refletidos na aparência da planta. Ele murcha, fica amarelo e morre. Não há cura. Para evitar danos à podridão radicular, permite a conformidade com a tecnologia agrícola - plantando flores em solos soltos, rega moderada. Você não pode alimentar mudas com esterco fresco. Nesta estação e no próximo ano, você não deve plantar plantas no local contaminado.

Doenças virais

Sinais de infecção viral de malmequeres manifestam-se na forma de deformação de folhas e brotos, ausência de sementes, amarelecimento das hastes. Nas folhas aparecem manchas pretas e padrões de bronze. A doença pode começar em qualquer fase do desenvolvimento.

Importante! Plantas com os sintomas listados rasgam e destroem.

Pragas - fotos, descrição e medidas de controle

Fileiras de malmequeres perfumados geralmente aparecem em canteiros com hortaliças. As flores são plantadas não por um apelo decorativo, mas como um meio de assustar as pragas. Eles são contornados por moscas da cebola, gorgulhos e ursos. Nem todos os insetos estão assustados com os fitoncídios liberados pela planta. Algumas pragas habitam arbustos de malmequeres, destruindo o apelo decorativo das flores. Abaixo vamos contar e mostrar quem come e come as folhas desta planta.

Pulgões

O tamanho do corpo do pulgão é 3-7 mm, sua cabeça é equipada com uma tromba capaz de perfurar as folhas e caules para alimentar o suco da planta. Insetos vivem em enormes colônias que oprimem o desenvolvimento de flores. A separação de pulgões atrai outros insetos e contribui para o aparecimento de uma infecção fúngica.

Como os jardineiros lutam contra os pulgões irritantes? Inseticidas de pulgões têm componentes ativos que causam paralisia rápida e morte de insetos. Após o tratamento, eles entram no corpo da praga junto com o suco da planta. A ação protetora dura até três semanas. Entre as drogas eficazes: Iskra, Aktara, Fufanon. Flores de processo podem ser um agente biológico "Fitoverm". É usado para calêndulas no campo aberto e uma estufa.

Lesmas e caracóis

Verão chuvoso em moitas grossas de tagetes aparecem lesmas e caracóis. É difícil detectá-los, os moluscos aparecem à noite. A conseqüência de sua nutrição são buracos nas folhas, caules danificados. Particularmente afetados são jovens flores anuais. Determinar o inimigo pode ser ao longo dos caminhos do lodo secado.

Conselhos! A melhor maneira de combater o marisco é montar armadilhas. Junto às flores, estendem-se tábuas, pedaços de madeira compensada ou estopa, folhas de repolho. Sob esses objetos, as lesmas ficarão ocultas durante o dia. Levantando o abrigo, eles são coletados e destruídos.

Rapidamente resolver o problema vai ajudar a droga granulada "Trovoada".Interromper o produto, é importante cuidar da proteção do trato respiratório. Lesmas e caracóis assustam pó de mostarda, infusões de cebola e alho, aplicados aos caules e folhas da planta.

Tripes

Pequenos insetos de 1-2 mm de tamanho são bem conhecidos pelos cultivadores de flores. Eles não apenas sugam o suco das plantas, mas também espalham doenças. Os tripes se escondem nos brotos do calêndula, onde é bastante difícil detectá-los. A presença de pragas é indicada por punções nas pétalas, deformação ou perda de flores. O pico de distribuição ocorre em dias quentes e secos, quando uma nova geração emerge rapidamente dos ovos postos.

Para salvar tagetes de pragas podem inseticidas sistêmicos. Nos primeiros sintomas da infecção, uma solução de preparações especiais "Karate", "Intavir", "Actellik" prepara-se. Os produtos são diluídos em água de acordo com as instruções do fabricante. Pulverização de flores é realizada de manhã ou à noite em clima sem vento.

Ácaro aranha

O artrópode fino é ativo em clima quente e seco. Primeiro de tudo, o carrapato infecta mudas jovens, cultivadas no quarto. Mas com a falta de rega, aparece em plantas adultas. Sinais característicos da praga de ataque são:

  • o aparecimento de pontos de luz nas folhas;
  • trança de áreas afetadas com teias de aranha finas;
  • secagem de folhas danificadas.

O tamanho da praga é de 0,6 a 1 mm. Os ácaros da aranha vivem em colônias, escondendo-se no dorso das folhas. Indivíduos adultos e seus filhotes perfuram o tecido de veludo e se alimentam de suco. Com o crescimento da população, as pragas são selecionadas no topo das flores, criando uma teia entre as hastes. Plantas enfraquecidas tornam-se vulneráveis ​​a vírus e doenças.

A primeira coisa a fazer quando uma teia de aranha é encontrada, - lave a planta com água de uma mangueira. Isso permitirá lavar algumas das pragas e aumentar a umidade.

Livrar-se do carrapato vai ajudar a infusão de alho (200 g de produto por 1 litro de água), 5 ml de concentrado é diluído em 1 litro de água.

Os artrópodes não suportam o cheiro do tabaco. De suas folhas (250 g), sabão em pó (50 g) e 3 l de água, prepare a infusão. Após 2-3 tratamentos, as pragas desaparecem.

A maneira mais rápida de se livrar dos ácaros é preparações químicas. "Antiklesch" - um produto especialmente desenvolvido baseado no malatião. O efeito do acaricida aparece depois de algumas horas, pode ser usado em clima quente. Nenhuma medicina menos eficaz "Apolo", "Akarin", "Neuron".

Informação Ácaros da aranha não toleram alta umidade, ela perde a uma taxa de 80%.

Lagartas

Folhas verdes mescladas são traços do impacto das lagartas. Estabelecidos no local, os rostos das borboletas alimentam-se de vários tipos de vegetação, sem ignorar os malmequeres. Flores danificadas perdem seu apelo decorativo.

Para destruir a praga ajudará a ação de contato intestinal "Arrivo", "Akarin". A solução química é pulverizada nas flores. No corpo das lagartas, vem com comida. As pragas morrem em poucas horas.

Medidas preventivas

O período de floração do calêndula cai nos meses mais quentes do verão. Para evitar problemas com ácaros e tripes, você deve regularmente regar e pulverizar as plantas com água. Um nível suficiente de umidade evita o aparecimento de pragas.

Como a prevenção de doenças e o aparecimento de pragas, as seguintes ações são recomendadas:

  1. Remoção atempada de ervas daninhas e afrouxamento da terra entre os arbustos dos malmequeres.
  2. Remoção de botões secos e infectados.
  3. Conformidade com o regime de irrigação.
  4. A introdução de um ou dois curativos de fósforo e potássio durante a estação.
Recomendação O outono que se enterra no solo de arbustos rompidos de tagetes anuais impede o desenvolvimento de infecções fungosas.

Os caules, raízes e folhas de malmequer contêm substâncias ativas - fitonídios, que permitem evitar a maioria das doenças. Cuidados adequados para as flores, a conformidade com o regime de rega recomendado permite manter as plantas bonitas e saudáveis. Plantando tagetas no jardim em camas ajuda a proteger os vegetais de várias pragas, incluindo nematóides.

Pin
Send
Share
Send