Buckthorn - uma planta única, cujos frutos são compostas de um complexo de vitaminas e minerais. bagas de espinheiro cerval saturado ácidos orgânicos, fibras, taninos e produção volátil. Tudo isso foi reservado para a glória de planta meios multivitamínico natural.
- Breve descrição da planta
- Conteúdo e composição calórica
- Qual é o uso de espinheiro-mar?
- Propriedades úteis de folhas
- Benefícios da fruta
- Benefícios do óleo de espinheiro mar
- Aplicação da planta na medicina popular
- Use na culinária
- Quanto e como armazenar o espinheiro mar?
- Propriedades prejudiciais e contra-indicações
Breve descrição da planta
Sea-buckthorn (nome em latim Hippophae) é uma planta pertencente à família Lochov. As árvores ou arbustos são pontilhados com espinhos e atingem 0,1-3 metros de altura (em alguns casos, a planta pode atingir uma altura de 15 metros). Tem folhas longas e estreitas de cor verde. Acima do lençol é coberto com uma pequena mancha, a parte inferior tem um tom branco-acinzentado, às vezes dourado.
Os frutos de bagas de espinheiro-mar são de cor laranja brilhante, tendo uma forma esférica ou alongada. Os frutos são densamente pontilhados de ramos, literalmente colados (daí surgiu o nome russo da planta). O período de amadurecimento dos frutos abrange o final de agosto - o início de setembro.Mesmo as bagas maduras não desmoronam e podem afundar durante todo o inverno nos galhos.
Conteúdo e composição calórica
A rica composição de vitaminas é o que os benefícios do espinheiro-mar são. A planta contém as seguintes vitaminas:
- A (caroteno);
- C (ácido ascórbico);
- B1 (tiamina);
- B2 (riboflavina);
- B9 (ácido fólico);
- E (tocoferol);
- K;
- R.
- magnésio;
- manganês;
- boro;
- ferro;
- enxofre;
- silício.
Qual é o uso de espinheiro-mar?
Bagas de plantas são um verdadeiro antibiótico de origem natural. Os frutos do espinheiro marítimo têm propriedades bactericidas, que têm um efeito antiinflamatório nas doenças virais e respiratórias. Além disso, o espinheiro-mar é um excelente imunoestimulante, e suas propriedades de cicatrização de feridas aceleram o processo de restauração dos tecidos danificados. O óleo dos frutos da planta encontrou ampla aplicação na medicina tradicional, eles são tratados com várias úlceras na pele e até mesmo em órgãos internos. O óleo é tratado com erosão do colo do útero, hemorróidas, calvície. O óleo de espinheiro-mar é utilizado em oftalmologia e odontologia e até mesmo no tratamento de doenças de natureza oncológica.
Propriedades úteis de folhas
Nos tempos antigos, as propriedades das folhas de espinheiro-mar, seus benefícios e danos foram estudados. Inicialmente foi observado que nos animais que comem folhas desta planta, o cabelo e a pele tornam-se macios e brilhantes. Uma série de estudos modernos demonstraram que o espinheiro marítimo ajuda a manter o metabolismo ideal na pele.
Falando sobre as propriedades benéficas das folhas para o corpo humano, devemos mencionar alto teor de vitamina C. Além disso, a composição inclui uma substância como o tanino, que tem efeito hemostático e antidiarréico. Também nas folhas há a serotonina, que regula o tônus dos vasos, promove melhor coagulação sanguínea e normaliza o peristaltismo intestinal. Com base nas folhas, são fabricados comprimidos "Giporamin", que ajudam a lidar com ARVI e gripe. Das folhas que você pode preparar chá de espinheiro-mar, o benefício desta bebida é manifestado no tratamento da periodontite e estomatite. Com inflamação das articulações, você pode preparar uma decocção das folhas da planta. Para fazer isso, uma colher de sopa de folhas picadas é preparada com um copo de água fervente e, em seguida, por 10 minutos definhando em banho-maria. Recomenda-se tomar um copo de caldo por dia.
Benefícios da fruta
Os frutos são 83% de água, o restante é distribuído entre carboidratos (10,2%), fibras (4,7%), gorduras (2,5%) e proteínas (0,9%). Além dos elementos básicos, no mar-buckthorn contém ácidos orgânicos e vitaminas. Frutas são usadas em oftalmologia, onde um grande número de medicamentos é criado em sua base. Eles são usados no tratamento de várias doenças da córnea e queimaduras do globo ocular. Frutas são usadas durante o tratamento de sinusite, laringite e faringite. Inalação amplamente usada de tintura de espinheiro marítimo. Compressas feitas de frutas podem reduzir a dor reumática.
Além disso, as bagas são amplamente utilizadas na culinária.Deles você pode preparar uma variedade de mousses, sucos, compotas, bem como chá, geléia e geléia.
Benefícios do óleo de espinheiro mar
Devido a uma ampla gama de propriedades úteis imunomoduladoras, antibacterianas, de cicatrização de feridas, analgésicas, coleréticas e outras, o óleo de espinheiro marítimo é amplamente utilizado na prevenção e subsequente tratamento de várias doenças.
O óleo é eficaz no tratamento de doenças do trato gastrointestinal. O uso regular de óleo contribui para a ativação das funções exócrinas do pâncreas. Além de melhorar a digestão, a secreção de suco gástrico é regulada e o metabolismo lipídico no fígado é significativamente melhorado. O óleo pode minimizar os efeitos devastadores do álcool e das toxinas e prevenir o desenvolvimento de esteatose gordurosa do fígado. Graças à ação envolvente, o óleo efetivamente cura danos erosivos e ulcerativos na membrana mucosa do sistema digestivo.
O uso constante de óleo de espinheiro marítimo traz benefícios tangíveis no tratamento de doenças da boca e do trato respiratório superior. Como agente preventivo utilizado no tratamento do sistema cardiovascular.
Aplicação da planta na medicina popular
Na medicina popular das bagas as plantas fazem uma decocção, que é aplicada externamente no tratamento de doenças de pele e perda de cabelo. Tal decocção é um meio universal de prevenção. Para a sua preparação, você precisa tomar 20 g de frutas, despeje-as com um copo de água e deixe ferver por 20 minutos. Após a filtragem, o caldo é armazenado em local escuro e fresco (a temperatura não deve ser superior a +4 ° C). As sementes podem ser consumidas como um laxante. Para tratar a constipação, você pode fazer uma tintura, leva 10-15 g de bagas e é preenchido com um copo de água. Então tudo isso deve ser fervido por dez minutos em fogo baixo. Depois disso, a solução resultante deve ser deixada em infusão por 2 horas e forçar suavemente.Uma colher de sopa é tomada 3-4 vezes ao dia.
Diarréia por ramos e folhas pode fazer droga eficaz. É necessário tomar 10 g de matéria-prima picado e derrama o vidro de água. Depois de um caldo de ebulição de 20 minutos ao longo do filtro de calor baixo e tomar meia colher de sopa 4 vezes por dia. Aliviar a dor durante a exacerbação da febre reumática pode ser caldo. Para a sua preparação, 20 g de bagas são preparadas em conjunto com folhas e infundidas durante pelo menos seis horas. Depois de coar deve beber 1/4 chávena de decocção três vezes por dia.
Use na culinária
Das frutas da planta fazem um grande número de espaços em branco diferentes. As frutas podem ser colhidas como "vivas", isto é, sem tratamento térmico e com elas. Uma característica distintiva das bagas é que elas retêm a maioria das vitaminas e oligoelementos, mesmo com tratamento térmico prolongado.
De bagas é possível fazer o suco por um método da pressão direta ou passando-os por um espremedor de frutas. Suco de espinheiro mar pode ser feita com açúcar ou sem ele, você também pode deixar a carne ou desmarcá-lo - tudo depende de preferências individuais. Com toda a variedade de substâncias contidas, a caloria desse suco é pequena e equivale a apenas 52 kcal.
Pelo suco de suco de baga buckthorn mar, você pode adicionar quaisquer outros frutos - mirtilos, amoras, irgi e assim por diante. As proporções podem cumprir com qualquer mistura do suco é vertida em frascos esterilizados e pasteurizados durante 10 minutos (1 litro), 17-20 minutos (2 litros), 25 minutos (3 litros).
Sea-espinheiro-marisco é um produto delicioso e saudável. Este doce tem um cheiro muito agradável de abacaxi, uma cor laranja bonita e um sabor único. Existem muitas receitas para preparar geléia - com frutas moídas ou sem, com ou sem pasteurização. De bagas pode fazer geleia, para este um quilograma de bagas aquece para que deixem o suco (a água não se acrescenta). Depois disso, as bagas são limpas com um pilão por uma peneira e misturadas com açúcar. Uma vez que eles fervam, eles precisam ser deixados por 6-8 horas para a gelificação.Tudo isso é agitado e derramado em frascos. A geleia pode ser armazenada sob as tampas de capron em casa, sem ser colocada na geladeira.
Quanto e como armazenar o espinheiro mar?
As bagas podem ser armazenadas em espécie, elas não perdem suas qualidades medicinais e um suprimento de vitaminas. Para fazer isso, você pode usar vários métodos básicos:
- No frio. Raminhos com bagas são cuidadosamente cortados e, em seguida, suspensos ou em uma camada disposta em uma sala com uma temperatura de 0 a +4 ° C. Então galhos podem ser mantidos até a primavera.
- No açúcar. Frutas na proporção de 1: 1 são preenchidas com açúcar e armazenadas na geladeira a uma temperatura de + 4 ° C. No inverno, as frutas podem ser usadas para fazer bebidas e compotas de frutas.
- Na forma seca. Para isso, as bagas precisam ser coletadas antes do início da geada, para que a pele macia não arrebente de baixa temperatura. Os frutos são lavados e secos e, em seguida, em uma camada colocada em qualquer superfície plana (painel ou madeira compensada) e murchas em uma pequena penumbra. A secagem pode ser feita em casa em um secador especial ou no forno a uma temperatura de + 45 ° C.
- A água. No dia da montagem, os frutos são vertidos com água fervida à temperatura ambiente em um frasco de vidro esterilizado e coberto com uma tampa. A lata é armazenada na geladeira.
- No congelador. As frutas são armazenadas congeladas em um saco plástico comum ou em um recipiente.
Propriedades prejudiciais e contra-indicações
Ainda assim, o mar-espinheiro tem algumas contra-indicações. A planta é caracterizada por um conteúdo aumentado de várias substâncias biologicamente ativas, e o caroteno pode causar uma reação alérgica em casos de distúrbios de imunidade. Os produtos desta planta devem ser usados com cuidado para pessoas que sofrem de pancreatite, colecistite e inflamação do duodeno. O alto teor de ácidos aumenta a acidez total da urina, portanto, o espinheiro marítimo não é recomendado para a urolitíase.