Talvez em nossas latitudes uma planta tão perene como a cidra ainda não seja conhecida de todos, mas os produtores de plantas experientes provavelmente já estão familiarizados com sua descrição e todas as suas vantagens. No entanto, hoje há muitas variedades, e se você de repente decidir cultivar uma cidra no seu site, é melhor conhecer suas características. O mais popular deles será discutido mais tarde.
- "Mão de Buda"
- "Pavlovsky"
- "Grandis"
- "Piretto"
- "Uraltau"
- "Bicolor"
- "Canarone"
- "Pompeia"
- "Etrog"
"Mão de Buda"
O grau "Mão de Buda" pertence ao grupo de cítrons de dedos e é muito popular não só no Ocidente, mas também no Japão e na China, onde é frequentemente creditado com propriedades miraculosas. Por exemplo, muitos acreditam sinceramente que a pessoa que criou esta planta pode viver feliz para sempre.
Quanto à descrição botânica, deve-se notar que esta cidra é um dos maiores representantes de frutas cítricas e cresce até 40 cm de comprimento. Frutas têm uma forma oblonga e externamente fortemente se assemelham a um pincel de bananas ou tentáculos, por causa do que o nome incomum da fruta apareceu. Dentro da cidra "Mão do Buda" são colocadas sementes semelhantes à abóbora, e no topo a fruta é coberta com casca nervurada.
Em média, o peso da fruta atinge cerca de 400 gramas, e eles mesmos, como, no entanto, outras partes da planta, são caracterizados por um excelente aroma. Muitas pessoas consideram a "Mão do Buda" um cítrico comum, como o mesmo limão.
"Pavlovsky"
A planta adulta da cidra Pavlovsky não cresce acima de 2 m de altura, possuindo ramos bastante longos com espinhos. As folhas são brilhantes e grandes, de cor verde escura.
O mesmo grande e flores, principalmente branco, mas do lado de fora do tom rosa. Todos eles são coletados em uma escova com 3-5 brotos, embora haja menos espécimes individuais.
O peso médio dos frutos do limão incomum - cidra Pavlovsky é de cerca de 300 gramas, e por causa da característica da pele irregular recebeu seu segundo nome - "shishkan". Sob a casca amarela de limão é uma carne leve, leve e azeda, com um pouco de amargura. Este tipo de cidra é autofertilizante, mas depois de flores desabrochando, é melhor aplicar uma escova macia de pólen no estigma dos pistilos,e a normalização de botões não é necessária: o sistema auto-regulador da planta cítrica fará tudo ele mesmo, em consequência do qual os ovários mais ótimos permanecem nos ramos.
"Grandis"
Em comparação com outras frutas cítricas, a cidra "Grandis" (ou também chamada de "Pomelo") tem as maiores dimensões, uma vez que a altura de uma árvore adulta geralmente chega a 15 m.
Claro, se você quiser, você também pode encontrar variedades atrofiadas desta variedade, muitas vezes com ramos caídos. Graças a este "Grandis" pode ser cultivado como uma cidra de sala, por exemplo, de uma pedra. Seus frutos atingem um peso de 1 kg, enquanto desfrutam de um sabor agradável e do mesmo sabor característico. É lógico que na natureza, os parâmetros da planta serão um pouco maiores, em particular o peso da fruta é frequentemente 8-10 kg.
Todos eles têm uma forma redonda em forma de pêra e diferem na cor amarela de casca grossa e carne laranja. As flores do selvagem "Grandis" são brancas, e há espinhos nos galhos.
"Piretto"
Citron grade "Piretto" é um, de crescimento lento árvore pequena (ou arbustos), até 4 metros de altura. O crescimento dos diferentes ramos de intensidade variável e espinhos curtos e afiados estão nas axilas das folhas.
Folhas - evergreen, têm um sabor característico "limão" e ovóide oblonga ou forma oval-lanceoladas, atingindo um comprimento de 20 cm pode ser ambas as flores bissexuais, e apenas homens ou mulheres, geralmente branca, mas com diferentes matizes ..
fruta oblonga ou oval atinge 20-30 cm de comprimento e tem uma pele áspera e irregular que, durante a maturação tem uma cor amarelo pálido. Este tipo de citron prefere clima temperado subtropical e quente, como sobre outros tipos de citrus sensíveis ao frio e à temperatura de 0 ° C pode perder todas as suas folhas.
As condições de temperatura mais adequadas para o crescimento vegetativo normal e citron reprodução varia 23 ... 25 ° C,mas uma diminuição deste valor para + 4 ° C leva frequentemente a uma violação da vegetação.
"Uraltau"
A variedade é apresentada na forma de uma colcha de retalhos, atingindo uma altura de 3,5 m, sendo a casta caracterizada por espessamento médio e ramos caídos. Casca - cinza-oliva, brotos nus - curvos, marrons.
As folhas são largamente de forma oval e são bastante grandes em tamanho, suave ao toque. A folha em si é lisa, mas há pequenos entalhes no final. O diâmetro das flores do cálice varia dentro de 2-3 cm, enquanto o tamanho dos frutos ovais e ligeiramente eriçados atinge 150x120 mm.
Sua base é mais alongada e o ápice se destaca bastante fracamente. A casca do feto na cidra da variedade Uraltau é densa e tuberosa, e também espessa o suficiente oleosa e brilhante. A cor principal é amarelo-esverdeada. A polpa da fruta é suculenta, amarga-doce a gosto e exala um aroma leve. O peso médio é de cerca de 260 g, embora em condições de crescimento favoráveis, este indicador atinja frequentemente 500 g.
Entre as características positivas do cultivo está a alta resistência das variedades a doenças e pragas.
"Bicolor"
É considerada uma variedade italiana moderna, que se distingue por frutas ácidas. Foi descoberto na segunda metade do século XX na Toscana eo nome original soa como "Sedrato di Lucca".
A forma da fruta é redonda e eles têm uma constrição ao longo do equador. À medida que a maturação da sua cor torna-se cor castanho-avermelhada, enquanto que a parte inferior é sempre verde.
Principalmente no arbusto são formados brotos verticalmente em crescimento, e todos os ramos são cobertos com pequenos espinhos. As folhas parecem mais limões e são pintadas em uma cor verde escura. Todos os botões estão reunidos na escova, e sua cor é roxo ou escuro-rosa. "Canarone"
Outro tipo de cidra, que em muitos aspectos se assemelha a um limão. Foi descrita pela primeira vez no século XVII, mas no século XX foi considerado perdido até Paolo Galeotti não encontrou plantas vivas na restauração de citros no território da comuna Cannero Riviera Piedmont.
Ordenar Kanarone representado arbusto tão poderoso com fortemente ramos okolyuchennymi crescendo principalmente para cima.
As folhas são pontiagudas, pequenas em tamanho.Os rebentos jovens são de cor púrpura e geralmente são recolhidos em grupos, embora cresçam frequentemente um a um. Os botões são coletados em um pincel e têm uma cor roxa.
As frutas são amarelas e grandes, com uma papila bem marcada na ponta e um círculo bem marcado em torno dela.
"Pompeia"
Citron "Pompeia" apresenta-se na forma da fruta com uma pele enrugada e esburacada da cor amarela, bastante grossa no corte (a sua espessura muitas vezes consegue 1 cm).
Não tem amargor e tem um sabor neutro de limão. Dentro do fruto há relativamente poucos ossos, e a polpa é suculenta e azeda, com o cheiro de caramelo doce de limão no corte. Pompeia atrai os olhos com sua forma incomum e bomba de servir, por causa do qual esta cidra tem o seu nome.
A partir da variedade Pompeia, são preparadas frutas cristalizadas, sobremesa Sa Pompia e licor com um aroma único.
"Etrog"
Este tipo de cidra é representado por arbustos e pequenas árvores com um hábito aberto de crescimento. A planta é muito termofílica, por isso é extremamente sensível à geada.
De muitas maneiras, a fruta lembra um limão oblongo, embora se você considerar sua forma mais de perto, é mais como uma chama de vela. Tendo atingido a plena maturidade, será maior do que o habitual limão. A carne é azeda e amarela pálida.
Ele tem uma pele espessa e esburacada com uma textura brilhante e um aroma excelente, com notas violetas características. Todas as frutas são bem mantidas em uma árvore e contêm muitas sementes. Citrato de grau específico Etrog é cultivado principalmente para uso ritual pelos judeus em seu tradicional festival de colheita "Sucot", que ocorre em setembro ou outubro. Representantes deste povo acreditam que este é o fruto mencionado no livro de Levit (23:40).
Tendo-se tornado familiarizado com diferentes graus de cidra, é fácil entender o que é, mas se você pretende cultivar uma planta em seu local, antes de escolher uma muda, estude cuidadosamente todas as suas características, pois nem todas conseguem criar raízes em nossas latitudes.