Tomate, o fruto é familiar a todos da América do Sul, é popular por uma boa razão. Ele não é apenas cheio de benéficos micro e macro, vitaminas e antioxidantes, mas também "afasta" veias trombose, íleo e varicosas, bom para o sistema cardiovascular e fortalece o sistema imunológico.
Mas se você pensar sobre suas próprias camas de tomate, deve estar ciente de seu mau humor. Como uma opção eficaz para combater vale a pena considerar garter e tomates pasynkovanie na estufa.
- Atribuição de liga
- Métodos para a estufa
- Pegs
- Alongamento
- Tapeçaria
- O que fazer antes da liga?
- Como amarrar uma planta
- Clássicos
- Calcinha
- Os métodos de liga são diferentes no campo aberto?
Atribuição de liga
Liga de tomates não use em climas quentes. Em tais condições, o caule do tomate é adicionalmente alimentado a partir do solo. Mas em nosso clima, mesmo em condições de estufa, esta opção não funcionará.
Para obter uma colheita decente, os tomates terão que ser amarrados em uma estufa - isso dará várias vantagens:
- proteção de hastes de dano;
- prevenção de doenças de tomates devido a ventilação de suas hastes e ausência de contato de plantas com o solo;
- preservação de frutos de lesmas;
- espaço adicional na estufa;
- iluminação adicional da cultura com a luz solar;
- assegurando a conveniência de processar arbustos - ficará mais fácil coletar e borrifar frutas, bem como formar coroas.
Métodos para a estufa
Abaixo, vamos considerar os métodos de amarrar tomates em uma estufa de policarbonato, e também ilustrá-los usando o vídeo.
Pegs
Para a liga, você pode usar os pinos:
- Defina uma distância de vários centímetros perto de cada pilha de pinos. A altura é escolhida a critério, a ideal é 1 metro; A contagem deve estar acima do arbusto em 27 cm - a uma profundidade tal que é direcionada para o solo. Quando usar bastões de madeira, cubra-os com óleo de linhaça e depois com tinta a óleo - isso os protegerá da deterioração.
- Com uma corda ou um pedaço de pano perto do topo do mato, amarre o caule do tomate na barra, fazendo várias voltas e amarrando o curativo em um nó. Use ligas limpas.Para desinfecção, água fervente ou sabão em pó serve.
Alongamento
Não menos método linear comum:
- em ambas as extremidades das camas colocadas em uma barra grossa, não inferior a 5 centímetros de espessura;
- conecte seus topos com fio de metal;
- Enrole cada arbusto na base com uma corda e, em seguida, amarre-o ao fio.
A beleza da abordagem é que as plantas não precisarão ser rebobinadas à medida que crescem - elas mesmas envolverão as cordas.
Tapeçaria
O método mais caro é treliça:
- Coloque toda a cama das treliças de madeira ou metal na altura das plantas.
- Puxe entre a primeira corda ou fio em incrementos de 30-40 centímetros.
- Em seguida, você torce o tomate em crescimento, como uma trança, cordas esticadas de um lado e depois do outro. Escovas pesadas podem ser amarradas a grades ou penduradas em ganchos.
A vantagem da tecnologia é na confiabilidade e que permite aumentar o rendimento devido aos stepsons, que também são passados através das cordas.
O que fazer antes da liga?
Antes da liga de tomates em uma estufa feita de policarbonato, pasynkovanie cuidadoso de tomates deve ser feito.
É necessário cortar stepchildren cada dez dias, não permitindo que eles cresçam mais de 5 cm. Para quebrá-los, basta apenas puxá-los para baixo. Executando a operação corretamente, você conseguirá de cada arbusto mais de 3 quilogramas de frutos.
Como amarrar uma planta
A única maneira verdadeira de amarrar as plantas não existe - todo mundo é livre para escolher o que gosta.Mas eles podem ser condicionalmente divididos em clássicos e garter cônicos, que consideramos abaixo.
Clássicos
Como grampos, você pode usar tecidos naturais e sintéticos. Sua faixa deve ser larga (centímetro 4) e forte. Material para uso repetido - meias e meias kapron desinfetadas uma vez por ano, além de vários acessórios de plástico, como grampos.
Calcinha
Uma alternativa ao método clássico de enrolamento é a liga (tapener) - um dispositivo para capturar cipós, plantas rasteiras e rasteiras, incluindo tomates. Ele faz tudo o que é necessário: amarra o tomate na estufa e sustenta a fita, fixa-a com um clipe e corta-a. Você ainda tem que fornecer consumíveis: um elástico e grampos de metal.
Os métodos de liga são diferentes no campo aberto?
Se você está se perguntando se há uma diferença entre a liga na estufa e no campo aberto, a resposta é não. As diferenças são as mesmas: tanto os materiais quanto as tecnologias necessárias são idênticos, mas na estufa os tomates crescem mais rápido, o que é uma vantagem importante.
Entendemos como amarrar adequadamente tomates em uma estufa e aprendemos algumas lições importantes:
- o arbusto formado é mais fácil de danificar, portanto a liga deve ser executada nos estágios iniciais de seu desenvolvimento;
- graças aos enteados o mato cresce, mas os frutos amadurecem bastante raros. Enquanto isso, os enteados tomam nutrientes da planta - portanto, é aconselhável plantar mudas, o que é muito mais fácil de se fazer em arbustos amarrados;
- A liga é eficaz principalmente para tomates altos, que são dobrados sob o peso da fruta;
- em estufas estão envolvidas no cultivo de variedades mais altas - elas são mais produtivas, o que é economicamente mais lucrativo; Por isso, faz sentido combinar essas ou outras formas de amarrar tomates para obter o máximo benefício de áreas mínimas.
Finalmente - algumas palavras sobre contra-indicações para o uso de tomate:
- é necessário deixar temporariamente de comer tomates enlatados no caso de o médico prescrever uma dieta sem sal, porque eles contêm muito sal;
- não coma tomate se você é alérgico a matéria corante ou vitamina C. Você pode considerar a opção de variedades "amarelas", porque elas contêm menos (em 5 mg) de ácido ascórbico;
- Não coma tomates em sua comida se você tiver gastrite, pancreatite ou úlcera no estômago.