Do que o mel de acácia é útil: propriedades médicas e contra-indicações

Pin
Send
Share
Send

Mel - O produto mais valioso, que é familiar a quase todos. Todo mundo sabe que é útil, mas não muito é conhecida por suas propriedades benéficas e alguns resultados positivos pode ser alcançado pela ingestão de mel de acácia.

  • Breve descrição do mel de acácia
  • Mel de acácia: calorias, vitaminas, minerais
  • Como verificar a qualidade e a naturalidade do mel de acácia
  • Armazenamento adequado de mel de acácia
  • Propriedades terapêuticas e úteis do mel de acácia
  • Aplicação de mel de acácia na medicina popular
    • Com doenças do sistema respiratório
    • Benefícios do mel de acácia para os olhos
    • Com hipertensão
  • Como o mel de acácia é usado em cosmetologia
  • Aplicação de mel de acácia na dermatologia
  • Contra-indicações e possíveis danos do mel de acácia

Breve descrição do mel de acácia

De acordo com os apicultores profissionais, o mel de acácia pode ser amarelo e esbranquiçado - na natureza há mel de acácia amarelo e branco (robynia). As características úteis não se diferenciam, mas saborear o mel branco é mais fino. As características externas do mel de acácia: transparente, leve, com uma ligeira acidez e um sutil aroma floral. Praticamente não cristaliza - mais longo do que todas as variedades (quase um ano) permanece líquido. No entanto, após a cristalização, torna-se branco-leitoso. O mel de acácia tem um final de boca agradável, leve e envolvente, com um toque de baunilha.

Importante! O mel puro da acácia acácia não tem amargor.

Mel de acácia: calorias, vitaminas, minerais

O mel de acácia contém não só vitaminas do grupo A, B, E, H, K, mas também muitos elementos úteis:

  • ácido ascórbico, nicotínico, fólico, pantotênico;
  • frutose (42%);
  • glicose;
  • fitohormônios;
  • ácidos de tipo orgânico;
  • flavonóides;
  • compostos nitrogenados;
  • mono- e polissacarídeos;
  • Potássio, ferro, cálcio, zinco, fósforo e outros minerais;
  • cobre, cromo, alumínio, manganês, boro, lítio, níquel, titânio, silício.

Voce sabe Uma abelha tem que voar mil e quinhentas flores para coletar 70 mg de néctar - isso é o quanto pode acomodar uma bolsa especial de bócio.

Além disso, mel acácia não contém gorduras, embora não diferem em baixas calorias (64 kcal em uma colher de sopa de mel).

100 g de produto contém:

  • proteínas - 0,7 g;
  • carboidratos - 81,8 g;
  • fibras alimentares - 0,2 g;
  • celulose - 0,3 g;
  • água - 17 g.

Como verificar a qualidade e a naturalidade do mel de acácia

Parâmetros diferentes são usados ​​para classificar o mel. Primeiro de tudo, todos os tipos de mel são divididos em naturais e artificiais.O produto natural é distinguido pela sua cor, a presença de bolhas de ar, pólen e outros componentes. Mas o sabor do mel natural depende das condições naturais, do conteúdo das colmeias, etc.

Sob a forma de mel natural pode ser:

  1. Celular - o chamado mel cru. Considera-se ser o mais puro. Além disso, a cera em sua composição pode ser comida.
  2. Raw. Além de cera, pode incluir pólen e outros subprodutos.
  3. Líquido Mel filtrado. A colagem é frequentemente usada para reduzir a probabilidade de cristalização.
  4. Seca - sob a forma de grânulos, flocos ou pó. É muito raro e contém frequentemente aditivos especiais.
  5. Kuskovoi Por via de regra, é mel líquido com partes de favo de mel.
  6. Cristalizado - substância densa cristalizada.

Além disso, o mel é distinguido monoflorous - quando a produção usa não menos que 51% do néctar da planta principal. Se o mel é colhido de diferentes tipos de favos de mel, é chamado polyflora. Infelizmente, ao escolher o mel de acácia, é muito simples cometer um erro: ele não cristaliza por muito tempo na forma fresca, que é o que os comerciantes inescrupulosos usam, adicionando elementos estranhos (mel, amido, etc.) ao mel.E, no entanto, mel de acácia natural pode ser comprado se você souber como testá-lo.

Assim, um produto natural de um falso ajudará a distinguir:

  1. Cor O mel de acácia fresco deve ser amarelo ou esbranquiçado, sem excesso de turbidez e sedimentos.
  2. Aroma Este produto tem um leve mas não um cheiro forte, e um longo final de boca não dá um pouco de amargor. Falsificação não cheira de modo algum e tem gosto de água doce.
  3. Textura. O mel natural tem uma consistência delicada. Quando esfregou rapidamente absorvido pela pele. Em uma textura rígida falsa, se esfregar entre dedos, tal mel rola em pedaços.
  4. Viscosidade Você pode colocar a varinha no mel e retirá-la. Se o mel for natural, ele seguirá a varinha e, quando a linha se romper, cairá na superfície, formando uma lâmina, que eventualmente se alinha. O mel falsificado escorrerá ou pingará de um bastão.
  5. Iodo. Se farinha ou amido forem adicionados ao mel, o produto fica azul quando o halogênio é adicionado. Você pode usar amônia em vez de iodo. Se o produto tiver amido, uma solução de mel com água ficará branca e um sedimento marrom aparecerá no fundo.
  6. Vinagre Ajudará a reconhecer a presença de giz no produto.Uma pequena adição de vinagre causará silvo. Para determinar a maturidade do mel, abaixe a colher e comece a girá-la. Se o mel é imaturo, drenará da colher, enquanto o maduro será enrolado como uma fita.

Armazenamento adequado de mel de acácia

Para que o mel de acácia retenha suas propriedades curativas, ele deve ser armazenado em completa escuridão. O melhor recipiente para armazenamento é um recipiente de vidro com tampa justa. Mel não revelado altera completamente seu peso específico e teor de água. Ao guardar o mel em um recipiente aberto em local seco, a água diminui em 13-15% e o peso diminui em 4-5%. Em uma sala úmida, o mel aberto, pelo contrário, absorve a umidade. Assim, com um teor de umidade de 60%, o mel maduro pode tornar-se aguado e, como regra, azedar. Em uma sala seca, o mel pode ser armazenado a qualquer temperatura, mas em uma sala com alta umidade, a temperatura não deve estar acima de +10 ° C. No momento do armazenamento é necessário considerar e tal propriedade do mel, como uma absorção de cheiros, por isso, os lugares do armazenamento devem ser puros. Especialmente deve ser evitado vizinhos como repolho, legumes, arenque, querosene.

Importante! Em nenhum caso você pode armazenar o produto em um recipiente de metal ou galvanizado - o mel entra em contato com esses elementos e forma sais venenosos. A exceção são tanques de alumínio ou aço inoxidável.

O recipiente ideal para armazenar mel - madeira (melhor - cal). Ao mesmo tempo, é necessário levar em conta que as árvores coníferas conferem ao produto um aroma resinoso, o álamo vai torná-lo amargo e o carvalho causará uma mudança de cor. Em condições adequadas, o mel pode ser armazenado por um ano - depois disso, ele perde parcialmente suas propriedades curativas.

Propriedades terapêuticas e úteis do mel de acácia

O uso ativo do mel é baseado em suas propriedades únicas. Muitas pessoas usaram este produto em medicina não tradicional. Hoje, as propriedades curativas do mel de acácia começaram a ser estudadas de forma mais profunda e justa, colocando-o em pé de igualdade com os medicamentos naturais mais ativos.

Há uma série de razões pelas quais o mel de acácia deve estar presente na casa de todos:

  • graças a uma composição única, o mel é o agente antibacteriano, antiviral e antifúngico mais potente;
  • alto teor de ferro afeta positivamente a saúde das pessoas com anemia.Aumenta a hemoglobina, melhora a qualidade do sangue, fortalece os vasos sanguíneos e reduz a pressão sanguínea;
  • o mel no sistema respiratório funciona favoravelmente e é recomendado para o tratamento de quase todas as doenças associadas aos órgãos respiratórios (pode ser usado como inalação e interior);
  • frutose permite que você use mel de acácia em diabetes mellitus;
  • microelementos promovem a digestão, ajudam na restauração do estômago (no tratamento de úlceras);
  • graças ao alto teor de cálcio, o mel melhora a condição das unhas e dos dentes;
  • ajuda a curar catarata, glaucoma, conjuntivite;
  • ajuda com eczema, neurodermatite, úlceras, feridas e outras doenças da pele;
  • use mel e como afrodisíaco - aumenta a atividade dos espermatozóides;
  • fortalece o músculo cardíaco, limpa os ductos biliares e o fígado;
  • fortalece o sistema imunológico e nervoso - normaliza o sono, elimina o excesso de excitação, apóia a recuperação de energia.

E esta não é toda a lista de características positivas. Na medicina popular, eles acreditam que é melhor usar a medicina natural e, na prática, eles provam o que mais é útil para o mel de acácia.

Importante! Quando aquecido ou aquecido, o mel de acácia perde suas propriedades curativas.

Um adulto pode comer 100-150 gramas por dia, quebrando esse padrão em várias recepções. Para uma melhor digestão, este produto deve ser tomado antes das refeições (1,5 a 2 horas) ou 3 horas após a ingestão. É aconselhável tomar mel com água morna, chá ou leite.

Aplicação de mel de acácia na medicina popular

Mel de acácia - a única doçura, que é usada em dietas para perda de peso. Sem dúvida, ele se beneficia como aditivos em produtos de leite azedo. Você também pode usá-lo em várias saladas, adicionar a pudins e mingaus. No entanto, há uma restrição - não mais de 2 horas de colheres por dia.

Com doenças do sistema respiratório

As propriedades calmantes e anti-inflamatórias do mel de acácia ajudarão a aliviar a tosse. Depois de entrar no corpo, o mel age na forma de dextrometorfano (substância ativa em medicamentos para tossir). Além disso, este medicamento doce "envolve" a garganta com uma película protetora, evitando assim a irritação.

As crianças que muitas vezes ficam doentes são recomendadas para comer uma pequena porção de mel diariamente. O momento ideal para tomar uma poção doce é antes de dormir, por meia hora. Com angina e estomatite, a água e o mel enxaguam (tão frequentemente quanto possível) a garganta e a boca - eliminam-se deste modo a microflora patogénica. Uma infusão de camomila ou refrigerante pode ser adicionada à solução. Se você adicionar leite e gordura de texugo em vez de água, você pode levá-lo para dentro para tratar a bronquite.

Tosse, bronquite e pneumonia podem ser tomadas três vezes ao dia, um expectorante à base de mel. 600 g de mel misturado com folhas esmagadas de aloe (vidro). Adicione a esta mistura a infusão de flores de tília, folhas de bétula e 100 g de azeite.

Benefícios do mel de acácia para os olhos

Uma ampla aplicação é encontrada para mel de acácia para o tratamento de doenças oculares. Com conjuntivite, 25 g de mel são dissolvidos em 200 ml de água fervida e lavados (gota a gota) com esta solução ocular - a inflamação é bem removida. O procedimento é realizado de manhã e à noite não mais que 30 dias. Você pode usar loções de mel para inflamação dos olhos.

Com hipertensão

No aumento da pressão, misture um copo de mel de acácia com um copo de suco de limão, um copo de suco de beterraba e suco de um limão. Tome este medicamento por um mês antes das refeições. É possível reduzir a pressão arterial apenas regularmente 1-2 horas.colheres - a pressão neste caso diminuirá gradualmente.

Voce sabe O mel tem a capacidade de neutralizar álcoois. Dando um bebedor (em qualquer condição que ele era) em uma colher de sopa a cada 30 minutos, você pode curar o alcoolismo. E o desgosto que surge com isso pode fazer você parar de beber completamente.

Como o mel de acácia é usado em cosmetologia

Como o mel é um excelente hidratante, ele pode ser usado como um componente adicional para xampus, bálsamos e condicionadores. E propriedades antimicrobianas tornam o principal ingrediente em produtos cosméticos. Além disso, o néctar (não em vão foi considerado uma bebida dos deuses) é um ingrediente rejuvenescedor popular.

As seguintes máscaras do mel são eficazes:

  1. Para o cabelo. ½ xícara de mel e ¼ xícara de azeite misturado. Aplique em pequenas porções durante todo o comprimento do cabelo por 30 minutos. É lavado com água morna e xampu.
  2. De caspa. Antes da lavagem, uma solução de 10% de mel é aplicada no couro cabeludo por 3 horas. Repita por 2 semanas. Você pode usar este composto para dermatite e doenças fúngicas.
  3. Para o corpo. 5 colheres de sopa. colheres de mel de acácia, 2 colheres de sopa. Colheres de óleo rosa e 2 xícaras de óleo de amêndoa misturadas. Aplique na pele seca com movimentos de massagem.
  4. Para o rosto. 3 colheres de chá de mel, 1 colher de chá de azeite, 3 colheres de sopa.Colheres de pó de amêndoa misturadas em um recipiente não metálico. Esfregue a pele do rosto com movimentos leves (de acordo com o princípio de lavagem) e enxágüe com água morna.
  5. Lavando Em um litro de água, dilua uma colher de chá de mel e enxague o rosto com água. Tal solução dará à pele uma nutrição extra, melhorará a cor e aliviará a irritação e a inflamação.
  6. Em cosmetologia, produtos apícolas e mel são usados ​​para compressas. Para se livrar de furúnculos, úlceras e furúnculos, um pano umedecido com solução de mel (1 colher de sopa de mel para um copo de decocção de flores de tília) é aplicado a eles por 20 minutos.
  7. Máscara de rejuvenescimento. O mel de acácia é misturado até ficar homogêneo com o azeite e aplicado na pele. Em vez de óleo para pele oleosa, o mel deve ser misturado com a proteína do ovo, e para a pele normal - com um mingau de uma banana. Máscara por 20 minutos e enxágüe com água morna (para que não fique pegajosa). É desejável tonificar a pele com uma solução de calêndula ou camomila.

Aplicação de mel de acácia na dermatologia

As propriedades desinfetantes e anti-inflamatórias permitem o uso de mel de acácia para o tratamento de doenças de pele. Com neurodermatitis, o eczema e até a psoríase usam loções de solução de mel e unguento na sua base.

Voce sabe Os cientistas não podem dizer com certeza quanto tempo o mel existe na terra.Na Espanha, desenhos datados do sétimo milênio aC, sobre os quais os apicultores são retratados, são encontrados. E alguns historiadores afirmam que existem fósseis de alguns milhões de anos, nos quais os restos de abelhas são impressos.

Contra-indicações e possíveis danos do mel de acácia

Apesar do fato de que o mel da acácia traz benefícios inegáveis, pode causar danos. Por exemplo, o mel é altamente recomendado contra reações alérgicas a produtos apícolas, pois pode causar corrimento nasal, urticária, descamação, coceira e frustração.

Além disso, tome mel com cuidado quando:

  • obesidade;
  • diátese;
  • diabetes mellitus;
  • várias doenças pulmonares;
  • miocardite aguda;
  • insuficiência cardíaca óbvia;
  • pancreatite;
  • gastrite aguda.

A propósito, o mel não está disponível apenas para mulheres grávidas, mas também é necessário (embora em quantidades limitadas) - as propriedades benéficas têm um efeito positivo não apenas na saúde da mãe, mas também no corpo do futuro bebê. 1-2 colheres de chá de mel de acácia por dia irá proteger contra saltos hormonais, carrapatos e irritações características da gravidez. Além disso, este remédio doce previne a anemia e fornece ao corpo vitaminas e elementos importantes. Mas no período de lactação, os médicos recomendam abster-se de usar o mel.

Importante! As crianças dão acácia mel com cuidado - sua imunidade ainda é instável e pode reagir imprevisivelmente ao produto. E a dois anos para dar o mel a bebês proíbe-se categoricamente.

Escolhendo o mel de acácia certo, você terá toda uma pilha de substâncias medicinais que podem ser usadas para saúde e beleza.

Pin
Send
Share
Send