Como fazer vinho de maçã: uma receita para cozinhar em casa

Pin
Send
Share
Send

Na palavra "vinho" na cabeça imediatamente há uma associação com uvas.

De fato, o vinho de uva é a forma mais popular desta bebida alcoólica.

Mas não menos saborosa e saudável em doses razoáveis ​​de vinho a partir de outras frutas e bagas. Hoje, vamos falar sobre como fazer vinho de maçã.

  • Benefícios e danos ao produto
  • Como preparar um vinho feito em casa a partir de maçãs
    • Selecção e preparação de maçãs
    • Esprema o suco e advocacia
    • Somando-se a mistura de açúcar
    • O processo de fermentação
    • Maturação e de engarrafamento de cidra
  • erros básicos na preparação de

Benefícios e danos ao produto

As maçãs são ricos em vitaminas e outras substâncias benéficas. Eles contêm:

  • vitaminas dos grupos A, B, C;
  • pectinas e voláteis;
  • ferro, potássio, zinco, magnésio;
  • ácido útil.
vinho de maçã é feito sem tratamento térmico, respectivamente, todos esses componentes estão contidos nele. Esta bebida tem um efeito positivo sobre o corpo:
  • alivia a fadiga física e relaxa os músculos;
  • estimula o peristaltismo intestinal e melhora a função do sistema digestivo;
  • reduz o stress e alivia a tensão;
  • Ele conduz a nível de açúcar no sangue normal e pressão arterial, para melhorar a condição vascular.
O vinho de maçã também é usado para produzir vinagre de maçã, que é amplamente usado em culinária e cosmetologia. Em quantidades moderadas, esta bebida é capaz de bloquear os radicais livres e retardar o processo de envelhecimento, queima gorduras, ajudando a atingir um valor esbelto. Além disso, um copo de vinho seco contém cerca de 110 kcal. Em variedades doces, o número de calorias é maior.

Voce sabe Na Roma antiga, as mulheres eram proibidas de beber vinho. O cônjuge tinha todo o direito de matar sua esposa em caso de violação desta lei.
No entanto, apesar dos benefícios, ainda é um produto alcoólico que pode causar dependência. O vinho é contra-indicado em pessoas com doenças da vesícula biliar, fígado, úlceras duodenais e estômago. O uso excessivo desta bebida pode causar cirrose do fígado, anemia. Como qualquer álcool, é absolutamente contra-indicado para mulheres grávidas e crianças.

Como preparar um vinho feito em casa a partir de maçãs

Vinho de maçã caseiro tem uma receita de culinária extremamente simples e não requer nenhuma habilidade especial ou equipamento. Primeiro de tudo, você precisa selecionar e preparar a fruta.

Selecção e preparação de maçãs

Para preparar qualquer tipo de maçã: vermelho, amarelo, verde. Escolha uma fruta madura e mais suculenta. Você pode misturar variedades, obtendo como resultado outras misturas. Em seguida, você precisa cortar o núcleo, caso contrário, a bebida pronta pode ser amarga e também remover as partes danificadas ou em decomposição, se houver. As maçãs não podem ser lavadas e descascadas, pois contém culturas de leveduras que promovem o processo de fermentação.

É melhor para a produção de vinho caseiro adequado para variedades de outono e inverno de maçãs. De maçãs de variedades de verão, o vinho é nublado, sem sabor pronunciado e não se destina a armazenamento a longo prazo.

Importante! Se as maçãs estiverem muito sujas ou coletadas do chão, limpe-as com um pano ou pincel seco.

Esprema o suco e advocacia

O próximo passo é obter suco. É melhor usar um espremedor, com a ajuda de que o desperdício será mínimo. Por falta deste aparelho, rale as maçãs em um ralador e, em seguida, esprema-o através da gaze. Sua tarefa é obter pelo menos um purê de consistência líquida. Em seguida, o suco extraído (purê de batatas) é colocado em uma panela ou outro recipiente grande e é defendido por 2-3 dias.Topo amarrado com gaze para evitar a entrada de insectos no líquido. Durante este tempo, inicia-se para iniciar o processo de fermentação, devido à presença de levedura selvagem, e o conteúdo é convertido em duas substâncias - o sumo de maçã e da polpa real (as partículas de polpa e da casca). A fim de melhor distribuir o fermento, misturar os líquidos várias vezes por dia nos primeiros 2 dias.

Prepare o vinho em casa pode ser ainda de geléia ou compota.

Depois de três dias de formas de polpa sobre a superfície da camada densa, é necessário remover o coador. Este estágio termina quando o cheiro de álcool é sentido e a espuma também aparece.

Somando-se a mistura de açúcar

O segundo ingrediente para fazer essa bebida é o açúcar. As proporções dependem do produto que você deseja obter no final. vinho de maçã seca por litro de sumo fermentado, adicione 150-250 gramas de açúcar, para a sobremesa variedades - 300-400 gramas de açúcar. Exceder essas normas não é recomendado, caso contrário, pode se tornar açucarado.

Importante! A quantidade de açúcar também depende da doçura original da fruta. Se você está fazendo vinho de castas doce de maçãs, o açúcar vai precisar de menos.
Que o processo de fermentação não pára por causa do excesso de teor de açúcar, é melhor adicionar açúcar em porções. Primeiro, adormeça 100-120 gramas por litro de suco imediatamente após a remoção da polpa. Após cerca de 5 dias, adicione a próxima veiculação. Para isso, uma parte do suco é drenada (metade da quantidade de açúcar suposta), o açúcar é dissolvido nele e o xarope resultante é despejado em um recipiente comum. Em geral, o açúcar é adicionado em 3-4 doses em intervalos de 4-5 dias.

O processo de fermentação

A condição principal da fermentação correta é a exclusão do contato com o ar, caso contrário o vinagre resultará. É conveniente fazê-lo em garrafas de vidro ou beringelas de plástico. Além disso, é necessário providenciar a remoção do dióxido de carbono, que é formado devido à fermentação. Isso pode ser feito da seguinte maneira: um pequeno orifício é feito na tampa do recipiente, um tubo flexível de diâmetro adequado (por exemplo, uma mangueira de um conta-gotas) é inserido nele.

A extremidade do tubo, que está no recipiente, não deve entrar em contato com o líquido, a outra extremidade é baixada em um pequeno recipiente cheio de água. Assim, o dióxido de carbono será removido, mas ao mesmo tempo não haverá acesso aéreo. Tal sistema é chamado de selo de água. Outra maneira mais simples é colocar no pescoço de uma luva médica, em que um buraco é perfurado com uma agulha. Também à venda você pode encontrar fechaduras especiais - fechaduras hidráulicas.

O recipiente não é enchido até o topo com suco, para que haja espaço para espuma e gás. O reservatório é armazenado em um local quente e escuro. O processo de fermentação dura de 1 a 2 meses. Seu final é indicado pela ausência de bolhas em um copo com água ou uma luva soprada. Um sedimento aparece no fundo.

Importante! Se durante 55 dias o processo de fermentação não parou, o líquido deve ser derramado em um recipiente limpo, deixando um resíduo no primeiro. Depois disso, reinstale o coletor de água. Isto é feito para que o vinho não tenha um sabor amargo.

Maturação e de engarrafamento de cidra

No final da etapa anterior, recebemos um vinho jovem que já pode ser consumido, mas tem um sabor e cheiro levemente ásperos. A remoção desses defeitos requer exposição. Prepare outro recipiente limpo e selado.

Para excluir a presença de qualquer fermento, lave-o bem com água quente e seque-o com um secador de cabelo. Despeje o líquido de um tanque para outro com a ajuda de um tubo de obturador de água, tentando não tocar no sedimento.Embarcação hermeticamente fechada com vinho é mantida em local escuro e fresco por 2-4 meses.

Não menos saboroso e útil é o vinho de bagas: framboesas e groselhas negras.

Uma vez em duas semanas, e com menos tempo, remova o sedimento derramando o vinho em um novo recipiente. A bebida é considerada madura, quando o precipitado cessa de cair ou sua quantidade se torna mínima. A bebida pronta tem uma rica cor âmbar com um cheiro característico de maçãs. A força deste vinho é 10-12 °. Pode ser corrigido adicionando vodka (2-15% do volume de líquido) durante a maturação. Armazene o vinho de maçã em garrafas hermeticamente seladas por cerca de três anos.

Voce sabe Entre os medos humanos, existe até medo da enenofobia do vinho.

erros básicos na preparação de

O erro mais comum é a depilação. Isto é devido à vedação insuficiente. Preste atenção para a fabricação de qualidade do selo de água. Também pode ocorrer devido a má mistura de açúcar, como resultado, é distribuído de forma desigual no líquido e, consequentemente, o mosto também vagueia de forma desigual. Um vinho pronto pode ter um sabor desagradável.Isto é devido à remoção incompleta do sedimento. Além disso, isso pode ocorrer quando o amadurecimento ocorre em um local insuficientemente fresco. Como você viu no material acima, o vinho de maçã em casa tem uma receita bastante simples, embora o processo seja esticado no tempo. Mas, como resultado, você obtém um produto natural e útil, ao mesmo tempo em que utiliza o excedente de maçãs da parcela do país.

Assista ao vídeo: Sidra feita em casa (Homemade Cider) - Parte 1

Pin
Send
Share
Send