Uvas com história - Saperavi: como plantar e cultivar a casta mais antiga

Pin
Send
Share
Send

Existem muitas variedades de uvas cultivadas. Entre eles estão testados o tempo e amados por viticultores de diferentes países. Por exemplo, as uvas Saperavi, cuja história remonta a mais de uma dúzia de anos. Cuidar disso é bastante fácil, e colher do mato é um prazer. Se você decidir experimentar a criação de novas variedades, o Saperavi não o decepcionará.

História das uvas Saperavi

A Geórgia é considerada o local de origem das uvas. É neste país que uma baga maravilhosa cresce na natureza. As pessoas cultivam plantas silvestres há muito tempo, então o país possui mais de 500 tipos de uvas, muitas das quais são amplamente conhecidas.

A Geórgia é considerada o berço das uvas, não é de surpreender que muitas variedades de vinho desta baga tenham se originado aqui.

Saperavi é justamente considerada a variedade mais antiga e famosa de uvas pretas da Geórgia. A data de sua inclusão no Registro Estadual aparece em 1959. As regiões de admissão são o Cáucaso do Norte e o Baixo Volga. Em casa, Kakheti é considerado o principal centro de cultivo de Saperavi. As condições mais adequadas para o cultivo de variedades são as áreas da bacia do Mar Negro. Mas, ao longo de sua longa história, a variedade conquistou muitos produtores de vinho, de modo que o Saperavi é cultivado no Uzbequistão, Cazaquistão, Armênia, Azerbaijão, Bulgária, Moldávia, no sul da Ucrânia. Uvas bem na Crimeia, nos territórios de Stavropol e Krasnodar e no Daguestão. Para o cultivo em latitudes médias, esta uva não é muito adequada devido ao amadurecimento tardio.

A variedade de uva Saperavi é considerada a mais antiga da Geórgia

Saperavi é considerada a principal variedade da qual os vinhos tintos são feitos na terra natal. O vinho de mesa produzido a partir desta uva é caracterizado por uma cor escura, bouquet rico, alta palatabilidade e grande potencial de envelhecimento. O sabor único do vinho é revelado após 4 anos de armazenamento. Você pode imaginar o que será um buquê chique no vinho envelhecido? Afinal, ele pode ser armazenado por até 50 anos. Além do vinho varietal, chamado Saperavi, muitos vinhos bastante conhecidos são produzidos com a participação da variedade - Algeti, Kindzmarauli, Pirosmani (tinto), Mukuzani, etc.

Saperavi é usado ativamente para criar novas variedades. Por exemplo, em Novocherkassk com sua participação, Saperavi Northern foi obtido. E na Crimeia, deduziu:

  • Ruby Magaracha;
  • Bastardo Magarach;
  • Jalita
  • Abundante.

Ruby Magaracha é uma das muitas variedades criadas usando Saperavi

Descrição do produto

As mudas são ramificadas e se espalham, as folhas jovens são inteiras, ovóides ou elipsóides, curvadas ao longo do sulco. O arbusto de Saperavi tem crescimento médio. As sessões anuais são marrom claro com um tom acinzentado, os nós são marrom escuro. Durante a estação de crescimento, os rebentos mostram uma boa porcentagem de maturação - 85%. Quase 70% dessa quantidade dá frutos.

As folhas excedem o tamanho médio, pintadas de verde. A forma é redonda, às vezes ovóide devido ao lobo médio alongado. A lâmina foliar possui de 3 a 5 lobos, mas a dissecção é fraca ou quase ausente. As bordas da folha estão levemente elevadas. A superfície é lisa, mas o lado errado tem uma pubescência espessa e semelhante a uma teia. As folhas jovens são verde claro com um leve tom rosado. Eles também são cobertos com pubescência de feltro. No outono, as folhas ficam amarelas e ficam manchadas com a cor do vinho.

Folhas de Saperavi ficam cor de vinho no outono

As flores são bissexuais, portanto a frutificação ocorre mesmo sem polinizadores. Os aglomerados não são muito grandes, pesando 120 - 170 G. A escova é solta, de densidade média. A forma é cônica ou ramificada. A perna curta não endurece.

As bagas são ovais, de tamanho médio. Peso de 0,9 a 1,4 G. A pele é fina, mas forte. É pintado na cor azul escuro e coberto com um revestimento de cera. A polpa é agradável ao paladar, refrescante. Difere na suculência - de 10 kg de frutas recebe até 8,5 litros de suco levemente colorido. Existem apenas 1 ou 2 sementes dentro da polpa, e Saperavi literalmente significa "tintureiro". Isso significa que ele contém muitas substâncias corantes. Este fato deve ser levado em consideração ao provar o vinho - a cor vermelha colorirá não apenas os lábios, mas também os dentes.

Os aglomerados de Saperavi são pequenos, mas densos

Características da variedade Saperavi

Cada variedade tem suas próprias características. Na Saperavi são os seguintes:

  • a variedade se distingue pela alta descamação das flores e ovários, o que é uma desvantagem significativa;
  • podem ser observados hummocks de bagas (pequenos frutos sem sementes);
  • a variedade acumula ativamente açúcar, mas ao mesmo tempo reduz lentamente a acidez. O açúcar estará contido de 17 a 20,1 g / 100 ml (às vezes até 26 g), a acidez é de 7,8 - 12,6 g / l.

Recurso

  1. Saperavi pertence a variedades de amadurecimento tardio - cerca de 160 dias passam do início da brotação das gemas até a maturação total. Dada a variabilidade do clima, as bagas amadurecem no final de setembro a meados de outubro.
  2. A uva dá sua primeira colheita aos 4 anos de idade. As mais frutíferas são as videiras que atingiram a idade de 15 anos. Em um lugar, a Saperavi pode crescer com sucesso 25 anos.
  3. A produtividade não é ruim - 90 kg / ha. A melhor frutificação é de 110 c / ha, mostra na terra natal. A frutificação é anual.
  4. A resistência ao gelo é média. A planta suporta geadas de 20 ° C, mas diminuir a temperatura tem um efeito prejudicial nos olhos de inverno.
  5. É observada uma tolerância muito boa à seca. Um sistema radicular bastante poderoso pode fornecer a um arbusto adulto a umidade necessária.
  6. A variedade mostra resistência média a doenças e pragas. As uvas são pouco resistentes ao oídio e ao oídio, em clima úmido, podem ser afetadas pela podridão cinzenta. Mas, entre outras variedades, o Saperavi é menos afetado pelas invasões de um cacho de uvas.
  7. O Saperavi pertence às variedades técnicas, que são excelentes matérias-primas para a produção de vinhos. Mas uma uva bem amadurecida tem um bom sabor e é frequentemente usada para consumo natural.

Saperavi é considerado uma das melhores notas técnicas.

Vantagens e desvantagens - tabela

Vantagens Desvantagens
Boa resistência ao gelo em regiões de tolerânciaDescamação de flores e ovários
Tolera a secaResistência insuficiente ao oídio e oídio
Frutificação anual e bom rendimento
Graças a uma pele forte é possível
transporte de longa distância
Não são necessários polinizadores
Após o amadurecimento, as bagas não
cair do mato

Após o amadurecimento, as bagas de Saperavi não se desfazem do mato por algum tempo.

Recursos de desembarque

Somente seguindo as regras de plantio é possível cultivar um arbusto de uvas saudável e produtivo.

Seleção do local e solo adequado

As uvas não são em vão chamadas de bagas do sol, por causa de todas as plantações de jardins, é ele quem mais depende da luz. Dado esse recurso, tente escolher um local aberto ao sul para a planta. Do norte e nordeste, as uvas precisam ser fechadas contra os ventos. É aconselhável que deste lado existam edifícios, cercas altas ou plantações de árvores. Porém, deve-se lembrar que o local com plantações de Saperavi deve ser bem ventilado para não criar condições favoráveis ​​para infecções por fungos. Mas as uvas não devem estar em rascunho.

A iluminação incompleta é permitida apenas para um arbusto jovem. A coroa de uma planta adulta deve estar acesa o máximo possível. Para Saperavi, esse fator é muito importante, pois as uvas estão atrasadas e seu amadurecimento cai durante o período em que o horário de verão diminui.

Para Saperavi, a iluminação máxima é muito importante, porque pertence às séries finais

Cada jardineiro deseja ter uma grande variedade de árvores frutíferas e arbustos no local. Mas pequenos espaços privados não permitem isso. Portanto, as uvas costumam receber lugares próximos à própria casa. É absolutamente impossível fazer isso. As uvas adoram rega abundante, e isso pode levar à sedimentação da fundação. Plantar perto de árvores também não vale a pena. Suas raízes secarão e esgotarão o solo.

Para os solos de Saperavi pouco exigente. Mas prefere aquecer rapidamente solos soltos. Esses requisitos são atendidos por solos argilosos argilosos, argilosos e argilosos arenosos e chernozems. Eles fornecem às raízes das uvas um fácil acesso ao oxigênio e à umidade, não impedem que as raízes penetrem nas camadas mais profundas do solo.

Saperavi prefere solo solto e bem drenado

Não é adequado para o cultivo de Saperavi:

  • solos arenosos - secam muito rapidamente e perdem nutrientes;
  • argila pesada - aqueça por um longo tempo, não permita que as raízes respirem normalmente, com muita umidade;
  • ácido - em tais solos, as uvas estão doentes com clorose.

Não deve ser plantada em áreas com alto nível de água abaixo da superfície, rochas rochosas a uma profundidade inferior a 1 m da superfície, locais próximos a calhas ou barracas de animais de estimação e solos salinos.

Escolhendo o melhor lugar para plantar mudas de uva - vídeo

Antes de plantar, selecione a área selecionada em ordem, limpando-a completamente dos restos de vegetação, pedras e raízes perenes. É desejável nivelar a superfície, preencher os poços da fundação.

Antes de plantar uvas, o local deve ser preparado removendo as raízes das ervas daninhas perenes

Preparação do poço de aterrissagem

Este procedimento padrão, realizado antes do plantio de uma fruta, apresenta algumas nuances para as uvas.

  1. Mesmo que o solo atenda aos requisitos estabelecidos, o poço de plantio de uvas é um pouco mais profundo do que o habitual - 80 - 100 cm. A largura é a mesma. Isto se deve ao fato de que o sistema radicular das uvas se desenvolve rapidamente e penetra profundamente no subsolo - em 2 a 3 m.
  2. Para melhorar a composição física e a fertilidade, especialmente em solos inadequados, uma mistura de solo é introduzida no poço de plantio, consistindo em:
    • camada superior de terra fértil;
    • orgânicos bem apodrecidos (2 - 3 baldes);
    • superfosfato (200 - 300 g);
    • sal de potássio (100-200 g);
    • nitrato de amônio (30 - 40 g).
  3. Para aumentar a condutividade à umidade, areia grossa, tijolo triturado ou cascalho são adicionados à mistura do solo. Se o solo for argila, uma camada de drenagem é colocada no fundo do poço.
  4. A mistura do solo é despejada no poço e regada abundantemente, para que o solo assente antes do plantio, e os nutrientes são dissolvidos uniformemente.

Eles cavam um poço de plantio para uvas de tamanho maior e o enchem com uma mistura nutritiva

No sul, às vezes temos problemas com a água. E uvas, como você sabe - um amante de água para beber. Para não desperdiçar fluido precioso em vão, mas para ter certeza de que nutre o sistema radicular, produtores experientes recorrem a um truque. Ao preparar o poço de aterrissagem, um pedaço de tubo com um diâmetro de pelo menos 8 cm é colocado nele. Determine seu comprimento, o principal é que ele se eleva acima do solo em 10 a 20 cm. A água penetra nas raízes através do tubo e as uvas não sofrem de sede. Através desse dispositivo, também pode ser fornecido curativo líquido.

É aconselhável preparar o poço de aterrissagem com antecedência. Se o plantio for outono - por um mês, para o procedimento de primavera, eles estão se preparando no outono, antes do início do tempo frio.

Tempo de pouso

Para Saperavi, cultivada principalmente em regiões quentes, o plantio no outono é mais adequado. Além disso, seus rebentos amadurecem bem a essa altura e as mudas que criaram raízes facilmente no inverno. O processo é realizado assim que o arbusto deixa cair as folhas. Durante esse período, a temperatura diurna deve estar dentro de 15 ° C, a temperatura noturna não deve cair abaixo de 5 ° C. Tais condições climáticas se desenvolvem em outubro.

Saperavi também pode ser plantado na primavera. Desta vez, é especialmente adequado para o plantio de uvas com estacas trituradas (um método que estimula a formação de raízes, enquanto os brotos estão em repouso). O desembarque na costa sul é possível de 5 a 10 de abril a 1º de maio, nas regiões estepes o procedimento é realizado 10 dias depois.

Seleção de mudas

Sem dúvida, esse processo é central para toda a cerimônia de pouso. Somente uma muda saudável pode mostrar boa sobrevivência. Os principais indicadores aqui são os mesmos que ao escolher qualquer outro material de plantio.

  1. Idade. As mais viáveis ​​são mudas jovens de um ano a dois anos.
  2. Altura de plântulas não inferior a 40 cm.
  3. O sistema radicular deve consistir em galhos principais grossos cobertos com uma malha de raízes absorventes.
  4. O tronco é liso, sem espessamentos, flacidez, danos mecânicos. Em estoque deve haver pelo menos 1 cipó.

Para comprar material de plantio, vá ao centro ou viveiro especializado mais próximo. O tempo gasto é compensado por uma muda saudável e zoneada que não irá decepcionar. Além disso, você pode obter aconselhamento qualificado.

Mudas de uva: sistema radicular aberto e fechado - vídeo

Processo de pouso

Se o sistema radicular das mudas estiver aberto, mergulhe-o em água por várias horas. Isso ajudará a refrescar as raízes e prepará-las para o plantio.

Estimulantes de crescimento podem ser adicionados à água. Uma boa alternativa à química é o mel - 1 colher de sopa. eu produto doce em 10 litros de água.

  1. Remova parte do solo do buraco preparado para formar uma depressão de 50 a 60 cm e colete o restante do solo no fundo, na forma de uma lâmina.
  2. Coloque as mudas no topo da colina, direcione os galhos das raízes para baixo e espalhe. Polvilhe com o solo escavado. Certifique-se de que não haja vazios sob o calcanhar das mudas e ao redor de sua base.
  3. Amarre a muda ao suporte.
  4. Passe suavemente a terra ao redor das mudas e despeje 2 baldes de água nela.
  5. O nó superior do caule radicular deve ficar abaixo da borda do poço de plantio de 8 a 10 centímetros.

Plantio de uvas na primavera pelo método de contêiner - vídeo

Que cuidados são necessários

Saperavi, embora não exija tutela constante, mas as regras mais simples para cuidar dele devem ser respeitadas.

Rega e alimentação

O arbusto Saperavi adulto é capaz de tolerar períodos secos devido ao poderoso sistema radicular, que vai de 3 a 4 m de profundidade no solo, mas você ainda precisa regar a planta, especialmente durante os períodos importantes:

  • no momento da brotação;
  • depois da floração;
  • durante o período de crescimento de bagas.

Durante a floração, o Saperavi não deve ser regado, pois isso leva ao derramamento de flores.

Saperavi não é regado durante a floração, para não provocar a queda de flores

A primeira rega deve ser abundante. Sob uma planta de frutificação, você precisa derramar 200 litros de água para ativar o rápido crescimento da massa verde. Distribua essa quantidade de água em várias aplicações para que a umidade tenha tempo de absorver. A irrigação a seguir não exige muita água - basta despejar 2 a 3 baldes de água sob o arbusto.

As uvas gostam muito de derramar água morna. Antes da hidratação, você pode deixar um balde de líquido ao sol ou aquecer a 20 ° C. Água fria pode desencadear infecções fúngicas.

Mudas recebem mais atenção. Eles precisam de rega frequente para um rápido desenvolvimento. No início da estação de crescimento, as plantas jovens são regadas uma vez por semana, despejando 1 balde de água debaixo do arbusto. Gradualmente, a frequência da rega é reduzida para 1 vez por mês e, em agosto, a umidificação é completamente interrompida para permitir que a videira amadureça antes do início do tempo frio.

Regar uvas através de tubos de drenagem é muito conveniente

Saperavi é alimentado várias vezes durante a estação de crescimento. A frequência de aplicação de fertilizantes e sua quantidade depende da idade das uvas.

Uma planta jovem é alimentada duas vezes por temporada:

  • na primavera, para fortalecer brotos jovens, com até 15 cm de comprimento, aplique uma solução de nitrofoska 15 g por 10 l de água;
  • em julho ou início de agosto, é usada uma mistura de 20 g de superfosfato e 12 g de sulfato de potássio por 10 l de água.

O arbusto frutífero precisa de nutrientes, por isso precisa ser alimentado três vezes por estação.

Penteadeira - mesa

Período Tipo de fertilizante e taxa de propagação
2 semanas antes da floraçãoPara promover o crescimento ativo das folhas
use fertilizantes nitrogenados. Ótimo
uma solução de nitrofoska (65 g) e ácido bórico
ácido (5 g). As substâncias são diluídas em 10 litros de água e
derramado em solo úmido.
Durante a formação
ovário
Para melhorar o crescimento do ovário, prepare uma mistura de
nitrogênio, fósforo e potássio. Tomar substâncias em
Proporção 3: 2: 1. Para 10 litros de água, você precisará
30 g de uma mistura de fertilizantes.
Imediatamente após a coleta
a colheita
Para aumentar a imunidade e maior
resistência ao frio use uma solução de potássio
fertilizantes fosfóricos.

O estrume é considerado o melhor fertilizante para as uvas. Além de fornecer nitrogênio, fósforo e potássio ao arbusto, ele também enriquece o solo com uma série de outros oligoelementos. É melhor usar produtos orgânicos na primavera, introduzindo de 5 a 7 kg por 1 m² para escavação ou como solução:

  • para uvas adultas - 5 - 10 l debaixo de um arbusto;
  • para uma planta jovem, apenas 1 a 5 litros.

O estrume é um excelente fertilizante para Saperavi

Que outros métodos de cuidados você usa?

  1. O solo sob o arbusto da uva deve ser mantido limpo, portanto, a remoção regular de ervas daninhas deve ser feita. Esta é uma boa prevenção contra pragas.
  2. O afrouxamento, realizado no início da primavera e após cada umedecimento, ajuda a saturar o solo com oxigênio, necessário para as raízes.
  3. A cobertura morta protege o sistema radicular das plantas jovens contra superaquecimento no tempo quente, ajuda a preservar a umidade do solo e inibe o crescimento de ervas daninhas.

Modelagem e poda de arbustos

A formação do mato é realizada nos primeiros anos após o plantio. Isso é feito não apenas para dar à cultura uma certa forma, mas também para a entrada mais precoce possível na frutificação.

Nas regiões estepes, com uma formação de leque de baixo caule, é permitida uma carga de 50 a 60 olhos no mato de Saperavi. A poda executa-se no olho 10 - 12, na Crimeia - no 6 - 8.

Estampagem

No final da estação de crescimento, as mudas desenvolvem brotos. Destes, escolha um, o mais desenvolvido. É desejável que ele esteja localizado abaixo de outros. Todo mundo corta. A filmagem selecionada é cortada na altura da haste futura. No topo da sessão deve permanecer 2 - 3 olhos. Ao redor do arbusto, faça um buraco com 20 cm de profundidade e remova os brotos e raízes, se houver.

No final da próxima estação de crescimento, os rebentos se desenvolverão a partir dos olhos esquerdos, a partir dos quais galhos ou mangas perenes serão formados.

Na zona de viticultura condicionalmente escondida, recomenda-se que o Saperavi seja formado em um caule com 1,2 m de altura.

Poda de uva de outono para iniciantes - vídeo

Após a formação do mato, são executados os seguintes procedimentos para melhorar a qualidade da colheita:

  • nas plantas adultas, durante o período de brotamento, realizam a fragmentação de ramos estéreis na base do mato, para que não atrasem os nutrientes. Brotos extras que crescem de um olho também são removidos;
  • quando os pincéis começam a se formar, eles beliscam os brotos que dão frutos, para que os cachos recebam mais nutrientes e se desenvolvam melhor;
  • para que as bagas fiquem maiores e mais doces, faça um racionamento. Se as mangas forem curtas, remova as inflorescências de primeira ordem; no restante, 3-4 ordens.

Liga

As uvas são muito importantes para as uvas. Este procedimento não apenas facilita o cuidado e a colheita das plantas. Devido ao fato de que as uvas amarradas são mais sopradas pela brisa e recebem a quantidade máxima de luz solar, muitas doenças podem ser evitadas e bagas maiores e mais doces podem ser obtidas.

No primeiro ano de vida, um suporte de estacas é suficiente para uma planta jovem. Mas então, você precisa construir uma estrutura mais sólida. Para criar uma treliça, você precisará de suportes (concreto armado, postes galvanizados ou de madeira), arame forte, vigas transversais (mas você pode prescindir delas) e argamassa de cimento.

  1. A uma distância de 3 m, cavar 2 recessos com pelo menos 50 cm de profundidade.
  2. No fundo, coloque uma camada de drenagem, coloque uma coluna e preencha a argamassa de cimento.
  3. Para tornar a estrutura mais estável, reforce as extremidades superiores dos postes com barras transversais.
  4. Quando a solução endurecer, fixe as linhas de arame, a primeira das quais é fixada a uma distância de 40 cm da superfície do solo. A distância entre os subsequentes é de 40 a 45 cm.

É muito conveniente cuidar de uvas em uma treliça

Saperavi tem uma força média de crescimento, portanto, para sua liga de 3 a 4 níveis de arame são suficientes.

Existem duas maneiras de se regar - seco e verde:

  • seca é realizada no início da primavera, antes da brotação;
  • liga verde é realizada no verão. Eles recorrem a ele para proteger brotos jovens de ventos fortes. Durante a estação de crescimento, a liga verde é realizada várias vezes, à medida que os rebentos crescem.

Ao realizar uma liga verde, você protege os brotos dos ventos fortes

Abrigo para o inverno

Saperavi lida com o frio em regiões adequadas para o seu cultivo. As partes mais resistentes ao frio do mato são as trepadeiras. Eles suportam facilmente geadas a 20 ° C. Mas o sistema radicular é o menos protegido - temperaturas abaixo de -10 ° C podem causar sérios danos. Portanto, você precisa cobrir a área das raízes antes do início do tempo frio com uma camada de cobertura morta ou com a terra seca.

Os arbustos jovens da videira precisam de abrigo. Para isso, estruturas de filme são usadas. Mas você precisa garantir que o filme não toque nos rins; caso contrário, eles podem aquecer ou queimar na primavera devido ao sol forte, pois o filme aumentará a ação dos raios. Para evitar isso, instale uma armação feita de arame forte acima das videiras e cubra com um filme em cima. Suas extremidades podem ser fixadas com pedras, tijolos ou um pino de uva, colocando-a sobre o filme.

O abrigo de filme protege os arbustos jovens de congelamento

As doenças e pragas mais comuns de Saperavi, medidas de controle e prevenção

Saperavi não se distingue pela imunidade forte; portanto, os tratamentos preventivos são especialmente importantes para a variedade, que, combinada com os cuidados adequados, pode evitar muitos problemas. Produtores experientes nunca perderão o aparecimento da doença ou os primeiros sinais indicando pragas. Um jardineiro iniciante precisa ser extremamente cuidadoso, especialmente em condições climáticas adversas, para não permitir que doenças e pragas estragem a colheita.

Oídio

As áreas afetadas da folha clareiam, tornam-se amareladas e oleosas. Nas folhas jovens, os focos têm contornos arredondados; nos adultos, são um pouco angulares. A princípio, os pontos são pequenos, mas depois se fundem e capturam toda a superfície. Folhas caem. A doença afeta todos os órgãos da planta - brotos, antenas, inflorescências, bagas verdes. Na parte inferior da folha, sob manchas, um micélio se forma na forma de um revestimento em pó branco. As inflorescências afetadas ficam amarelas primeiro, depois marrons e secas. Bagas adquirem uma tonalidade azul, rugas e escurecem. Para vinificação ou comida, eles não são mais usados. Os topos dos brotos afetados pela doença secam.

O oídio é considerado a doença mais perigosa, porque os esporos podem sobreviver a qualquer condição climática - calor, seca, geada ou excesso de umidade. A taxa de propagação da doença é afetada pela temperatura do ar. Em condições quentes, com um termômetro entre 20 - 25 ° C, a doença se manifesta no 4º - 5º dia. Se frio, os sintomas podem aparecer mais tarde. A alta umidade é um fator favorável ao desenvolvimento do fungo. O principal método de luta é o fluido de Bordeaux. Solução a 1 ou 2% é usada até a formação de esporos de fungos. Você também pode usar Ridomil Gold, Profit ou Horus.

A prevenção é a maneira mais confiável de proteger as plantações contra doenças. Ao comprar uma muda, escolha apenas plantas saudáveis. Siga as regras da tecnologia agrícola:

  • não encha demais os arbustos;
  • certifique-se de aparar;
  • limpe e queime a folhagem no outono.

Os sinais iniciais pelos quais o míldio pode ser reconhecido são manchas amarelas nas folhas

Oídio, ou oídio

A doença se manifesta na forma de revestimento em pó na superfície das folhas. Ele se espalha para o lado de baixo da folha, bagas. As frutas afetadas em um estágio inicial de desenvolvimento geralmente racham, param de crescer e secam. As folhas enrolam e secam.

A condição mais adequada para o desenvolvimento do fungo é uma combinação de altas temperaturas do ar (acima de 25 ° C) e alta umidade (acima de 80%). Preparações de enxofre são consideradas o remédio mais eficaz contra a doença. As uvas são tratadas com uma suspensão de 1% de enxofre coloidal ou uma suspensão de 0,5% de 80% de pó de enxofre. Se a temperatura do ar estiver acima de 20 ° C, é necessário usar pó de bucha com enxofre moído na proporção de 20 a 30 kg / ha (use equipamento de proteção durante a operação). No início da primavera, as uvas são pulverizadas com 1 - 2% de solução DNOC.

Para conduzir métodos confiáveis ​​de prevenção - desbaste e poda de videiras secas, você precisa no início da primavera.

Oidium afeta não apenas folhas, mas também bagas

Podridão cinzenta

Esta doença afeta toda a planta - o tronco, brotos, folhas. As inflorescências infectadas secam. Mas mais danos são causados ​​às bagas, maduras e já maduras. Os pincéis são cobertos com uma camada macia cinza, as bagas ficam marrons e apodrecem. Se você tocar em um ramo doente, ele começa a espanar. Assim, os esporos do fungo se espalharam para outras mãos.

A infecção em massa ocorre ativamente em altas temperaturas do ar e alta umidade. Primeiro de tudo, o fungo afeta bagas que causam danos e depois captura todo o grupo. A infecção ocorre muito rapidamente. O período de incubação para a maturação dos esporos é de pouco mais de um dia, dependendo do clima. Para lidar com a doença, eles são tratados com Topsin (10 - 15 g por cem partes) ou Euparen (20 - 30 g por cem partes).

A prevenção é antes de tudo a conformidade com as regras de atendimento:

  • poda de desbaste;
  • fertilização;
  • tratamento do solo com preparações EM (por exemplo, Baikal M1);
  • remoção de frutas ou escovas danificadas.

Podridão cinzenta pode infectar um cacho de uvas muito rapidamente

Filoxera

É muito difícil notar uma pequena praga a olho nu. Com a ajuda de um probóscide, injeta e extrai sucos nutritivos. Isso acontece nas folhas e raízes. Em locais de punções nas lâminas das lâminas são formadas. Um grande número de insetos pode prejudicar todas as partes verdes da planta. A filoxera radicular é considerada a mais perigosa. Nas raízes afetadas, inchaço e compactação são formados. Eles impedem o funcionamento normal do mato, que deixa de crescer e pode até morrer.

A chuva ou um vento forte que pode mover insetos a distâncias consideráveis ​​ajuda a praga. Os transportadores podem ser animais de estimação e até pessoas. Na luta contra a filoxera, os seguintes medicamentos se mostraram bem:

  • Karbofos;
  • BI-58;
  • Confidor;
  • Zolon;
  • Kinmix.

Para fins de prevenção, é necessário suportar o material de plantio adquirido em quarentena e plantá-lo em grande profundidade, onde a filoxera não pode sobreviver.

Parece uma folha afetada pela filoxera

Saperavi é uma grande variedade de vinificação. A uva número um na produção de vinho, é considerada devido ao alto teor de matéria corante, e a presença de tanino confere à bebida nobre um sabor adstringente levemente adstringente. Mas muitos acham que essa uva não é apenas uma variedade técnica, porque uma baga bem madura amadurece.

Pin
Send
Share
Send