Flores da primavera incrivelmente bonitas - é açafrão. Começam a florescer no início da primavera e agradam os outros com suas cores por até dez dias. Depois que as flores murcham, as pétalas permanecem ainda suculentas e frescas, mas em meados de junho seu degrau de murcha também vem. Então os açafrões têm um período de descanso. Neste artigo contaremos tudo sobre o que você pode estar interessado em crocuses.
- Açafrão ou açafrão - descrição
- Escolhendo um lugar para o plantio de açafrão
- Os açafrões são exigentes do solo?
- Quando plantar açafrão
- Primavera Açafrões
- Açafrões de outono
- Plantio e reprodução de açafrão
- Sementeira de açafrão com sementes
- Plantar bulbos de açafrão
- Cuidar de açafrões no campo aberto
- Regando açafrão
- Fertilizante e fertilizante
- Cuidado após a floração
- Transplante de açafrão
- Armazenamento de bulbos de açafrão
- Ritmo sazonal dos açafrões
- Por que os açafrões não florescem
- Doenças e pragas de crocos
Açafrão ou açafrão - descrição
Açafrão ou, como é ainda mais conhecido por um nome diferente, o açafrão é uma planta perene tuberosa. Na natureza, cresce nas estepes, prados, altas montanhas e florestas raras do Cáucaso, Criméia, Ásia, Oriente Médio e sul da Europa.Várias espécies ameaçadas de crocos estão listadas no Livro Vermelho. Açafrão é uma planta bonita, mas não importa o quanto você gosta, ela não floresce por 7-10 dias.
Açafrão - este é o nome científico da cultura da flor, mas na literatura sobre floricultura, o nome latino Crocus ainda se estende. É uma pequena flor de até 10 cm de altura com folhas finas de forma linear, que são enroladas. A planta tem uma cor diferente, mas uma forma semelhante a um funil idêntico em forma de sino das flores. Quando os açafrões florescem, a maioria das espécies dissolve os botões no início do período da primavera, outros - no outono.
Flores aparecem uma a uma, duas ou três de cada lâmpada. Perianto - segmentado na forma de uma corola. Os segmentos são fundidos em um tubo longo, que pode atingir 10 cm em algumas espécies. Na ausência do caule, o perianto cumpre seu papel e leva a flor à superfície. O processo segmentado consiste em seis partes, cada uma das quais é dobrada no topo. Botão totalmente aberto pode atingir 8 cm de diâmetro.
Escolhendo um lugar para o plantio de açafrão
Poucas pessoas sabem que os açafrões podem ser divididos em outono e primavera, e portanto plantar e cuidar deles no campo aberto será diferente. Ao escolher um lugar para eles, considere que as espécies que são plantadas na primavera exigem mais luz solar. Os açafrões de outono, por sua vez, toleram bem uma pequena sombra de arbustos coníferos. Queremos notar que, à sombra, muitas flores caliciformes de açafrão não abrem totalmente, mas, por exemplo, o açafrão de outono de Sharoyan sob os raios do sol floresce muito pior do que no sombreado.
Açafrão parece muito harmonioso no verde do gramado, mas deve-se abster de escolher tal lugar. E é por isso. A grama do gramado requer o corte regular, e assim você pode acidentalmente danificar as folhas de açafrão. Como resultado, os cormos serão incapazes de amadurecer.
Do ponto de vista estético, o cultivo de açafrão na dacha é melhor organizado em grupos. Além disso, a maior naturalidade é alcançada se os bulbos são plantados a distâncias diferentes uns dos outros,imitando um ciclo natural espontâneo. Para criar um revestimento floral contínuo de açafrão, eles precisam ser plantados em uma grade de 3x3 cm. m não deve ser inferior a 50 lâmpadas.
Nesse caso, como um jardim de flores público, o primeiro açafrão deve ser plantado perto do ponto inicial da cerca, por exemplo. O açafrão é perfeitamente combinado com plantas bulbosas de verão ou anuários. Não é recomendado plantá-lo entre culturas perenes, porque o período de seu desenvolvimento ativo recai sobre a escavação e transplante de tubérculos. Efetivamente olhe açafrão em jardins de pedra. Após o desbotamento, o solo exposto pode ser coberto por pequenas plantas rasteiras.
Os açafrões são exigentes do solo?
Devido ao fato de que os açafrões são outono e primavera, sombra e luz amorosa, há uma questão razoável, e se existem solos universais, onde todos os tipos desta planta são plantados. De fato, não há requisitos especiais para solos. Apropriado para qualquer cultivado, mas o mais confortável para o desenvolvimento será leve e rico em húmus.Os amantes do açafrão são bem umedecidos, soltos e generosamente fertilizados com solos orgânicos. Mas, como todo bulboso, da estagnação da água pode morrer.
Se, em seu local, os solos argilosos predominam, então, para que os açafrões cresçam saudáveis e bonitos, o cuidado deve começar com o enobrecimento do solo. Em substratos argilosos, é necessário adicionar turfa e areia e fertilizar bem com substâncias orgânicas. Em 1 quadrado. m são os seguintes materiais: 20 kg de turfa ou húmus, 100 g de farinha de ossos e 50-70 g de fertilizante com base em oligoelementos.
Quando plantar açafrão
A maioria dos floristas acredita erroneamente que os açafrões são exclusivamente plantas com flores na primavera, então eles se perguntam e dizem: "Nós plantamos crocos apenas no outono". Comprando material de plantio, não deixe de considerar um fato importante: há também espécies de outono que são plantadas na primavera. Essa característica desempenha um papel significativo, já que os ciclos de desenvolvimento das traças bulbosas de outono e primavera não coincidem. Este é um ponto importante na gravação e determinação das datas de aterrissagem.
Nas lojas de flores qualificadas e nas exposições, o material de plantio de açafrão no outono é vendido com a marca "Сrocus autumn flowering". Vesennetsvetuschie também pode ser comprado em mercados convencionais. É claro que, na floricultura, você obterá o material da mais alta qualidade, mas, estranhamente, os açafrãos, cujas lâmpadas são compradas nos mercados espontâneos, ficam melhores, e cultivá-los não trará preocupações especiais.
Primavera Açafrões
Nos açafrões de primavera, o ciclo anual de desenvolvimento começa em março (há algumas espécies, que inclusive em fevereiro) com o crescimento das primeiras folhas. Para um desenvolvimento mais estável e rápido das plantas, você precisa saber o que alimentar os açafrões na primavera. Fertilizantes à base de fósforo e potássio são adequados para eles. Elas podem ser trazidas quando os primeiros brotos aparecem, depois no período de floração e no final, quando as flores se desbotam.
Assim, você contribui para a formação adequada de cormos e nutre suficientemente. Um pouco depois, em abril, as flores aparecem e florescem. Quando os açafrões florescem, os botões abrem alternadamente por duas a três semanas. No final da floração, as folhas continuam a crescer até as sementes amadurecerem. No final de junho eles murcham.
Todos esses processos ocorrem exclusivamente às custas de nutrientes nos cormos acumulados ao longo do ano passado. Quando a lâmpada está esgotada, ela morre. Os açafrões formam uma nova lâmpada no topo da antiga, quando o tempo de floração já passou. Vai se tornar um substituto. Ela tem brotos para renovar flores e folhas.
Durante o próximo período de crescimento e folhas mortas, a lâmpada já acumulará a energia necessária. Em algum lugar até meados de junho, os cormos entrarão no modo calmo e, com a queda, voltarão a agir: cultivar raízes e continuar o processo de acumulação de alimentos. Em seguida, o processo de formação de gemas e a renovação dos espaços em branco das futuras partes da fábrica serão concluídos.
Não remova as folhas prematuramente ou transplante a planta durante a estação de crescimento, então não confunda porque os açafrões não floresceram na primavera. Isso viola o ritmo de vida do açafrão e leva a um atraso no desenvolvimento.As próprias lâmpadas não perecem e acabam se recuperando, florescendo novamente. Mas a reabilitação pode levar dois anos, e durante esse tempo você pode esquecer o material de plantio e acidentalmente desenterrá-lo.
Obviamente, o cultivo de uma planta está diretamente relacionado ao amadurecimento do bulbo, e isso implica que o açafrão deve preservar a integridade de suas folhas antes que ele murche. Portanto, você precisa ajudar a flor em todos os sentidos, removendo as caixas com sementes que enfraquecem os cormos e plantando o material até o final do período de descanso. A melhor época para plantar açafrão na primavera é setembro, porque um pouco mais tarde os bulbos terão raízes pequenas, facilmente traumatizadas.
Açafrões de outono
Os ciclos de vida do açafrão, florescendo na primavera, são semelhantes aos períodos de colchicum. Eles são freqüentemente confundidos. Para evitar quaisquer erros, você deve saber que os bulbos de açafrão são muito menores - até 2,5 cm e três estames em uma flor, quando o colchicum tem o dobro. A maioria dos açafrões de outono começa seu ciclo de vida com floração.
Durante este período, as folhas crescem e um broto de substituição. Alguns produzem folhas com uma caixa de sementes e completam a formação de uma nova lâmpada na primavera, quando as espécies descritas anteriormente começam a florescer. Os açafrões, florescendo no final do outono, vão para o inverno, e não terminam a floração. Como resultado, as sementes não são formadas. Mas isso não enfraquece a planta e não deve causar preocupação.
Nos açafrões que produzem o outono, o período de dormência ocorre mais cedo durante um mês do que nos meses de primavera, de modo que o pico da atividade dos cormos é em agosto. Portanto, para o desenvolvimento normal dos açafrões de outono no mesmo ano, eles devem ser plantados entre o final de julho e meados de agosto. Mas por que não florescer crocuses que são comprados em uma boa loja e plantados em solo adequadamente fertilizado? A aquisição de açafrões já florescentes ou atrasos nas datas de plantio terá um efeito prejudicial sobre a formação de futuros órgãos vegetais.
Os açafrões recém-plantados nos primeiros dois anos apenas aumentam as folhas e não florescem. Açafrão transplante com folhas e flores rapidamente murcha e entra em um período de recuperação de dois anos. Os açafrões que passaram com sucesso no ciclo de vida estão muito enfraquecidos e devem receber cuidados apropriados após a floração. Isso irá energizá-los para o próximo ano.
Plantio e reprodução de açafrão
A reprodução dos açafrões envolve dois métodos: sementes e filhotes. Este não é um processo complicado.
Sementeira de açafrão com sementes
Cultivo de açafrão de sementes é praticado com muito menos freqüência do que a partir de cormos. Esta prática é inerente aos produtores de flores que querem reproduzir uma espécie de planta valiosa, de modo que o material de plantio é coletado em grandes quantidades.
A maioria dos açafrões botânicos não tem problemas com a formação de sementes, mas somente no outono o ciclo de frutificação pode ser perdido devido ao início das geadas precoces. O material de plantio é preservado bem, mas no caso das espécies de outono, é melhor plantar apenas as sementes coletadas para invernada.
Como o material estratificado germina melhor, é possível cultivar açafrão bastante saudável e mais forte a partir dessas sementes. Futuros crocuses, colhidos por sementes, dão brotos muito pequenos, e como as ervas daninhas "não dormem", é melhor plantá-las primeiro em recipientes ou caixas. Até que os primeiros brotos apareçam, os recipientes de sementes devem ser cobertos com uma película protetora de luz ou um spunbond. No segundo caso, a rega pode ser evitada. As mudas começarão a florescer 3-4 anos depois.
Plantar bulbos de açafrão
Escavar corms todo inverno não é necessário. É necessário fazer isso a cada três anos no período de descanso de verão dos açafrões, a fim de separar o bulbo-mãe dos tubérculos-filhos que cresceram durante esse período. Podem ter até dez peças e começam a interferir umas nas outras.
Como resultado, as flores de açafrão diminuem significativamente de tamanho. Neste caso, a separação dos bulbos filhos, o seu transplante e os cuidados adicionais com os açafrões são feitos da seguinte forma. Para coletar o material de plantio na forma de rebentos, a planta mãe pode ser escavada com mais freqüência do que a cada três anos. Alerta outono outono açafrão melhor de junho a agosto, vesennetsvetuschie - de julho a setembro. O material de plantio deve ser removido do solo, seco, remover escamas defeituosas e raízes mortas.
Além disso, você deve inspecionar cuidadosamente os bulbos para doenças. Deixe apenas material saudável. Danos mecânicos devem ser tratados com cinzas ou carvão desintegrado. Antes de pousar no chão, eles devem ser armazenados em local seco e fresco.
Cuidar de açafrões no campo aberto
Como depois da plantação para crescer açafrões fortes e sãos, contaremos além disso. Mas saiba que você não gastará muito esforço e tempo.
Regando açafrão
Molhar o açafrão regularmente não é necessário, além disso, é muito doloroso tolerar a umidade estagnada. Muita água é necessária para os açafrões nos períodos de floração da primavera e do outono. Mas a natureza também nos ajuda lá: em um caso, a neve derrete e dá água, em outro - chuvas de outono. Rega adicional é organizada se o inverno não estava coberto de neve, e o outono não é chuvoso o suficiente. Mas mesmo com a umidade insuficiente, os açafrões passam com sucesso por um período vegetativo. Apenas na altura eles se tornarão menores. No verão, durante os períodos de tranquilidade, a água não é necessária para os açafrões, eles preferem descansar em um ambiente seco.
Fertilizante e fertilizante
A base de crescimento de todas as plantas no jardim está alimentando, então, pensando em como crescer açafrão saudável e bonito em seu jardim, você precisa preparar um complexo de fertilizantes minerais. Açafrão de alimentação tem algumas das suas nuances. Não permitido fertilizantes orgânicos frescos. Eles causam várias doenças.A turfa, estrume totalmente decomposto e outros fertilizantes minerais serão preferidos.
No início da primavera, durante um período de crescimento ativo, é necessário espalhar fertilizantes sobre o derretimento da neve. Com o início do período vegetativo, a ureia pode ser introduzida. Mais tarde, um excesso de nitrogênio causará um crescimento acentuado das folhas, o que causará o surgimento de doenças fúngicas indesejadas em tempo úmido. Em uma quinzena, fertilizantes ricos em fósforo e potássio devem ser introduzidos no local de plantio. Contribuirão para uma melhor floração e formação de cormos fortes e saudáveis.
Cuidado após a floração
Como muitas lâmpadas, estas flores perdem suas folhas no meio do verão, então você precisa cuidar cuidadosamente dos açafrões em sua dacha após a floração. Se você não planeja transplantar uma planta para um novo local, você pode acabar com as folhas murchas. Se foi decidido desenterrar açafrão, então a melhor época é julho.
O procedimento é o seguinte:
- Remova as inflorescências que desapareceram, de modo que a planta não faça esforços extras para tentar a formação de sementes.
- Gradualmente reduza a quantidade de rega. Assim, o fluxo de todos os nutrientes irá gradualmente para os cormos
- Quando as folhas estão completamente amarelas, a lâmpada deve ser escavada e levemente seca à temperatura ambiente.
- Em seguida, limpe da balança e descarte os tubérculos doentes doentes e danificados.
- Armazene os bulbos em uma área bem ventilada a uma temperatura de 20 ° C.
Transplante de açafrão
Devido à formação abundante de bulbos filhos nos açafrões, eles precisam ser plantados. Caso contrário, um grande ninho de processos é formado. Elas se tornam apertadas, deformadas, as flores ficam menores e a planta perde seu apelo estético.
Os bulbos precisam ser escavados depois que as folhas murcharem completamente em meados de julho e início de agosto. Armazene até o transplante em uma área quente e bem ventilada. Para ir a canteiros de flores é necessário em agosto ou setembro a uma distância igual a dois ou três diámetros de cormos um do outro. O buraco deve ser cavado na profundidade, igual a três lâmpadas de altura.
Armazenamento de bulbos de açafrão
Os cormos extraídos devem ser removidos da terra, das raízes mortas e das escamas, e depois espalhados em uma camada em uma caixa ou caixa. O menor pode ser decomposto, por exemplo, em caixas de bombons.Até agosto, o material de plantio deve ser armazenado a uma temperatura de +22 ° C e não inferior, já que é com esse regime que os botões florais são colocados. Em agosto, a temperatura deve ser reduzida para +20 ° C. Depois de uma semana - até +15 ° C. Mas tais condições são difíceis de criar em casa, e são ideais, porque somente em fazendas especializadas é possível ajustar o regime térmico. Nas condições usuais, os bulbos de açafrão devem ser colocados em local seco e escuro, com possibilidade de boa ventilação e temperatura ambiente.
Ritmo sazonal dos açafrões
As flores primaverais do açafrão podem começar a florescer tanto no meio de março como no meio de abril, contanto que os cresça levando em conta todas as nuances. Mas o tempo deste evento pode variar consideravelmente dependendo do derretimento da neve e do aquecimento da cobertura do solo. Os casos do começo da floração de açafrões de primavera registraram-se até o fim de fevereiro.
As espécies do outono são mais estáveis e constantes neste caso.A qualidade do período vegetativo depende diretamente das condições em que o rim de recuperação foi formado na última temporada - isto se refere ao açafrão de primavera ou no verão atual - açafrão-outono.
Por que os açafrões não florescem
Muitos jardineiros e floricultores amadores se perguntam por que os açafrões não florescem, quando tudo foi feito aparentemente certo, mas na verdade a flor está ausente e há apenas uma folhas. Vamos analisar esse problema juntos e decidir por quais razões isso está acontecendo?
Primeiro, que pode afetar adversamente a floração, é o espessamento das plantações. Os bulbos das filhas ficam tão apertados que o tubérculo mãe só pode empurrar novas penas das folhas jovens para fora do solo. Lâmpadas interferem uns com os outros, então o florescimento não pode ir. A saída aqui é óbvia - para plantar crocuses e dar mais espaço para novos tubérculos.
O segundo motivo pode se esconder em uma cebola muito profunda. Eles simplesmente não têm energia suficiente para florescer. Todas as forças que gastaram em perfurar o solo. Muitas vezes, as plantas bulbosas que são plantadas em solo arenoso, aprofundam involuntariamente em um substrato solto.
A situação pode ser corrigida através do transplante de rebentos a uma profundidade de 7 cm e em solos argilosos pesados, os bulbos devem ser aprofundados até 5 cm.
A última razão pela qual os açafrões não florescem em seu jardim, é uma falta de fertilizante do solo. O principal é aplicar drogas em uma base mineral em tempo hábil e nas quantidades necessárias. Primeiro, é feito na plantação: o fertilizante é introduzido diretamente no buraco. O açafrão, que cresce em um só lugar por muitos anos, retira do solo todos os nutrientes. Tais flores devem ser alimentadas também na primavera, com uma solução de fertilizantes minerais. Os fertilizantes orgânicos também são adequados, o melhor dos quais é composto, introduzido no buraco de plantio.
Doenças e pragas de crocos
Não importa o quanto você tente cuidar do seu jardim, cultive açafrão ou outras culturas bulbosas, mas às vezes as coisas dão errado. A planta ou pára em um estágio de desenvolvimento, ou perde uma aparência estética, ou até perece.
A razão para isso são doenças e pragas:
- Vírus O primeiro sinal de sua aparição no açafrão são manchas brancas nas folhas deformadas. Eles se esticam e giram em suas pontas. Sua transferidos insectos sugadores, tais como afídeos, ácaros e tripes. A planta afetada já por padrão se torna um disseminador da infecção, e deve ser imediatamente destruída. Mas não se preocupe se a doença cortou uma espécie rara de açafrão no seu site. Antes das sementes, os vírus não chegam e a planta pode ser revivida pela nova sementeira. Deixe levar algum tempo, mas você retornará a si mesmo favoritos florais.
- Fungos São ativados no tempo quente e úmido. Como regra geral, eles são afetados pelos cormos da planta. Ela perde a sua densidade, enrugado, e de acordo com as escalas formado um não naturais manchas de cor. Tal cebola deve ser destruída e as outras crianças secas em um lugar fresco. Antes do plantio, eles devem ser embebido numa solução fraca ou solução de manganês 0,2% de "fundazol".
- Clorose. Nesta doença, as folhas começam a girar o amarelo, o que não é devido à falta de quaisquer nutrientes no solo, e danos mecânicos do tubérculo, má drenagem ou condições de cultivo inadequados.
- Ratos e moles Corpos danificados, rompendo os cursos e até mesmo levando-os para suas casas ou roendo raízes. Se a planta cresce mal, fracamente floresce, então pode ser julgado que as cebolas estão podres. Neste caso, eles devem ser desenterrados e as partes podres removidas. Coloque as fatias do corte com as cinzas e deixe ao ar livre por várias horas para secar. Para não atrair camundongos, é preciso remover toda a madeira morta e a grama em um raio de três metros das plantações, porque os camundongos nidificam ali. Mais de três metros do ninho eles não vão fugir.
- Lagartas de borboletas-colher. Morda as raízes e faça buracos nas lâmpadas. Eles podem ser reconhecidos no outono durante a capina. Quando esses grandes insetos cinzentos estão se preparando para pupar, eles podem ser facilmente escavados, coletados e destruídos.
- Lesmas. Em solos argilosos férteis ou pesados, lesmas subterrâneas assentam. Deles você pode livrar-se de usar uma solução especial de lesmas ou plantar em volta de uma cebola para fazer um casulo de areia improvisado.