Sapropel - o que é e como usá-lo no jardim

Pin
Send
Share
Send

Muitas vezes pensamos sobre a necessidade de alimentar o solo e aumentar o rendimento em seu jardim ou jardim. Aqui nós recebemos ajuda de fertilizantes. Naturalmente, a preferência deve ser dada às suas espécies orgânicas. Neste caso, vamos realmente saturar o solo com vitaminas e minerais úteis e não danificar a cultura. Um dos melhores fertilizantes naturais é o sapropel, e o que é e como o usamos e descobrimos.

  • Descrição do fertilizante
  • Um pouco sobre o processo de obtenção
  • Propriedades úteis da substância
    • Para plantas
    • Para o solo
  • Como aplicar sapropel: instruções detalhadas para diferentes culturas
    • Como aplicá-lo em sua forma pura
    • Use como um adubo
  • Como escolher o sapropel certo: dicas e truques

Descrição do fertilizante

O sapropel é um produto da decomposição de plantas e organismos vivos, plâncton e húmus do solo, que se acumula no fundo de corpos de água ineficientes e de água doce. O nome vem das palavras gregas "sap" - podre e "pelos" - lama, lama. O curativo superior exclusivo é adequado para quase toda a vegetação. Devido à sua origem orgânica e boa capacidade de absorção, proporciona resultados muito rápidos.

Voce sabe O sapropel é usado como um fertilizante de longa ação, alimenta o solo e as plantas até 10 anos.
Externamente, o sapropel assemelha-se a um pó e, em consistência, é semelhante a cinzas. À venda, pode ser encontrado em grânulos ou comprimidos.

Um pouco sobre o processo de obtenção

A extração do sapropel é um processo trabalhoso. Dependendo do tamanho e profundidade do reservatório, os métodos de extração do fundo também mudam. Para a extração de recursos naturais em escala industrial, máquinas de draga são usadas. Devido ao poder, esta opção também é a mais eficaz, uma grande quantidade de lodo imediatamente sobe a partir do fundo, sem danificar o lago devido à ingestão de água.

Se o fertilizante orgânico estiver a uma profundidade muito profunda, também é utilizado um método de poço, que não é inferior em eficiência, mas muito dispendioso.

Há também mini dragas que tornam a extração de recursos naturais mais acessível. As dragas manuais pesam entre 15 e 200 kg e são capazes de produzir 30 metros cúbicos. metros de fertilizante por hora. Tais dispositivos podem ser facilmente transportados com um trailer de carro. Mas esse equipamento não é acessível para todos, nem todos são necessários tais volumes de fertilizantes. Nesse caso, vamos descobrir como obter sapropel com nossas próprias mãos.Para este método, precisaremos de um inventário especial, ou seja, moradias e arame. Com a necessidade de fazer o fio "perfurado" pá de enrolamento entre os seus dentes das moradias. Usar este método de extracção é possível apenas em uma pequena porção do pântano, levantamento de lodo a partir do fundo.

Voce sabe É melhor começar a extração de sapropel em maio, quando o nível da água cai.
Depois que o sapropel é extraído do reservatório, ele deve estar completamente seco. Este processo não deve ser negligenciado e deve ser abordado de forma responsável. Nós vamos descobrir o que Sapropel e quão difícil é extraído.

Propriedades úteis da substância

fertilizantes silty muito rica em vitaminas e minerais, que contém potássio, sódio, cobre, zinco, carbonato, de sódio, fósforo, e várias enzimas e carotenóides. Ela desempenha um importante papel origem de fertilizantes, como dependendo da flora e fauna do reservatório e alterar a composição do sapropel.

Para plantas

É um fertilizante orgânico, e a sua utilização para as plantas conhecidas por jardineiros por um longo tempo. Ele é usado para estender as plantas com flores ornamentais, melhorar a taxa de sobrevivência das plântulas, para reforçar o sistema de raízes de árvores, para aumentar a produção e melhorar a qualidade do produto final.

Aprenda a usar esterco de galinha, levedura, amônia, carvão vegetal, urtiga, esterco de cavalo para fertilizar plantas.

Para o solo

Um assistente insubstituível, este fertilizante será para melhorar a composição do solo e sua saturação com vitaminas e minerais.

O uso de tais alimentos complementares garante:

  • afrouxamento de terreno pesado;
  • aumento do conteúdo de húmus;
  • formação de uma camada fértil em áreas arenosas e argilosas;
  • redução da irrigação devido ao fato de que o sapropel retém a umidade no solo;
  • eliminação de patógenos, fungos e até nitratos.
Importante! Este produto orgânico é capaz de aumentar o rendimento para 100% e fazê-lo o mais rápido possível.

Como aplicar sapropel: instruções detalhadas para diferentes culturas

A faixa de aplicação deste recurso natural é muito ampla. É usado para fertilizar uma variedade de plantas, incluindo plantas de interior.

Como aplicá-lo em sua forma pura

Sapropel não pode prejudicar as plantas, portanto, usá-lo para o jardim é absolutamente seguro. Na maioria das vezes é adicionado diretamente ao solo antes do plantio.

Quando semear flores, grama ou pequenas culturas de sementes, é necessário cavar o solo com fertilizante em uma proporção de 1: 3. Essa fertilização irá acelerar a germinação das sementes, prolongar a floração e proteger as plantas contra pragas e doenças. Ao plantar árvores frutíferas, o fertilizante é misturado 1: 6 com o solo, adicionado ao poço para plantar a muda. Assim, as árvores se enraizarão mais rapidamente e produzirão bons frutos.

Para cobertura de plantas de interior, misture a isca com um local de pouso de 1: 4.

Para cobertura de plantas de interior, também são utilizados potássio humato, nitrofosco, biohumus líquido, ácido succínico, nitrato de amónio, estrume de coelho.

Use como um adubo

O uso de sapropel no jardim também é possível como parte do composto. Para fazer tal fertilizante orgânico, a proporção ótima de mudfish com esterco será 1: 1. Burt colocar camadas, a primeira e última camada deve necessariamente ser sapropel. Não mexa no ombro, para compostagem rápida, as camadas devem permanecer soltas. Se o procedimento é realizado na primavera ou no início do verão, então, em três meses, você pode fertilizar o solo.

Como escolher o sapropel certo: dicas e truques

A fim de escolher um fertilizante orgânico realmente de alta qualidade, é necessário prestar atenção ao fato de que a isca lamacenta foi extraída. É extremamente importante que o recurso natural seja extraído do fundo em áreas ecologicamente limpas, em nenhum caso perto das trilhas e plantas. Importante e sua consistência, o sapropel deve estar bem seco e lembrar as cinzas.

Importante! Nódulos pesados, úmidos e argilosos não são sapropel. Este fertilizante orgânico só pode ser usado em forma seca.
O sapropel é um verdadeiro depósito de substâncias úteis, vitaminas e minerais para plantas e solo. O resultado não irá mantê-lo esperando por muito tempo, logo que a rápida germinação das sementes, a boa colheita e a ausência de doenças se tornem óbvias.

Pin
Send
Share
Send