Como crescer a plumeria a partir de sementes: plantio e cuidados adicionais

Pin
Send
Share
Send

Plumeria, cultivada a partir de sementes por mãos próprias, é um verdadeiro presente para os amantes exóticos.

Uma planta tropical, mesmo no ambiente interno, poderá agradar com suas cores e aroma surpreendentes.

Para isso, é necessário apenas plantar adequadamente as sementes e providenciar cuidados apropriados para a planta.

  • Preparação de sementes antes do plantio
  • Solo para plantio
  • O processo de plantio
  • óptimas condições e cuidados para as culturas
  • Transplante de potes individuais
  • Mais cuidado

Voce sabe plumeria plantas tropicais americanas com estrelas brilhantes, flores e cheiro forte no século XVI graças a navegadores e missionários espanhóis são amplamente difundidos em todo o mundo - ele pode ser encontrado na Europa, Sudeste Asiático, as ilhas do Pacífico e Atlântico, Índia e África do Norte. Na Europa, esta planta tem dois nomes: Plumeria (em homenagem ao botânico francês Charles Plümer, parte da primeira de sua descrição) e frangipani (em nome do marquês italiano, perfumista da corte de Luís XIII Maurizio Frangipani, que inventou uma maneira de dissolver as substâncias aromáticas em álcool).

Preparação de sementes antes do plantio

Sementes franzicanis - grandes, com krylatkami (como bordos). Para o plantio, é necessário selecionar sementes totalmente amadurecidas, nas quais se observam os rudimentos das raízes. Antes do plantio, o material de plantio deve estar encharcado. Existem várias opções para imersão.

Opção número 1:

  • as sementes devem ser abaixadas por 15 minutos em uma solução de humato de potássio, Epkin, HB-101 ou outro estimulante de crescimento radicular;
  • Espalhe sobre uma gaze molhada / guardanapo e cubra com gaze / lenço umedecido;
  • coloque em um recipiente transparente (bem, se o sol vai subir e aquecê-lo). Na estação fria, você pode colocar ao lado da bateria. Para sustentar um dia, periodicamente humedecendo gaze do spray.

No final do dia, você pode prosseguir para o plantio, mas você pode esperar alguns dias até que a raiz branca cresça.

Opção número 2:

  • mergulhe sementes de plumeria em água morna (3-4 horas);
  • três vezes abaixá-los por 2-3 segundos em uma solução de peróxido de hidrogênio e secá-lo;
  • insira as sementes nos orifícios do disco amassado com as pás para cima;
  • em um recipiente plano despeje a água morna e coloque um disco com cubas semeadas para cima;
  • as radículas serão excretadas após 6-7 dias.

Solo para plantio

Antes de plantar uma plumeria de sementes, é necessário preparar o solo. O melhor para o plantio é um substrato solto e leve. Para o seu preparo use zumba, areia, turfa, vermiculita (2x1x1x1).

Se húmus ou folha terra de seu próprio jardim - deve ser frito no forno por 25 minutos ou desinfectado no microondas (2-3 minutos). Para o plantio, misturas prontas para suculentas (cactos, adenios) também são adequadas.

O substrato deve ser derramado em um recipiente com furos de drenagem.

O processo de plantio

Alguns jardineiros recomendam que cada semente seja plantada em um recipiente separado, justificando-a dizendo que os plumeries não gostam de transplantes. Outros - use gavetas planas ou estufas plásticas, não menos justificadamente, observando que, neste caso, o cuidado com flores será mais fácil e seguro para ele.

Importante! O método de multiplicação de sementes de plumeria tem uma séria desvantagem (ou dignidade). A probabilidade de repetir as características varietais da planta parental é praticamente zero, e a planta filha adulta será única. Para a reprodução de sementes de plumeria, especialistas em casa recomendam o uso de sementes de plumeria vermelha (Plumeriarumba).

O plantio é o seguinte:

  • no centro do recipiente (pote) no substrato, uma pequena cova deve ser feita;
  • levemente perpendicularmente empurrar a semente com um sapo até o topo (deve ser aprofundado completamente no solo ou pelo menos três quartos, mas o peixe-leão - acima do solo). O solo ao redor da semente pressiona levemente;
  • humedeça o substrato e cubra com polietileno ou vidro.

óptimas condições e cuidados para as culturas

Para plumerium brotou, você precisa garantir o bom atendimento e atenção - o cultivo das primeiras brotações levará de 6 a 12 dias. Após o plantio, os recipientes cobertos devem ser colocados em um local quente (a temperatura ideal é de 23 a 25 graus Celsius) sem correntes de ar.

Periodicamente (2 vezes ao dia) é necessário abrir e ventilar por 15-20 minutos. Se necessário, molhe o substrato da pistola de pulverização.

Importante! É impossível molhar o substrato, a rega deve ser moderada e, durante a ventilação, é necessário limpar o condensado recolhido. O principal é não deixar o solo azedar.

Um sinal da formação de raízes é a inclinação do peixe-leão. Com a aparência do caule e cotilédones, os recipientes são colocados em um lugar brilhante e quente.

Às vezes uma flor precisa de ajuda para se livrar da "pele" do peixe-leão (a planta em si não consegue lidar com isso e deixa de crescer).Isto requer suavizar os flocos por velo molhado e, tendo enganchado um palito de dentes, cuidadosamente remover. O revestimento deve ser retirado gradualmente (aumentando o tempo de permanência) após 2-3 folhas presentes crescerem.

Voce sabe Plumeria tem muitas características úteis: plantas de óleo essencial amplamente utilizados em perfumaria e cosméticos (perfume frangipani combinado com o aroma de rosa, jasmim, sândalo, lavanda, cítrico, etc). óleo frangipani tem um efeito positivo sobre a pele - hidrata, rejuvenesce e dá um sabor agradável e muito persistente. Além disso, Plumeria - afrodisíaco forte, ele é usado para tratar a impotência e frigidez. A flor de plumeria é freqüentemente usada para decorar confeitos.

Transplante de potes individuais

A aparência dessas folhas e o comprimento do caule de 6 cm é um sinal para a colheita. O substrato foi colocado num pote de plástico maior (8,10 centímetros de diâmetro) (vasos de barro usar indesejável - raízes frangipani se agarram à argila) com drenagem de argila expandida. Para a semeadura, você também pode usar um recipiente de turfa (5-7 cm) e depois transplantá-lo.

O frangipani segregado deve ser colocado em um lugar quente e ensolarado (com luz difusa).Plumeria crescendo rapidamente - cada primavera deve ser transplantado em um potenciômetro em um 2-3 cm mais longo do que o anterior. Quando a planta atinge o tamanho desejado, o transplante deve ser descontinuado. Neste caso, toda primavera precisa atualizar a camada superior da terra (cerca de ¼ do volume).

Voce sabe Hawaii tecelagem polinésia de plumeria Lei suas - coroas de flores. Plumeria havaiano apaixonei por essas flores arrancadas para semanas não perder a sua frescura. Budistas e hindus, pela mesma razão, flor plumeria considerado da eternidade e da imortalidade. Bali, Plumeria Laos tornou-se um símbolo nacional, Filipinas e Oceania acreditam frangipani repele vampiros. Em astekov, flores de plumeria foram decoradas com altares para sacrifícios.

Mais cuidado

Nos dois primeiros anos de vida plumeria requerem cuidado delicado -. Regar, fertilização, proteção contra pragas, etc. Se cuidado é correta, a planta atinge uma altura de 90-100 cm, e depois de 3-5 anos vai florescer.

A rega é necessária quando a camada superior do solo fica seca. A água deve ser macia, não cal e fria (especialmente adequada para chuva ou descongelamento). O verão requer rega diária e pulverização.Na primavera e no outono - regada uma vez em três dias. No inverno, a plumeria entra em um período de descanso (descarta as folhas) e não requer rega (basta polvilhar o solo a cada 10 dias a partir da pistola de pulverização).

A temperatura desejada é de 16 a 18 graus Celsius. Se você não reduzir a temperatura do ar, deixando-a dentro de 23-25 ​​graus, a flor vai tentar crescer e não entrar em repouso. Neste caso, você deve continuar a regar a planta da maneira usual, adicionando iluminação artificial (pelo menos oito horas por dia).

Importante! Modo de descanso é necessário para a franquia, a fim de acumular força e garantir floração abundante. Se o Você quer receber flores de plumeria em casa - fornecer uma temperatura reduzida e rega pouco frequente.

Alimente a plumeria várias vezes:

  • primeira vez - no 50º dia após a primeira sessão com preparações contendo azoto;
  • durante o primeiro ano de vida, você deve ser alimentado a cada dois meses;
  • pelo segundo ano - na primavera para usar fertilizantes com nitrogênio, potássio e fósforo (1x1x1) a cada duas semanas ("Pokon", "Rainbow"). No final de maio - junho - com fósforo ("Superflores +", "Ideal", etc.). Em julho-setembro - com potássio, magnésio, fósforo ("ArganiQ").No inverno, nenhum curativo adicional é necessário.

A poda é melhor feita depois que a planta deixa o regime de descanso - na primavera. Para um melhor ramo da plumeria das sementes, é melhor esperar até que floresça. Após o florescimento, ela mais prontamente dá novos ramos.

Os inimigos externos da plumeria são poucos - o suco leitoso venenoso não é todos os insetos a gosto. De pragas ácaros mais irritantes. Na primavera e no verão, é desejável pulverizar as folhas com um inseticida para profilaxia, remover folhas secas e flores, e não exagere na planta.

Em caso de ataque, use o "Aktellik", "Fitoverm" ou remédios populares (infusão das raízes de dente de leão, cebola, alho).

O maior dano para a planta pode trazer encharcamento - pode causar doença Fungo (mimo "fundazol", "fitosporin" -2-3 processamento), levar a podridão da raiz (necessário para remover a planta, cortar a área afectada, embeber as raízes durante 4-5 minutos numa solução de "Vitarosa" (2 ml x 1 l de água) e transplantado para um novo substrato).

Assim, Plumeria vale a pena dar-lhe a atenção e esforço, e flor manuscrita crescendo a partir de sementes pagar até mesmo o agricultor principiante.

Pin
Send
Share
Send