Típico para as nossas latitudes, o thuju, com suas agulhas verdes suaves, lembra um cipreste, cujo berço é chamado América do Norte, Taiwan e Japão. No total, são conhecidas seis espécies principais desta árvore, dentro de cada uma das quais existem algumas variedades de ciprestes. Todas as árvores deste gênero são caracterizadas por uma coroa piramidal e casca marrom-marrom. As agulhas são escamosas, as agulhas são opostas, cruzadas. Os machucados femininos redondos diferem dos ovais pequenos dos machos. Em climas temperados, bem crescido três tipos de cipreste (gorohoplodny, nutkansky e tuevidny), e com um lawsoniana Chamaecyparis brusco e experimento com o objetivo de adaptá-los às nossas condições.
- Galinha galinha
- Lavsona Cypress
- Hyacinthum nutcan (amarelo)
- Tweed cipreste
- Cypress mudo
Galinha galinha
Este cipreste sente perfeitamente o inverno e não gosta de seca, ainda que a queima no calor quase não se empresta. O cipreste de Gorokhoplodny prefere raios de sol, embora uma sombra pequena também sirva ele. Chegando a nós do Japão, o cultivador de cipreste cresce a 10 metros de altura, embora na idade de 10 anos chegue a apenas um metro e meio. Casca lisa com um tom avermelhado é fina em listras. Os galhos são colocados horizontalmente e ventilam. A agulha friável, curta (1.5 mm) e chata de um besouro de ervilha tem uma ponta aguda, uma parte superior verde-escura e um fundo estomático listrado esbranquiçado e uma quilha nas costas. O diâmetro dos cones marrons escuros chega a 0,6 cm.Em uma centena de variedades diferentes de cipreste de ervilha é fácil encontrar bem adaptado e às condições da faixa média.
Lavsona Cypress
Um cipreste verdadeiramente magnífico, premiado pelo crescimento da natureza, diante do qual os telespectadores precisam intimidar suas cabeças, à medida que sobe para 70 metros. Mas o desejo de cultivar este tipo de cipreste, que é mais em miniatura, será capaz de escolher uma variante adequada das 250 variedades conhecidas (nem todas, no entanto, são adequadas ao nosso clima).
Cypress Lovson geralmente se inclina um pouco com o cone estreito perene de sua coroa, como se olhasse para nós da altura de sua posição. A vermelhidão da crosta espessa, as rachaduras nas quais separam umas das outras a redondeza agradável da placa, tem, como se fosse espessante, uma coloração marrom.
Se você fizer o cipreste Lavson arrastar-se pelo chão, dobrando-lhe os galhos facilmente queimados e não familiares para o frio do inverno, a tentativa de cultivar essa espécie pode ser bem-sucedida.
Para as nossas latitudes são as melhores:
- Variedade inglesa de cipreste "Elwoodi" (Ellwoodii),pirâmide compacta que cresce até dois metros de altura, tem uma azuladas agulhas cinza-aciculares, e dificilmente snikshie nas extremidades dos ramos e brotos são levantadas verticalmente;
- rara para Chamaecyparis lawsoniana resistente à geada variedade "Azul Seprayz" (azul da surpresa), pendulares na idade adulta a uma altura de 3,5 m, com uma coroa cónica densa, com um diâmetro de até 1,2 m. O seu nome ( "azul surpresa") era devido pela maravilhosa cor verde-azulada das agulhas e numerosos cones castanhos claros, que também são azuis.
Hyacinthum nutcan (amarelo)
Cresça cipreste nutkansky não está com pressa e com a idade de 10 está subindo apenas para um nível de metro. A coroa tem a forma de uma pirâmide estreita. A casca marrom tem uma tonalidade cinza e é esmagada em grandes camadas finas. Os ramos esqueléticos são apontados ligeiramente para cima ou amplamente espaçados. Ao mesmo tempo, outros ramos (ambos são arredondados e com quatro facetas) são um pouco grossos e ligeiramente abaixados.
Em agulhas da cor verde-escura (na versão clássica), por via de regra, não há glândulas. Pequenos cones pontiagudos (10 mm de diâmetro) sobre um fundo vermelho acastanhado têm um revestimento azulado.Temos o mais popular (principalmente devido à resistência e neobgoraemosti) variedade amarela cipreste nutkanskogo (um total de cerca de vinte), criados pelos holandeses para trás no último trimestre do século 19. Depois de quinze anos cresce até 2 m. O resultado da flacidez verticalmente, e ramos de segunda ordem ponta dobrada chora abertamente vista tudo habitus. As agulhas não são tão amarelas quanto parecem à luz do sol, mas sim cinza-esverdeadas.
Tweed cipreste
Para tuevidnogo cipreste, bem como para seus nutkanskogo e gorohoplodnogo homólogos, são caracterizados por um amor do solo fértil e boa irrigação. Quanto mais anos essa planta se torna, mais sua casca marrom-avermelhada se divide em tiras mais longas. Parece que alguns galhos finos alguém especificamente aplainado.
Needles cheira resina, especialmente se você esfregar agulhas planas zhelozkami obrigatório e quilha. Do lado, ele só é diferente localização, mas é inerente na mesma cor verde com um tom azulado.Cultivada com pouca freqüência, como nem todo mundo gosta do visual. Cerca de quatro dúzias de variedades são conhecidas, incluindo formas que raramente ocorrem em nossas latitudes, alterando a cor das agulhas no inverno.
Cypress mudo
O trompete de cipreste (ainda um termo tão perfeitamente aceitável parece mais agradável que um cipriota estúpido) prefere banhar-se no ar, bem saturado de umidade. Em um terreno arenoso leve para este cipreste é quase garantido um crescimento bem sucedido. Isso deve ser levado em consideração ao escolher a variedade apropriada.
Esta planta, devido aos ramos planos ativamente ramificados, tem uma coroa muito densa na forma de um cone. Perto da crosta marrom clara, quase não há rugosidade da superfície. A forma monótona das folhas deu o nome a esta espécie de cipreste, enquanto as próprias folhas são muito bonitas por causa da superfície verde-escura brilhante e as listras brancas discretas de baixo. Em agulhas planas, o comprimento varia de 1,5 a 1,8 mm. O tradicional fundo marrom de cones pequenos pontiagudos (1 cm) tem uma tonalidade laranja brilhante.Cultivada raramente devido à baixa resistência do inverno. A variedade desta espécie é bastante ampla - 130 variedades.
Para entender o que é um cipreste, você precisa dedicar algum tempo para ver imagens de um número impressionante de variedades de cipreste e ler atentamente a descrição de pelo menos aquelas que você gostou e que possivelmente pode crescer ao lado da casa ou da dacha. E então, armados com o conhecimento adquirido, podemos chegar aos negócios, considerando também que é prática usual incluir um cipreste em um único grupo de plantas com outros tipos de arbustos, e ao construir uma terra de rocha não se pode negligenciar o tamanho de um cipreste.