Regras para plantar e cuidar de tília

Pin
Send
Share
Send

Lipu era respeitada sempre e a considerava uma fonte de vitalidade. Esta árvore é um excelente remédio para depressão e hipocondria. Entre as tílias sente calor, conforto e tranquilidade. Vamos ver se podemos crescer a árvore de linden na área e como plantar e cuidar dessa beleza complexa.

  • Selecionando um local para plantar cal no site
  • Quando é melhor plantar
  • Plantar jovens mudas de tília
  • Dicas para cuidar de tília
    • Rega e cobertura
    • Remoção de ervas daninhas e soltura do solo
    • Mulching
    • Corte e poda
    • Combate a doenças e pragas
  • Seleção de parceiros e uso de tília em design
  • Lipa é um remédio e valioso

Selecionando um local para plantar cal no site

Embora a tília e se refere a plantas despretensiosas, mas deve ser levado em conta que gosta de lugares ensolarados. O solo pode não ser muito fértil, mas bem drenado. A tília se sente bem em arenitos fertilizados com húmus.

Importante! Ao escolher um local para plantar, é necessário levar em conta que o linden adulto tem dimensões bastante grandes.

Quando é melhor plantar

Embora esta seja uma madeira simples, mas o tempo de vida da cal depende de quão corretamente a árvore foi plantada.As mudas de tília são mais facilmente transplantadas em clima frio e úmido. A melhor época para plantar tílias - outono.

Você pode plantar mudas na primavera, mas os brotos jovens são muito sensíveis à geada.

Plantar jovens mudas de tília

Lipa se reproduz bem com sementes, extratos de caule e raízes. No entanto, esta árvore é mais frequentemente propagada por mudas.

Antes de plantar uma limeira, os poços são preparados. Para plântulas padrão de 50 a 70 cm de altura, a fóvea deve ter 50 cm de diâmetro e 50 cm de profundidade.

Na parte inferior do poço, a drenagem (10-15 cm) é derramada - cascalho, brita, tijolo quebrado. Esta camada é coberta com húmus, diluído com superfosfato (50-60 g).

Uma muda é colocada na cova preparada e coberta com terra (1 parte do solo, 2 partes de húmus e areia). O nível ótimo de pH é de 6,5 a 7,5.

Se várias mudas são plantadas, a distância entre as covas deve ser de 3-4 metros, se uma sebe for formada a partir de uma tília, a distância diminui para dois metros.

Embora o linden e normalmente tolerar o transplante, mas ao plantar as mudas, você deve tratar com cuidado o rizoma. A raiz da muda deve permanecer no nível do solo. Se o pescoço é ligeiramente inferior, isso não é crítico para a tília. Após o plantio e os primeiros 7-8 dias, as plantas são regadas abundantemente.

A fim de acumular a água no local da tília sistema radicular, necessário para formar um quase-poço bem.

Voce sabe Cal - a mesma idade dos dinossauros. Ela teimosamente sofreu tanto o período glacial quanto o aquecimento global. Lipu pode ser chamado a única testemunha de grandes eventos. Na Idade Média, as senhoras estão namorando na sombra das tílias, e no século XVIII em honra da grande Revolução Francesa, milhares de tílias foram plantadas em Paris. Desde então, a tília tornou-se uma árvore de felicidade e liberdade.

Dicas para cuidar de tília

Como muitas culturas, linden tem suas próprias técnicas agrícolas de cultivo, o que inclui a rega, adubação, poda e controle de plantas daninhas.

Rega e cobertura

Lipa é muito exigente para rega, especialmente na fase de plântula.

Na idade adulta, uma árvore tolera uma curta seca. No entanto, durante seco necessária taxa de rega suplementar de 1 um balde 1 sq. projeção da coroa de tília.

A árvore estava contente por sua beleza e floração exuberante, você precisa saber como e que para alimentar primavera cal. Na Primavera de produção de fertilizantes a partir de início verbasco (1 kg), ureia (15 g), nitrato de amónio (25 g) diluído com dez litros de água.

No outono, é suficiente fertilizar a tília com 15-20 gramas de nitroammophoska.

Voce sabe Lipa tem sido reverenciada pelos eslavos. Não admira que muitos assentamentos estejam associados a esta árvore: Lipetsk, Lipnyany, Lipki, Lipovitsa, Podlipki.

Remoção de ervas daninhas e soltura do solo

A remoção de ervas daninhas é um ponto importante no cuidado da tília - sua presença inibe o crescimento da árvore. Além disso, simultaneamente com a remoção de ervas daninhas, é necessário soltar o solo (a uma profundidade de 10-15 cm) para garantir o acesso de oxigênio às raízes. Ótima soltura 2-3 vezes por temporada.

Mulching

A cobertura morta, assim como a poda, é um ponto importante no cultivo de uma árvore. Palha o círculo do tronco próximo com turfa, folhas caídas, lascas de madeira, serragem ou turfa. A altura da camada deve ser de 8 a 12 cm.

Voce sabe Lipu nas pessoas chamadas lutoshka, lutocha, lubnyakom, moccanais.

Corte e poda

A primeira poda de mudas pode ser realizada já no ano seguinte ao plantio. A poda é realizada não apenas para a formação de coroas de tília, mas também para fins sanitários. No inverno e início da primavera, corte galhos secos. Crescendo na forma de sebes, a limeira é cortada no primeiro ano no início da primavera e no final do verão. No futuro, esse corte de cabelo é realizado de 4 a 5 vezes por temporada.

Importante! No primeiro corte de cabelo, você não pode encurtar os galhos por mais de 1/3.

Combate a doenças e pragas

Na maioria das vezes a tília é afetada por doenças como:

  • mancha cinzenta e preta (métodos de luta: destruição de frutos caídos e folhas como fontes de infecção, tratamento de brotos com 1% de fluido de Bordéus);
  • podridão branca (para a luta use preparações contendo cobre, por exemplo um vitríolo de cobre).

Além dessas doenças são perigosas e tais pragas de tília, como:

  • Bugs;
  • escudos;
  • uma pá é piramidal;
  • bichos da seda;
  • ácaro da galha;
  • besouros de casca;
  • besouro-tubercover;
  • brawler lilás;
  • rolos de folhas;
  • cabelos dourados;
  • mariposa.

Para combater essas pragas, as árvores jovens são pulverizadas com inseticidas. Além de insetos, febres de piolhos e roedores são prejudicados.

Seleção de parceiros e uso de tília em design

A limeira é amplamente utilizada no paisagismo. Devido à compactação da copa frondosa, boa tolerância à sombra e irrigação pouco exigente e solo, vários tipos de tílias são plantadas em parques urbanos, parques, avenidas, plantações florestais e áreas suburbanas. A cal cresce bem em um ambiente urbano agressivo - poeira, fumaça, contaminação de gás e sujeira que tolera bem.

Eles gostam de usar tília para paisagismo devido às suas qualidades decorativas em qualquer época do ano.Na primavera sobre a tília, folhas verdes tenras florescem e no verão a coroa densa dá uma sombra confiável. A tília florescente é especialmente boa quando está coberta de flores perfumadas. No outono, a folhagem adquire uma sombra amarela brilhante que aquece em tempo nublado. Contra o pano de fundo da neve, a limeira é atingida pelo contorno bizarro dos galhos. Cultivar tílias como sebes, bosquets, bersos e paredes verdes. Hoje, essas formas são usadas para decorar parques. Parece boa tília em plantações solitárias e em grupos de árvores de vários tamanhos e raças. Ao compor composições de plantas, é necessário levar em conta a rapidez com que a tília cresce e qual o papel que desempenhará ao fazê-lo: tornar-se o principal sotaque ou sombrear a dignidade de outras plantas.

Importante! Nas plantações à beira da estrada, a tília pode sofrer com sal, gás e poeira. Em tais condições, a planta é mais suscetível a doenças e pragas.

Na maioria das vezes em paisagismo eles usam essas variedades de cal como:

  1. Americano (preto). A pátria dessa lima é a América do Norte. Cresce a 40 metros, tem uma coroa larga ovóide.
  2. Granulado. Pátria - Europa e Sibéria Ocidental.É caracterizada por pequenas folhas compactas e uma pequena coroa em forma de ovo.
  3. Prateado. Espécies silvestres com folhagem prateada original.
  4. Borracha Uma árvore alta com uma coroa cônica. Distingue-se pela cor coral brilhante dos rebentos jovens.
  5. Tília comum. Bela vista com uma grande coroa para um único pouso e um grupo.
Na pergunta "o que plantar ao lado da tília" você pode dar uma resposta inequívoca: quase todos os arbustos, árvores, culturas de ervas. O cal mais harmonioso parece com:
  • carvalho;
  • faia;
  • bordo;
  • Rowan.

Como a tília é uma árvore durável, suas plantações podem ser usadas sem renovação por até duzentos anos.

Voce sabe A flor de lima pode ser representada como a fórmula: * K5S5A5 + 5 + 5 + 5G (5)

Lipa é um remédio e valioso

A limeira, devido à presença de substâncias biologicamente ativas, possui propriedades úteis.

Para fins medicinais, use:

  • Cor de limão. Tem um forte efeito diaforético e diurético. Efetivamente reduz a temperatura, luta com várias inflamações. Decocção de flores de tília é indispensável para resfriados.
  • Cora. Uma ótima ferramenta para melhorar a formação de bile.Casca jovem usada para tratar a gota, hemorróidas, queimaduras.
  • Wood. A partir dele, é obtido o alcatrão, que é efetivamente tratado com eczema.
  • Folhagem e botões. Usado como um emoliente para furúnculos.
  • Frutas Aplicado para o tratamento de sangramento.
  • Carvão Tem uma capacidade única de ligar substâncias nocivas em um volume 90 vezes maior que o seu. Usado para envenenamento, tuberculose, diarréia, doenças do estômago e intestinos, bem como no tratamento de feridas abertas.
Portanto, antes de cortar a tília, vale a pena considerar todas as qualidades úteis desta planta-curandeira.

A aquisição de matérias-primas medicinais para produção industrial é realizada a partir de árvores, cuja idade é de 90 anos. É neste momento com limes que você pode obter a quantidade máxima de matérias-primas.

Aplique cal e em cosmetology - como um componente importante na fabricação de produtos de cuidado de pele e cabelo.

Além disso, linden - a árvore perfeita-mel. Mel de limão não só tem um ótimo sabor e aroma, mas também propriedades medicinais. Recomenda-se cultivar todas as cales no local da reserva.Assim, a produtividade das abelhas e a qualidade do mel podem ser aumentadas várias vezes.

Importante! Apesar do fato de que a tília tem uma massa de qualidades úteis, ela não pode ser categoricamente aceita por pessoas que têm doenças cardíacas crônicas.

À primeira vista, parece que a tília em crescimento é um assunto trabalhoso. Mas, depois de calcular todas as vantagens dessa árvore, você pode chegar à conclusão de que todos os custos de mão-de-obra valem a pena. Se você souber como escolher corretamente uma muda de tília, como plantá-la e cuidar dela no futuro, você sempre terá um curandeiro natural e uma árvore bonita e despretensiosa que irá encantá-lo por muito tempo e lembrá-lo de netos-bisnetos.

Assista ao vídeo: Como Plantar Erva Cidreira (inicio,meio,fim)

Pin
Send
Share
Send