Thunbergia pertence à família Acanthus. É bastante numeroso, e nele você pode encontrar formas arbustivas e lianas. Há cerca de duas centenas de espécies, tunbergiiyavlyayutsya nativa tropical África, Madagascar e no sul da Ásia.
- TUNBERGY-LIANES
- Thunberg alado
- Thunbergia perfumado
- Tungberia de flor larga
- Tunberia related
- Loureiro de Tungberia
- Thunberg Mizorene
- Thunbergia Battizomba
- Tungberries-arbustos
- Tungberg Vogel
- Thunbergia natal
- Thunbergia ereto
TUNBERGY-LIANES
As espécies de Tunberia, que crescem em forma de lianas, são muito maiores que os arbustos. As variedades mais comuns que são usadas na jardinagem, podemos considerar:
- atum alado;
- aroma perfumado;
- Tunnelia flor grande;
- afinidade relacionada;
- laurel tunberry;
- o tunery Misorenian;
- o túnel Battiscombe.
Thunberg alado
Origem: trópicos da África. Umidade exigida: não é exigente. Tungberia alado - uma liana de tipo gramíneo. As flores têm uma aparência muito original - pétalas amarelas brilhantes com um centro preto.
As hastes são encaracoladas e ligeiramente pubescentes. As folhas têm um comprimento de até 7 cm, os pecíolos são alados (parcial ou completamente), a base é truncada, oposta, cordada ou triangular. Flores atingem 4 cm de diâmetro, estão localizadas isoladamente, axilares. Brácteas (2 peças) são ovóides em forma. Corolla laranja ou creme, com uma borda de uma forma de roda, e acima de um tubo curvo inchado, de cor marrom escuro.
Thunbergia perfumado
Origem: Índia Umidade exigida: não menos de 35%. A liana sinuosa, que cresce litterately com idade, cresce até 6 m em comprimento na pátria, mas em uma média clima cresce a uma média de 3 metros. Tem um tronco ramificado com nervuras. Também há uma "penugem", consistindo em pêlos espremidos. As folhas crescem até um comprimento de 7 cm, a forma é arqueada, peciolada, oposta ou triangular. A parte superior é sempre nítida e a base é cordada ou truncada, a parte superior é verde escuro e a parte inferior é mais clara. As flores alcançam um diâmetro de 5 cm, localizam-se sozinhos, axilares. Brácteas (2 peças) têm uma forma oval de cor verde. A curvatura semelhante à roda da corola é de cinco membros, de cor branca, passando para um tubo estreito e reto. Margens de flexão são truncadas nas extremidades.
Tungberia de flor larga
Origem: nordeste da Índia. Umidade exigida: 60% ou mais. A única videira evergreen entre todas as variedades. Os brotos estão quase nus, as folhas têm uma forma dissecada de maneira palpável. Eles podem ser lisos em ambos os lados ou ligeiramente pubescentes. As flores de tunberga de grande flor atingem 8 cm de diâmetro, crescem densas escovas suspensas, ocasionalmente, estão localizadas isoladamente.Corolla é colorido em todos os tons de roxo (ocasionalmente branco), estrutura bilabial, tem dois lobos superiores e três inferiores. Esta espécie é também chamada tunberia azul pela abundância de grandes flores azuis, com as quais a planta está espalhada.
Tunberia related
Origem: África Oriental. Umidade exigida: não menos de 35%.
O comprimento da lian chega a 3-4 metros. Os tiros são tetraédricos. As placas de folhas são lisas ou onduladas, com bases em forma de cunha em pecíolos curtos. As flores de tunbergia relacionadas são um dos maiores - até 10 cm. Crescem abaixo de um declive, estão nas axilas das folhas. A corola é lilás e a faringe é amarela por dentro.
Loureiro de Tungberia
Origem: O arquipélago malaio. Umidade exigida: não menos de 35%. Esta planta tipo liano tem um ano de idade. Os rebentos são nus, filiformes, sobre os quais ocasionalmente as folhas estão localizadas em oposição. Eles chegam a um comprimento de 15 cm e uma largura de até 8 cm, eles têm uma forma elíptica. Pecíolos bastante longos, dentro de 5-7 cm.Flores consistem em cinco pétalas, que na base são fundidas em um tubo, quase sem aroma, azul pálido.
Thunberg Mizorene
Origem: sul da Índia. Umidade exigida: não menos de 35%. Considera-se ser o representante o mais misterioso e estranho de Tunberia. Esta planta é frequentemente representada como uma fonte de energia mística. Acredita-se que ajuda a exacerbar sentimentos e ajuda na auto-realização. Na natureza, esta liana cresce a 10 m, mas a sua espécie cultivada não excede 6 M. As lianas são lignificadas com a idade. As folhas são alongadas e apontadas para as extremidades. Às vezes, as bordas podem ser ligeiramente irregulares, mas na maior parte são uniformes. A liana das flores tem uma forma incomum. Penduram-se com longos pincéis, enquanto o comprimento deste pedúnculo chega a 50-60 cm, as brácteas são de cor púrpura-verde e as flores são amarelas. O zev da flor tem uma estrutura complexa de quatro lobos: os lobos superiores são retos, os inferiores são tríplices e os dois laterais são torcidos para trás.
Thunbergia Battizomba
Origem: áreas tropicais da África. Umidade exigida: não menos de 35%. Liana encaracolado, para o crescimento e floração ativa de que você precisa de um suporte. A planta tem muitos brotos nus, nos quais crescem grandes folhas.Eles têm uma forma elíptica, bem como uma cor verde brilhante. Eles estão localizados em frente e as bordas são lisas. As flores são azul-violeta, enquanto as pétalas se aproximam da base e se parecem com um tubo alongado. Zev do lado de fora é branco, transformando-se em violeta-azul e sua parte interna é amarela.
Tungberries-arbustos
Os arbustos de Tunberia, além das diferenças óbvias dos cipós, são bastante semelhantes aos seus irmãos. Eles também têm uma bela vista e são usados como decoração. Os arbustos mais comuns são:
- Tunberg, de Vogel;
- tunberia natal;
- Tunbery é ereto.
Tungberg Vogel
Origem: a ilha de Macias Nguema-Biyogo. Umidade exigida: não menos de 35%. Arbusto com ramos retos. As folhas são brilhantes, de cor verde escura. A forma da folha pode ser diferente - de ovóide a oblonga, na base da forma de cunha, e nas bordas podem ser regulares ou irregulares.As folhas desta variedade são bastante grandes, atingindo um comprimento de 7 a 15 cm, as flores têm botões oblongos, a cor é branca fora da corola branca e a parte interna é amarela clara. A flor em si combina o contraste de uma base roxa escura e bordas amarelas brilhantes.
Thunbergia natal
Origem: África do sul. Umidade exigida: não menos de 35%. Este arbusto prefere um clima temperado subtropical e quente, mesmo quando cultivado em condições internas. Os ramos não se enrolam, mas são flexíveis o suficiente. Eles também são tetraédricos, que é a marca desta planta. As folhas são verde-escuras e a forma é ovalada, alongada e pontiaguda.
As flores do Natalka tunberia são um funil com pétalas ligadas à base. Na cor eles são roxos, com tons amarelados ao longo das bordas.
Thunbergia ereto
Origem: África tropical. Umidade exigida: não é exigente. Este tipo de tunbergy é um pouco reminiscente do natal de Tuncelia. Ao contrário dela, as hastes são nervuradas. Deixa até 6 cm de comprimento, localizado em frente.São lisos, ovóides ou largamente lanceolados. As brácteas têm uma cor amarelo-verde. As flores crescem até 4 cm de diâmetro, crescem sozinhas. Corolla de cinco membros, com pétalas de cor púrpura brilhante. Zev fora do branco e dentro - amarelado.