No mundo existem muitas variedades de plantas que diferem na aparência, e a principal característica de cada planta é sua parte frondosa. As folhas são de diferentes tamanhos, formas e cores, mas essas características são formadas devido à estrutura celular única.
Por isso, hoje consideramos a estrutura externa e interna da planilha, bem como seus principais tipos e formas.
- O que as folhas consistem: a estrutura externa
- Tipos básicos e formulários
- Simples e complexo
- Forma da placa
- Ao longo das bordas
- No topo
- Por fundação
- Tipos de venação
- De acordo com a lista
- Estrutura interna da folha
O que as folhas consistem: a estrutura externa
A placa verde é, em todos os casos, localizada no lado da parte aérea, no nó das hastes. A esmagadora maioria das plantas tem folhagem de forma plana, que distingue esta parte da planta de outras. Este tipo de folha tem um motivo oculto, porque graças à forma plana, garante o máximo contato com o ar e a luz. Este órgão da planta é delimitado por uma placa foliar, pecíolos, estípulas e base. Na natureza, há também variedades de plantas que não possuem estípulas e pecíolos.
Tipos básicos e formulários
Considere que tipos de placas verdes existem em tipos e formas, como elas diferem umas das outras.
Simples e complexo
As folhas da maioria das plantas são simples, porque contêm apenas uma placa, mas existem outras espécies que consistem em muitas placas, por isso são chamadas de complexas.
Uma variedade simples tem uma placa de folha, que pode ser sólida ou dissecada. Para determinar a natureza da dissecção, deve-se levar em consideração como as porções salientes da placa são distribuídas, dependendo da veia principal e do pecíolo. Cirrose pode ser dito se as partes que se projetam além da base da placa são simétricas à veia principal. Mas se eles agem em sentido ponto, de um certo lugar, eles são chamados de dedos.
Os nomes das variedades complexas são consoantes com os mais simples, mas a palavra "complexo" é adicionada a eles.Estes são palocossilábicos, pinados, trisados e outros. Para facilitar a compreensão de folhas simples e complexas, você pode considerar vários exemplos de plantas.
Exemplos de simples são bétula, maple, carvalho. Complexo - ashberry, cinzas.
Forma da placa
Distinga as seguintes chapas laminadas, que estão em forma:
- amplamente ovóide;
- arredondado;
- ovóide;
- as costas são largamente ovóides;
- elíptico;
- obovate;
- linear;
- oblongo;
- back-osculatory;
- lanceolado;
Ao longo das bordas
As bordas da planta podem ser:
- inteiro;
- vyemchatymi;
- ondulado;
- espinhoso;
- serrilhada;
- duplo dente;
- serrilhado;
- cidade;
No topo
As partes superiores da placa podem ser:
- apontado;
- apontado;
- awned;
- embotado;
- vyemchatymi;
- truncado;
- arredondado.
Por fundação
As bases das placas verdes podem ser das seguintes formas:
- arredondado;
- em forma de cunha arredondada;
- em forma de cunha;
- em forma de rim;
- varrido;
- em forma de lança;
- vyemchatyh;
- truncado;
- desenhado.
Tipos de venação
Quando há um estudo da aparência da parte da planta sob consideração, as veias, que são pequenos feixes, podem ser claramente vistas. Graças às veias, a placa é alimentada com água e sais minerais, bem como a excreção de substâncias orgânicas acumuladas na planta.
Os principais tipos de venação são: arco, paralelo, malha ou pinada, com dedos. Como exemplos de tais plantas: lírios do vale, banana-da-terra, que têm uma grande venação, representada como uma veia plana central, em torno da qual todas as outras veias são arqueadas. Como uma veneração paralela, podemos considerar exemplos de plantas de milho e trigo.
Como exemplos de venação de malha, aspen, carvalho, folhas de bétula se projetam. Eles têm uma veia principal, que é cercada por muitos pequenos, enquanto cria uma grade.
Como exemplo de venação palpada, o ácer em forma de prancha, a couve-flor cáustica, representada como grandes veias divergentes em forma de leque, possui muitos ramos menores de leque.
De acordo com a lista
O layout é apresentado na forma de whorled, regular, rosette e em frente.
Como um exemplo de uma folha espiralada, é possível considerar o rabo de cavalo da floresta, a seguinte lista de folhas - folhas de baunilha, folha de roseta - folhas de bananeira, folíolos opostos - dos enchants de Rostkov.
Estrutura interna da folha
Se falamos sobre a estrutura interna, então podemos dizer que estamos falando de sua estrutura celular. Para descrever a estrutura celular da folha com a maior precisão possível, recorre-se a considerar sua seção transversal.
A parte superior da placa foliar é coberta com uma pele, que é apresentada na forma de um tecido celular transparente. As células da pele estão muito próximas umas das outras, o que proporciona a máxima proteção das células internas contra o estresse mecânico e a secagem. Devido ao fato de que a casca é transparente, isso contribui para uma melhor penetração da luz solar no interior da folha.
A parte inferior da folha é representada por estômatos - células verdes com fendas. Eles podem divergir ou convergir, abrir ou fechar uma lacuna. Devido aos estômatos, ocorre a evaporação da umidade e a troca gasosa.
Pelo menos 100 estômatos estão localizados em uma placa foliar. Algumas plantas têm estômatos na superfície de uma placa de folha, por exemplo, repolho. Algumas plantas aquáticas, como o nenúfar, não possuem estômatos no interior da folha, pois estão na superfície da água, e a evaporação pelas partes inferiores da placa é impossível.
O interior da folha é preenchido com polpa, que consiste em células que contêm uma infinidade de cloroplastos, o que os torna verdes. Nesta parte, o processo de fotossíntese é realizado, devido a que a formação de substâncias orgânicas ocorre. A carne da parte decídua é distinguida pelas células de dois tipos. O primeiro tipo é representado pelas colunas que estão na superfície da placa foliácea, sob a pele, e é chamado de tecido colunar. Abaixo está a formação de tecido esponjoso, cujas células são caracterizadas por frouxidão, têm um espaço aéreo suficiente entre si.
A maior parte da matéria orgânica é formada no tecido colunar - isto é devido a uma melhor iluminação da superfície da placa foliar, o que contribui para o processo intensivo de fotossíntese. O tecido esponjoso fornece processos de troca de gases.
A fim de aprender a distinguir os tipos de folhas, é necessário prestar atenção não apenas à forma da placa foliar, mas também à sua estrutura interna e externa, que são descritas em detalhes no artigo.