Como determinar a acidez do solo no local

Pin
Send
Share
Send

Antes de plantar plantas ou árvores, é necessário estudar qual o solo que será mais favorável para elas.

Neste artigo, vamos dizer-lhe como determinar a acidez do solo, já que este indicador tem um sério impacto no desenvolvimento das culturas.

  • Tipos de acidez
  • Como determinar o nível em casa?
    • Vinagre
    • Suco de uva
    • Tiras indicadoras
    • Repolho vermelho
  • Outras formas
    • Aparência
    • Por ervas daninhas
    • Ácido
  • Ajuste de acidez

Tipos de acidez

A acidez da terra é um dos indicadores importantes na condução da análise do solo. É medido em pH, a escala varia de 0 a 14.

Existem três tipos de acidez:

  • fracamente ácido (solo cujo pH é superior a pH7);
  • neutro (solo, cujo pH é igual a pH7);
  • ácido (solo, cujo pH está abaixo de pH7).
O nível de acidez é afetado pela quantidade de cal no solo. Com uma pequena quantidade de cal, o mais provável é que a terra seja ácida.

Importante! O índice de acidez pode ser diferente a uma distância de até 1 metro. Portanto, antes de plantar, colher amostras a cada 2 metros, isso ajudará a determinar com maior precisão o nível de pH.
Um solo neutro ou ligeiramente ácido é mais adequado para a maioria das culturas.

Como determinar o nível em casa?

Para plantar uma planta no local "certo", você precisa saber como determinar a acidez do solo em casa.

Vinagre

A maneira mais fácil de conhecer o pH do solo é usar o vinagre de mesa. Para fazer isso, despeje algumas gotas em um punhado de terra.

Se você perceber que pequenas bolhas aparecem, isso indica que ele é neutro ou não-ácido, isto é, é bastante adequado para o plantio de plantas.

Suco de uva

Para verificar o nível de pH desta forma, você precisará de um copo de suco de uva e um pedaço de terra.

A terra precisa ser baixada em um copo e observar a reação: se a cor do suco começa a mudar, então bolhas aparecem na superfície, isso indica a neutralidade do solo.

Tiras indicadoras

Nem todo mundo sabe como verificar a acidez do solo em casa usando tiras indicadoras. Esta é uma maneira muito conveniente, como você pode comprá-los em qualquer loja especializada ou farmácia.

O papel de tornassol é impregnado com um reagente especial,cuja cor varia com o pH. Normalmente, a embalagem mostra uma escala de cores na qual você pode determinar o nível de pH.

Voce sabe O número de microorganismos em uma colher de chá de solo é o mesmo que a população de todo o planeta.
Para realizar o experimento, é necessário colocar um punhado de terra em várias camadas de gaze e colocá-la em um recipiente com água destilada purificada. Depois disso, é necessário agitar bem o recipiente, para que os sais do solo se dissolvam bem na água. Depois disso, um teste decisivo deve ser deixado no recipiente por alguns segundos. Logo sua cor mudará, e então será possível determinar o nível de pH da tabela.
Você também estará interessado em aprender sobre a importância da acidez do solo, o sistema de fertilizantes de diferentes solos, a descontaminação da terra antes do plantio e como esgotar o solo.

Repolho vermelho

Considere como descobrir a acidez do solo na parcela com a ajuda do repolho roxo. Para fazer isso, pique finamente a cabeça do repolho. Vamos precisar de uma decocção, mudando a cor dela em contato com a terra, poderemos saber o nível de acidez.

O repolho deve ser fervido em água destilada por 10 minutos. Depois disso, o caldo é filtrado. Suco roxo tem um pH neutro.

Nós procedemos ao procedimento. Para fazer isso, você precisa derramar o suco em um copo e colocar uma colher de terra lá. Então você precisa esperar cerca de 30 minutos e olhar para a cor do suco. Se permaneceu inalterado - roxo, então o pH do solo é neutro. Se o suco ficou rosa, isso indica um solo ácido. Quanto mais saturada a cor, mais alta. A presença de cor azul ou verde indica a neutralidade do solo. Se a cor é verde brilhante - o solo aumentou a alcalinidade.

Outras formas

Existem outros métodos para determinar o nível de pH. Considere-os.

Aparência

Você pode tentar determinar o nível de pH na aparência. Se você notar que a água nos poços tem uma tonalidade enferrujada e um filme iridescente, e depois de ter absorvido, há um precipitado marrom na superfície, isso indica uma maior acidez do solo.

Importante! Como a acidez é afetada por vários fatores externos que podem modificá-la, vale a pena verificá-la a cada estação e, se necessário, realizar medidas para levá-la aos indicadores necessários.
Também um sinal de terra ácida é a presença de intercamadas esbranquiçadas a pouca profundidade.

Por ervas daninhas

Determine o nível de pH para ervas daninhas que crescem no solo. No solo ácido, banana-da-terra, espiguetas, ivan-da-maryá, cavalinha, centáurea, urze, sentir-se bem.

O solo fracamente ácido torna possível desenvolver tais ervas daninhas bem: alfafa, montanhista, mocrica, bardana, porca, quadris.

No solo alcalino, urtiga, trevo, quinoa e trepadeira crescem bem.

Ácido

Você também pode determinar o nível de pH com o auxílio do dispositivo. Você pode comprá-lo em lojas especializadas.

Dependendo do nível de acidez, a seta mostrará certos dados. Características de usar o dispositivo são apresentadas no manual.

Ajuste de acidez

Se você quiser reduzir a acidez do solo, no outono é necessário desenterrar a terra e introduzir calcário ou cinza de madeira.

Para reduzir a alcalinidade, é necessário adicionar algumas substâncias orgânicas ao solo: turfa, folhas crescidas, agulhas.

Voce sabe Em apenas 1 dia, o campo pode perder 5 cm da sua camada superior. Isto é devido a ventos fortes.
Há um número de plantas que são mais confortáveis ​​do que não no solo com a acidez média. Por exemplo, para as coníferas, é melhor escolher o solo do solo.É por isso que é necessário criar artificialmente setores de uma certa acidez em diferentes áreas em uma residência de verão. Depois de ler o artigo, você sabe como determinar se o solo é ácido ou não. Preste especial atenção neste momento, pois a eficiência do cultivo depende em grande parte da qualidade e conformidade do solo às exigências das plantas.

Assista ao vídeo: COMO AJUSTAR O PH DO SEU SOLO MÉTODO CASEIRO Sítio GilSat

Pin
Send
Share
Send