Plumeria, cultivada a partir de sementes por mãos próprias, é um verdadeiro presente para os amantes exóticos.
Uma planta tropical, mesmo no ambiente interno, poderá agradar com suas cores e aroma surpreendentes.
Para isso, é necessário apenas plantar adequadamente as sementes e providenciar cuidados apropriados para a planta.
- Preparação de sementes antes do plantio
- Solo para plantio
- O processo de plantio
- óptimas condições e cuidados para as culturas
- Transplante de potes individuais
- Mais cuidado
Preparação de sementes antes do plantio
Sementes franzicanis - grandes, com krylatkami (como bordos). Para o plantio, é necessário selecionar sementes totalmente amadurecidas, nas quais se observam os rudimentos das raízes. Antes do plantio, o material de plantio deve estar encharcado. Existem várias opções para imersão.
Opção número 1:
- as sementes devem ser abaixadas por 15 minutos em uma solução de humato de potássio, Epkin, HB-101 ou outro estimulante de crescimento radicular;
- Espalhe sobre uma gaze molhada / guardanapo e cubra com gaze / lenço umedecido;
- coloque em um recipiente transparente (bem, se o sol vai subir e aquecê-lo). Na estação fria, você pode colocar ao lado da bateria. Para sustentar um dia, periodicamente humedecendo gaze do spray.
No final do dia, você pode prosseguir para o plantio, mas você pode esperar alguns dias até que a raiz branca cresça.
Opção número 2:
- mergulhe sementes de plumeria em água morna (3-4 horas);
- três vezes abaixá-los por 2-3 segundos em uma solução de peróxido de hidrogênio e secá-lo;
- insira as sementes nos orifícios do disco amassado com as pás para cima;
- em um recipiente plano despeje a água morna e coloque um disco com cubas semeadas para cima;
- as radículas serão excretadas após 6-7 dias.
Solo para plantio
Antes de plantar uma plumeria de sementes, é necessário preparar o solo. O melhor para o plantio é um substrato solto e leve. Para o seu preparo use zumba, areia, turfa, vermiculita (2x1x1x1).
Se húmus ou folha terra de seu próprio jardim - deve ser frito no forno por 25 minutos ou desinfectado no microondas (2-3 minutos). Para o plantio, misturas prontas para suculentas (cactos, adenios) também são adequadas.
O substrato deve ser derramado em um recipiente com furos de drenagem.
O processo de plantio
Alguns jardineiros recomendam que cada semente seja plantada em um recipiente separado, justificando-a dizendo que os plumeries não gostam de transplantes. Outros - use gavetas planas ou estufas plásticas, não menos justificadamente, observando que, neste caso, o cuidado com flores será mais fácil e seguro para ele.
O plantio é o seguinte:
- no centro do recipiente (pote) no substrato, uma pequena cova deve ser feita;
- levemente perpendicularmente empurrar a semente com um sapo até o topo (deve ser aprofundado completamente no solo ou pelo menos três quartos, mas o peixe-leão - acima do solo). O solo ao redor da semente pressiona levemente;
- humedeça o substrato e cubra com polietileno ou vidro.
óptimas condições e cuidados para as culturas
Para plumerium brotou, você precisa garantir o bom atendimento e atenção - o cultivo das primeiras brotações levará de 6 a 12 dias. Após o plantio, os recipientes cobertos devem ser colocados em um local quente (a temperatura ideal é de 23 a 25 graus Celsius) sem correntes de ar.
Periodicamente (2 vezes ao dia) é necessário abrir e ventilar por 15-20 minutos. Se necessário, molhe o substrato da pistola de pulverização.
Um sinal da formação de raízes é a inclinação do peixe-leão. Com a aparência do caule e cotilédones, os recipientes são colocados em um lugar brilhante e quente.
Às vezes uma flor precisa de ajuda para se livrar da "pele" do peixe-leão (a planta em si não consegue lidar com isso e deixa de crescer).Isto requer suavizar os flocos por velo molhado e, tendo enganchado um palito de dentes, cuidadosamente remover. O revestimento deve ser retirado gradualmente (aumentando o tempo de permanência) após 2-3 folhas presentes crescerem.
Transplante de potes individuais
A aparência dessas folhas e o comprimento do caule de 6 cm é um sinal para a colheita. O substrato foi colocado num pote de plástico maior (8,10 centímetros de diâmetro) (vasos de barro usar indesejável - raízes frangipani se agarram à argila) com drenagem de argila expandida. Para a semeadura, você também pode usar um recipiente de turfa (5-7 cm) e depois transplantá-lo.
O frangipani segregado deve ser colocado em um lugar quente e ensolarado (com luz difusa).Plumeria crescendo rapidamente - cada primavera deve ser transplantado em um potenciômetro em um 2-3 cm mais longo do que o anterior. Quando a planta atinge o tamanho desejado, o transplante deve ser descontinuado. Neste caso, toda primavera precisa atualizar a camada superior da terra (cerca de ¼ do volume).
Mais cuidado
Nos dois primeiros anos de vida plumeria requerem cuidado delicado -. Regar, fertilização, proteção contra pragas, etc. Se cuidado é correta, a planta atinge uma altura de 90-100 cm, e depois de 3-5 anos vai florescer.
A rega é necessária quando a camada superior do solo fica seca. A água deve ser macia, não cal e fria (especialmente adequada para chuva ou descongelamento). O verão requer rega diária e pulverização.Na primavera e no outono - regada uma vez em três dias. No inverno, a plumeria entra em um período de descanso (descarta as folhas) e não requer rega (basta polvilhar o solo a cada 10 dias a partir da pistola de pulverização).
A temperatura desejada é de 16 a 18 graus Celsius. Se você não reduzir a temperatura do ar, deixando-a dentro de 23-25 graus, a flor vai tentar crescer e não entrar em repouso. Neste caso, você deve continuar a regar a planta da maneira usual, adicionando iluminação artificial (pelo menos oito horas por dia).
Alimente a plumeria várias vezes:
- primeira vez - no 50º dia após a primeira sessão com preparações contendo azoto;
- durante o primeiro ano de vida, você deve ser alimentado a cada dois meses;
- pelo segundo ano - na primavera para usar fertilizantes com nitrogênio, potássio e fósforo (1x1x1) a cada duas semanas ("Pokon", "Rainbow"). No final de maio - junho - com fósforo ("Superflores +", "Ideal", etc.). Em julho-setembro - com potássio, magnésio, fósforo ("ArganiQ").No inverno, nenhum curativo adicional é necessário.
A poda é melhor feita depois que a planta deixa o regime de descanso - na primavera. Para um melhor ramo da plumeria das sementes, é melhor esperar até que floresça. Após o florescimento, ela mais prontamente dá novos ramos.
Os inimigos externos da plumeria são poucos - o suco leitoso venenoso não é todos os insetos a gosto. De pragas ácaros mais irritantes. Na primavera e no verão, é desejável pulverizar as folhas com um inseticida para profilaxia, remover folhas secas e flores, e não exagere na planta.
Em caso de ataque, use o "Aktellik", "Fitoverm" ou remédios populares (infusão das raízes de dente de leão, cebola, alho).
O maior dano para a planta pode trazer encharcamento - pode causar doença Fungo (mimo "fundazol", "fitosporin" -2-3 processamento), levar a podridão da raiz (necessário para remover a planta, cortar a área afectada, embeber as raízes durante 4-5 minutos numa solução de "Vitarosa" (2 ml x 1 l de água) e transplantado para um novo substrato).
Assim, Plumeria vale a pena dar-lhe a atenção e esforço, e flor manuscrita crescendo a partir de sementes pagar até mesmo o agricultor principiante.